Dubai: O mirante do Burj Khalifa e as Fontes de Dubai

Dubai é a cidade dos mega projetos e um dos mais famosos é o Burj Khalifa, considerado o prédio mais alto do mundo com 828 metros de altura. É uma estrutura imponente e surpreendente, que está inserida num complexo chamado Dubai Downtown, que abriga ainda atrações como o Dubai Mall, o maior shopping do mundo em área total, e a Dubai Fountain, o maior show de águas dançantes do mundo. Leia neste post o relato completo da visita ao mirante localizado no 124º andar do edifício e um vídeo do incrível espetáculo das Fontes de Dubai.

Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre os Emirados Árabes
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas de Dubai e Abu Dhabi

 

Veja também:
Roteiro de 4 dias em Dubai
Onde Ficar em Dubai: Melhores Bairros e Dicas de Hotéis
Como é alugar um carro em Dubai e dirigir nos Emirados Árabes

 

O Burj Khalifa é um dos símbolos de Dubai e representa o desenvolvimento e a modernidade da cidade. É um edifício que se destaca na paisagem e ajuda a servir como ponto de referência, pois é facilmente visto de qualquer parte da cidade, tanto de dia quanto à noite, quando ganha uma iluminação especial. É um empreendimento surreal que deixa qualquer um de queixo caído e que nos faz imaginar como o homem conseguiu construir tamanha estrutura.

Antes de relatar como foi minha visita ao mirante, vale a pena fazer um raio-x do edifício, com detalhes e curiosidades que ajudam a conhecer um pouco mais desta obra de arte da arquitetura. Com 828 metros de altura e mais de 160 andares, o Burj Khalifa além de ser o prédio mais alto do mundo também possui outros títulos, como a maior estrutura livre do mundo, o maior número de andares, o andar ocupado mais alto, o mirante mais alto, o elevador que percorre a maior distância e também o elevador de serviço mais alto do mundo.

A caminho do Burj Khalifa

 

A construção teve início em janeiro de 2004 e chegou a ter mais de 12 mil operários de 100 nacionalidades trabalhando na fase de pico das obras. Em abril de 2008, os trabalhos atingiram o andar 160 e o Burj tornou-se oficialmente o prédio mais alto do mundo. Sua inauguração aconteceu em janeiro de 2010, com uma grande festa.

O edifício abriga 900 apartamentos residenciais, 37 andares de salas comerciais, 160 suítes no hotel Armani, 144 residências com o selo Armani, 3000 vagas de garagem subterrânea, um complexo de esportes e recreação de quatro andares, o restaurante mais alto do mundo (At.mosphere) no 122º andar e o mirante da atração At The Top no 124º andar. Tem ainda 57 elevadores, 8 escadas rolantes e cerca de 26 mil painéis de vidros.

O Burj faz qualquer prédio ao ser redor parecer uma miniatura e quanto mais você se aproxima dele, mais difícil fica de enquadra-lo numa foto. Depois de muitas tentativas frustradas, consegui tirar uma que consegue mostrar toda sua imponência.

Burj Khalifa

 

Desde que foi inaugurado, o Burj Khalifa tornou-se uma das principais atrações turísticas de Dubai. É possível visitar seu mirante localizado no 124° andar através da atração “At The Top – The Burj Khalifa Experience”, uma experiência única e imperdível que permite conhecer detalhes e curiosidades do edifício e proporciona uma excelente vista panorâmica 360 graus de Dubai.

A entrada para a atração encontra-se no piso LG do Dubai Mall, junto à praça de alimentação. No local há uma bilheteria, mas o mais aconselhável é comprar o ingresso com horário marcado antecipadamente pela internet, através do site oficial do Burj, clicando no botão Book Tickets.

Você também pode comprar o ingresso de forma rápida e prática com instruções em português nos links a seguir:
Ingresso do Burj Khalifa (124º e 125º andares)
Ingresso do Burj Khalifa até o 148º andar!

A compra do ingressos pela internet é muito fácil. Basta selecionar o dia da visita, depois o horário desejado, fazer um breve cadastro e inserir as informações do cartão de crédito. Lembrando que como o pagamento será uma transação internacional com o cartão, haverá uma taxa de IOF de 6% sobre o valor do ingresso. Após finalizar o pagamento, basta imprimir o voucher de confirmação da compra para levar no dia da visita.

Na janela de horários, o site apresenta as opções a cada meia hora e indica quais estão disponíveis e quais estão esgotados. Os primeiros horários a esgotarem são sempre os do por do sol. Quanto mais distante da viagem você comprar, maior a chance de conseguir um bom horário. Eu comprei meu ingresso um mês antes de viajar para Dubai e marcar o horário de meia hora antes do por do sol. Descobri o horário exato do por do sol em Dubai através do site Time and Date, mas acabei não tenho muita sorte, pois o dia estava encoberto e com uma visibilidade que me impediu de ver o sol se por.

