Neste post apresento minha sugestão de roteiro de 5 dias em Berlim, com base nas coisas que eu fiz e que poderia ter feito. Fiquei 5 dias na cidade e não foi o suficiente para conhecer tudo que gostaria… a cidade certamente merece outras visitas. No final da página há uma lista de links com tudo que já foi publicado sobre Berlim no blog e também um mapa com a localização de todas as dicas e o traçado sugerido para cada um dos dias.
Portão de Brandemburgo |
Se você vai viajar para o Leste Europeu, veja também os roteiros de Praga e Budapeste:
– Roteiro de 3 dias em Praga
– Roteiro de 3 dias em Budapeste
– Roteiro de 2 dias em Viena, no blog Preciso Viajar
Procurando hotel em Berlim?
Veja as sugestões do post “Onde ficar em Berlim: dicas de hotéis“.
E você já fez o seu seguro de viagem para visitar Berlim?
A Alemanha faz parte dos países que assinaram o Tratado de Schengen, um acordo que define certas regras para quem quer visitar alguns países da Europa, em que foi estabelecida a obrigatoriedade de um seguro de viagem para turistas.
Em parceria com a SegurosPromo, o blog oferece um desconto na compra do seu seguros de viagem. Ganhe 5% de desconto na sua compra inserindo o código promocional MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento. Você pode pagar o seu seguro em até 12x no cartão, mas se preferir pagar no boleto, ganha na hora mais 5% de desconto.
Precisando fazer câmbio antes da sua viagem internacional?
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas e cartões pré-pagos com a Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que irá te auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.
Caso precise de um transfer de/para o Aeroporto de Berlim, clique aqui para pesquisar os preços e reservar o transporte.
Dia 1
Uma ótima maneira de começar bem o passeio em Berlim é visitando o Reichstag – o edifício do Parlamento Alemão, palco de momentos históricos, que mistura uma arquitetura antiga com a modernidade da sua cúpula de vidro. A visita é gratuita acontece na cúpula e no terraço, através de um audio guia (em português) que fornece várias informações interessantes sobre a cidade.
Para visitá-lo é necessário realizar o agendamento prévio com antecedência pelo site do Parlamento através deste link. , onde você poderá escolher o dia e horário da sua visita, de acordo com a agenda disponível. Caso você chegue ao local sem ter feito uma reserva antecipada, está sujeito a disponibilidade do momento ou então poderá agendar para um outro dia e horário. Veja os detalhes da visita no post ” Berlim – Parlamento Alemão, Alexanderplatz e East Side Gallery”
Saindo do parlamento, seguir pela Ebertstrasse em direção ao Portão de Bradenburgo, passando direto por ele e chegando ao Monumento às vítimas do holocausto, que parece um cemitério, com mais de 2 mil blocos de concreto. É um ótimo local para tirar fotos. Depois, continuando pela Ebertstrasse chega-se à Potsdamer Platz, a praça que atualmente simboliza a modernidade em Berlim, com grandes e belos edíficios, entre eles o completo Sony Center, que possui lojas, restaurantes, cinemas e teatro. Confira mais informações no post “Berlim – Postdamer Platz, Memorial do Holocausto e Portão de Brandenburgo“.
Depois seguir em direção Tiegarten, o principal parque da cidade, onde vale a pena dar uma boa caminhada pela grande area verde até a avenida central, a Strasse des 17 Juni. Chegando nela é possivel avistar o Portão de Bradenburgo. Cruzando o portão, encontra-se a Pariser Platz, sempre repleta de turistas. Mais à frente está a Unter den Linden, uma grande avenida que possui diversas atrações, incluindo o museu de cera Madame Tussauds Berlim.
A 3 quadras dali fica a Gendarmenmarkt, uma das praças mais bonitas da cidade, com suas duas igrejas idênticas, uma em frente à outra. Nessa região há vários restaurantes e lojas de caras, incluindo a filiam alemã da Galeries Lafayette.
Sugestões de passeios guiados para conhecer as principais atrações de Berlim:
Free tour por Berlim. Grátis! (inglês ou espanhol)
Tour privado por Berlim. Você escolhe! (em português)
Visita guiada por Berlim (em espanhol)
Ônibus turístico de Berlim
Cúpula da Postdamer Platz |
Memorial às vítimas do Holocausto |
Portão de Brandemburgo |
Reichstag, o Parlamento Alemão |
Cúpula do Reichstag |
Dia 2
O segundo dia começa na Alexanderplatz, a principal praça do lado oriental da cidade. Ali há uma grande estação de trem/metrô, uma feirinha ao ar livre no centro da praça e o famoso relógio com a hora mundial. Nessa região ainda há uma grande loja de departamentos (Galeria Kaufhof) e o centro de compras Alexa Shopping. (veja mais dicas de compras no post “Dicas de Compras em Berlim: lojas de departamento, outlets e shoppings“).
Bem próximo à praça encontrasse a Torre de TV Berliner Fernsehturm, outra atração que vale muito a pena visitar, pois a vista que se tem do alto da torre é muito bonita. Na torre também é bom chegar cedo pois costuma ter uma espera longa. Em frente à torre encontra-se uma grande praça onde encontram-se, entre outras atrações, a igreja Marienkirche, a Fonte de Netuno (Neptunbrunnen) e o prédio da prefeitura de Berlim (Berliner Rathaus).
Seguindo em direção ao rio Spree, ao lado direito há um grande complexo chamado Dom Aquarée, que possui um grande hotel, várias lojas e restaurantes, além do Aquadom & SEA LIFE Berlin, um grande aquário em formato cilíndrico. Este complexo é um ótimo lugar para almoçar/jantar.
Anexo ao Dom Aquarée encontra-se o DDR Museum, bem às margens do Rio Spree, quase embaixo da ponte. Após visitar o museu, uma boa dica é fazer um passeio de barco pelo Rio. O que fiz tinha um símbolo de uma estrela, ficava no mesmo lado da margem do rio que o museu, mas do outro lado da ponte, cruzando a avenida.
Depois do passeio, se ainda sobrar tempo dá para visitar a Berliner Dom, a Catedral de Berlim, que ja fica dentro da ilha dos museus. Ela fica bem em frente ao DDR Museum, é muito facil de ser identificada por causa da sua imponência e de suas quatro torres.
Compre de forma antecipada ingressos para as atrações de Berlim:
Berlin WelcomeCard – cartão de descontos
Ingresso da Torre TV sem filas
Jantar no restaurante de luxo da Torre TV
Ingresso do AquaDom & SEA LIFE Berlin®
Alexanderplatz |
Torre de TV |
Berliner Dom |
Dia 3
O terceiro dia é dedicado aos museus. Ele começa na Ilha dos Museus, área que é considerada patrimônio cultural mundial pela UNESCO e que abriga 5 grandes museus. Todos eles são pagos e é possivel comprar um ticket que inclui a entrada de todos, com desconto. Os museus fecham às 18h, mesmo no verão, então é bom começar a jornada bem cedo para conseguir visitar todos.
O mais conhecido e visitado é o Pergamonmuseum, que possui em seu interior um grande templo da Grécia Antiga. O Neues Museum também é muito famoso por abrigar o busto da rainha Nefertiti, esposa de um faraó egípcio. Os outros museus da ilha são o Bode-Museum, o Altes Museum e a Alte Nationalgalerie.
Clique aqui para comprar um ingresso de acesso a todos os museus da ilha.
Outros museus que ficam na região e podem ser acessados facilmente são o Museu de História Alemã (Deutsches Historisches Museum) e o Museu de História Natural (Museum für Naturkunde). Encontre mais informações sobre a ilha no post “Berlim – A catedral Berliner Dom e a Ilha dos Museus“.
