Entre as muitas vinícolas que você pode visitar na região de Santiago num passeio bate-volta está a Viña Undurraga, considerada uma das vinícolas mais antigas do Chile, com mais de 130 anos de história. Neste post apresento um relato da minha visita à propriedade, com detalhes da visita guiada que realizei com degustação de vinhos e visita à sala de aromas, incluindo dicas de como chegar, quanto custa e como realizar a reserva do seu passeio.

Vinícola Undurraga - Santiago, Chile

Vinícola Undurraga

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre o Chile
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas de Santiago e Atacama

 

Veja também:
Roteiro de 3 dias em Santiago do Chile
Onde se hospedar em Santiago: dicas de hotéis
Santiago: Um passeio no Teleférico do Parque Metropolitano
Roteiro de 5 dias no Atacama

 

 

COMO CHEGAR

A Undurraga está localizada em Talagante, município na região metropolitana de Santiago, no coração do Vale do Maipo, a cerca de 40 km da capital chilena. Para chegar lá você pode ir por conta própria de carro, utilizar o transporte público ou contratar o serviço de algum guia privado ou agência de turismo.


De carro

Se você pretende alugar um carro em Santiago, o endereço para chegar na vinícola é o km 34 da estrada Camino a Melipilla. O percurso é pela Autopista del Sol e a forma mais fácil de não se perder é utilizar aplicativos como o Waze ou Google Maps para auxiliar no deslocamento.

Para reservar o seu aluguel recomendo o portal RentCars.com, que faz a comparação de preço nas principais locadoras da cidade, com a garantia do melhor preço. A cobrança é feita em reais, você não paga taxa de IOF e ainda pode parcelar sua reserva em até 10x no cartão.


Transporte público

Para chegar à vinícola de ônibus, pegue a linha 1 do metrô até a Estação Central, caminhe por dentro de um pequeno shopping para chegar no Terminal de ônibus San Borja e pegue um ônibus em direção a Talagante, próximo a plataforma 79. Em caso de dúvidas, basta perguntar para algum funcionário do terminal onde fica esta linha. Ao entrar no ônibus, avise o motorista que você irá saltar na vinícola Undurraga. Na volta para a cidade, basta pegar o ônibus Autopista Santiago em frente à vinícola.

O custo do ônibus é de 1.400 pesos chileno (aprox. 8 reais), mais o ticket do metrô, que tem o valor de 780 pesos (pouco mais de 4 reais).

Guia privado ou agência
Diversos motoristas particulares e guias privados oferecem o serviço de transporte entre Santiago e a vinícola. Antes da minha viagem fiz alguns orçamentos, na faixa de 60.000 a 70.000 pesos chilenos (aprox. 333 a 388 reais) pelo serviço de ida e volta para até 4 pessoas.

Muitas agências de turismo também oferecem a visita a vinícola, com passeios de meio período ou então de um dia inteiro, incluindo a visita a outras vinícolas ou outros pontos turísticos da região. Na Turistour, por exemplo, o tour de meio período custa 32.000 pesos por pessoal (aprox. 178 reais). Na minha opinião, não compensa contratar uma agência, pois o passeio fica muito mais caro.

Uber
Na minha visita à Undurraga eu estava com mais três amigos e nós decidimos de Uber até a vinícola, pois acordamos um pouco atrasados e não daria tempo de chegar lá no horário agendado com o transporte público. Solicitamos um veículo pelo aplicativo saindo do nosso hotel, o Ibis Santiago Providencia, e a viagem durou cerca de 45 minutos.

O custo total dessa viagem de ida com o Uber foi de 22.175 pesos chilenos, o equivalente a aprox. 123 reais na cotação da época da viagem (março de 2018, 1 real = 180 pesos). Como estávamos em quatro, a corrida de ida custou cerca de 31 reais por pessoa. Mais caro que o transporte público, porém mais rápido. E muito mais econômico que contratar um motorista particular ou agência.

Na volta não tinhamos tanta pressa, então pegamos o ônibus Autopista Santiago em frente à Undurraga e saltamos na Estação Central, onde pegamos o metrô para continuar nosso passeio pela cidade.

 

Vinícola Undurraga - Santiago, Chile

Ônibus Autopista Santiago

 

Você já adquiriu um seguro viagem para visitar o Chile?
Clique aqui para saber como comprar na SegurosPromo com o cupom de desconto do blog!

 

 

QUANTO CUSTA E HORÁRIOS

 

A vinícola oferece três tipos de visitas:

Tour Sibaris – é o tour clássico, com duração aproximada de uma hora, fazendo um passeio pela vinícola visitando o jardim, a área de produção de vinhos e terminando com a degustação de quatro vinhos.
Valor: 14.000 pesos chilenos por pessoa. (aprox. 78 reais)
Horários: Em espanhol, às 10:00, 11:30, 13:30, 15:00 e 16:h00. Em inglês, às 10:00 e às 15:00.

Tour Founders – é um passeio mais completo, com duração aproximada de uma hora e meia, quem além da visita às instalações, inclui também a sala de aromas e a degustação de quatros vinhos premium acompanhada de uma seleção de queijos e nozes.
Valor: 28.000 pesos chilenos por pessoa. (aprox. 155 reais)
Horários: Em espanhol, às 12:00.

Tour Picnic – oferece a oportunidade de realizar um pique-nique nos jardins da vinícola, com uma garrafa de espumante, seleção de queijos e nozes. Duração de até 4 horas.
Valor: 20.000 pesos chilenos (aprox. 112 reais)
Horários: de hora em hora, das 9:00 às 15:00.

Não há horários guiados em português, porém devido a grande quantidade de brasileiros que visitam a vinícola, o tour em espanhol acaba sendo em “portunhol” e fica mais fácil de entender as explicações.

(valores e horários dos tours referentes a dez/18 e sujeitos a alteração)

Vinícola Undurraga - Santiago, Chile

Degustação de vinho branco na Undurraga

 

COMO RESERVAR

As reservas devem ser efetuadas diretamente no site da vinícola. Primeiro você escolhe o tour desejado, em seguida informa a quantidade de pessoas, data e horário. Ao final você irá realizar o pagamento com o cartão de crédito. Uma vez aprovada a compra, a confirmação chegará por e-mail.

Importante:
– As reservas precisam ser feitas com 24 horas de antecedência. Se você chegar na vinícola sem reserva pode correr o risco de não conseguir realizar a visita, caso não haja vagas.
– Crianças até 14 anos não pagam. A partir de 14 anos paga preço de adulto. A degustação só é permitida para maiores de 18 anos.

Quando visitei a Undurraga, eu consegui fazer minha reserva por e-mail. Enviei uma mensagem para [email protected] informando data, hora e tour pretendido. Recebi a confirmação da reserva no dia seguinte. Desta forma não precisei pagar de forma antecipada on-line, ficando isento da cobrança de IOF no pagamento pelo cartão. Realizei meu pagamento ao chegar na vinícola, antes de iniciar o tour.

Vinícola Undurraga - Santiago, Chile

Recepção da vinícola

 

A VISITA GUIADA

Ao chegar na vinícola, a entrada para visitantes acontece pela recepção. Lá fizemos nossa confirmação da reserva e esperamos formar o grupo para iniciar o passeio. No local há um guarda-volumes para guardar bolsas e mochilas, além de sinal de internet wi-fi gratuito para os visitantes.

Vinícola Undurraga - Santiago, Chile

Recepção da vinícola

 

Nossa visita teve início às 10:00h e o grupo era formado em sua maioria por brasileiros. O guia foi um senhor chamado Germán, um funcionário antigo da empresa, que trabalha na visita guiada há anos. Ele sabe tudo sobre a história da vinícola e domina o processo de produção de vinhos.

Acredito que o nosso guia fez todo o diferencial para visita ser muito agradável. Ele era bem engraçado, fez muitas piadas durante a visita, tornando o passeio mais leve e descontraído. Apesar das várias brincadeiras, não deixou de ser profissional em nenhum momento, sempre munido de muitas informações e disposto a tirar as dúvidas que surgiam pelo caminho.

Vinícola Undurraga - Santiago, Chile

Início da visita

 

Na parte inicial visitamos os jardins da vinícola, que mais parecem um grande jardim botânico, com diversos tipos de plantas e árvores, incluindo até uma araucária do Brasil.

Vinícola Undurraga - Santiago, Chile

Jardim da vinícola

 

Passamos por um dos vinhedos da Undurraga para conhecer o plantio das uvas. Este fica junto à propriedade principal da vinícola, mas ela também possui vinhedos em outras localidades do Chile, cujas uvas são trazidas até a matriz para a produção dos vinhos.

Vinícola Undurraga - Santiago, Chile

Vinhedos da Undurraga

 

A vinícola foi fundada em 1885 com videiras trazidas da França e da Alemanha. Ela é considerada uma das vinícolas mais antigas do Chile.

Vinícola Undurraga - Santiago, Chile

Vinhedos da Undurraga

 

Em algumas partes do vinhedo ainda era possível encontrar uvas prontas para a colheita. Nosso guia pegou uma delas e ofereceu aos visitantes para que todos pudessem provar a fruta.

Vinícola Undurraga - Santiago, Chile

Uvas prontas para colheita

 

Vinícola Undurraga - Santiago, Chile

Provando a uva

 

Você já reservou o seu hotel em Santiago?
Conheça as sugestões do blog e as opções do Booking.com

 

 

Em seguida visitamos o Jardim de Variedades, uma pequena amostra de diferentes tipos de videira conforme o tipo de uva que ela produz, permitindo notar a diferença entre cada uma em relação aos tamanhos da planta, os tipos de folha, entre outras características.

Vinícola Undurraga - Santiago, Chile

Jardim de Variedades

 

Vinícola Undurraga - Santiago, Chile

Jardim de Variedades

 

Nossa visita ocorreu na segunda quinzena do mês de março, período que coincide com a época final das colheitas, por isso tivemos a sorte de presenciar algumas etapas do processo de produção que nem sempre conseguimos ver em visitas a vinícolas.

Vinícola Undurraga - Santiago, Chile

Selecionando as uvas

 

As uvas recém colhidas estavam passando por um processo de seleção feito por funcionárias do local. Uma grande máquina fazia a extração dos bagos de uva, que eram direcionados para uma máquina que iria esmagá-los.

Vinícola Undurraga - Santiago, Chile

Separando os bagos

 

O que restava dos cachos era depositado automaticamente pela máquina numa grande caixa, separada dos bagos.

Vinícola Undurraga - Santiago, Chile

Restos de cachos

 

Depois nosso guia nos levou para a sala dos tanques, onde diversos tipos de uva passam pelo processo de fermentação.

Vinícola Undurraga - Santiago, Chile

Tanques de fermentação

 

Enquanto as explicações eram realizadas pelo guia, pudemos presenciar o despejo dos bagos de uva recém colhidos em um dos tanques.

Vinícola Undurraga - Santiago, Chile

Despejando as uvas

 

Em seguida visitamos a adega da Undurraga, onde os vinhos permanecem em repouso dentro de barris de carvalho, a ultima etapa antes do engarrafamento.

Vinícola Undurraga - Santiago, Chile

Adega

 

Esta etapa do tour termina com uma visita a um pequeno museu, o “Gente de La Tierra”, que pertence à família fundadora da vinícola e apresenta uma grande coleção de objetos antigos da tribo Mapuche (índios chilenos) e do povo andino.

Vinícola Undurraga - Santiago, Chile

Mini museu Gente de La Tierra

 

 

Alugue um carro em Santiago no portal RentCars.com
Cobrança em reais, sem taxa de IOF, parcele em até 12x

 

DEGUSTAÇÃO DE VINHOS

Ao fim da visita à propriedade tem início a segunda etapa do tour, que consiste na degustação de quatro tipos de vinhos. Neste dia provamos um vinho branco (Sauvignon Blanc), dois tinhos tinto (Carmenére e Cabernet Sauvignon), além de um vinho tinto de colheita tardia, que tem um sabor mais adocicado.

Vinícola Undurraga - Santiago, Chile

Vinhos do dia

 

Cada visitante tem direito a provar uma taça de cada vinho e para acompanhar a degustação há biscoitinhos salgados e água mineral. A cada rodada, o guia fornece explicações detalhadas sobre as características do vinho que está sendo degustado. No final ainda temos a oportunidade de provar novamente qualquer um dos vinhos oferecidos.

