O Aeroporto Internacional de Roma – Leonardo da Vinci, mais conhecido como Aeroporto de Fiumicino, está localizado a cerca de 30 km do centro histórico de Roma, no município de Fiumicino. Ele é o aeroporto mais movimentado da Itália e recebe voos do mundo inteiro, incluindo voos diretos do Brasil pela companhia aérea Alitalia. Veja neste post informações sobre os terminais, o desembarque e as opções de transporte para ir do aeroporto ao centro de Roma, incluindo detalhes do trem Leonardo Express, que faz a ligação rápida e direta entre o Fiumicino e a estação Termini, a principal estação de trens da cidade.

Aeroporto de Roma Fiumicino
Aeroporto de Roma Fiumicino

Este artigo faz parte de uma série de dicas sobre Roma.
Acompanhe nas próximas semanas os novos artigos com várias dicas da capital italiana.
Assine o blog através do formulário no final desta página para receber as dicas no seu e-mail em primeira mão.

Veja também:
Hotel econômico e Hostel em Roma: The RomeHello
Chip de Celular na Europa: Itália, Grécia e outros países
O Metrô de Roma e outros meios de Transporte Público
Hotel no Aeroporto de Roma: Hilton Rome Airport
Onde comer em Roma: 7 dicas de Restaurantes e Gelaterias
Como é voar com a Latam para a Europa no Boeing 767

Desembarque no Aeroporto de Roma Fiumicino

O Aeroporto Fiumicino possui dois terminais: o T1 e o T3. O terminal 1 é dedicado à companhia aérea Alitalia e às outras empresas que fazem parte da aliança SkyTeam, além de algumas companhias low cost, incluindo a Vueling Airlines, empresa com a qual eu fiz dois voos nesta viagem. Já no terminal 3 operam todas as outras companhias, mais de 90 empresas ao todo. Os dois terminais são interligados por passarelas na área externa e é facil se deslocar de um para o outro.

Pousei duas vezes neste aeroporto, a primeira chegando do Brasil e a segunda vez chegando da Grécia. No desembarque do voo do Brasil foi preciso passar pela imigração, um procedimento bem rápido e tranquilo, onde o agente não me questionou nada, apenas carimbou o passaporte. Ao chegar da Grécia fui direto retirar as malas, pois o voo é considerado doméstico, já que ambos os países fazem parte de um acordo de fronteiras assinado por diversos países europeus.

As malas não demoraram muito para chegar, mas em uma das ocasiões o avião parou longe das esteiras e foi preciso caminhar muito, quase 10 minutos, até chegar no setor de retirada de bagagens.

Na área do desembarque, onde ficam as esteiras, há um conjunto de telas informativas que exibem detalhe de todos os meios de transporte disponíveis para sair do aeroporto em direção ao centro de Roma e outros destinos na região.

Aeroporto de Roma Fiumicino
Telas informativas de transporte

Você já adquiriu um seguro viagem obrigatório para visitar a Europa?
Ganhe
até 15% de desconto com o cupom promocional: SEGURA
Insira o cupom SEGURA no campo indicado da tela de pagamento.
Pague em até 12x no cartão. Clique aqui para pesquisar os planos.
(uso do cupom válido até 24/10/19 para viagens em qualquer data)

A saída do desembarque para o saguão principal do aeroporto é muito bem sinalizada. Há diversas placas e adesivos indicando a direção para chegar aos diferentes meios de transporte e serviços disponíveis no aeroporto, como estacionamento, pontos de ônibus, ponto de táxi e a estação de trem.

Desembarque no Aeroporto de Roma Fiumicino
Sinalização no desembarque

Como ir do Aeroporto ao Centro de Roma

Ônibus no Aeroporto de Roma

Pegar um ônibus é a forma mais econômica de se deslocar do Aeroporto de Roma ao centro da cidade, mas também é a forma mais demorada, com viagens que podem durar de 45 a 60 minutos. As tarifas custam em torno de 6 euros por viagem, com possibilidade de desconto se você comprar ida e volta.

