Categories: MuseusPraiasSalvador

Salvador – Do Farol da Barra ao Forte de São Diogo

A Barra é um dos bairros mais populares de Salvador e recebe uma grande quantidade de visitantes, seja para visitar suas atrações históricas, seja para curtir a praia ou então para pular no carnaval. Veja neste post mais detalhes do passeio pela orla, que teve início no Farol da Barra e terminou no Forte São Diogo, junto à Praia do Porto da Barra.

Farol da Barra

 

Alugue um carro em Salvador no portal RentCars
Garantia do melhor preço, parcele em até 12x

 

O primeiro local visitado na Barra foi o famoso Farol da Barra, também chamado de Farol de Santo Antônio da Barra. Ele está situado bem na ponta da península em que se encontra a cidade de Salvador, auxiliando na orientação das embarcações num ponto que marca a entrada da Baía de Todos os Santos. O primeiro farol foi instalado em 1698 e a sinalização era feita através de lampiões alimentados com óleo de baleia. Ele passou por várias mudanças até chegar no formato atual, o elétrico, a partir de 1937.

A luminária do farol

O farol encontra-se construído no Forte de Santo Antônio da Barra, o primeiro forte construído em Salvador, a partir de 1534, que tinha a função de proteger a Baía de Todos os Santos da entrada de inimigos. Atualmente o forte abriga o Museu Náutico da Bahia, que conta a história da navegação brasileira, com relatos e lembranças de navios naufragados na região. O ingresso custa 10 reais e acervo conta com vários objetos e documentos encontrados nos navios, além de réplicas das embarcações, mapas, os antigos modelos do farol e vários murais contando a história da cidade e do povo baiano.

Forte de Santo Antônio da Barra

Objetos encontrados nos navios

Réplica de embarcação

Os antigos faróis

O material é interessante, mas o que mais chama atenção mesmo é o Forte, que é a construção militar mais antiga do Brasil, e a vista que se tem dele. É possível subir ao ponto mais alto do farol, onde há um mirante, através de uma escadaria interna e curtir o belo visual da Barra e da Baía de Todos os Santos.

O mirante do Farol

Barra

Praia do Farol da Barra

Baía de Todos os Santos

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

A única parte chata dessa visita ao farol é a abordagem dos ambulantes e pedintes no caminho de acesso ao farol. Eles atacam os turistas oferecendo fitinhas do bonfim, colares e outros artesanatos. É preciso ser firme, dizer não e seguir em frente, sem dar atenção, mas mesmo assim eles vão seguindo a pessoa até a porta do museu. Esse tipo de abordagem acontece não só na Barra, mas também no Pelourinho, na Igreja do Bonfim e em outros lugares da cidade.

O passeio continuou com uma caminhada pelo calçadão da orla em direção à Praia do Porto da Barra, uma pequena faixa de areia localizada entre o Forte de Santa Maria, fechado para visitações, e o Forte de São Diogo, que foi visitado logo na sequência. Apesar de pequena, essa é uma das praias mais agitadas e democráticas de Salvador, reunindo várias tribos no mesmo espaço. A visita foi numa tarde de sexta-feira, no final de agsoto, e a praia estava bem cheia. Na alta temporada ela deve virar um verdadeiro formigueiro humano. A caminhada pelo calçadão rende boas risadas. Você ouve todos os estilos musicais em questão de minutos, encontra diversas barraquinhas vendendo comidas e bebidas e descobre que em Salvador as latinhas de cerveja pequenas, de 250 ml, são chamadas de “piriguetes”.

Praia do Porto da Barra

Forte de Santa Maria

Porto da Barra e Forte de São Diogo

No canto direito da praia está o Forte de São Diogo, um pequeno forte aberto para visitação e cuja entrada custa 3 reais. A visita foi guiada por um funcionário do local, que explicou alguns detalhes sobre o funcionamento do forte. No pátio há um canhão e toda sexta-feira é feito um disparo dele com pólvora. No segundo andar do forte há uma sala com várias bandeiras e uma grande maquete de Salvador e das 7 fortalezas que protegiam a cidade. Também é possível assistir um pequeno vídeo, de pouco mais de 10 minutos, que conta a história do antigo sistema de defesa da Baía de Todos os Santos e de vários combates que aconteceram na região ao longo da história da cidade.

Forte de São Diogo

Canhão no Forte de São Diogo

Maquete no Forte São Diogo

Praia do Porto da Barra vista do Forte São Diogo

Na caminhada de volta para o Farol da Barra ainda foi possível curtir o belo espetáculo do por do sol. Uma grande quantidade de pessoas se reúne todos os dias no final da tarde nos arredores do Farol e na orla da Barra para presenciar este momento. A Barra, devido a sua localização geográfica na ponta da península, possui uma característica muito especial: tanto o nascer do sol quanto o por do sol ocorrem no mar.

Por do sol na Praia do Porto da Barra

Por do sol no Farol da Barra

 

Acesse o índice de posts com todas as dicas de Salvador

 

Sugestões de passeios e atrações em Salvador oferecidos pelos parceiros do blog:

Tour panorâmico por Salvador
Visita guiada por Salvador
Tour pelas praias de Salvador
Tour privado por Salvador. Você escolhe!
Free tour pelo Pelourinho e o centro histórico. Grátis!
Jantar com espetáculo folclórico
Mergulho de batismo em Porto da Barra

Veja mais opções de atividades na região de Salvador neste link.

 

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ Seguro Viagem
Para fazer uma viagem tranquila e segura, lembre-se de adquirir o seu seguro de viagem na SegurosPromo, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. Obtenha 5% de desconto na sua compra inserindo o código promocional MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento. Você pode pagar o seu seguro em até 12x no cartão, mas se preferir pagar no boleto, ganha na hora mais 5% de desconto.

+ Hotéis
Confira as melhores ofertas de hotéis em Salvador no Booking, site parceiro do blog desde 2012.

+ Aluguel de Carro
Se você está pensando em alugar um carro em Salvador, faça sua cotação e reserva pela RentCars, o portal que garante o melhor preço na sua locação, faz cobrança em reais e sem taxa de IOF, permite parcelar em até 12x no cartão, dá 5% de desconto no boleto e oferece atendimento em português.

 

Posts Relacionados:
Roteiro de 2 dias em Salvador
Um Passeio no Pelourinho e no Centro Histórico de Salvador
Salvador – Solar do Unhão, o Museu de Arte Moderna da Bahia
Salvador – A Igreja de Nosso Senhor do Bonfim
Dica de Hotel em Salvador: Mercure Rio Vermelho
O Aeroporto de Salvador e Aluguel de Carro com a Movida
Dicas de Restaurantes em Salvador

 

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem

Share
Diego M.

Autor e editor do blog Meus Roteiros de Viagem. Empresário, 33 anos, natural de Florianópolis/SC. Viajante nas horas vagas, já visitou mais de 20 países. Graduado em "Administração" e pós-graduado em “Marketing Empresarial”, ambos pela UFSC.

Recent Posts

Um passeio no Centro de Roma: as principais atrações

Alguns dos principais pontos turísticos e monumentos de Roma estão localizados no centro histórico, um…

27 de outubro de 2019

Como é voar na Vueling Airlines: companhia low cost na Europa

A Europa possui diversas companhias aéreas low-cost, ou baixo custo, que conseguem oferecer tarifas a…

24 de outubro de 2019

Novo Aeroporto de Florianópolis: como é o Floripa Airport

Depois de muitos anos de espera, Florianópolis finalmente ganhou um novo aeroporto. No dia 1°…

Trastevere: um passeio no bairro boêmio de Roma

Em Roma há uma área bem interessante que fica próxima ao centro da cidade e…

14 de outubro de 2019

Onde comer em Roma: 7 Dicas de Restaurantes e Gelaterias

Muito além de pontos turísticos e monumentos históricos, Roma se destaca também por sua deliciosa…

9 de outubro de 2019

Hotel econômico e Hostel em Roma: The RomeHello

Na minha viagem a Roma procurei ficar hospedado num hotel levando três fatores principais em…

3 de outubro de 2019