Alter Museum |
Pergamonmuseum |
O altar de Pergamon |
Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp
Dia 4
O quarto dia gira em torno do Muro de Berlim. O passeio pode começar no Checkpoint Charlie, antigo posto militar na divisa entre Alemanha Oriental e Ocidental durante a guerra fria e que hoje é um dos locais mais visitados na cidade. Ali está o Checkpoint Charlie Museum que conta toda a história do muro de Berlim, incluindo as centenas de maneiras diferentes que as pessoas inventavam para tentar cruzar o muro.
Em frente ao posto militar há um traçado no chão, que indicava a exata localização do muro de Berlim. Seguindo este traçado, pela Zimmerstrasse, chega-se à exposição Topografia do Terror (Topographie des Terrors) que retrata os momentos de terror vividos em Berlim na época de Hitler. Ali há um grande pedaço do muro que ainda está de pé, mas muito danificado. Veja mais fotos e detalhes no post “Berlim – Checkpoint Charlie, Topografia do Terror e a Torre de TV“.
Nessa região ainda é possível visitar o Museu de Tecnologia (Deutsches Technikmuseum Berlin) e o Museu Judeu (Jüdisches Museum Berlin). Eles ficam próximos, a poucas quadras em uma rápida caminhada.
Após visitar os museus e toda area em torno de Checkpoint Charlie, a sugestão é pegar um metrô, linha U1, e saltar na estação Warschauer Straße, uma das mais antigas da cidade e que era um importante ponto de transição entre as duas Alemanhas. Logo em frente à estação começa a East-Side-Gallery, uma exposição ao ar livre com mais de 100 obras pintadas sobre um longo pedaço do muro de Berlim com extensão de 1,3 km, às margens do Rio Spree. A exposição termina bem próxima a uma grande estação de trem/metrô, Ostbahnhof, da qual se pode acessar rapidamente qualquer parte da cidade. Mais informações sobre a galeria no final do post “Berlim – Parlamento Alemão, Alexanderplatz e East Side Gallery“.
Garanta de forma antecipada passeios para o seu roteiro em Berlim:
Tour da cerveja por Berlim
Tour alternativo por Berlim
Barco turístico de Berlim
Passeio de Barco de Duas Horas e Meia no Rio Spree
Excursão a Pé Terceiro Reich e Guerra Fria
Excursão a Pé pelo Memorial de Sachsenhausen
Checkpoint Charlie |
O Muro de Berlim na Topografia do Terror |
O início da East Side Gallery |
Dia 5
O quinto e último dia é mais calmo e pode ser dedicado em parte às compras. O passeio começa no Zoológico (Zoologischer Garten), que é um dos mais variados da Europa. Bem próximo ao zoo encontra-se a Kaiser-Wilhelm-Gedächtnis-Kirche, igreja que é um dos principais símbolos de Berlim e sofreu com diversos bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial.
A igreja fica bem no início da Kurfürstendamm, a principal rua de compras da cidade, onde se encontram as principais lojas de departamento e de grife, além de shoppings, restaurantes e hotéis. Nessa rua também está localizado o Museu The Story of Berlin.
Voltando ao inídio da avenida, em direção à estação Wittenbergplatz de metrô, encontra-se a KaDeWe, a maior loja de departamentos da Alemanha. São 7 andares de loja onde é possível encontrar de tudo, desde roupas e acessórios, a cosméticos, eletrônicos, livros, móveis e comida. No último andar há um ótimo restaurante a quilo chamado Le Buffet, com uma enorme variedade comidas. Outra loja que vale a pena visitar e que fica bem próxima é a Peek & Cloppenburg, que sempre possui roupas boas em promoção.
Neste dia ainda é possivel acrescentar uma visita ao mercado de frutas e flores da região, o Winterfeldtmarkt, ou então o Estádio Olímpico (Olympiastadion), que fica a 4 estações da estação Zoológico.
Sugestões de passeios guiados nos arredores de Berlim para complementar o seu roteiro:
Excursão ao Campo de Concentração de Sachsenhausen
Excursão a Potsdam
Mais opções de atividades e passeios em Berlim neste link e também neste outro link.
Kaiser-Wilhelm-Gedächtnis-Kirche |
Esse roteiro pode facilmente ser reduzido a 4 ou 3 dias… eliminando algumas atrações que podem não ser tão essenciais. Abaixo segue um mapa que eu fiz no Google para indicar a localização de cada um dos pontos citados nesse roteiro e ainda um possível trajeto a se fazer em cada um dos dias.
Visualizar Sugestão de roteiro em Berlim em um mapa maior
Para finalizar o roteiro, confira todos os posts publicados sobre Berlim…
Onde ficar em Berlim: dicas de hotéis
Dicas de Restaurantes em Berlim
Dicas de Compras em Berlim: lojas de departamento, outlets e shoppings
Dica de Hotel em Berlim – Holiday Inn Express Berlin City Centre West
Berlim – Postdamer Platz, Memorial do Holocausto e Portão de Brandenburgo
Berlim – Parlamento Alemão, Alexanderplatz e East Side Gallery
Berlim – A catedral Berliner Dom e a Ilha dos Museus
Berlim – Checkpoint Charlie, Topografia do Terror e a Torre de TV
Onde lavar roupas em Berlim: Lavanderia Eco-Express Waschsalons
Berghain / Panorama Bar – a melhor balada de Berlim
Berlin Welcome Card: o cartão de descontos de Berlim
O Aeroporto de Berlim-Tegel
Veja também:
Roteiro de 3 dias em Praga
Roteiro de 3 dias em Budapeste
Roteiro de 2 dias em Viena, no blog Preciso Viajar
⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐
+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.
+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular na Europa com os planos da Easysim4u.
Ganhe frete grátis ao inserir o cupom RBBVGRATIS, válido para o frete normal.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog.
+ SEGURO VIAGEM OBRIGATÓRIO
Você sabia que para visitar a Europa o seguro viagem é obrigatório?
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo o seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
Ganhe 5% de desconto inserindo o cupom MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento.
Pague no cartão em até 12x ou ganhe mais 5% de desconto se optar pelo boleto
+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Berlim no Booking.com, parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hospedagem na cidade.
+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro na Alemanha, faça sua cotação e reserva no portal RentCars,
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe desconto no boleto.
⇒ REDES SOCIAIS ⇐
+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem
+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem.
Muito obrigado pelo roteiro. Está muito bom, feito na sequência das visitas por proximidade. Estou indo agora em 2019. Saberia de algo a acrescentar?
Oi Joel, obrigado. Todas as dicas que consigo te fornecer estão neste roteiro. Boa viagem, um abraço!
Oi Joaquim, obrigado pelo comentário. Boa viagem!
Até agora um dos melhores roteiros que eu li de Berlim. Estou querendo ir na semana que antecede o Natal, ouvi falar que existem várias ferinhas em clima natalino. Se puder me passar algumas dicas agradeço.
Oi Andressa, muito obrigado. Vou ficar te devendo as dicas de feirinhas natalinas, pois não estive lá nessa época. Boa viagem!
Caro Diego.
Pela quantidade de comentarios vc é the best.
Estamos em Berlim Set/2014.
Fizemos 98% dos seus 5 dias
Excelente dicas
Contnue assim. Na minha proxima viagem(?) vou consulta-lo com certeza.
Abraços
Muito obrigado pelo comentário, grande abraço!
Diego, seu trabalho é impecável!
Estou copiando o roteiro na íntegra para tentar aproveitar ao máximo. Uma pena eu ter apenas três dias inteiros na cidade!!
Valeu pelas dicas!!
Oi Polliana, muito obrigado pelo comentário, um abraço!
Olá,
parabens pelo blog, gostaria de uma dica.
Dá para comprar trem de Berlim para MUnique de um dia para outro?
Vou em outubro /14.
Grato
Oi Alberto, obrigado pela msg. Não cheguei a andar de trem entre cidades da Alemanha, mas acredito que você consiga comprar de um dia para o outro sim. Abs!
Parabéns pelo site. estou indo pra Europa pela primeira vez, e seus posts estão ajudando demais. Ficarei apenas dois dias em Berlim…ficaria mais se tivesse lido antes seu post! Mas já tá dando pra montar um roteiro bem legal.
Como vc, também tenho um blog sobre viagens que faço, e locais sugeridos por amigos
Dá uma visitada lá e faça uma critica sobre meus posts e do blog.
proximarota.blogspot.com.br/
Parabéns pelo site e pelos posts.
Oi Roberto, obrigado pelo recado. Boa viagem!
Diego,
Gostaria de agradecer o seu roteiro de Berlin, pois aproveitei bastante, durante a estadia de 7 dias de Janeiro/13.
É uma cidade sensacional.
Oi Mauricio, obrigado por retornar aqui para deixar seu recado. Um abraço!!!
Mauricio, tudo bem? Você sentiu que dá pra conhecer bem a cidade em Janeiro?
Tenho medo de ser um frio que as pessoas não saem na rua.
SENSACIONAL! Obrigada pelas dicas!
Fala Diego gostei do roteiro, mas infelizmente não terei tanto tempo em Berlim! O que você eliminaria para fazer em três dias?
Oi Rafael, você pode fazer os 3 primeiros dias do roteiro, colocando o Checkpoint Charlie/Topografia do Terror no final do dia 1 e a East Side Gallery no final do dia 3. Um abraço!
Olá Diego , estou pensando em ir pra berlim agora em maio e gostei muito das suas dicas. Gostaria de saber se vc chegou a pegar taxi em algum momento e se lá é muito caro como muitos estão me falando? Grande abraço
Oi Adriano. Eu peguei taxi do aeroporto ao hotel e também uma noite para voltar de uma balada para o hotel, mas realmente não lembro quanto custou. Acho que não é tão caro assim não. Um abraço!
Foi o melhor blog com dicas! Já fiz algumas viagens e sempre com dicas de blogueiros, pois evitamos as roubadas das “revistas especializadas”. Está tudo muito bom e detalhado. E fui atrás de Berlim e vi que tinha dicas de Budapeste e Praga. Vou caçar agora Viena e Dresde. Parabéns pelo zelo.
Oi Eliane, muito obrigado pela sua mensagem. Um abraço!
Estou querendo visitar Berlim e gostaria de saber
quando este roteiro foi planejado e se ainda devo considerá-lo
atualizado pois penso em segui-lo.
Quanto as visitas, gostaria de saber se os guias que falam português
não ‘matariam” vários lugares sugeridos em um só dia.
Oi Ana, meu roteiro foi feito em 2010 mas pode tranquilamente ser seguido, pois todas as atrações continuam lá. Não tenho contato de guias em português na Alemanha. Um abraço e boa viagem!
Excelente o post. parabéns. Pena que não conhecia o blog ainda antes de minha ida a Berlim em 2011. Com certeza, teria aproveitado mais. Um grande exemplo disso é a visita ao Parlamento. Não sabia que tinha que agendar e fui até lá no meu último dia na cidade. Quando cheguei, não tinha mais agendamento para o dia e fiquei sem conhecer o Reichstag. Mas, tudo bem, fica para a próxima viagem.
Abração.
Oi Wesley, obrigado pela mensagem. Um abraço!
Diego,
Estamos indo a Berlim agora em fevereiro/13, de tudo que vi na internet o seu blog me parece o mais completo. Parabéns pela iniciativa e na volta envio meus comentários.