Há algumas empresas que oferecem linhas diretas ou com paradas entre o aeroporto e a estação Termini, na região central da cidade, entre elas a SIT Bus Shuttle, T.A.M.  e Terravision. Os ônibus partem de plataformas exclusivas na área externa do desembarque do Terminal 3, local que pode ser encontrado seguindo as placas “Bus Station” e “Regional Bus Station”.

Neste link você consegue comprar sua passagem de ônibus com a empresa SIT.

Você já reservou seu hotel em Roma?
Clique aqui para ver uma opção de hotel econômico na cidade

Táxi no Aeroporto de Roma

A corrida de táxi é fixada em 48 euros entre o aeroporto e o centro da cidade, em ambos os sentidos. Este valor pode ficar pesado se você estiver sozinho, mas é quase igual ao preço do trem se você estiver com mais duas pessoas, pois assim fica 16 euros pra cada.

Uma das vantagens é a comodidade de ser deixado (ou buscado) na porta do hotel, sem precisar ficar carregando mala pela rua. Eu peguei táxi com mais 2 amigos para ir embora, do meu hotel ao aeroporto. A viagem durou em torno de 35 minutos no início da manhã, com trânsito apenas para sair da região central.

Os táxis autorizados do aeroporto são da cor branca e o ponto para pegá-lo fica na calçada do desembarque, num local devidamente sinalizado com uma grande placa laranja escrito “taxi”. No ponto de táxi também há avisos indicando que o valor da corrida é tabelado.

Transfer no Aeroporto de Roma

Outra forma confortável e cômoda de se deslocar entre o aeroporto e o seu hotel na cidade é contratando um serviço de transfer. Diversas agências e empresas oferecem este tipo de transporte e o preço varia muito de acordo com o número de passageiros e o tipo de serviço escolhido: privado ou compartilhado.

Clique aqui para fazer uma consulta de preços e a reserva de um serviço de transfer privado no aeroporto de Roma. Caso prefira um transfer compartilhado, acesse este link para tarifas e reservas.

Desembarque no Aeroporto de Roma Fiumicino
Aeroporto de Roma

Compre de forma antecipada ingressos, passeios guiados, city tour, transfer de aeroporto e outras atividades em Roma, além de excursões a cidades próximas
Clique aqui e também neste outro link para ver todas as opções

Trem no Aeroporto de Roma

O Aeroporto Fiumicino possui uma estação de trem que oferece uma linha direta e rápida até a estação Termini, na região central central da cidade, uma viagem de apenas 32 minutos. Desta estação do aeroporto também partem trens regionais para outras cidades na Itália e ainda trens de alta velocidade com destino a cidades como Florença, Bolonha, Pisa e Veneza.

Para chegar na estação do trem basta seguir o símbolo “Train” nas placas indicativas a partir do desembarque, conforme imagem abaixo. Você terá que pegar um elevador para ir ao segundo piso do terminal e depois caminhar por alguns corredores longos, dotados de esteira rolante, até acessar a entrada da estação “Stazione Fiumicino Aeroporto”.

Estação de trem no Aeroporto de Roma Fiumicino
Acesso à estação

Na entrada da estação há algumas máquinas de auto atendimento para compra dos bilhetes, mas caso você tenha dificuldades para utilizá-las, também é possível comprar as passagens diretamente nos guichês da bilheteria. No local há ainda algumas lojinhas, conveniência e um café.

Estação de trem no Aeroporto de Roma Fiumicino
Estação de trem do Aeroporto de Roma

O trem do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma é chamado de “Leonardo Express“. A viagem dura 32 minutos e os trens partem a cada 15 minutos, mas em alguns horários esse tempo entre um trem e outro pode ser de 30 minutos. Partindo da estação Termini, os trens operam das 05h35 às 22h35. Já partindo do aeroporto, as saídas ocorrem das 06h23 às 23h23.

A passagem custa 14 euros (setembro/2019) e o bilhete não tem hora marcada, apenas a data em que a viagem deve ser realizada. Ele pode ser utilizado em 90 minutos a partir da hora de validação.

