Localizado no município de Urubici, o Morro da Igreja é um dos principais pontos turísticos da Serra Catarinense. Há alguns anos o acesso ao mirante do morro é controlado e para visitá-lo é necessário obter uma autorização prévia num órgão do município, com número de visitantes limitados por dia. Atualmente a estrada de acesso ao morro encontra-se em obras e por isso a visitação está com restrição de datas. Veja neste post mais informações sobre a visita e detalhes de como obter a sua autorização.

Morro da Igreja - Urubici, Santa Catarina

Morro da Igreja

 

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre a Serra Catarinense
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas da região
E para dicas de outras cidades catarinenses, acesse este link

 

Veja também:
Roteiro de 3 dias na Serra Catarinense
Onde ficar na Serra Catarinense: dicas de hotéis
Serra do Rio do Rastro: o Mirante e a Estrada na Serra Catarinense
Roteiro de 3 dias em Gramado e Canela
Roteiro de 3 dias em Floripa

 

 

O Morro da Igreja está localizado a cerca de 30 km do centrinho de Urubici, um pequeno município da Serra Catarinense que se encontra a 170 km da capital Florianópolis. Ele é um dos pontos turísticos sugeridos no “Roteiro de 3 dias na Serra Catarinense“.

 

RESTRIÇÃO DE VISITAS AO MORRO DA IGREJA

Atualmente as visitas ao mirante estão temporariamente suspensas e ocorrem apenas em datas bem restritas, como em domingos ou feriados, de acordo com o calendário divulgado pelo ICMBio de Urubici, órgão responsável pela gestão do Parque Nacional de São Joaquim, onde o Morro da Igreja se encontra.

A restrição da visita ocorre devido às obras de revitalização na estrada de acesso ao mirante, que estão previstas para durar até o final de 2019, sem data de conclusão definida ainda. Até o fim da obra é preciso ficar atento às datas disponíveis, que são atualizadas nesta página do ICMBio.

Conforme última atualização, estas são as datas disponíveis para as próximas semanas:

Junho de 2019 – nos finais de semana (dias 1 e 2 e dias 8 e 9) a visitação não será permitida devido a uma rachadura na pista. Neste período a Cascata Véu de Noiva também estará sem visitação.

A partir do dia 15 de junho as visitas ao mirante devem normalizar, porém ocorrerão apenas aos sábados e domingos, com autorização prévia.

Morro da Igreja - Urubici, Santa Catarina

Estrada de acesso ao Morro da Igreja

 

COMO RETIRAR AUTORIZAÇÃO DA VISITA AO MORO DA IGREJA

Para realizar a visita ao Morro da Igreja é necessário obter uma autorização no ICMBio de Urubici, localizado na Av. Felicissimo R. Sobrinho, 1542, uma quadrá atrás da agência do Banco do Brasil de Urubici. Para localizá-lo com facilidade, basta pesquisar por “ICMBio Urubici” no Waze ou no Google Maps.

Como atualmente a visita está restrita principalmente aos domingos, as autorizações são liberadas a partir da manhã de sexta-feira. O horário de atendimento do ICMBio é das 8h às 12h e das 14h às 16:30h.

Não é possível realizar o agendamento de forma antecipada, você só consegue pegar sua autorização pessoalmente diretamente no órgão. Para mais informações, ligar no telefone (49) 3278-4994.

A visita ao mirante é gratuita, a única coisa que você precisa para acessar o local é a autorização.

Sede do ICMBIO em Urubici

Sede do ICMBIO em Urubici

 

O número de visitantes é limitado por dia e turno, por isso quanto antes você conseguir pegar a sua autorização, melhor.

Na minha última visita ao Morro da Igreja, realizada no inverno de 2017, esta foi a autorização que eu busquei no ICMBio.

Autorização de acesso ao Morro da Igreja - Urubici

Autorização de acesso

 

COMO CHEGAR NO MORRO DA IGREJA

Para chegar ao mirante do Morro da Igreja é preciso pegar uma estrada com 16 km de extensão que tem início na SC-370, rodovia que liga Urubici ao município de Grão-Pará. O acesso a esta estrada é devidamente sinalizado com placas, mas você também pode seu aplicativo de navegação pesquisando por “Morro da Igreja”.

Em um certo ponto da estrada há uma portaria, onde ocorre o controle de acesso dos visitantes, local onde você deve entregar a sua autorização obtida no ICMBio. Em dias de muito movimento pode haver filas no local, pois há um número limite de veículos que podem estar no mirante ao mesmo tempo, por isso talvez você tenha que um tempo para que alguns veículos desçam o morro, permitindo a subida de novos visitantes.

Acesso ao Morro da Igreja - Urubici

Controle de acesso

 

CASCATA VÉU DE NOIVA

Bem próxima a esta portaria fica a estradinha de acesso à Cascata Véu de Noiva, outro ponto turístico de Urubici. Para entrar no terreno da cascata é preciso pagar uma taxa de 5 reais por pessoa. A visita é rápida, pois há pouco o que ver por ali. Além da cascata há no local um restaurante e também alguns chalés.

O acesso à cascata não possui nenhuma restrição de datas, ela pode ser visitada mesmo nos dias em que o mirante do Morro da Igreja encontra-se fechado para visitação.

Cascata Véu de Noiva - Urubici, Santa Catarina

Cascata Véu de Noiva

 

MIRANTE DO MORRO DA IGREJA

A estrada que leva ao topo do Morro da Igreja termina no mirante, um local que não oferece nenhum tipo de estrutura para receber os turistas. Os veículos devem ser estacionados na estrada mesmo, pois não há estacionamento no local.

Morro da Igreja - Urubici, Santa Catarina

Estacionamento

 

Não há nenhum deque ou plataforma no mirante. Para curtir o visual incrível do Morro da Igreja, basta você caminhar pela área à vontade, tomando muito cuidado com os penhascos.

Morro da Igreja - Urubici, Santa Catarina

Mirante do Morro da Igreja

 

Morro da Igreja - Urubici, Santa Catarina

Morro da Igreja

 

A vista panorâmica a 1822 metros de altitude é uma das mais bonitas de Santa Catarina. Em destaque você consegue ver a Pedra Furada e mais bem mais ao fundo a Serra do Rio do Rastro e o Parque Eólico de Bom Jardim da Serra. Em dias de boa visibilidade é possível até ver o mar a mais de 100 km de distância.

Morro da Igreja - Urubici, Santa Catarina

Vista do Morro da Igreja

 

No topo do Morro da Igreja está instalada uma base do CINDACTA II, órgão do Ministério da Defesa responsável pelo controle do tráfego aéreo de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Por isso que a partir de determinado ponto não é permitida a passagem de visitantes.

Morro da Igreja - Urubici, Santa Catarina

Equipamentos da Aeronáutica

 

O Morro da Igreja é apenas um dos vários pontos turísticos naturais presentes em Urubici. Para conhecer todos os atrativos da cidade, leia o post “Um dia em Urubici, a cidade mais bonita da Serra Catarinense“.

Morro da Igreja - Urubici, Santa Catarina

Estrada de acesso

 

ONDE FICAR EM URUBICI

Nas minhas viagens a Uribici, fiquei hospedado duas vezes no Serra Bella Hospedaria Rural, o meu preferido, e uma vez na Pousada Trinca Ferro, onde também tive uma boa experiência.

Para ler o meu relato da estadia nestes dois locais, acesse os posts:
Dica de hotel em Urubici – Serra Bela Hospedaria Rural
Dica de hospedagem na Serra Catarinense: Pousada Trinca Ferro

Entre os preferidos dos leitores do blog em Urubici estão as pousadas Aconchego, Recanto da Serra, Café Mel, Pica Pau, Arco Íris, além da Café e Cabanas Lenha no Fogo e a Casa de Campo Kiriri-Etê.  Em São Joaquim, a preferência vai para a Pousada Serra Catarinense. E em Bom Jardim da Serra, os destaques ficam para a Fazenda Santa Rita e a Pousada Rural Vista Alegre, além do Hotel Fazenda Rota dos Cânions.

Se você deseja conhecer outras opções de hospedagem na Serra Catarinense veja as sugestões do blog no post “Onde ficar na Serra Catarinense: dicas de hotéis“.

 

MAPA DO MORRO DA IGREJA

Para finalizar este post, veja no mapa a localização do Morro da Igreja:

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

Mais dicas da Serra e de outras cidades catarinenses na página Dicas Floripa e Santa Catarina

 

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro para visitar a Serra Catarinense, faça sua cotação e reserva no portal RentCars.com,
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe desconto no boleto.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em FloripaUrubiciBom Jardim da Serra ou São Joaquim no Booking, parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hotéis na região.

+ SEGURO VIAGEM
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro de viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
Ganhe 5% de desconto inserindo o cupom MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento.
Pague no cartão em até 12x ou ganhe mais 5% de desconto se optar pelo boleto.

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular nas suas viagens ao exterior com os planos da Easysim4u.
Ganhe frete grátis ao inserir o cupom RBBVGRATIS, válido para o frete normal.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog.

 

Posts Relacionados:
Roteiro de 3 dias na Serra Catarinense
Neve na Serra Catarinense: em busca dos flocos em Urubici e São Joaquim
Um Passeio em Bom Jardim da Serra, na Serra Catarinense
Um dia em Urubici, a cidade mais bonita da Serra Catarinense
Um passeio em Urupema: o Morro das Antenas e a Cascata que Congela
Serra do Rio do Rastro: o Mirante e a Estrada na Serra Catarinense

 

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem