Alguns dos principais pontos turísticos e monumentos de Roma estão localizados no centro histórico, um local que pode ser explorado a pé em poucas horas e que certamente é um dos locais mais agradáveis da cidade para passear. Neste post vou mostrar como foi meu passeio pela área, com uma sugestão de itinerário passando por todas as atrações que considero essenciais numa visita ao centro da capital italiana.

Centro de Roma
Centro de Roma

Este artigo faz parte de uma série de dicas sobre Roma.
Acompanhe nas próximas semanas os novos artigos com várias dicas da capital italiana.
Assine o blog através do formulário no final desta página para receber as dicas no seu e-mail em primeira mão.

Veja também:
Hotel econômico e Hostel em Roma: The RomeHello
Trastevere: um passeio no bairro boêmio de Roma
O Metrô de Roma e outros meios de Transporte Público
Como ir do Aeroporto de Roma ao Centro: Trem, Transfer e Taxi
Chip de Celular na Europa: Itália, Grécia e outros países

O bom de caminhar pelo centro de Roma é que você consegue conhecer muitas atrações da cidade de forma gratuita, pois boa parte delas são edifícios históricos, igrejas, monumentos ou grandes praças. Em meio a tudo isso ainda há uma grande ofertas de restaurantes, cafés, gelaterias e lojas para complementar o seu passeio.

Um mapa do centro da cidade, seja impresso ou em aplicativos de celular, pode te ajudar a encontrar os pontos turísticos com mais facilidade, mas permita-se sair da rota e andar sem rumo em alguns momentos, para descobrir ruas desertas encantadoras e encontrar várias surpresas pelo caminho. No final desta página eu inseri um mapa indicando a localização de todas as atrações que serão mostradas aqui no post.

Centro de Roma
Centro de Roma

Meu passeio no centro de Roma teve cerca de sete horas de duração, contando com uma parada para o almoço e várias outras paradas pelo caminho. Eu comecei próximo do meio-dia e só terminei perto do anoitecer. Alguns locais eu deixei para visitar em outro dia, após a minha visita ao Vaticano, como explicarei adiante.

Para começar minha caminhada pela área eu peguei o metrô, que tinha uma estação próxima ao meu hotel, e fui até a estação Flaminio, que fica próxima à Piazza del Popolo. Você não precisa necessariamente pegar o metrô para iniciar o seu passeio. A ordem das atrações a visitar depende muito do seu ponto de partida.

Estas foram as atrações visitadas no meu roteiro pelo centro de Roma:

Piazza del Popolo
Terraza del Pincio (mirante)
Via del Corso (com parada para almoço)
Piazza di Spagna
Fontana di Trevi
Panteão
Piazza Venezia
Monumento a Vittorio Emanuele II
Piazza del Campidolgio
Teatro Marcello

Outros pontos do centro de Roma eu deixei para visitar num outro dia, após a minha visita ao Vaticano, mas você também pode incluí-los neste roteiro, pois ficam próximos ao Panteão. Neste outro dia, ao sair da Praça São Pedro, no Vaticano, andei até o Castelo Sant’Angello, cruzei a Ponte Sant’Angello e caminhei pela “Via dei Coronari” até chegar na Piazza Navona, seguindo depois até o Campo dei Fiori.

Piazza del Popolo - Roma
Piazza del Popolo

OFERTA BLACK NOVEMBER!
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Você já adquiriu um seguro viagem obrigatório para visitar a Europa?
Ganhe
até 20% de desconto com o cupom promocional: BLACK
Insira o cupom BLACK no campo indicado da tela de pagamento.
Pague em até 12x no cartão. Clique aqui para pesquisar os planos.
(uso do cupom válido até 21/11/19 para viagens em qualquer data)

Principais atrações do Centro de Roma

PIAZZA DEL POPOLO

Meu passeio pelo centro histórico de Roma começou pela Piazza del Popolo e para chegar até lá eu peguei o metrô até a Estação Flaminio. Ao sair da estação entrei na praça passando por este grande portal da imagem acima. Começar a caminhada por este local acabou sendo simbólico, pois ele era a porta de entrada da cidade nos tempos do Império.

Esta praça, cujo nome em português significa “Praça do Povo”, é bem grande e possui um obelisco egípcio de 24 metros em seu centro, que está lá desde 1589. Entre as atrações da praça estão as igrejas gêmeas Santa Maria in Montesanto e Santa Maria dei Miracoli.

Piazza del Popolo - Roma
Piazza del Popolo

TERRAZA DEL PINCIO

À esquerda da praça (se você estiver olhando de frente para as igrejas gêmeas) fica o mirante Terraza del Pincio. Para chegar até ele é preciso subir alguns lances de escadas, um esforço que compensa pelo visual que se tem lá de cima.

