Santiago

Aluguel de carro em Santiago: dicas para economizar

Na minha primeira viagem a Santiago, aluguei um carro nos dois últimos dias em Santiago para fazer passeios mais distantes da cidade. Optei pelo aluguel ao invés de contratar serviços de empresas de turismo local, pela liberdade de fazer os passeios no nosso ritmo, sem ficar atado a roteiros pré-programados nem depender de outras pessoas. Nesse post vou mostrar quanto custou o aluguel de carri em Santiago, falo da experiência de dirigir nos arredores da cidade e apresento um vídeo da aventura que foi transitar pela Cordilheira dos Andes, a caminho do Valle Nevado.

Dirigindo a caminho do Valle Nevado

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre o Chile
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas de Santiago e deserto do Atacama

Veja também:
Onde ficar em Santiago: melhores bairros e hotéis
Roteiro de 3 dias em Santiago do Chile
Casas de Câmbio em Santiago e o Peso Chileno
O Aeroporto de Santiago e transfer para o hotel com a Transvip

No meu roteiro de três dias em Santiago, o primeiro dia foi feito utilizando o transporte público, pois a maioria das atrações ficava na região central da cidade. Minha experiência com o transporte público pode ser vista no post “Os Táxis e e Metrô de Santiago: Preços e Mapa“. Para o segundo e o terceiro dias programamos atividades mais distantes da cidade, visitando a vinícola Concha y Toro, a estação de esqui Valle Nevado e as cidades de Valparaíso e Viña del Mar. Por isso decidimos alugar um carro na United Rent a Car, que agora é chamada de Chilean Rent a Car.

O carro escolhido foi o Chevrolet Spark, que pertence à categoria de subcompactos e pode ser considerado uma mistura do Chevrolet Agile com o Ford Ka. No site da locadora ele faz parte do grupo A2-Econômico e vem com 4 portas, câmbio manual, direção hidráulica e rádio com entrada para CD/MP3 e USB. O carro é pequeno, ideal para duas pessoas. No último dia, indo para o aeroporto, as malas tiveram que ir no banco de trás, pois não cabiam no bagageiro.

Você já reservou o seu hotel em Santiago?
Clique aqui para ver as principais opções e os melhores bairros

COMO ALUGAR UM CARRO EM SANTIAGO?

Para você que também pensa em alugar um carro em Santiago e quer economizar, recomendo o portal RentCars.com, o maior site de comparação de preços e locações de veículos da América Latina, que garante o melhor preço na sua locação, oferece atendimento em português, faz a cobrança em reais e sem taxa de IOF, permite parcelar em até 12x no cartão e dá 5% de desconto no boleto se você preferir pagar à vista.

A busca pelo RentCars.com permite visualizar e comparar o preço de várias locadoras da cidade ao mesmo tempo, facilitando a pesquisa ao evitar a necessidade de entrar no site de cada locadora separadamente. Os resultados são bem detalhados e informam tudo que está incluído no valor do aluguel, como itens opcionais e as modalidades de seguros.

Chevrolet Spark alugado com a United Rent a Car

Dirigir pela cidade de Santiago foi um pouco complicado nas primeiras horas, principalmente porque nosso GPS não queria funcionar direito. Pegamos bastante trânsito para chegar na vinícola Concha y Toro e acabamos perdendo nosso agendamento das 11h. Por sorte conseguimos o tour seguinte, que começava ao meio-dia. Como toda cidade grande, a capital chilena possui muitos congestionamentos nas principais avenidas. Há algumas rodovias privadas que cruzam a cidade e que necessitam de pedágio eletrônico. Por isso que o carro já vem equipado com os sensores e que é cobrada a taxa de pedágio junto com o aluguel do veículo.

Depois fomos para o Valle Nevado e foi uma grande aventura. O caminho não é tão longo, mas demoramos 2 horas para chegar lá. Era baixa temporada, por isso não havia trânsito e nem neve. A subida da Cordilheira dos Andes possui mais de 50 curvas, em todos os ângulos e direções, muitas delas esburacadas e na beira de abismos gigantes. Dá um certo frio na barriga mas foi uma experiência incrível. Ao longo da estrada havia alguns mirantes e paramos para observar as montanhas, um cenário maravilhoso. O relato completo sobre este passeio pode ser encontrado no post “Valle Nevado Ski Resort: a maior estação de esqui da América do Sul“.

Para deslocar-se pela região o ideal é utilizar o sistema de navegação de aplicativos de celular como o Waze ou Google Maps, que já possuem os pontos de interesse cadastrados. Para ter internet no seu celular, recomendo o chip da Easysim4u, cujos detalhes do serviço eu relato neste outro post do blog.

No dia seguinte fomos a Valparaíso e Viña del Mar, que ficam a pouco mais de 120 km de Santiago, numa viagem que dura aproximadamente 1h30 pela rodovia 68. A estrada é duplicada e possui um asfalto de boa qualidade, sem buracos. O limite de velocidade varia entre 100 e 120 km/h. No caminho há um grande túnel que deve ter uns 3 km de de extensão e dois pedágios. No trajeto pegamos um bom pedaço com neblina, mas nada perigoso. Conheça as atrações das duas cidades nos posts “Um Passeio em Valparaíso – Chile” e “Uma tarde em Viña del Mar – Chile“.

Se você também está pensando em alugar um carro em Santiago, faça sua consulta no RentCars.com, lembrando que o site faz a cobrança em reais e sem taxa de IOF, permite parcelar em até 12x no cartão e dá 5% de desconto no boleto se você preferir pagar à vista.

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e
ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)

Conheça todos os posts da região de Santiago publicados no blog:

– Roteiro de 3 dias em Santiago do Chile

Hospedagem
– Onde ficar em Santiago: melhores bairros e hotéis
– Hotel Ibis Santiago Providencia
– Hotel NH Ciudad Santiago, bairro Providencia

Atrações, Passeios, Vinícolas e Dicas
– Mirante Sky Costanera
– Teleférico do Parque Metropolitano
– Cerro San Cristóbal e o Museu La Chascona
– Centro da Cidade: Mercado Central, Plaza de Armas, Catedral e Museus
– Tour no Palacio de La Moneda
– Mirante Cerro Santa Lucía
– Vinícola Undurraga e a Sala de Aromas
Vinícola Concha y Toro
– Restaurante Giratório de Santiago
– Dicas de Restaurantes
– Dicas de Compras

Transporte e Serviços
– Aluguel de carro em Santiago
– Táxis e e Metrô de Santiago
– Casas de Câmbio e o Peso Chileno
– Aeroporto de Santiago e transfer para o hotel
– Vale a pena fazer passeios com uma empresa de turismo local?

Passeios na região de Santiago
– Valle Nevado Ski Resort
– Um Passeio em Valparaíso
– Uma tarde em Viña del Mar

Veja também as dicas do deserto do Atacama neste link
Roteiro de 5 dias no Atacama
Roteiro em Mendoza
Roteiro em Buenos Aires
Roteiro em Montevidéu

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.

+ INGRESSOS E PASSEIOS
Compre de forma antecipada ingressos, city tour, transfer de aeroporto e passeios guiados para explorar Santiago e região.
Clique aqui para ver algumas opções e também neste outro link para ver mais ofertas de tours e atrações.

+ SEGURO VIAGEM
Viaje ao exterior de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.

OFERTA DE AGOSTO – Cupom promocional: PAIS
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Santiago no Booking, site parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hospedagem na cidade.

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular nas suas viagens ao exterior com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço neste post do blog e também neste outro post.

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.

Assine o blog por e-mail

Share
Diego M.

Autor e editor do blog Meus Roteiros de Viagem. Empresário, 33 anos, natural de Florianópolis/SC. Viajante nas horas vagas, já visitou mais de 20 países. Graduado em "Administração" e pós-graduado em “Marketing Empresarial”, ambos pela UFSC.

View Comments

  • Olá, Diego! Parabéns pelo post, muito esclarecedor.
    Vou viajar em fevereiro para o Chile e vou alugar um carro. Estou decidida a alugar pela Rentalcars, assim como você na 2a vez, e a minha dúvida é se além do valor informado pelo site ainda há alguma "surpresinha" no momento do balcão, como IVA ou alguma outra coisa dita como obrigatória que você tenha que contratar ou pagar no momento da retirada do carro e que no site não tenha isso explicitado.

    Obrigada!

    • Oi Livia. No meu caso não teve nenhuma surpresinha. Espero que você também não tenha sido cobrado nada. Abraço!

  • Oii, vou alugar um carro para ir a Valparaíso e Viña, só estou com uma dúvida, é fácil achar estacionamento em ambas cidades? Você deixou o carro e fez os pontos turísticos a pé ou não?

  • Oi, Diego! Tudo bem?
    Gostei de suas informações, muito interessantes! Estou planejando uma aventura parecida, mas, mais longa em distância. Irei ao Chile em agosto (7 dias) Pretendo ir até Pucón, sul do Chile, e se o tempo permitir esticar até Puerto Montt. Após 'n' possibilidades, analisando questão de horários de voos e preços. Percebi que locar um carro seria mais econômico para fazer a viagem de Santiago até Pucón, apesar da longa distância (quase 800km). Vi também que os preços locais das cias aéreas são bem salgados. Tipo: se comprasse um voo ida e volta de Santiago a Puerto Montt ou Temuco, sairia mais caro que as passagens que comprei do Brasil para o Chile, ou que de o aluguel de um carro, essa passagens de avião dentro do Chile sairiam na casa dos R$1.800,00 (caro pra c......!). Podia ir de ônibus, realmente as passagens são bem em conta, mas o tempo de viagem seria praticamente o mesmo que de carro. Então analisando a maior liberdade: as paisagens, as possibilidades de parada, fotos, neve no caminho e pelo meu lado aventureiro, estou pensando em fazer o percurso de carro. Seria basicamente assim: Santiago - Pucón - Puerto Montt (talvez) - Santiago. Meu maior objetivo é chegar a Púcon, meu sonho escalar um vulcão, depois de conseguir isso, se o tempo de inverno permitir, fico livre para outros programas. E ainda pretendo voltar a Santiago para passar no mínimo 2 dias antes do retorno e ver o que dá pra fazer. Acho o Valle Nevado dá para dispensar, até porque irei a Púcon e lá tem muito mais neve e até neva as vezes na cidade. Então sobra a cidade em si e Viña Del Mar e Valparaíso.Ufa, muita coisa. Será que vou conseguir fazer tudo isso!? Irei tentar! O que você acha desse roteiro? Acha viável? Sobre a locação do carro em si, fiquei com uma dúvida: há a possibilidade de após locar o carro, postergar a devolução, ou seja, adiar 1 ou 2 dias?

    Abraço meu caro e boas viagens para nós!

    • Oi Pacelli, obrigado pela mensagem. Eu realmente não consigo te dar uma opinião mais elaborada, pois não conheço Pucon nem Puerto Montt, mas pelo que vi no mapa, a distância percorrida é muito longa para ser feita de carro, eu particularmente não arriscaria, por mais que as paisagens sejam bonitas ao longo do caminho, tem a questão do risco, cansaço, etc. O ônibus poderia ser uma alternativa, com a desvantagem de não poder parar para fotos, mas com a vantagem da economia e a possibilidade de dormir/descansar durante o percurso. Na volta, se você ficar apenas dois dias em Santiago, dedique estes dois dias à cidade e não faça passeios mais longos como Viña e Valparaíso, pois se você fosse para estas cidades iria acabar conhecendo muito pouco da capital por falta de tempo. Quanto ao aluguel, realmente não sei como funciona para postergar a devolução, melhor tirar essa duvida com a locadora.
      Um abraço e boa viagem!

  • Bacana o relato. Estarei em Santiago entre 18 e 29 de Abril. Sei que não cai neve na região essa época. Mas fazendo esse caminho pro Valle Nevado, será que conseguirei ver ao menos montanhas com neve?

    • Oi Renan, eu visitei o Valle Nevado nessa época, final de abril, e só encontrei neve lá no topo, nas montanhas mais elevadas, mas não cheguei a ter contato com a neve, só vi à distância. Abs!

  • CHILEAN RENT A CAR NÃO PRESTA. FUJAM!!!! Não alguém o carro na Chilean Rent a Car. Eles não possuem local para devolver o carro no aeroporto. Você tem que parar no portão do aeroporto e esperar o funcionário. No meu caso ele não estava no local combinado. Tive que esperar meia hora. Tomei uma multa 75000 PESOS (quase R$500,00) por isso a qual a Chilean me cobrou no cartão. Ou seja, fui multado por causa de um funcionário relapso e uma empresa sem estrtura para prestar o serviço. Portanto estou avisando aos brasileiros. Nao alugem com a Chilean. O barato sai caro. Além disso o carro estava todo arranhado. Demorou uma eternidade para registrar tudo aquilo. Eles deixam o carro em péssimo estado para depois cobrar. Tive que tirar várias fotos dos arranhões para nao ser cobrado depois. Mesmo assim me repassaram uma multa por ter parado no local indicado por eles para devolver o carro. Nem sei se foi multa mesmo porque eu que chamei o guarda para me ajudar a localizar o funcionario da chilean. Não o vi multando nem ele me disse que ía multar. Pelo contrário, me ajudou a localizar o cara. Falando por mim no telefone e cobrando a presença deles no local descrito no documento. Peguei o carro na Bella Vista para devolver no aeroporto e me dei mal. No aeroporto foi um drama. Encerrei a viagem de férias com esse presente de grego/chileno. Enfim, aviso para ninguém cair nessa armadilha da Chilena, creio que botam o preço mais barato, depois cobram a mais a pretexto de multa ou arranhão ou qualquer outra justificativa.

Recent Posts

Um passeio no Centro de Roma: as principais atrações

Alguns dos principais pontos turísticos e monumentos de Roma estão localizados no centro histórico, um…

27 de outubro de 2019

Como é voar na Vueling Airlines: companhia low cost na Europa

A Europa possui diversas companhias aéreas low-cost, ou baixo custo, que conseguem oferecer tarifas a…

24 de outubro de 2019

Novo Aeroporto de Florianópolis: como é o Floripa Airport

Depois de muitos anos de espera, Florianópolis finalmente ganhou um novo aeroporto. No dia 1°…

Trastevere: um passeio no bairro boêmio de Roma

Em Roma há uma área bem interessante que fica próxima ao centro da cidade e…

14 de outubro de 2019

Onde comer em Roma: 7 Dicas de Restaurantes e Gelaterias

Muito além de pontos turísticos e monumentos históricos, Roma se destaca também por sua deliciosa…

9 de outubro de 2019

Hotel econômico e Hostel em Roma: The RomeHello

Na minha viagem a Roma procurei ficar hospedado num hotel levando três fatores principais em…

3 de outubro de 2019