O Parlamento Húngaro em Budapeste e a Basílica de São Estevão

Duas das principais atrações de Budapeste estão localizadas no lado da antiga Peste: o Parlamento Húngaro e a basílica de São Estevão. A região em torno destas atrações possui grandes praças, avenidas largas e prédios centenários. Apesar de ser uma área predominantemente residencial, ali estão alguns dos melhores restaurantes, hotéis e lojas da cidade.

O Parlamento Húngaro

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre Budapeste
Clique aqui para acessar o 
índice com todas as dicas da cidade

Parlamento Húngaro

O Parlamento Húngaro (Országház) abriu suas portas em 1902 e na época era considerado um dos maiores parlamentos do mundo, sendo superado apenas pelo Parlamento Britânico, que foi a principal inspiração para a sua construção. De estilo neo-gótico, é considerado um dos principais símbolos da cidade, juntamente com o Palácio Real.

O edifício está localizado junto à praça Kossuth Lajos. A melhor maneira de vê-lo por inteiro e tirar uma bela foto é a partir da margem oposta do Rio Danúbio. O jeito mais rápido de chegar do outro lado do rio é pegando a linha M2 de metrô na estação Kossuth Lajos tér, que fica ao lado do parlamento, e saltar na estação seguinte, Batthyány tér, que fica em frente ao parlamento, na margem oposta do rio.

Praça Kossuth Lajos

Seus dois lados são simétricos. Há 27 entradas e mais de 700 salas e gabinetes. O edifício ostenta muita riqueza, com dezenas de objetos e detalhes em ouro, pisos e paredes cobertas de mármore, colunas de granito e diversas pinturas e obras de arte. Na entrada principal há dois grandes leões esculpidos, e na escadaria principal há três belos afrescos no teto.

As jóias do coroa – a coroa de São Estevão e o Cetro real – são mantidas no parlamento, devidamente vigiadas por membros da guarda real. Elas são mantidas no salão central, considerado o coração do edifício. Este salão é atualmente utilizado para cerimônias oficiais e um dos principais destaques deste salão é sua grandiosa cúpula. Ela é sustentada por 16 pilares, sendo que em cada pilar há a estátua e um brasão de armas homenageando 16 antigos reis da Hungria. Sua altura é de 96 metros, homenageando o ano de fundação da Hungria (896), e é a mesma altura do domo encontrado na Basília de São Estevão.

Escadaria principal
A cúpula do Parlamento

Conhecer o interior do parlamento húngaro é um passeio muito interessante e imperdível! As visitas duram em torno de uma hora e meia e não podem ser realizadas de maneira individual, apenas em grupos guiados organizados pelo próprio parlamento. Elas ocorrem todos os dias, inclusive sábados e domingos, exceto feriados públicos. Os tours são divididos por idioma e por horário. Os ingressos precisam ser comprados com antecedência, geralmente de manhã cedo, pois só podem ser utilizados no mesmo dia da compra. Eles se esgotam muito rápido, já que o número é limitado e a procura é muito grande. As visitas não acontecem em dias de sessão parlamentar ou dias com visitas oficiais. Os idiomas e seus respectivos horários são:

Inglês – Todos os dias: 10h, 12h e 14h.
Alemão – Segunda a sábado: 11h e 15h. Domingo: 11h.
Francês – Todos os dias: 14h.
Russo – Segunda a sábado: 15h. Domingo: 12:30h.
Hebraico – Todos os dias: 10:30h e 1:30h.
Italiano – Segunda a sábado: 11:30h e 16h. Domingo: 11:30h.
Espanhol – Segunda a sábado: 11:30h e 16h. Domingo: 11:30h.

O tour em inglês é o mais procurado e os ingressos terminam rápido. Apesar de falarmos inglês, optamos por realizar o tour em espanhol pela questão do horário. A guia que nos acompanhou era húngara e funcionária do parlamento. Ela era extremamente simpática e seu espanhol muito fluente e fácil de compreender. Conosco haviam, além de espanhóis, vários portugueses e nenhum brasileiro. Ao longo do percurso visitamos os principais salões do edifício onde diversas histórias interessantes foram contadas e ainda presenciamos uma troca de guarda perante as jóias da coroa.