Terraza del Pincio - Roma
Terraza del Pincio

O terraço oferece uma excelente vista panorâmica da região central de Roma, com destaque para a Piazza del Popolo, que tem como cenário de fundo a cúpula do Vaticano.

Piazza del Popolo vista do Terraza del Pincio - Roma
Piazza del Popolo vista do Terraza del Pincio

O Terraza del Pincio faz parte do parque Villa Borghese, uma grande área verde próxima ao centro de Roma, com muitas fontes, estátuas, um pequeno lago e atrações que incluem até um zoológico e o museu Galeria Borghese. Recomendo a visita a este parque apenas se você estiver com muito tempo de sobra em outros dias do seu roteiro pela cidade.

Parque Villa Borghese - Roma
Parque Villa Borghese

VIA DEL CORSO

Após visitar a praça e o mirante, continuei meu passeio caminhando pela Via del Corso, uma importante e extensa rua de compras que cruza quase todo o centro de Roma. Nela há várias lojas de grifes locais e internacionais, além de muitos restaurantes, gelaterias e cafés.

Meu almoço foi numa das ruas penpenciulares à Via del Corso, a Via della Fontanella, onde encontrei por acaso o Brillo Restaurant. Mais informações sobre este restaurante e sobre outras opções de alimentação no centro de Roma você encontra no post “Onde comer em Roma: 7 dicas de Restaurantes e Gelaterias“.

Via del Corso - Roma
Via del Corso

No centro de Roma há dezenas de igrejas e você certamente vai querer entrar em muitas delas durante o passeio. Na minha caminhada pela Via del Corso eu acabei entrando na Chiesa di Gesu e Maria e me surpreendi com a beleza e a riqueza de detalhes do interior da igreja.

Chiesa di Gesu e Maria - Roma
Chiesa di Gesu e Maria

Compre de forma antecipada ingressos, passeios guiados, city tour, transfer de aeroporto e outras atividades em Roma, além de excursões a cidades próximas
Clique aqui e também neste outro link para ver todas as opções

PIAZZA DI SPAGNA

Um pouco mais adiante eu virei à esquerda na Via delle Carrozze, a rua da foto inicial deste post, repleta de grifes famosas. Ela da acesso a um dos pontos turísticos mais visitados do centro de Roma, a Piazza di Spagna.

Esta praça, que em português é chamada de Praça da Espanha, é famosa principalmente pela sua bela escadaria, que foi construída no século XVIII para ligar a praça à Igreja Trinità dei Monti, que fica lá no alto.

Até pouco tempo atrás uma multidão se aglomerava nas escadas, o que atrapalhava a passagem de pessoas e causava uma cerca poluição visual neste cartão-postal. Mas agora é proibido sentar-se nas escadarias na Piazza di Spagna e as multas podem ser pesadas para quem desobedecer a esta ordem. No local há alguns policiais que ficam o tempo todo apitando e dando bronca nas pessoas que resolvem sentar nos degraus.

Piazza di Spagna - Roma
Piazza di Spagna

Se você encarar a subida até o alto das escadarias, terá esta vista na entrada da igreja…

Piazza di Spagna - Roma
Piazza di Spagna

FONTANA DI TREVI

Em seguida visitei outra atração muito concorrida em Roma, a famosa Fontana di Trevi, uma fonte imponente com 20 metros de largura e 26 metros de de altura que merecia estar numa praça mais espaçosa para dar conta da grande quantidade de pessoas que se aglomeram para apreciá-la.

Faz parte da visita jogar uma moeda na Fontana di Trevi, uma tradição que começou a partir do filme “A Fonte dos Desejos”, de 1954. Ao jogar uma moeda, significa que você irá retornar a Roma. Duas moedas indicam que você irá se apaixonar por um italiano ou italiana. E se jogar três moedas, você irá se casar com o amor da sua vida. Para a tradição “dar certo”, a moeda precisa ser jogada com a mão direita sobre o ombro esquerdo!

Fontana di Trevi - Roma
Fontana di Trevi

Tenha internet 4G em seu celular na Europa com o chip da Easysim4u.
Use o cupom MEUSROTEIROS10 e ganhe 10% de desconto.
Veja mais detalhes do serviço 
nest post do blog.

PANTEÃO

Depois de jogar minha moeda na fonte, o passeio pelo centro de Roma continuou no Panteão, que na minha opinião é uma das construções mais imponentes e bonitas da cidade. Inicialmente um templo, ele também já foi uma igreja e hoje é um dos monumentos mais bem preservados da Roma antiga, local onde ainda acontecem missas, celebrações e até casamentos.

O edifício do Panteão foi construído no ano 126 d.C. e sua fachada frontal possui 16 colunas de granito com 14 metros de altura. Seu interior circular tem 43,40 metros de diâmetro e sua cúpula possui uma abertura de 9 metros a céu aberto, que permite a entrada de luz natural e circulação de ar.

Clique aqui para reservar um passeio guiado em português, com 3h de duração, para conhecer todos os detalhes deste magnífico monumento.

Panteão - Roma
Panteão
Panteão - Roma
Panteão
Cúpula do Panteão - Roma
Cúpula do Panteão

PIAZZA VENEZIA

Depois de visitar o Panteão, eu poderia ter visitado a Piazza Navona que fica bem próxima a ele. Mas deixei para visitá-la no dia seguinte, depois da minha visita ao Vaticano. Eu optei por continuar meu passeio no centro de Roma caminhando até a Piazza Venezia.

Piazza Venezia - Roma
Piazza Venezia

Você já reservou seu hotel em Roma?
Clique aqui para ver uma opção de hotel econômico na cidade

MONUMENTO A VITTORIO EMANUELE II

Nesta praça fica outra atração grandiosa e fascinante de Roma, o Monumento a Vittorio Emanuele II, também conhecido como Vittoriano ou Altare della Patria. A construção é gigantesca e chama muita atenção, com sua fachada em mármore branco repleta de grandes estátuas.

O monumento foi inaugurado em 1991 em homenagem ao primeiro rei da Itália depois da unificação, Vittorio Emanuele II. Em seu interior há um museu, o Museu Central do Ressurgimento, mas que não é tão interessante para ser visitado, por isso pode ser dispensado.

O acesso às escadarias do monumento é gratuito e delas é possível ter uma vista panorâmica da Piazza Venezia e de outras áreas do centro de Roma.

Monumento a Vittorio Emanuele II - Roma1
Monumento a Vittorio Emanuele II

No topo do Monumento a Vittorio Emanuele II há um outro mirante, cujo acesso é pago e custa 10 euros (set/19). Para subir ao topo há um elevador panorâmico atrás do monumento, local onde também fica a bilheteria do mirante. Para chegar até lá, basta subir as escadarias e contornar o edifício pelo lado esquerdo.

Elevador do mirante do Monumento - Roma
Elevador do mirante do Monumento

A vista lá do alto do monumento é impressionante. Você consegue ver a região central de Roma por inteiro, 360 graus. No mirante há algumas placas de sinalização com fotos que indicam a localização dos principais edifícios e monumentos da cidade.

Centro de Roma
Centro de Roma

Do alto do mirante você também consegue ver o Forum Romano e toda a imponência do Coliseu.

Coliseu - Roma
Coliseu

PIAZZA DEL CAMPIDOGLIO

Saindo do monumento, segui pela rua à sua direita e fui até uma outra escadaria para conhecer a Piazza del Campidoglio, ou Praça do Capitólio, a primeira praça moderna criada em Roma.

Nesta praça ficam os Museus Capitolinos, que eu não cheguei a visitar. Entre as atrações dos museus está a famosa Estátua da Loba Capitolina amamentando os irmãos Rômulo e Remo, imagem que faz parte de uma importante lenda da história da cidade.

Piazza del Campidoglio - Roma
Piazza del Campidoglio

Ao passar pela praça, segui à direita por esta rua estreita e charmosa para continuar meu passeio.

Piazza del Campidoglio - Roma
Piazza del Campidoglio

Nela eu encontrei um mirante junto à calçada com excelente vista panorâmica para o Forum Romano, local que eu visitei no dia seguinte e cujo acesso faz parte do mesmo ingresso da visita ao Coliseu.

Forum Romano - Roma
Forum Romano

TEATRO MARCELLO

Continuei minha caminhada em direção ao Rio Tibre até chegar ao Teatro Marcello, um antigo teatro romano à ceu aberto, inaugurado no ano 12 a.C., cuja fachada lembra um pouco o Coliseu.

Neste dia o meu passeio pelo centro de Roma terminou por aqui e eu retornei para o meu hotel de ônibus.

Teatro Marcello - Roma
Teatro Marcello

VIA DEI CORONARI

Como expliquei no início deste post, no terceiro dia do meu roteiro de 3 dias em Roma eu visitei mais atrações do centro da cidade, as quais você pode incluir na sua visita à área no mesmo dia das atrações anteriores ou então deixar para conhecê-las da mesma maneira que eu fiz, em outro dia.

Depois de passar a manhã e o início da tarde visitando o Vaticano, passei pelo Castel Sant’Angelo e pela Ponte Sant’Angelo e comecei uma caminhada pelo centro de Roma pela Via dei Coronari, uma das ruas mais charmosas da cidade, um calçadão repleto de edifícios antigos bem conservadas, com várias lojas, restaurantes e muitas plantas pelo caminho.

Este local lembra bastante o bairro Trastevere, que eu conheci no meu seugndo dia em Roma e cujo relato da visita pode ser lido no post “Trastevere: um passeio no bairro boêmio de Roma“.

Via dei Coronari - Roma
Via dei Coronari

PIAZZA NAVONA

Esta rua termina quase na entrada da Piazza Navona, uma das praças mais conhecidas e bonitas de Roma, repleta de restaurantes e artistas de rua. Entre suas atrações há um obelisco na parte central, igrejas, monumentos, além de três belas fontes.

Uma curiosidade: é nesta praça que fica a sede da embaixada brasileira na Itália.

Piazza Navona - Roma
Piazza Navona

CAMPO DEI FIORI

Neste outro dia finalizei meu passeio no Capo dei Fiori, outra praça bem movimentada de Roma, com vários restaurantes e uma grande feirinha de rua com barraquinhas que vendem alimentos, flores, artesanatos e outros produtos.

Campo dei Fiori - Roma
Campo dei Fiori

Para finalizar este post, segue um mapa com a localização de todos as atrações citadas do centro histórico de Roma. Não tracei nenhuma rota neste mapa, pois como falei no início do post, o itinerário vai depender muito do seu ponto de partida e vale a pena se perder um pouco pelas ruas da área para encontrar mais monumentos, edifícios antigos e surpresas pelo caminho.

Sugestões de passeios guiados e tours em Roma:

Transfer de Aeroporto em Roma
Free tour por Roma. Grátis! (em português)
Ônibus turístico de Roma (em português)
Oferta: Vaticano + Coliseu, Fórum e Palatino (em português)
Ingresso Sem Fila Museus Vaticanos e Capela Sistina (com audioguia em português)
Tour pelo Melhor de Roma a pé (em português)
Tour noturno por Roma iluminada (em português)
Excursão Comida de Rua com Guia Local (em inglês)
Excursão a Pompeia e Nápoles (em português)

Mais opções de atividades em Roma neste link e também neste outro link.

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e
ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)

Veja mais dicas de Roma nestes outros posts do blog:

– Roteiro de 3 dias em Roma (em breve)

Hospedagem:
– Onde ficar em Roma: melhores bairros e hotéis (em breve)
Hotel econômico e Hostel em Roma: The RomeHello
Hotel no Aeroporto de Roma: Hilton Rome Airport

Atrações, Passeios e Alimentação:
– Visita ao Coliseu (em breve)
– Visita ao Vaticano (em breve)
– Museus do Vaticano (em breve)
Um passeio no Centro de Roma: as principais atrações
Trastevere: um passeio no bairro boêmio de Roma
Onde comer em Roma: 7 dicas de Restaurantes e Gelaterias

Transporte e Serviços:
O Metrô de Roma e outros meios de Transporte Público
Como ir do Aeroporto de Roma ao Centro: Trem, Transfer e Taxi
Como é voar na Vueling Airlines: companhia low cost na Europa
Chip de Celular na Europa: Itália, Grécia e outros países

Veja também dicas de outros destinos europeus aqui no blog:
Lisboa | Budapeste | Berlim | Praga | Londres | Paris

Em breve: Atenas, Santorini, Mykonos e Zakynthos

Assine o blog pelo formulário no final deste post e receba os novos posts no seu e-mail em primeira mão.

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular na Europa com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog e também neste outro post.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Roma no Booking.com, site parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post uma sugestão de hotel econômico na cidade.

+ INGRESSOS E PASSEIOS
Compre de forma antecipada ingressos, city tour, transfer de aeroporto e passeios guiados para explorar Roma e cidades próximas.
Clique aqui para ver algumas opções e também neste outro link para ver mais ofertas de tours e atrações.

+ SEGURO VIAGEM OBRIGATÓRIO
Você sabia que para visitar a Europa o seguro viagem é obrigatório?
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo o seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.

OFERTA BLACK NOVEMBER – Cupom promocional: BLACK
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom BLACK no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 21/11/19 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você está pensando em alugar um carro na Europa, faça sua cotação e reserva pela RentCars.com.
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe desconto no boleto.

CUPOM PROMOCIONAL: ESQUENTA5OFF
Utilize o cupom ESQUENTA5OFF e ganhe 5% de desconto no seu aluguel de carro. Clique aqui para fazer sua cotação.
(uso do cupom válido até 30/11/19 para retirada do veículo até 31/12/19, somente para reservas com pagamento online)

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.

Assine o blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar o blog e receba novos posts e promoções em primeira mão!