Bangkok: Nas águas do Mercado Flutuante de Damnoen Saduak

Os mercados flutuantes são bem tradicionais na Tailândia e há vários deles no país, principalmente nos arredores de Bangkok. Muitos acabaram se tornando apenas atrações turísticas, perdendo a característica original de servir como um mercado propriamente dito para os moradores locais. Na minha visita à cidade fui conhecer o Mercado Flutuante de Damnoen Saduak, o mais antigo e visitado do país. Veja neste post como foi o meu passeio.

Mercado Flutuante de Damnoen Saduak

 

O Mercado Flutuante do distrito de Damnoen Saduak encontra-se a cerca de 100 km da capital Bangkok, numa viagem que dura cerca de uma hora e meia. Ele existe há mais de cem anos é considerado o mais famoso da Tailândia, por isso é o que atrai o maior número de visitantes.

A maneira mais comum de visita-lo é através de agências de turismo locais ou de guias particulares que oferecem um passeio bate-volta, partindo de Bangkok, que pode ser de meio período ou que pode durar o dia inteiro, combinando a visita ao mercado com outras atrações da região.

Eu contratei os serviços de uma guia particular, a Gift, uma tailandesa que tem uma empresa chamada Gift Private Day Tours e que oferece passeios em Bangkok e seus arredores. Enquanto não publico um post indicando os serviços dela aqui no blog, indico o site que me fez conhecê-la, onde ela divulga os passeios que oferece: privatetourthailand.com. A guia Gift pode ser vista numa das imagens ao longo deste post, devidamente identificada na legenda da foto.

Antes do mercado flutuante já tínhamos visitado o Mercado Ferroviário de Maeklnog, cujo relato pode ser lido no post “Bangkok: O inusitado Mercado do Trem de Maeklong“.

Clique aqui para reservar um tour ao mercado do trem e ao mercado flutuante.
No final deste post você encontra mais opções de passeios para sua viagem a Bangkok.

Mercado Flutuante de Damnoen Saduak

 

O principal canal do distrito de Damnoen Saduak tem cerca de 32 km de extensão e possui mais de 200 pequenos canais nos seus arredores. Ele foi inaugurado em 1868 após uma construção ordenada pelo sei Rama IV, que queria facilitar o transporte entre as províncias vizinhas. Hoje em dia, além do transporte de mercadorias e pessoas, o canal também tem a função de fornecer água para as fazendas da região.

O mercado flutuante encontra-se num canal com cerca de 200 metros de extensão que faz ligação com o canal principal do distrito. Antes da minha viagem eu tinha uma visão bem maior do local, mas na verdade ele é bem menor e mais tumultuado que eu imaginava.

Mercado Flutuante de Damnoen Saduak

 

Chegamos no mercado flutuante perto das 11 da manhã, um horário considerado ruim devido a grande quantidade de ônibus e vans de turismo que já estão na área. O horário mais aconselhado para visitá-lo é logo no início da manhã, quando as atividades ainda estão começando e o maior fluxo de turistas ainda não está no local.

Como havia muitos movimento no canal, nossa guia achou melhor primeiro visitarmos as laterais do mercado para depois fazer o passeio de barco. Ao longo de toda a margem do mercado flutuante há uma estrutura de apoio, como se fosse um grande camelô, com várias barracas, lanchonetes, lojas e pontos de embarque. Caminhamos de ponta a ponta para conhecer o mercado e tudo que nele é oferecido.

Estrutura de apoio junto ao canal

Barraca na margem do canal

Venda de Temperos

 

Essa caminhada nas margens do canal é muito interessante para observar a movimentação do barco e a grande variedade de produtos que é vendida pelos barqueiros. Há de tudo um pouco, mas principalmente alimentos, como frutas, refeições frutas e até pratos feitos na hora, com direito a panelões aquecidos dentro do barco para o preparo da refeição.

Se aqui no Brasil a moda da vez são os food trucks, pode-se dizer que no mercado flutuante a moda sempre foram os food boats. A compra de produtos é feita de várias maneiras, seja de barco para barco ou do barco para a margem. Há toda uma técnica para entregar o produto para quem está longe, como pode ser visto nesta primeira imagem a seguir.

Entregando a mercadoria

Família passeando

Food boat

Vendendo frutas

Navegando no mercado

Canal congestionado

Panelão no barco

Camarões

 

O cheiro do local não é dos mais agradáveis e as condições de higiene são bem precárias. É preciso ter um estômago forte para conseguir comer alguma coisa preparada no mercado. Às vezes o barato sai caro e uma intoxicação alimentar pode arruinar uma viagem. Para não dizer que não comi nada, provei um tradicional sorvete de côco, que nem era tão saboroso assim.

Sorvete de côco

Vózinha das frutas

Pinturas flutuantes

 

Sobre o canal do mercado flutuante há uma ponte que é um bom ponto para tirar fotos, pois tem uma vista geral para o local, como pode ser visto nesta imagem abaixou na foto inicial do post.

Vista da ponte sobre o canal do mercado

 

Você já adquiriu um seguro viagem para visitar a Ásia?
Clique aqui para saber como comprar na SegurosPromo com o cupom de desconto do blog!

 

Depois de caminhar pelas laterais do mercado, fomos até a estação de embarque para fazer o passeio de barco. Como eu contratei um serviço de guia e paguei um preço fechado, não precisei pagar nada ali na hora para embarcar, pois ela já tinha feito o acerto com o pessoal do mercado.

Para quem vai por conta própria, os preços são os seguintes:
Barco motorizado – 2.000 baht por barco por uma hora ou 3.000 baht por barco por duas horas.
Barco à remo – 400 baht por barco por hora.

Preço dos passeios

 

Nossa guia já conhecia as pessoas que trabalham ali e nos conseguiu um barco à remo privado, sem a necessidade de compartilha-lo com outros turistas. Os barcos motorizados geralmente são cobertos por um toldo, mas os barcos à remo, como no meu caso, são abertos, sem proteção contra o sol.

Ponto de embarque

 

Quando iniciamos a navegação o movimento estava intenso e o deslocamento foi bem tumultuando, com os barcos se encostando o tempo todo. Isso atrapalhou bastante esta etapa do passeio, não deu para ter aquela sensação de liberdade e tranquilidade para explorar com calma o mercado flutuante.

Navegando no mercado

Congestionamento de barcos

 

Depois de um certo tempo navegando no canal principal, a remadora pegou um canal alternativo e fugiu da muvuca, seguindo para uma outra etapa do passeio que eu não sabia que iria acontecer. Nossa guia nos tirou do mercado flutuante e nos levou para explorar os canais nos seus arredores, para conhecer um pouco do estilo de vida e moradia dos habitantes locais. Não sei se as empresas de turismo locais também fazem isso, mas acredito que não.

Casa sobre o canal

 

Saindo do mercado, entramos no principal canal de Damnoen Saduak, que tem 32 km de extensão. Ele é como se fosse uma grande avenida com água ao invés de asfalto, com várias casas em suas margens e até postes com a fiação de energia elétrica. Deu a impressão de estar numa avenida qualquer num dia de enchente.

Navegando nos arredores do mercado

Casa às margens do canal

Estrutura de uma casa típica junto ao canal

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

Durante o passeio pegamos um outro canal alternativo e passamos próximo a uma plantação de bananas. O solo dessa região é muito fértil e as águas dos canais ajudam a irrigar as plantações. Nesta área são plantados diversos tipos de alimentos, entre frutas, verduras e vegetais, muitos deles comercializados no mercado flutuante.

Navegando em canais mais distantes

 

Nossa navegação durou cerca de meia hora e o barquinho foi o tempo todo conduzido à remo por uma senhora, que levou sua filhinha de carona para passear conosco.

A remadora do barco, sua filha e a guia Gift

Casas típicas próximas ao canal alternativo

 

Retornamos ao mercado flutuante para desembarcar do barco e depois pegamos a estrada de volta a Bangkok. No geral eu até que gostei da visita ao Mercado Flutuante de Damnoen Saduek, foi satisfatório, principalmente porque meu barco saiu do lugar comum e navegou para canais mais distantes e calmos, mas se o meu passeio tivesse ficado restrito apenas à área tumultuada do mercado flutuante, eu acho que teria não teria gostado tanto assim.

 

Sugestões de passeios e atrações em Bangkok oferecidos pelos parceiros do blog:

Transfer de Aeroporto em Bangkok
Ônibus turístico de Bangkok
Tour de tuk tuk por Bangkok
Espetáculo Muay Thai Live
Ingresso do Ladyboy Show no Calypso Cabaret
Cruzeiro de luxo pelo rio Chao Phraya
Tour Flexível a Pé: Grande Palácio, Wat Pho e Wat Arun
Bangkok: Excursão de Ônibus e Barco Ayutthaya 1 Dia
82º Andar do Baiyoke: Jantar e Deque de Observação
Excursão ao Santuário de Elefantes com Traslado

Mais opções de atividades em Bangkok neste link e também neste outro link.

 

Você já visitou algum mercado flutuante nos arredores de Bangkok? Como foi a sua experiência?
Deixe seu comentário no final deste post!

 

Posts Relacionados:
Como é ficar no luxuoso hotel Mandarin Oriental Bangkok
Aula de Culinária Tailandesa no hotel Mandarin Oriental Bangkok
O Aeroporto de Bangkok Suvarnabhumi e Transfer para o Hotel
Como é voar na classe executiva da Hong Kong Airlines
Hong Kong: Montanhas-russas e Pandas no Ocean Park
Hong Kong: O mirante sky100 no prédio mais alto da cidade

 

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular na Tailândia com os planos da Easysim4u.
Ganhe frete grátis ao inserir o cupom RBBVGRATIS, válido para o frete normal.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog.

+ SEGURO VIAGEM
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro de viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
Ganhe 5% de desconto inserindo o cupom MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento.
Pague no cartão em até 12x ou ganhe mais 5% de desconto se optar pelo boleto.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Bangkok no Booking.com, parceiro do blog desde 2012.

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro na Tailândia, faça sua cotação e reserva no portal RentCars,
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe desconto no boleto.

 

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem.

Share
Diego M.

Autor e editor do blog Meus Roteiros de Viagem. Empresário, 33 anos, natural de Florianópolis/SC. Viajante nas horas vagas, já visitou mais de 20 países. Graduado em "Administração" e pós-graduado em “Marketing Empresarial”, ambos pela UFSC.

View Comments

  • Oi Diego. Necessito de ajuda. Poderia informar como fazer para tirar o visto para a Tailândia, Vietnã e Camboja? E Etiópia? Agradeço desde já seu auxílio.

    • Oi Mary, para a Tailândia você não precisa de visto, apenas da vacina da febre amarela. Para os outros países não sei te informar, mas recomendo pesquisar no Google a melhor forma de tirar o visto para visita-los. Abs!

  • Fique ligado! Nos fomos roubados. Pagamos 1500 baht por pessoa. Esse povo engana mesmo. Muito cuidado com os tailandeses!

  • Gloria, o mercado fica meio afastado da cidade, o mais recomendado é ir com algum guia ou agencia de turismo local. Abs!

  • Olá! Saberia dizer se o mercado tem funcionamento diário ou se funciona apenas alguns dias específicos. Obrigado!

  • Estou doida para visitar e conhecer Bangkok e suas dicas ja estão mais que anotadas.
    E inaceitável que eu ja esteja morando ha mais de 1 ano na Asia e ainda nao conheço um dos lugares mais famosos da Asia.

  • Muito irrado esse texto !
    Fiquei sabendo que esse mercado tem um Cheiro peculiar ( fedor ), pois ele se encontra no canal e nele e despejado esgoto da cidade ! e verdade ?

Recent Posts

Um passeio no Centro de Roma: as principais atrações

Alguns dos principais pontos turísticos e monumentos de Roma estão localizados no centro histórico, um…

27 de outubro de 2019

Como é voar na Vueling Airlines: companhia low cost na Europa

A Europa possui diversas companhias aéreas low-cost, ou baixo custo, que conseguem oferecer tarifas a…

24 de outubro de 2019

Novo Aeroporto de Florianópolis: como é o Floripa Airport

Depois de muitos anos de espera, Florianópolis finalmente ganhou um novo aeroporto. No dia 1°…

Trastevere: um passeio no bairro boêmio de Roma

Em Roma há uma área bem interessante que fica próxima ao centro da cidade e…

14 de outubro de 2019

Onde comer em Roma: 7 Dicas de Restaurantes e Gelaterias

Muito além de pontos turísticos e monumentos históricos, Roma se destaca também por sua deliciosa…

9 de outubro de 2019

Hotel econômico e Hostel em Roma: The RomeHello

Na minha viagem a Roma procurei ficar hospedado num hotel levando três fatores principais em…

3 de outubro de 2019