Os guardas e as jóias da coroa

A bilheteria fica no portão X, localizado junto à praça Kossuth Lajos.  Ela abre abre às 8h, quando uma longa fila já está formada. Por dois dias seguidos tentamos adquirir nossos ingressos para a visita, mas fomos tarde e os ingressos já estavam esgotados. No terceiro dia, as 8h em ponto já estávamos uma longa fila, debaixo de sol forte. O ingresso para cidadãos não-europeus custa 6700 huf (ago/19).

Compre com os parceiros do blog duas opções de visita ao Parlamento:
Excursão Parlamento 1 Hora
Visita guiada por Budapeste + Parlamento

Preste atenção se o idioma e o horário solicitados foram impressos corretamente no seu ingresso. Quando compramos, apesar de termos solicitado o tour em espanhol, nos foi entregue um ingresso para o tour em alemão. Só descobrimos isso na hora de entrar no parlamento. Por sorte, a guia foi muito simpática e nos deixou entrar mesmo assim.

Basílica de São Estevão

Outra atração imperdível da cidade, localizada a poucas quadras do parlamento (1km), é a riquíssima Basílica de São Estevão (Szent Istvan Bazilika), uma das atrações mais fotografadas de Budapeste. Com capacidade para mais de 8 mil pessoas, é a maior e mais importante igreja da Hungria. Seu nome é homenagem ao primeiro rei húngaro, fundador do estado húngaro, que tornou-se santo após sua morte. Sua cúpula atual possui 96m, a mesma altura da cúpula do parlamento, e foi construída após a cúpula original ter cedido devido a sua má construção. Ela é decorada com mosaicos e possui uma plataforma de observação, acessada por elevador e escadas.

Na sua entrada principal há uma inscrição em latim: “EGO SUM VIA VERITAS ET VITA”, que em português significa “”Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Acima da inscrição estão várias estátuas de santos húngaro em homenagem à Virgem Maria e ao menino Jesus. Uma grande estátua de mármore em tamanho natural de São Estevão domina o principal altar da basílica. Em ambos os lados, pinturas do século XIX retratam cenas da vida do santo-rei.

A basílica é repleta de objetos preciosos, muitos deles de prata e ouro. Uma réplica da santa coroa húngara, cuja versão original encontra-se no parlamento, é a peça central de uma pequena coleção de jóias religiosa. Presentes dados para os reis da Hungria também estão em exposição, assim como o antebraço mumificado de São Estevão, que é exibido na Capela Mão Direita Sagrada, perto do altar.

É possível conhecer de graça o interior da basílica, mas para entrar em determinados setores, como a torre e os tesouros da igreja, é necessário pagar. Há também a opção de uma visita guiada, que ocorre de segunda à sexta, das 10h às 15h. Um ingresso deste tour custa 1600 huf para o passeio completo ou 1200 huf para a visita sem acesso à cúpula.

Opções de ingressos antecipados para visitar a Basílica:
Excursão à Basílica de Santo Estêvão com acesso à Torre
Concerto na Basílica de São Estevão

A cúpula da Basílica

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e
ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)

Conheça todos os posts com dicas de Budapeste publicados no blog:

Roteiro de 3 dias em Budapeste

Dicas:
Impressões e dicas gerais de Budapeste
Restaurantes e Compras | Hotel Parlament
Aeroporto de Budapeste e Transfer para o Hotel

Passeios e Atrações:
O Parlamento Húngaro e a Basílica de São Estevão
O Palácio Real, A Igreja Mathias e a região do Castelo de Buda
A Região Central e atrações do lado Peste
As Pontes, As Termas e a Ilha Margarita

Outras dicas do Leste Europeu:
Roteiro de 5 dias em Berlim
Roteiro de 3 dias em Praga
Roteiro de 2 dias em Viena, no blog Preciso Viajar

Veja também dicas de outros destinos europeus aqui no blog:
Lisboa | Roma | Londres | Paris

Em breve: Atenas, Santorini, Mykonos e Zakynthos
Assine o blog pelo formulário no final deste post e receba os novos posts no seu e-mail em primeira mão.

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Budapeste no Booking.com, site parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog uma sugestão de hotel na cidade.

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular na Europa com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog e também neste outro post.

+ INGRESSOS E PASSEIOS
Compre de forma antecipada ingressos, city tour, transfer e passeios guiados para explorar Budapeste.
Clique aqui para ver algumas opções e também neste outro link para ver mais ofertas de tours e atrações.

+ SEGURO VIAGEM OBRIGATÓRIO
Você sabia que para visitar a Europa o seguro viagem é obrigatório?
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo o seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.

OFERTA DE AGOSTO – Cupom promocional: PAIS
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você está pensando em alugar um carro na Europa, faça sua cotação e reserva pela RentCars.com.
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.

Assine o blog por e-mail

Share
Diego M.

Autor e editor do blog Meus Roteiros de Viagem. Empresário, 33 anos, natural de Florianópolis/SC. Viajante nas horas vagas, já visitou mais de 20 países. Graduado em "Administração" e pós-graduado em “Marketing Empresarial”, ambos pela UFSC.

View Comments

  • Tá complicado a definição, uns querem Praga, outros querem Budapeste, mas como será viagem em familia, vamos ver o que decidimos!

    Por enqto só está mesmo decidido Suíça (Zurique e Lucerna - vou de novo) e Austria. O resto ainda falta.. ou sul da Alemanha, ou Praga ou Budapeste.

    Acho q esse teu roteiro ficou bem legal, dá ver bem o principal e com calma, eu odeio fazer as coisas correndo.

    Quando souber, aviso sim, até pq vou voltar aqui pra ler tudo de novo antes da viagem! hehehe

    Obrigda, Bruna =)

  • Diego,

    talvez esse trecho merece uma correção
    "Os ingressos precisam ser comprados com antecedência e só podem ser utilizados no mesmo dia da compra. Não é possível comprar antecipadamente"

    no decorrer do texto da pra entender que temos que comprar la no próprio parlamento, mas ao ler isso antes dessa informação, gera duvida.

    To gostando de Budapeste.. talvez coloque no meu roteiro. Esse parlamento é fora de sério né, lindíssimo!

    • Oi Bruna, obrigado comentário. Fiz uma pequena alteração nessa frase, será que ficou melhor?

      Budapeste foi uma grande surpresa, gostei mais dela do que de Praga. Dois dias completos da pra conhecer o essencial, um dia de cada lado do Rio... mas o ideal mesmo são três dias, ou dois e meio, chegando na cidade pela manhã no primeiro dia.

      Depois me diga se incluiu a cidade no roteiro!

      abs
      Diego

Recent Posts

Um passeio no Centro de Roma: as principais atrações

Alguns dos principais pontos turísticos e monumentos de Roma estão localizados no centro histórico, um…

27 de outubro de 2019

Como é voar na Vueling Airlines: companhia low cost na Europa

A Europa possui diversas companhias aéreas low-cost, ou baixo custo, que conseguem oferecer tarifas a…

24 de outubro de 2019

Novo Aeroporto de Florianópolis: como é o Floripa Airport

Depois de muitos anos de espera, Florianópolis finalmente ganhou um novo aeroporto. No dia 1°…

Trastevere: um passeio no bairro boêmio de Roma

Em Roma há uma área bem interessante que fica próxima ao centro da cidade e…

14 de outubro de 2019

Onde comer em Roma: 7 Dicas de Restaurantes e Gelaterias

Muito além de pontos turísticos e monumentos históricos, Roma se destaca também por sua deliciosa…

9 de outubro de 2019

Hotel econômico e Hostel em Roma: The RomeHello

Na minha viagem a Roma procurei ficar hospedado num hotel levando três fatores principais em…

3 de outubro de 2019