Grande abraço,
Ronaldo
Obrigado pela mensagem, Ronaldo. Faça uma ótima viagem! Aguardo seu comentário na volta. Um abraço
Gostaria de agradecer pelos excelentes posts, fui pra Berlim em dezembro de 2012, e esse blog muito me inspirou e me ajudou, segui muita coisa postada aqui, e a minha viagem foi excelente.
Oi Helô, obrigado pela mensagem, que bom que gostou. Grande abraço! 🙂
Muito bom o roteiro montado. Vou adaptar para 4 dias para conseguir ir a Potsdam. Você pode mandar o post por e-mail para mim?
Obrigado,
Guilherme
Oi Guilherme, obrigado pelo comentário. Vou te enviar o post por email. Abs, Diego.
Boa tarde Diego, como vai eu gostaria que voce me desse dicas da Alemanhã vou para la pela primeira vez e estou nervosa porque não conheco e meu ingês é fraco gostaria que me envia-se mapas da cidade muito obrigada, espero noticias tuas.
Eu Rosa, eu só consigo te dar dica de Berlim, que por enquanto é a única cidade que eu conheço da Alemanha. O mapa e as dicas estão nesta mesma página que você já comentou. Pesquisando no Google você encontra mapas para outras cidades, além de mais dicas sobre Berlim. Vá sem medo e aproveite sua viagem. Um abraço!
Adorei seu roteiro!! Vou compartilhar… Espero que não se importe.. 😉
Obrigado por compartilhar, já curti lá. Abraço!
Diego, cheguei de Berlim ha uma semana e imprimi este post com as dicas dos 5 dias e fui adaptando ao que tive vontade de fazer lá! obrigada! vou referenciar seu post no meu blog assim que escrever sobre a viagem! beijos
Oi Melissa, que bom que gostou. Qual é o seu blog?
Abraço, Diego.
Oi Diego,
Muito bom o seu blog, estou pegando todas as dicas de Berlim. Você por acaso foi a Postdam? Sabe se vale a pena a visita? Estava pensando em passar um dia lá. Vou ficar 4 dias em Berlim.
Obrigada!
Mariana
Oi Mariana!
Acabei não visitando Postdam por falta de tempo. Fiquei 5 dias em Berlim e ainda faltou conhecer muitas coisas. Há tantas atrações interessantes na capital que se eu fosse você deixaria a ida a Postdam para uma próxima oportunidade.
Abraço,
Diego
Oi Diego, realmente seus roteiros estao barbaros. Eu estou organizando uma viagem e como nao dominamos muito ingles, entrei em contato com guias que falassem portugues nas cidades que iremos visitar ( Budapeste, Viena, Praga e Berlim). Mas agora encontrei sue post estou achando que posso ate me arriscar sem guia. O que achas posse me arriscar? Obrigado Silvania
Oi Silvania!! Obrigado pelo comentário.
Se você ver o comentário acima, a nossa colega Adriane disse que imprimiu os meus roteiros e usou como guia na viagem. Minhas dicas podem não ser as mais completas, pois muitas atrações interessantes ainda ficaram de fora, mas tentei fazer uma síntese de tudo que eu conheci e que vale a pena ver em cada cidade.
Depois me envie um email contando como foi sua viagem.
Um abraço,
Diego
Diego,
Pudemos constatar na prática que os roteiros e dicas de seu blog são IMPECÁVEIS! Em outubro/2011 eu e meu marido fomos para Berlim, Praga e Budapeste, sendo que ficamos 03 dias em cada lugar. Imprimi e levei conosco seus roteiros que foram VALIOSISSIMOS! Dispensamos o uso de outros guias e seguimos à risca suas dicas. Nosso período em cada cidade foi mais mais escasso que o seu, mas com suas coordenadas pudemor otimizar nosso tempo e priorizar os lugares de nosso maior interesse. Terminamos a viagem com aquela sensação plena de ter explorado o melhor de cada cidade! Seus roteiros nos levaram com facilidade e segurança à lugares maravilhosos, comidas deliciosas e paisagens inesquecíveis!
Quando seguimos para Bratislava e Cracóvia sentimos muita falta de suas dicas, parecia que estava faltando um amigo!
Só temos que te agradecer por publicar esse material tão rico e detalhado, muito mais preciso que qualquer outro guia pago. Recomendo aos leitores de seu blog que visitem essas 03 belíssimas cidades e que sigam todas as suas dicas!
Galera, utilizem sem medo os roteiros do Diego, pois com eles vocês vão explorar com facilidade o melhor de cada cidade!
Muito obrigada!
Um grande abraço!
Adriane
Oi Adriane,
Fiquei muito feliz com o seu comentário. Agradeço pelas palavras que me motivam ainda mais a continuar escrevendo dicas aqui no Blog.
Grande abraço,
Diego
Site impecável! Meus parabéns pelo texto, fotos e detalhes. Estou indo para Europa pela primeira vez em fevereiro e visitarei Londres, Praga e Berlim. Estou atento às suas dicas e as usarei com toda certeza!Obrigado
Obrigado pela mensagem Jon! As 3 cidades estão no blog, mas se precisar de alguma outra dica é só mandar um email. Abs!
Oi Fabiola, sem dúvida seu blog também vai ajudar as pessoas que estão planejando uma viagem. Vou passar lá para visitar. Um abraço!
Obrigada por compartilhar suas experiências e dicas de viagens. Estou indo passar férias na Europa e vou ficar 3 dias em Berlim. Seu blog está me ajudando bastante para montar meu roteiro. Tb fiz um blog pra servir de diário de bordo… a ideia inicial foi pra dividir os momentos com os amigos, mas vejo que pode servir também pra ajudar a quem está planejando uma viagem. Durante a viagem, vou contando se foi possível cumprir com o planejado 🙂
Grande abraço!!!
Oi Airton, que bom que gostou. Não visitei Postdam, então fica difícil eu te dar dicas de lá. Em Berlim você pode acrescentar uma visita ao antigo aeroporto Tempelhof, que virou um grande parque urbano. Vi numa reportagem na Globo e achei bem interessante, da pra caminhar pelas pistas de pouso e até fazer um tour no interior do terminal desativado. Se você for lá depois me conte como foi, um abraço!
Muito bom o roteiro e o mapa, vou em novembro e utilizarei as dicas com certeza, como ficarei 7 dias vou visitar outras cidades como Potsdam,que é proxima,mais alguma dica? []s
Oi Adriane, que legal que você vai utilizar o meu blog no lugar de um guia, essa é a intenção. Espero que dê tudo certo. Depois me manda um email ou uma msg no twitter contando. Abraço!
Pode deixar! Quando eu voltar direi como foi checar todas suas coordenadas pessoalmente! Até dispensei a compra de guias, vou me virar com suas dicas!
Um abraço!
Adriane
Oi Adriane! Obrigado pela mensagem. Que bom que você curtiu minhas dicas. Quando voltar de viagem deixe um recado dizendo como foi. Um abraço!
Diego,
Puxa, não tenho nem o que falar! O seu Blog está IMPECÁVEL!! Um verdadeiro guia de viagem, com fotos, mapas e ótimas dicas! Vamos à Berlim, Praga e Budapeste em outubro e estou devorando cada detalhe do seu Blog. Parabéns pelo excelente trabalho e obrigada por compartilhar sua experiência com tanto capricho!
Adriane
Não fui no museu de cera de Berlim, mas ja fui no de Londres e de Amsterdam e posso dizer que é bem divertido. Se você nunca visitou nenhum, vale a pena.
Ei, pelo post, mas relate como foi o musei de cera. Vejo tão poucos comentários na net que estou em dúvida se de mesmo visita-lo/