A Ilha de Santa Catarina possuía um sistema defesa composto por três fortalezas que formavam um triângulo na entrada da Baía Norte, para proteger o território contra possíveis invasores. Duas delas estão localizadas em ilhas e só podem ser acessadas de barco: a Fortaleza de Sânto Antônio de Ratones, na ilha de Ratones, e a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, na ilha de Anhatomirim. A terceira encontra-se no norte da Ilha de Santa Catarina a 25km do centro de Florianópolis e pode ser acessada facilmente de carro, ônibus ou a pé.

Fortaleza de São José da Ponta Grossa


 

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre Floripa e SC
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas da cidade

 

Veja também:
Roteiro de 5 dias nas praias de Florianópolis
Onde se hospedar em Floripa: Praia de Jurerê e Jurerê Internacional
Dicas de restaurantes em Floripa: Jurerê e Norte da Ilha
Floripa com crianças: 15 dicas de onde levar seus filhos

 

 

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa está localizada no caminho para a Praia do Forte, com acesso pelo costão esquerdo da Praia de Jurerê Internacional pela Rua José Cardoso de Oliveira, que se inicia logo depois do Clube P12.  A rua é estreita, sinuosa e inclinada, por isso é preciso ter bastante atenção e trafegar devagar. Há algumas placas de sinalização ao longo do caminho para auxiliar no deslocamento. Para quem está de carro há duas opções: deixar o carro num estacionamento pequeno bem próximo da entrada da fortaleza ou então seguir em frente até o final da rua, estacionando na Praia do Forte, e seguir a pé por uma pequena trilha no canto direito da praia, que leva diretamente à entrada da fortaleza. Quem vai de ônibus deve pegar a linha do Forte, saltar no ponto final e seguir alguns metros a pé. Mais informações e fotos da Praia do Forte podem ser encontradas no post “Conheça a Praia do Forte, em Florianópolis“.


Estacionamento próximo à fortaleza

 


Início da trilha de acesso à fortaleza pela Praia do Forte

 

Trilha

 


O ingresso para visitar o interior da fortaleza custa 8 reais a inteira e 4 reais para estudante. O horário de funcionamento na baixa temporada (de março a dezembro) é das 9h às 12h e das 13h às 17h, e durante a alta temporada (janeiro e fevereiro), das  9h às 12h e das 13h às 19h. Minha sugestão é combinar o passeio  com uma visita à Praia do Forte, conhecendo primeiro a fortaleza e depois relaxando o resto do dia na beira do mar.

A visita à fortaleza permite conhecer todos os ambientes, começando pelo pátio principal, onde estão localizados os canhões e guaritas, e que possui um belo visual panorâmico. O passeio também inclui a capela, a casa do comandante, o quartel da tropa e o paiol de pólvora. No interior do edifício há algumas salas de exposição. A primeira contém objetos antigos encontrados em escavações no interior e arredores da edificação, como louças e peças de decoração. A segunda narra a história do local através de murais e fotos. E a terceira exposição mostra a renda de bilro, um artesanato típica da cultura açoriana, com a presença rendeira tecendo as rendas ao vivo.


Portão de Entrada

 

Início da visita

 










 

Alugue um carro em Florianópolis no portal RentCars
Garantia do melhor preço, parcele em até 12x

 

Segue um pequeno trecho do texto que conta a história do local, copiado diretamente dos murais de uma das exposições:

Estrategicamente situada no alto do Morro da Ponta Grossa e emoldurada pela beleza dos costões e pelas areias da Praia do Forte, São José configurava no século XVIII o terceiro vértice de um sistema triangular de defesa, formado ainda pelas Fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones. 

Esse sistema devia proteger a Barra Norte da Ilha de Santa Catarina das investidas estrangeiras – principalmente da Espanha – e consolidar a ocupação portuguesa no sul do Brasil setecentista. 

Sua construção teve início em 1740, tendo sido concluída, aproximadamente, quatro anos após essa data. Para completar a defesa de seu flanco leste, foi construída em 1765 a Bateria de São Caetano, localizada junto à Praia de Jurerê, distante 200 metros da Fortaleza. 

Segundo historiadores, a Fortaleza de Sâo José não foi efetivamente utilizada no ponto de vista bélico, nem mesmo durante a invasão espanhola de 1777. Após esse período, o sistema de defesa entrou em descrédito e São José passou a ser progressivamente abandonada à sua morte. 

Em 1938, quando foi tombada pelo Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), a Fortaleza encontrava-se já completamente arruinada. No final do século passado, os jornais já denunciavam a apropriação indevida de pedras, tijolos e outros materiais da Fortaleza para a construção de moradias pela população local. 

Apenas nas duas últimas décadas São José veio a sofrer intervenções de restauro. Em 1977, por iniciativa do SPHAN, foram realizadas obras de consolidação emergencial de alguns trechos da muralha, na Casa do Comandante, na Portada e restauração parcial da Capela. Em 1987, ao ser cadastrada como sítio arqueológico protegido por lei federal, foram realizados os primeiros trabalhos de prospeção arqueológica por técnicos do SPHAN/Fundação Pró-Memória, e que tiveram sequência em 1990 com a equipe do Museu Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Finalmente, em 1991/92 no âmbito “Projeto Fortalezas”, São José teve a maioria de seus edifícios restaurados.








Capela

 


 

Fortaleza de São José da Ponta Grossa
Rua José Cardoso de Oliveira
Praia do Forte – Florianópolis/SC
Horários: março a dezembro – 9h às 12h e 13h às 17h; janeiro e fevereiro – 9h às 12h e 13h às 19h.
Ingresso: R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia).

 

Acesse o índice de posts com todas as dicas de Florianópolis

 

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ Seguro Viagem
Para fazer uma viagem tranquila e segura, lembre-se de adquirir o seu seguro de viagem na SegurosPromo, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. Obtenha 5% de desconto na sua compra inserindo o código promocional MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento. Você pode pagar o seu seguro em até 12x no cartão, mas se preferir pagar no boleto, ganha na hora mais 5% de desconto.

+ Hotéis
Confira as melhores ofertas de hotéis em Florianópolis no Booking, site parceiro do blog desde 2012.

+ Aluguel de Carro
Se você está pensando em alugar um carro em Floripa, faça sua cotação e reserva pela RentCars, o portal que garante o melhor preço na sua locação, faz cobrança em reais e sem taxa de IOF, permite parcelar em até 12x no cartão, dá 5% de desconto no boleto e oferece atendimento em português.

 

Posts Relacionados:
Feriadão em Floripa: Roteiro de 3 dias
A Fortaleza de São José da Ponta Grossa, em Florianópolis
Os Parques de Florianópolis
Os Mirantes de Florianópolis
As Tartarugas do Projeto Tamar de Florianópolis, na Barra da Lagoa
O distrito histórico de Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis
Floripa: Restaurantes e ostras no Ribeirão da Ilha

 

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem