Santiago

Santiago: A visita à Vinícola Undurraga e a Sala de Aromas

Entre as muitas vinícolas que você pode visitar na região de Santiago num passeio bate-volta está a Viña Undurraga, considerada uma das vinícolas mais antigas do Chile, com mais de 130 anos de história. Neste post apresento um relato da minha visita à propriedade, com detalhes da visita guiada que realizei com degustação de vinhos e visita à sala de aromas, incluindo dicas de como chegar, quanto custa e como realizar a reserva do seu passeio.

Vinícola Undurraga

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre o Chile
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas de Santiago e deserto do Atacama

Veja também:
Roteiro de 3 dias em Santiago do Chile
Onde ficar em Santiago: melhores bairros e hotéis
Santiago: Um passeio no Teleférico do Parque Metropolitano
Roteiro de 5 dias no Atacama

COMO CHEGAR NA VINÍCOLA UNDURRAGA

A Undurraga está localizada em Talagante, município na região metropolitana de Santiago, no coração do Vale do Maipo, a cerca de 40 km da capital chilena. Para chegar lá você pode ir por conta própria de carro, utilizar o transporte público ou contratar o serviço de algum guia privado ou agência de turismo.

De carro

Se você pretende alugar um carro em Santiago, o endereço para chegar na vinícola é o km 34 da estrada Camino a Melipilla. O percurso é pela Autopista del Sol e a forma mais fácil de não se perder é utilizar aplicativos como o Waze ou Google Maps para auxiliar no deslocamento.

Para reservar o seu aluguel recomendo o portal RentCars.com, que faz a comparação de preço nas principais locadoras da cidade, com a garantia do melhor preço. A cobrança é feita em reais, você não paga taxa de IOF e ainda pode parcelar sua reserva em até 10x no cartão.

Transporte público

Para chegar à vinícola de ônibus, pegue a linha 1 do metrô até a Estação Central, caminhe por dentro de um pequeno shopping para chegar no Terminal de ônibus San Borja e pegue um ônibus em direção a Talagante, próximo a plataforma 79. Em caso de dúvidas, basta perguntar para algum funcionário do terminal onde fica esta linha. Ao entrar no ônibus, avise o motorista que você irá saltar na vinícola Undurraga. Na volta para a cidade, basta pegar o ônibus Autopista Santiago em frente à vinícola.

O custo do ônibus é de 1.400 pesos chileno (aprox. 8 reais), mais o ticket do metrô, que tem o valor de 780 pesos (pouco mais de 4 reais).

Guia privado ou agência

Diversos motoristas particulares e guias privados oferecem o serviço de transporte entre Santiago e a vinícola. Antes da minha viagem fiz alguns orçamentos, na faixa de 60.000 a 70.000 pesos chilenos (aprox. 333 a 388 reais) pelo serviço de ida e volta para até 4 pessoas.

Muitas agências de turismo também oferecem a visita a vinícola, com passeios de meio período ou então de um dia inteiro, incluindo a visita a outras vinícolas ou outros pontos turísticos da região.

Neste link você pode reservar um passeio guiado em português, com transporte ida e volta e visita a Undurraga com degustação de vinhos.

Caso queira visitar outras vinícolas na região de Santiago, aqui vão outras sugestões de passeios guiados com transporte e ingresso:
Excursão à Vinícola Concha y Toro
Tour de vinhedos e adegas pela Ilha de Maipo
Visita às adegas de Santa Rita

Uber

Na minha visita à Undurraga eu estava com mais três amigos e nós decidimos de Uber até a vinícola, pois acordamos um pouco atrasados e não daria tempo de chegar lá no horário agendado com o transporte público. Solicitamos um veículo pelo aplicativo saindo do nosso hotel, o Ibis Santiago Providencia, e a viagem durou cerca de 45 minutos.

O custo total dessa viagem de ida com o Uber foi de 22.175 pesos chilenos, o equivalente a aprox. 123 reais na cotação da época da viagem (março de 2018, 1 real = 180 pesos). Como estávamos em quatro, a corrida de ida custou cerca de 31 reais por pessoa. Mais caro que o transporte público, porém mais rápido. E muito mais econômico que contratar um motorista particular ou agência.

Na volta não tinhamos tanta pressa, então pegamos o ônibus Autopista Santiago em frente à Undurraga e saltamos na Estação Central, onde pegamos o metrô para continuar nosso passeio pela cidade.

Ônibus Autopista Santiago

OFERTA DE AGOSTO!
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Você já adquiriu um seguro viagem para sua viagem internacional?
Ganhe até 20% de desconto com o cupom promocional: PAIS
Insira o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento.
Pague em até 12x no cartão. Clique aqui para pesquisar os planos.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)

TOURS E PREÇOS DA UNDURRAGA

A vinícola oferece três tipos de visitas:

Tour Sibaris – é o tour clássico, com duração aproximada de uma hora, fazendo um passeio pela vinícola visitando o jardim, a área de produção de vinhos e terminando com a degustação de quatro vinhos.
Valor: 14.000 pesos chilenos por pessoa. (aprox. 78 reais)
Horários: Em espanhol, às 10:00, 11:30, 13:30, 15:00 e 16:h00. Em inglês, às 10:00 e às 15:00.

Tour Founders – é um passeio mais completo, com duração aproximada de uma hora e meia, quem além da visita às instalações, inclui também a sala de aromas e a degustação de quatros vinhos premium acompanhada de uma seleção de queijos e nozes.
Valor: 28.000 pesos chilenos por pessoa. (aprox. 155 reais)
Horários: Em espanhol, às 12:00.

Tour Picnic – oferece a oportunidade de realizar um pique-nique nos jardins da vinícola, com uma garrafa de espumante, seleção de queijos e nozes. Duração de até 4 horas.
Valor: 20.000 pesos chilenos (aprox. 112 reais)
Horários: de hora em hora, das 9:00 às 15:00.

Não há horários guiados em português, porém devido a grande quantidade de brasileiros que visitam a vinícola, o tour em espanhol acaba sendo em “portunhol” e fica mais fácil de entender as explicações.

(valores e horários dos tours referentes a dez/18 e sujeitos a alteração)

Degustação de vinho branco na Undurraga

Alugue um carro em Santiago no RentCars.com
Compare o preço nas principais locadoras do destino
Parcele em até 12x ou ganhe 5% desconto no boleto
Clique aqui para pesquisar as tarifas e fazer a sua reserva

COMO RESERVAR A VISITA NA VINÍCOLA UNDURRAGA

As reservas devem ser efetuadas diretamente no site da vinícola. Primeiro você escolhe o tour desejado, em seguida informa a quantidade de pessoas, data e horário. Ao final você irá realizar o pagamento com o cartão de crédito. Uma vez aprovada a compra, a confirmação chegará por e-mail.

Importante:
– As reservas precisam ser feitas com 24 horas de antecedência. Se você chegar na vinícola sem reserva pode correr o risco de não conseguir realizar a visita, caso não haja vagas.
– Crianças até 14 anos não pagam. A partir de 14 anos paga preço de adulto. A degustação só é permitida para maiores de 18 anos.

Quando visitei a Undurraga, eu consegui fazer minha reserva por e-mail. Enviei uma mensagem para pjerez@gvp.cl informando data, hora e tour pretendido. Recebi a confirmação da reserva no dia seguinte. Desta forma não precisei pagar de forma antecipada on-line, ficando isento da cobrança de IOF no pagamento pelo cartão. Realizei meu pagamento ao chegar na vinícola, antes de iniciar o tour.

Recepção da vinícola

A VISITA GUIADA NA UNDURRAGA

Ao chegar na vinícola, a entrada para visitantes acontece pela recepção. Lá fizemos nossa confirmação da reserva e esperamos formar o grupo para iniciar o passeio. No local há um guarda-volumes para guardar bolsas e mochilas, além de sinal de internet wi-fi gratuito para os visitantes.

Recepção da vinícola

Nossa visita teve início às 10:00h e o grupo era formado em sua maioria por brasileiros. O guia foi um senhor chamado Germán, um funcionário antigo da empresa, que trabalha na visita guiada há anos. Ele sabe tudo sobre a história da vinícola e domina o processo de produção de vinhos.

Acredito que o nosso guia fez todo o diferencial para visita ser muito agradável. Ele era bem engraçado, fez muitas piadas durante a visita, tornando o passeio mais leve e descontraído. Apesar das várias brincadeiras, não deixou de ser profissional em nenhum momento, sempre munido de muitas informações e disposto a tirar as dúvidas que surgiam pelo caminho.

Início da visita

Na parte inicial visitamos os jardins da vinícola, que mais parecem um grande jardim botânico, com diversos tipos de plantas e árvores, incluindo até uma araucária do Brasil.

Jardim da vinícola

Passamos por um dos vinhedos da Undurraga para conhecer o plantio das uvas. Este fica junto à propriedade principal da vinícola, mas ela também possui vinhedos em outras localidades do Chile, cujas uvas são trazidas até a matriz para a produção dos vinhos.

Vinhedos da Undurraga

A vinícola foi fundada em 1885 com videiras trazidas da França e da Alemanha. Ela é considerada uma das vinícolas mais antigas do Chile.

Vinhedos da Undurraga

Em algumas partes do vinhedo ainda era possível encontrar uvas prontas para a colheita. Nosso guia pegou uma delas e ofereceu aos visitantes para que todos pudessem provar a fruta.

Uvas prontas para colheita
Provando a uva

Você já reservou o seu hotel em Santiago?
Clique aqui para ver as principais opções e os melhores bairros

Em seguida visitamos o Jardim de Variedades, uma pequena amostra de diferentes tipos de videira conforme o tipo de uva que ela produz, permitindo notar a diferença entre cada uma em relação aos tamanhos da planta, os tipos de folha, entre outras características.

Jardim de Variedades
Jardim de Variedades

Nossa visita ocorreu na segunda quinzena do mês de março, período que coincide com a época final das colheitas, por isso tivemos a sorte de presenciar algumas etapas do processo de produção que nem sempre conseguimos ver em visitas a vinícolas.

Selecionando as uvas

As uvas recém colhidas estavam passando por um processo de seleção feito por funcionárias do local. Uma grande máquina fazia a extração dos bagos de uva, que eram direcionados para uma máquina que iria esmagá-los.

Separando os bagos

O que restava dos cachos era depositado automaticamente pela máquina numa grande caixa, separada dos bagos.

Restos de cachos

Depois nosso guia nos levou para a sala dos tanques, onde diversos tipos de uva passam pelo processo de fermentação.

Tanques de fermentação

Enquanto as explicações eram realizadas pelo guia, pudemos presenciar o despejo dos bagos de uva recém colhidos em um dos tanques.

Despejando as uvas

Em seguida visitamos a adega da Undurraga, onde os vinhos permanecem em repouso dentro de barris de carvalho, a ultima etapa antes do engarrafamento.

Adega

Esta etapa do tour termina com uma visita a um pequeno museu, o “Gente de La Tierra”, que pertence à família fundadora da vinícola e apresenta uma grande coleção de objetos antigos da tribo Mapuche (índios chilenos) e do povo andino.

Mini museu Gente de La Tierra

Tenha internet 4G em seu celular em mais de 165 países com o chip internacional da Easysim4u.
Use o cupom MEUSROTEIROS10 e ganhe 10% de desconto.

Veja mais detalhes do serviço nest post do blog.

DEGUSTAÇÃO DE VINHOS NA UNDURRAGA

Ao fim da visita à propriedade tem início a segunda etapa do tour, que consiste na degustação de quatro tipos de vinhos. Neste dia provamos um vinho branco (Sauvignon Blanc), dois tinhos tinto (Carmenére e Cabernet Sauvignon), além de um vinho tinto de colheita tardia, que tem um sabor mais adocicado.

Vinhos do dia

Cada visitante tem direito a provar uma taça de cada vinho e para acompanhar a degustação há biscoitinhos salgados e água mineral. A cada rodada, o guia fornece explicações detalhadas sobre as características do vinho que está sendo degustado. No final ainda temos a oportunidade de provar novamente qualquer um dos vinhos oferecidos.

Início da degustação

Ao fim da degustação, a taça utilizada pode ser levada como brinde. A vinícola oferece pequenas embalagens para protegê-la, facilitando o transporte.

Degustação de vinho tinto na Undurraga

O tour termina na loja da vinícola, que oferece todos os vinhos da Undurraga, além de camisetas, objetos de decoração e outros souvenirs. Eu não comprei nada e nem olhei os preços, por isso não consigo dizer se vale a pena comprar os vinhos na loja.

Loja da Undurraga

SALA DE AROMAS DA VINÍCOLA UNDURRAGA

Depois da visita com degustação de vinhos, fomos conhecer a Sala de Aromas da Undurraga. Esta atração não está incluída no tour clássico e precisa ser paga à parte, ao custo de 3.000 pesos chilenos por pessoa (aprox. 17 reais). Para quem opta pelo tour Founders, ela já está incluída no preço.

A sala permite conhecer as diversas características e sensações que encontramos ao saborear um vinho, como, por exemplo, tons de mel ou notas de morango, ao permitir que o visitante sinta o cheiro de essências que se encontram dentro de recipientes fechados.

Sala de Aromas

Os recipientes estão distribuídos pelas paredes da sala e separados por diferentes tipos de série, de acordo com as características do aroma: série floral, frutal, láctica, vegetal, balsâmica, especiarias e por último a série defeitos.

Sala de Aromas

Para sentir os cheiros, basta aproximar o nariz nos recipientes e girar uma pequena placa que permite a liberação do aroma.

Sentindo o aroma

Para cada aroma há uma explicação detalhada de suas características e de quais tipos de vinho costumamos encontrá-lo. Os textos estão em três idiomas, incluindo português.

Explicação do aroma

A visita à sala de aromas durou entre 15 e 20 minutos. Apesar de rápida, foi bem interessante e diferente, pois eu nunca tinha tido a oportunidade de visitar algo parecido em outras vinícolas. Eu já tinha gostado de fazer o tour na propriedade com a degustação e achei que a sala de aromas tornou a visita à vinícola ainda mais interessante e agradável.

Antes de ir embora, quando passamos pela recepção, ainda tivemos a oportunidade de degustar um espumante da Undurraga que estava sendo oferecido às funcionárias do local. Foi uma ótima maneira de encerrar a visita a esta vinícola que, na minha opinião, merece ser visitada.

Espumante Undurraga

Em Santiago eu também já visitei outra vinícola, a Concha y Toro. O relato da visita pode ser lido no post “Santiago – Degustação de Vinhos na Vinícola Concha y Toro“.

E se você se interesse pela assunto, conheça também as vinícolas que eu visitei na região de Mendoza, na Argentina, a partir deste link.

Sugestões de passeios e atrações em Santiago oferecidos pelos parceiros do blog:

Transfer de Aeroporto em Santiago
Tour privado por Santiago em português
Santiago: Ônibus Turístico Hop-On Hop-Off
Tour por Cajón del Maipo e Parque Valle del Yeso
Tour de neve por Farellones e Valle Nevado
Excursão a Valparaíso e Viña del Mar
Estação de esqui Portillo e Laguna del Inca

Veja mais opções de atividades na região de Santiago neste link e também neste outro link.

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e
ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)

Conheça todos os posts da região de Santiago publicados no blog:

– Roteiro de 3 dias em Santiago do Chile

Hospedagem
– Onde ficar em Santiago: melhores bairros e hotéis
– Hotel Ibis Santiago Providencia
– Hotel NH Ciudad Santiago, bairro Providencia

Atrações, Passeios, Vinícolas e Dicas
– Mirante Sky Costanera
– Teleférico do Parque Metropolitano
– Cerro San Cristóbal e o Museu La Chascona
– Centro da Cidade: Mercado Central, Plaza de Armas, Catedral e Museus
– Tour no Palacio de La Moneda
– Mirante Cerro Santa Lucía
– Vinícola Undurraga e a Sala de Aromas
Vinícola Concha y Toro
– Restaurante Giratório de Santiago
– Dicas de Restaurantes
– Dicas de Compras

Transporte e Serviços
– Aluguel de carro em Santiago
– Táxis e e Metrô de Santiago
– Casas de Câmbio e o Peso Chileno
– Aeroporto de Santiago e transfer para o hotel
– Vale a pena fazer passeios com uma empresa de turismo local?

Passeios na região de Santiago
– Valle Nevado Ski Resort
– Um Passeio em Valparaíso
– Uma tarde em Viña del Mar

Veja também as dicas do deserto do Atacama neste link
Roteiro de 5 dias no Atacama
Roteiro em Mendoza
Roteiro em Buenos Aires
Roteiro em Montevidéu

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Santiago no Booking, site parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hospedagem na cidade.

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro no Chile, faça sua cotação e reserva no portal RentCars.com.
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.
Veja um relato de como é alugar um carro em Santiago neste post do blog.

+ SEGURO VIAGEM
Viaje ao exterior de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.

OFERTA DE AGOSTO – Cupom promocional: PAIS
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular nas suas viagens ao exterior com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço neste post do blog e também neste outro post.

+ INGRESSOS E PASSEIOS
Compre de forma antecipada ingressos, city tour, transfer de aeroporto e passeios guiados para explorar Santiago e região.
Clique aqui para ver algumas opções e também neste outro link para ver mais ofertas de tours e atrações.

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.

Assine o blog por e-mail

Share
Diego M.

Autor e editor do blog Meus Roteiros de Viagem. Empresário, 33 anos, natural de Florianópolis/SC. Viajante nas horas vagas, já visitou mais de 20 países. Graduado em "Administração" e pós-graduado em “Marketing Empresarial”, ambos pela UFSC.

View Comments

  • Olá Diego, meus parabéns pela sua matéria! Eu iria a Concha Y Toro + outra vinícola, mas você acabou me convencendo a ir à Undurraga, até porque o itinerário é mais complicado e fora dos circuitos tradicionais pra fazer de transporte público (adoro desafios!). Minha dúvida é: o e-mail para o qual você fez a reserva é da própria vinícola? Será possível, então, enviar esse pedido uma semana antes, aqui do Brasil? Se eles aceitam, então, essa é a melhor forma de reserva? Ah, e na volta, vocês tomaram o ônibus e ele fez ponto final na estação Central? Obrigado e sucesso!

    • Oi Márcio. Muito obrigado pelo comentário!
      O email que eu enviei é da propria vinícola sim. Dá pra reserver e pagar pelo site, mas eu consegui fazer por email e paguei o tour na hora.
      No retorno eu peguei o ônibus que tinha como ponto final a estação Central.
      Um abraço e bom passeio.

  • Oi Diego. Quando estive no Chile visitei diversas vinícolas mas a Undurraga com certeza foi a melhor. Fiz degustações, tive uma aula muito boa com os enólogos. Quando fio ainda não existia a sala de aromas, mas o resto passei por tudo. E tenha certeza que sai de lá carregada de garrafas e souvenirs. Esta é uma visita que também recomendo. Quero voltar lá e conhecer esta nova sala. Abraços.

Recent Posts

Um passeio no Centro de Roma: as principais atrações

Alguns dos principais pontos turísticos e monumentos de Roma estão localizados no centro histórico, um…

27 de outubro de 2019

Como é voar na Vueling Airlines: companhia low cost na Europa

A Europa possui diversas companhias aéreas low-cost, ou baixo custo, que conseguem oferecer tarifas a…

24 de outubro de 2019

Novo Aeroporto de Florianópolis: como é o Floripa Airport

Depois de muitos anos de espera, Florianópolis finalmente ganhou um novo aeroporto. No dia 1°…

Trastevere: um passeio no bairro boêmio de Roma

Em Roma há uma área bem interessante que fica próxima ao centro da cidade e…

14 de outubro de 2019

Onde comer em Roma: 7 Dicas de Restaurantes e Gelaterias

Muito além de pontos turísticos e monumentos históricos, Roma se destaca também por sua deliciosa…

9 de outubro de 2019

Hotel econômico e Hostel em Roma: The RomeHello

Na minha viagem a Roma procurei ficar hospedado num hotel levando três fatores principais em…

3 de outubro de 2019