A atração “At the Top – The Burj Khalifa Experience” tem o seguinte horário de funcionamento: de domingo a quarta-feira, das 9:00h à meia-noite; quinta-feira, das 8:30h à meia-noite; sextas e sábados, das 4:30h à meia-noite.

Bilheteria e entrada da atração “At The Top – The Burj Khalifa Experience”

 

Cheguei ao Dubai Mall meia hora antes do horário agendado e já fui direto para a entrada da atração. O movimento estava grande e naquele dia todos os ingressos já estavam esgotados. Há uma fila especial para quem comprou antecipadamente pela internet. Apresentei o voucher que imprimi, peguei meus ingressos, passei pelo guarda-volumes e entrei na fila do detector de metais e raio-x para bolsas e mochilas, igual a um aeroporto.

Antes de chegar ao elevador que dá acesso ao mirante há um longo caminho a ser percorrido, passando por diversos ambientes com informações e exposições multimídia. No primeiro deles há uma grande maquete do Burj Khalifa e um painel comparando sua altura a outras grandes torres do mundo, como a CN Tower (Toronto-Canadá) que mede 553 metros, a Taipei 101 (Taiwan) com 509 metros, a Petronas Towers (Kuala Lumpur-Indonésia) com 452 metros, entre outras.

Maquete iluminada no início da visita

Torres do mundo e o Burj Khalifa

 

Você já adquiriu um seguro viagem para visitar os Emirados Árabes?
Clique aqui para saber como comprar na SegurosPromo com o cupom de desconto do blog!

 

Em seguida há um grande corredor escuro com um telão de 65 metros que faz uma viagem pelo tempo, apresentando imagens do passado, presente e do futuro de Dubai. Antes de subir a escada rolante que dá acesso ao elevador há uma parada, em que uma simpática moça pede para que você olhe para cima, onde uma espécie de alvo mira através de um teto de vidro exatamente na posição do mirante. Ela diz algo do tipo “Está vendo o centro desta marcação? É para lá que você vai”. Simples e muito inteligente!

Corredor  de 65 metros com telões

Mirando no mirante

 

Há apenas dois elevadores, exclusivos da atração, que ficam se revezando no transporte de visitantes ao mirante. Cada um comporta cerca de 20 pessoas. A fila para entrar no elevador é longa e um pouco cansativa, mas há alguns murais e telas com informações que ajudam a distrair e passar o tempo.

Fila para o elevador

Hall do elevador

 

O elevador é um espetáculo à parte e só faz aumentar a emoção da visita. Ele sobe 124 andares em menos de um minuto e meio, chegando a atingir a impressionante velocidade de 10 metros por segundo! O elevador não balança e você só sente que está subindo por causa da pressão nos ouvidos e porque os números da tela mudam rapidamente. Durante o trajeto há todo um show de luzes, imagens e sons. Como é difícil descrever, fiz uma filmagem do momento em que as portas se fecham ao momento em que elas abrem lá no 124º andar, onde temos o primeiro contato com a vista panorâmica do mirante. Vale a pena assistir…

 

O mirante possui uma área aberta, como se fosse uma grande varanda, e outras parte fechada, de onde podemos ver a vista através das janelas. Na parte aberta o vento é intenso e a partir dela podemos visualizar todo o completo Downtown Dubai, como o Dubai Mall, o lago artificial e os prédios ao seu redor, e também a “parte de trás” da cidade de Dubai, região com poucos prédios e dominada pelo deserto.

Vista aérea do Dubai Mall

Lago do complexo Dubai Downtown

Prédios em construção e o deserto de Dubai

 

Olhando para cima percebemos que ainda há um grande pedaço do Burj Khalifa até o topo.

Topo do Burj Khalifa

 

O final da varanda e a parte coberta do mirante permitem visualizar a “parte da frente” de Dubai, o centro da cidade, os bairros litorâneos e toda a extensão da principal rodovia de Dubai, a Sheikh Zayed Road, cujos prédios parecem minúsculos vistos lá do alto.

Prédios da Sheikh Zayed Road – sentido Norte

Prédios da Sheikh Zayed Road – sentido Sul

 

Alugue um carro em Dubai no portal RentCars.com
Garantia do melhor preço, parcele em até 12x, sem IOF

 

Não tive muita sorte com o tempo, a visibilidade neste dia não estava das melhores e nem consegui ver o por do sol como eu tinha programado. Mas foi possível avistar o famoso hotel Burj Al Arab, a ilha artificial The Palm Jumeirah e também o empreendimento The World, um conjunto de ilhas artificiais cujo formato lembra o mapa do mundo.

Ilhas artificiais The World

 

Depois de curtir o visual é hora de pegar a fila do elevador pra descer. A fila neste dia estava longa e demorou um pouco. A descida do elevador é tão rápida quanto a ida, porém mais simples, sem tantos efeitos. No caminho até a saída da atração ainda há vários murais informativos, maquetes do edifício e fotos de toda a equipe que esteve envolvida no projeto, dos arquitetos aos operários.

Elevador do Burj Khalifa

 

Depois da visita ao mirante fiz um lanche no Dubai Mall e ao sair para a área externa já era noite e pude ver de perto o Burj Khalif com sua iluminação noturna.

Versão noturna do Burj Khalifa

 

Você já reservou seu hotel em Dubai?
Veja as sugestões do blog ou as opções do Booking.com e faça sua reserva!

 

O Burj está inserido num complexo chamado Downtown Dubai, um projeto que além do edifício ainda inclui o Dubai Mall, o maior shopping do mundo em área total, e um lago artificial rodeado de restaurantes e hotéis. É neste lago que ocorre o famoso show das Fontes de Dubai.

Quem quiser ficar hospedado no local tem seis opções de hotéis. O mais famoso deles é o Armani Hotel, localizado no Burj Khalifa, com 160 suítes de luxo, sete restaurantes e um spa para os hóspedes. As diárias no Armani custam a partir de mil reais. (Pesquise as tarifas na data da sua viagem). Os outros hotéis não chegam a ser tão caros e ainda oferecem suítes com vista para o lago e para o Burj: The Address Dubai Mall, The Palace Downtown, Ramada Downtown, Al Manzil e o Radisson Blu.

Pátio do Dubai Mall e o lago artificial do complexo Downtown Dubai

 

Outra atração imperdível em Downtown Dubai é o show das Fontes de Dubai, o maior show de águas dançantes do mundo. É um espetáculo coreografado de cores, imagens e sons, cujos jatos de água chegam a atingir a impressionante altura equivalente a um prédio de 45 andares.

O show acontece todos os dias de meia em meia hora, com início as 18:00h. De domingo a quarta, a última apresentação ocorre as 22:00h, e de quinta a sábado, o último show acontece as 23:00h. O tema pode variar de um show para o outro, com músicas típicas árabes, músicas clássicas e também grandes hits internacionais.

Clique aqui para reservar um passeio de barco nas Fontes, uma forma bem exclusiva de apreciar o espetáculo.

Show das Fontes de Dubai

Show das Fontes de Dubai

 

O público presente ao redor da fonte é enorme, seja no calçadão do Dubai Mall, nos restaurantes do complexo ou nas varandas dos hotéis. O show é rápido, dura cerca de 5 minutos, mas é impressionante. Finalizo este post com um vídeo que eu fiz das Fontes de Dubai, que neste dia se apresentaram com uma música árabe. Não peguei a melhor parte da apresentação, mas da pra ter uma noção de como é o espetáculo.

 

Sugestões de ingressos e passeios guiados em Dubai e Abu Dhabi oferecidos pelos parceiros do blog:

Ônibus turístico de Dubai
Tour privado por Dubai com guia em português
Desert Safari com jantar e espetáculo
Cruzeiro com jantar por Dubai Marina
Chá da tarde no Sky Bar do Burj Al Arab
Excursão à Grande Mesquita e ao Louvre de Abu Dhabi

Mais opções de atividades em Dubai neste link e também neste outro link.

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

Veja o índice completo de posts sobre os Emirados Árabes

 

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular nos Emirados Árabes com os planos da Easysim4u.
Ganhe frete grátis ao inserir o cupom RBBVGRATIS, válido para o frete normal.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog.

+ SEGURO VIAGEM
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro de viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
Ganhe 5% de desconto inserindo o cupom MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento.
Pague no cartão em até 12x ou ganhe mais 5% de desconto se optar pelo boleto.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Dubai e Abu Dhabi no Booking, parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hospedagem em Dubai.

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro nos Emirados Árabes, faça sua cotação e reserva no portal RentCars,
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe desconto no boleto.
Veja um relato de como é alugar um carro em Dubai neste post do blog.

 

Posts Relacionados:
Roteiro de 4 dias em Dubai
Dicas para visitar Dubai e Abu Dhabi: o que você precisa saber
Onde Ficar em Dubai: Melhores Bairros e Dicas de Hotéis
Dubai: Um passeio no Centro, do Museu ao Mercado de Ouro
Dicas de Restaurantes em Dubai
Compras em Dubai: Dicas de Shoppings, Outlets e Souks
Como é alugar um carro em Dubai e dirigir nos Emirados Árabes

 

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem

Share
Diego M.

Autor e editor do blog Meus Roteiros de Viagem. Empresário, 33 anos, natural de Florianópolis/SC. Viajante nas horas vagas, já visitou mais de 20 países. Graduado em "Administração" e pós-graduado em “Marketing Empresarial”, ambos pela UFSC.

View Comments

  • Oi Diego!! Me dá uma luz?
    Desligada como sou esqueci de programar minha visita e todos horários ao pôr do sol (em torno de 17:40) estão esgotados. Só tem horário às 19 horas.
    Porém o fast pass, que custa o dobro, tem todos horários.

    O pôr do sol será tão imperdivel assim para pagarmos 200 reais no lugar de dos 100 que pagaríamos durante o dia ou a noite?

    Amo o pôr do sol e sempre procuro este horário para visitar o topo das atracoes nas cidades, mas tá doendo gastar 200 reais a mais (para o casal) para isso.

    Me dá uma opinião sincera?

    Muitíssimo obrigada!!!

    • Oi Camila, eu não peguei o por do sol como eu gostaria, pois a visibilidade estava prejudicada nesse dia, como você deve ter percebido pelas fotos. Pode ser arriscado pagar dobrado e ao chegar lá não conseguir ver o sol, então tente marcar para mais cedo com o preço normal mesmo. Abs!

  • Boa tarde,

    Estava à procura de informações sobre o Dubai e encontrei o seu blog, gostei muito e está bastante completo, gostava de fazer uma pergunta:

    Quanto tempo dura a visita ao Burj Khalifa? Contam desde o momento em que entramos ou que chegamos mesmo lá em cima? Ou não tem tempo limite e cada um fica o tempo que preferir?

    Obrigada pela ajuda

    Andreia

    • Oi Andreia, a minha visita durou cerca de uma hora. Lá em cima no mirante não há limite de tempo para ficar. Um abraço e boa viagem!

  • Valeu, Diego ! Estou indo aos Emirados agora em Setembro e suas dicas foram show, principalmente aquelas sobre a compra dos tickets para o Burj Khalifa. Obrigadão !!

      • Com certeza que na volta te dou um feedback to passeio.
        Aliás, sem querer abusar mas já abusando, ouvi um comentário que o Hotel Atlantis tem restrições quanto ao traje dos visitantes, mesmo que seja para ver o aquário somente. Sendo assim, não seriam permitidos visitantes de bermuda e tênis nas dependências desse hotel. Você saberia me dizer se essa informação procede ?
        Obrigado mais uma vez.

        • Oi Horácio, essa informação não procede. Tenho um amigo que já ficou lá e ele me contou que pode usar bermuda e tênis sim. Com o calor de Dubai seria tortura não permitir uma roupa mais leve. Além disso o hotel tem praia privativa e um parque aquático, então até de chinelo as pessoas andam por lá. Um abraço!

  • Vou ficar no Ramada Downtown e escolhi uma suíte que tem visão total do Burj e das fontes. Um show toda noite da janela do meu quarto. Depois que vi o video não vejo a hora! Uau!!!

    • Christina, tenho certeza que vai ser incrível. Depois me mande alguma foto da vista que eu posto aqui no blog. Abs!

  • Muito boa a dica dos ingressos antecipados para o Top Burj Khalifa! Esto indo em agosto e já vou reservar! Boas dicas!

  • Este prédio é insuperável em relação ao tamanho, qualquer pessoa fica impressionada por ter características incríveis. Não existe outro prédio igual à este, achei incrível.

Recent Posts

Um passeio no Centro de Roma: as principais atrações

Alguns dos principais pontos turísticos e monumentos de Roma estão localizados no centro histórico, um…

27 de outubro de 2019

Como é voar na Vueling Airlines: companhia low cost na Europa

A Europa possui diversas companhias aéreas low-cost, ou baixo custo, que conseguem oferecer tarifas a…

24 de outubro de 2019

Novo Aeroporto de Florianópolis: como é o Floripa Airport

Depois de muitos anos de espera, Florianópolis finalmente ganhou um novo aeroporto. No dia 1°…

Trastevere: um passeio no bairro boêmio de Roma

Em Roma há uma área bem interessante que fica próxima ao centro da cidade e…

14 de outubro de 2019

Onde comer em Roma: 7 Dicas de Restaurantes e Gelaterias

Muito além de pontos turísticos e monumentos históricos, Roma se destaca também por sua deliciosa…

9 de outubro de 2019

Hotel econômico e Hostel em Roma: The RomeHello

Na minha viagem a Roma procurei ficar hospedado num hotel levando três fatores principais em…

3 de outubro de 2019