Urubici

Urubici – Morro da Igreja, Pedra Furada e Cascata Véu de Noiva

Uma das atrações mais visitadas da Serra Catarinense, e também uma das mais bonitas, é o Morro da Igreja, considerado o ponto mais alto habitado da região sul do país, localizado no município de Urubici. A estrada que dá acesso ao morro também possui outra bela atração natural, a Cascata Véu de Noiva, cuja visita é imperdível. Veja a seguir, fotos, vídeos e mais informações sobre esses dois espetáculos da natureza.

Pedra Furada vista do Morro da Igreja

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre a Serra Catarinense
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas da região
E para dicas de outras cidades catarinenses, acesse este link

Veja também:
Roteiro de 3 dias na Serra Catarinense
Onde ficar na Serra Catarinense: dicas de hotéis
Serra do Rio do Rastro: o Mirante e a Estrada na Serra Catarinense
Vinícola Villa Francioni: degustação de vinhos em São Joaquim
Roteiro de 3 dias em Floripa

MORRO DA IGREJA

O Morro da Igreja está localizado a 30 km da região central de Urubici. Seu acesso é feito pela rodovia SC-439 e depois por uma estrada que leva ao topo do morro.

A estrada tem pistas estreitas, possui aproximadamente 18 km de extensão e é feita de concreto em boa parte do trajeto. Não há nada ao longo do caminho, somente a vegetação e várias placas de sinalização indicando a possibilidade de gelo na pista. Nos dias mais frios, quando ocorre geada ou neve, a pista pode ficar muito escorregadia. Quase próximo do fim da estrada há uma placa indicando que a área é militar, próxima a uma guarita com um vigia dentro, mas é permitida a passagem nesse local. No final da estrada há uma estrutura recém construída com mirante e estacionamento.

As visitas ao local são controladas e para conseguir visitá-lo você precisa agendar pelo site, aguardar a confirmação que chegará por e-mail e depois buscar a autorização de acesso junto ao ICMBio de Urubici na sede do Parque Nacional de São Joaquim, localizado na Av Felicíssimo Rodrigues Sobrinho, 1542, bairro Esquina, cujo horário de funcionamento é das 8:00h às 12:00h e das 13:00h às 17:00h.

O agendamento deve ser feito preenchendo um formulário neste site. A agenda abre no início da semana, segunda-feira às 8h00, e só vale para o domingo subsequente, ou seja, você só vai conseguir agendar sua visita no início da semana da sua viagem.

Caso você não faça o seu agendamento prévio, ficará sujeito à disponibilidade de vagas no dia pretendido, mas mesmo assim você terá que ir até o ICMBio antes para pegar sua autorização pessoalmente.

ATENÇÃO!
A visitação ao Morro da Igreja está ocorrendo normalmente, mediante agendamento prévio, porém com número de vagas reduzidas devido às restrições da pandemia.

Programe-se! A liberação de novas datas para o agendamento fica disponível aproximadamente com uma semana de antecedência.

Veja todos os detalhes de como é a visita ao Morro da Igreja e como funciona o sistema de agendamento no post “Como visitar o Morro da Igreja, na Serra Catarinense“.

Estrada de acesso ao Morro da Igreja
Estrada de acesso

Alugue um carro em Santa Catarina no RentCars.com
Compare o preço nas principais locadoras do destino
Parcele em até 12x ou ganhe 5% desconto no boleto
Clique aqui para pesquisar as tarifas e fazer a sua reserva

O Morro da Igreja possui 1822 metros de altitude e é considerado o ponto habitado mais alto do sul do Brasil. Lá do alto a paisagem é maravilhosa. Em dias de boa visibilidade é possível até ver o mar a mais de 100 km de distância. A ocorrência de neblina e ventos é frequente, sem falar nas nuvens que podem prejudicar a visibilidade, pois, com o tempo fechado, o topo do morro fica acima delas.

Quando eu estive lá, o tempo estava ótimo, havia poucas nuvens e parecia que elas estavam se formando ali mesmo, num fenômeno muito bonito. Era 15h e não havia nenhum visitante no local, o único barulho existente era o do vento. A temperatura era de 13 graus, mas como estava ventando muito, a sensação térmica deixava o ambiente ainda mais gelado.

Mesmo durante o verão, o Morro da Igreja apresenta temperaturas baixas. Foi nele que foi registrado, em 1996, o recorde de temperatura oficial mais baixa já registrada no Brasil: 17,8 graus negativos! No inverno a ocorrência de neve é frequente no local e, quando isto ocorre, os turistas invadem o morro, formando longas filas ao longo da estrada. Um dos primeiros posts que eu publiquei aqui no blog (Neve em Santa Catarina) foi justamente uma série de fotos que eu recebi da forte nevasca que atingiu a região no ano de 2010.

Morro da Igreja –  Urubici/SC
Morro da Igreja –  Urubici/SC
Morro da Igreja –  Urubici/SC

Também consegui avistar o Parque Eólico de Bom Jardim da Serra, que está localizado junto à Serra do Rio do Rastro. Mas o zoom da minha câmera não foi o suficiente para tirar uma boa foto, pois os aerogeradores estão muito distantes. Consegui ver o parque mais de perto durante minha visita ao município, relatada no post “Um Passeio em Bom Jardim da Serra, na Serra Catarinense“.

Do alto do Morro da Igreja é possível avistar a Pedra Furada, uma formação natural de rochas, com aproximadamente 30 metros de circunferência. Ela está bem em frente ao morro e ajuda a compor a bela paisagem. É possível fazer uma trilha até a pedra, mas para isso é preciso o auxílio de um guia e permissão da aeronáutica, pois ela encontra-se dentro da área militar.

Morro da Igreja –  Urubici/SC

No topo do Morro da Igreja está instalada uma base do CINDACTA II, órgão do Ministério da Defesa responsável pelo controle do tráfego aéreo de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Por isso que a partir de determinado ponto não é permitida a passagem de visitantes.

Área militar
Lua

Já reservou o seu hotel na Serra Catarinense?
Clique aqui e conheça as melhores opções da região

Lá em cima há alguns animais, como estas raposas estes graxains (cachorros-do-mato) que eu encontrei. Assim que encostamos o carro um deles ficou próxima à porta, como se estivesse esperando que alguém lhe desse comida. Mas assim que saímos do carro, eles fugiram e só retornaram quando viram que já estávamos de volta dentro do carro. Eu nunca tinha visto uma raposa um graxaim pessoalmente antes!

Graxaim
Graxaim

Veja a seguir o vídeo que eu fiz no Morro da Igreja…

CASCATA VÉU DE NOIVA

Quem visita o Morro da Igreja pode aproveitar para conhecer outra atração muito bonita, a Cascata Véu de Noiva, cujo acesso fica ao longo da estrada que sobe o morro. Há uma pequena placa indicando indicando onde o visitante deve entrar e depois ainda é preciso dirigir aproximadamente 1 km de estrada de chão até chegar a um portão que dá acesso à propriedade particular, onde há alguns chalés e um restaurante.

O estacionamento fica junto ao restaurante, que também serve como bilheteria. É preciso pagar uma taxa de R$ 5,00 por visitante para entrar no local. Depois é só seguir um pequeno caminho a pé até chegar na cascata. Um cão guia acompanha os visitantes pelo caminho. Quando eu visitei, ouvi o dono do local dizer para o cão: “leva eles até lá e volta”. E foi o que ele fez… o cão nos guiou até a cascata, bebeu água e logo em seguida voltou para o restaurante.

Restaurante Cascata Véu de Noiva
Acesso à cascata
Cão guia da Cascata Véu de Noiva
Cascata Véu de Noiva – Urubici/SC

A Cascata Véu de Noiva possui 62 metros de altura e a água escorre pelo paredão de pedras. Ela é muito mais alta do que parece ser pelas fotos. No dia que eu fui, a vazão estava bem fraca, pois já fazia alguns dias que não chovia. No inverno a cascata chega a congelar nos dias mais frios. No local há atividades como arvorismo, tirolesa e rapel, mas não vi nenhuma delas funcionando.

Cascata Véu de Noiva
Cascata Véu de Noiva – Urubici/SC

Também fiz um vídeo durante minha visita à Cascata…

ONDE FICAR EM URUBICI

Nas minhas viagens a Uribici, fiquei hospedado duas vezes no Serra Bella Hospedaria Rural, o meu preferido, e uma vez na Pousada Trinca Ferro, onde também tive uma boa experiência.

Para ler o meu relato da estadia nestes dois locais, acesse os posts:
Dica de hotel em Urubici – Serra Bela Hospedaria Rural
Pousada Trinca Ferro: dica de hospedagem na Serra Catarinense

Entre os preferidos dos leitores do blog em Urubici estão as pousadas Aconchego, Recanto da Serra, Café Mel, Pica Pau, Arco Íris, além da Café e Cabanas Lenha no Fogo e a Casa de Campo Kiriri-Etê.  Em São Joaquim, a preferência vai para a Pousada Serra Catarinense. E em Bom Jardim da Serra, os destaques ficam para a Fazenda Santa Rita e a Pousada Rural Vista Alegre, além do Hotel Fazenda Rota dos Cânions.

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e
ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)


Conheça todos os posts da Serra Catarinense publicados no blog:

– Roteiro de 3 dias na Serra Catarinense
Um dia em Urubici
Um dia em São Joaquim

Hospedagem:
– Onde ficar na Serra Catarinense: dicas de hotéis
Serra Bela Hospedaria Rural
Pousada Trinca Ferro

Urubici:
– Como visitar o Morro da Igreja
Morro do Campestre, Cascata do Avencal e Inscrições Rupestres
Serra do Corvo Branco e Gruta Nossa Senhora de Lourdes
Morro da Igreja, Pedra Furada e Cascata Véu de Noiva
– Onde comer em Urubici
Neve em Urubici e São Joaquim

São Joaquim:
Vinícola Villa Francioni
Belvedere e o Mirante das Araucárias
Exponeve e a Estação Experimental da Epagri
– Onde comer em São Joaquim e Bom Jardim da Serra

Bom Jardim da Serra:
– Serra do Rio do Rastro: o Mirante e a Estrada

Urupema:
Morro das Antenas e a Cascata que Congela

Veja dicas de outras cidades catarinenses na página Dicas Floripa e Santa Catarina

– Roteiro de 5 dias nas praias de Florianópolis
– Roteiro de 3 dias em Floripa
– Roteiro de 4 dias em Balneário Camboriú
– Um dia no Beto Carrero World: dicas para visitar o parque

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro para visitar a Serra Catarinense, faça sua cotação e reserva no RentCars.com,
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em FloripaUrubiciBom Jardim da Serra ou São Joaquim no Booking, parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hotéis na região.

+ SEGURO VIAGEM
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro de viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.

OFERTA DE AGOSTO- Cupom promocional: PAIS
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular nas suas viagens ao exterior com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço neste post do blog e também neste outro post.

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.

Assine o blog por e-mail

Share
Diego M.

Autor e editor do blog Meus Roteiros de Viagem. Empresário, 33 anos, natural de Florianópolis/SC. Viajante nas horas vagas, já visitou mais de 20 países. Graduado em "Administração" e pós-graduado em “Marketing Empresarial”, ambos pela UFSC.

View Comments

  • Olá Diego, tudo bem?

    Amei as dicas!!
    Será que em Dezembro já será possível subir no morro da igreja?

    Gratidão por compartilhar suas experiências!

    Abraço!

    • Oi Kanoon, não sei te informar, mas talvez você consiga descobrir na hora que for pegar a autorização para visitar o Morro da Igreja, conforme descrito no post. Abs!

  • ah, esqueci de comentar, o sitio sete quedas pertence á familia dele: Familia Dircksen! Onde tem as 7 cachoeiras.

  • Tive a oportunidade de visitar o Cindacta II com autorização especial, mas nada de cameras fotograficas e filmadoras, muito legal! Realmente a paisagem é lindissima, sem contar que, quando o tempo está limpo dá para observar o litoral de SC, na época que fui janeiro estava com boa visibilidade.

      • Meu primo é natural de Urubici e tinha conhecidos militares e conseguiu autorização, mas faz tempo isso, mas ficou na memória, afinal não é um lugar comum.

  • Belo post Diego, mas só uma correção, na foto mostrada não é uma raposa, e sim um Graxaim, o famoso "cachorro do mato" como alguns dizem. Vlw

  • Adorei as dicas de toda a serra catarinense! Estou fazendo um apanhado dos posts para utilizar como referência em uma viagem que irei fazer com amigos. Muito bem detalhado, e as fotos são lindas. Parabéns!!

Recent Posts

Um passeio no Centro de Roma: as principais atrações

Alguns dos principais pontos turísticos e monumentos de Roma estão localizados no centro histórico, um…

27 de outubro de 2019

Como é voar na Vueling Airlines: companhia low cost na Europa

A Europa possui diversas companhias aéreas low-cost, ou baixo custo, que conseguem oferecer tarifas a…

24 de outubro de 2019

Novo Aeroporto de Florianópolis: como é o Floripa Airport

Depois de muitos anos de espera, Florianópolis finalmente ganhou um novo aeroporto. No dia 1°…

Trastevere: um passeio no bairro boêmio de Roma

Em Roma há uma área bem interessante que fica próxima ao centro da cidade e…

14 de outubro de 2019

Onde comer em Roma: 7 Dicas de Restaurantes e Gelaterias

Muito além de pontos turísticos e monumentos históricos, Roma se destaca também por sua deliciosa…

9 de outubro de 2019

Hotel econômico e Hostel em Roma: The RomeHello

Na minha viagem a Roma procurei ficar hospedado num hotel levando três fatores principais em…

3 de outubro de 2019