Trem no Aeroporto de Roma Fiumicino
Bilhetes do trem

Com o bilhete em mãos, basta dirigir-se a uma das três plataformas da estação. Em frente a cada uma delas há uma tela indicando qual o destino do trem e o horário estimado da partida. É preciso ficar atento para não entrar no trem errado por engano. O trem que vai direto ao centro da cidade é o que tem como destino “Roma Termini”, como mostra essa imagem a seguir.

Estação de trem no Aeroporto de Roma Fiumicino
Plataformas da Estação

Ao entrar na plataforma é necessário validar o ticket numa maquininha igual a esta da foto abaixo. Basta inserir um pedaço do bilhete na máquina e aguardar o barulhinho de impressão, que acontece de forma bem rápida. O horário da validação fica impresso no canto da passagem.

Trem no Aeroporto de Roma Fiumicino
Validação do bilhete

Quando o trem chega e a entrada é autorizada, é bom já estar na plataforma para entrar o quanto antes, assim você consegue deixar sua mala grande em algum dos maleiros disponíveis no trem. O assento não é marcado, você pode sentar em qualquer poltrona. Durante a viagem um agente irá passar para conferir sua passagem e a validação, por isso é essencial que você insira seu ticket na maquininha para validá-lo.

Trem no Aeroporto de Roma Fiumicino
Trem Leonardo Express

Ao chegar na estação Termini, basta seguir rumo ao seu hotel ou o seu destino final. Se o seu hotel for próximo à estação você pode ir a pé. Se for mais distante você pode pegar um táxi ou então o metrô, cuja passagem avulsa custa 1,50 euro.

Nas próximas semanas vou publicar mais posts sobre Roma aqui no site, mostrando como funciona o metrô da cidade e outros meios de transporte público, além de dicas de hotéis, passeios, visita ao Coliseu e ao Vaticano e ainda uma sugestão de roteiro para visitar a cidade.

Assine o blog para receber os novos conteúdos de Roma no seu e-mail em primeira mão, basta preencher o formulário que se encontra um pouco mais abaixo, no final desta página, após a seção “redes sociais”.

PASSEIOS GUIADOS EM ROMA

Veja algumas sugestões de passeios guiados e excursões em Roma e região oferecidos pelos parceiros do blog:
Free tour por Roma. Grátis! (em português)
Visita guiada pelo Vaticano (em português)
Visita guiada pelo Coliseu, Fórum e Palatino (em português)
Tour gastronômico pelo bairro do Trastevere (em português)
Roma: Ingresso Galleria Borghese
Roma: Excursão Comida de Rua com Guia Local (em inglês)

Mais opções de passeios neste link e também neste outro link.

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e
ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)

Veja mais dicas de Roma nestes outros posts do blog:

Hotel econômico e Hostel em Roma: The RomeHello
Trastevere: um passeio no bairro boêmio de Roma
O Metrô de Roma e outros meios de Transporte Público
Como ir do Aeroporto de Roma ao Centro: Trem, Transfer e Taxi
Onde comer em Roma: 7 dicas de Restaurantes e Gelaterias
Hotel no Aeroporto de Roma: Hilton Rome Airport
Chip de Celular na Europa: Itália, Grécia e outros países

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular na Europa com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog e também neste outro post.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Roma no Booking.com, site parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post uma sugestão de hotel econômico na cidade.

+ INGRESSOS E PASSEIOS
Compre de forma antecipada ingressos, city tour, transfer de aeroporto e passeios guiados para explorar Roma e cidades próximas.
Clique aqui para ver algumas opções e também neste outro link para ver mais ofertas de tours e atrações.

+ SEGURO VIAGEM OBRIGATÓRIO
Você sabia que para visitar a Europa o seguro viagem é obrigatório?
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo o seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.

PROMOÇÃO – Cupom promocional: SEGURA
Ganhe até 15% de desconto inserindo o cupom SEGURA no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 24/10/19 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você está pensando em alugar um carro na Europa, faça sua cotação e reserva pela RentCars.com.
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe desconto no boleto.

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.

Assine o blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar o blog e receba novos posts e promoções em primeira mão!