Vinícola Undurraga - Santiago, Chile

Início da degustação

 

Ao fim da degustação, a taça utilizada pode ser levada como brinde. A vinícola oferece pequenas embalagens para protegê-la, facilitando o transporte.

Vinícola Undurraga - Santiago, Chile

Degustação de vinho tinto na Undurraga

 

O tour termina na loja da vinícola, que oferece todos os vinhos da Undurraga, além de camisetas, objetos de decoração e outros souvenirs. Eu não comprei nada e nem olhei os preços, por isso não consigo dizer se vale a pena comprar os vinhos na loja.

Vinícola Undurraga - Santiago, Chile

Loja da Undurraga

 

SALA DE AROMAS

Depois da visita com degustação de vinhos, fomos conhecer a Sala de Aromas da Undurraga. Esta atração não está incluída no tour clássico e precisa ser paga à parte, ao custo de 3.000 pesos chilenos por pessoa (aprox. 17 reais). Para quem opta pelo tour Founders, ela já está incluída no preço.

A sala permite conhecer as diversas características e sensações que encontramos ao saborear um vinho, como, por exemplo, tons de mel ou notas de morango, ao permitir que o visitante sinta o cheiro de essências que se encontram dentro de recipientes fechados.

Vinícola Undurraga - Santiago, Chile

Sala de Aromas

 

Os recipientes estão distribuídos pelas paredes da sala e separados por diferentes tipos de série, de acordo com as características do aroma: série floral, frutal, láctica, vegetal, balsâmica, especiarias e por último a série defeitos.

Vinícola Undurraga - Santiago, Chile

Sala de Aromas

 

Para sentir os cheiros, basta aproximar o nariz nos recipientes e girar uma pequena placa que permite a liberação do aroma.

Vinícola Undurraga - Santiago, Chile

Sentindo o aroma

 

Para cada aroma há uma explicação detalhada de suas características e de quais tipos de vinho costumamos encontrá-lo. Os textos estão em três idiomas, incluindo português.

Vinícola Undurraga - Santiago, Chile

Explicação do aroma

 

A visita à sala de aromas durou entre 15 e 20 minutos. Apesar de rápida, foi bem interessante e diferente, pois eu nunca tinha tido a oportunidade de visitar algo parecido em outras vinícolas. Eu já tinha gostado de fazer o tour na propriedade com a degustação e achei que a sala de aromas tornou a visita à vinícola ainda mais interessante e agradável.

Antes de ir embora, quando passamos pela recepção, ainda tivemos a oportunidade de degustar um espumante da Undurraga que estava sendo oferecido às funcionárias do local. Foi uma ótima maneira de encerrar a visita a esta vinícola que, na minha opinião, merece ser visitada.

Vinícola Undurraga - Santiago, Chile

Espumante Undurraga

 

Em Santiago eu também já visitei outra vinícola, a Concha y Toro. O relato da visita pode ser lido no post “Santiago – Degustação de Vinhos na Vinícola Concha y Toro“.

E se você se interesse pela assunto, conheça também as vinícolas que eu visitei na região de Mendoza, na Argentina, a partir deste link.

 

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

Acesse o índice de posts com todas as dicas de Santiago

 

⇒ PARA SUA VIAGEM A SANTIAGO ⇐

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular no Chile com os planos da Easysim4u.
Ganhe frete grátis ao inserir o cupom RBBVGRATIS, válido para o frete normal.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog.

+ SEGURO VIAGEM
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro de viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
Ganhe 5% de desconto inserindo o cupom MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento.
Pague no cartão em até 12x ou ganhe mais 5% de desconto se optar pelo boleto

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Santiago no Booking.com, site parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hospedagem na cidade.

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro no Chile, faça sua cotação e reserva no portal RentCars.
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe desconto no boleto.
Veja um relato de como é alugar um carro em Santiago neste post do blog.

 

Posts Relacionados:
Roteiro de 3 dias em Santiago do Chile
Dicas de Compras em Santiago: shoppings, outlets e lojas de departamento
Como é comer no Restaurante Giratório de Santiago
Como é ficar no hotel Ibis Santiago Providencia
Santiago – Cerro San Cristóbal e o Museu La Chascona
Santiago – O Centro da Cidade: Mercado Central, Plaza de Armas, Catedral e Museus

 

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem