Cancun: A visita ao parque natural Xel-Há

Na minha viagem a Cancun e Playa del Carmen, um dos passeios que eu mais gostei foi a visita ao Xel-Há, um grande parque natural que oferece diversas atividades ligadas à natureza, como trilhas e áreas para mergulho, com um grande rio e uma bela enseada junto ao mar do caribe mexicano. Veja neste post um relato da visita ao parque, com dicas para conhecer este local maravilhoso e imperdível.

Parque Xel-Há

 

Veja também:
Roteiro de 7 dias em Cancun e Playa del Carmen
Onde ficar em Cancun e Playa del Carmen: dicas de hoteis
Como é alugar um carro em Cancun e Playa del Carmen
Um dia em Cozumel: mergulho com snorkel e o Parque Punta Sur

 

 

COMO CHEGAR

O Xel-Há funciona todo os dias do ano das 8:00h às 18:00h, fechando às 19:00h nos meses do verão mexicano, de junho a setembro. O parque está localizado na costa da Riviera Maya, a cerca de 110 km ao sul de Cancun e 45 km de Playa del Carmen. Seu acesso é feito pela Carretera Federal 307, também conhecida como Carretera Cancun-Tulum. Ao longo da estrada há muitas placas indicando a distância para o parque. O trevo para acessá-lo, que pode ser visto na imagem abaixo, é todo decorado e bem sinalizado.

Eu visite o parque durante minha estadia em Playa del Carmen, pois a cidade está mais próxima a ele que Cancun. Neste mesmo dia, antes do Xel-Há, eu visitei o sítio arqueológico de Tulum, que fica na mesma rodovia, a cerca de 20 km após a entrada do parque. Outro local que também fica no caminho e pode ser visitado no mesmo dia é Akumal, a praia das tartarugas.

Para ir ao Xel-Há, utilizei um carro que aluguei para fazer meus passeios na região. Também é possível ir de ônibus com a empresa ADO, que oferece linhas saindo das rodoviárias de Cancun e Playa del Carmen no início da manhã rumo ao parque, com retorno no final da tarde. Os preços e horários podem ser consultados diretamente no site da empresa, selecionando na busca o nome da cidade de partida no item ¿De dónde sales?  e o nome do parque Xel-Há no item ¿A dónde vas?.

Também é possível contratar o serviço de empresas de turismo locais que oferecem translado e ingresso ou ainda utilizar o serviço de transporte oficial do parque, que pode ser contratado ao comprar o ingresso pelo site do Xel-Há.

Trevo de acesso ao Xel-Há

 

INGRESSOS

O Xel-Há possui um dois tipos de ingresso: o all inclusive, que custa 99 dólares por pessoa; e o total, que custa 159 dólares e inclui algumas atividades de mergulho extras. Crianças de 5 a 11 anos pagam meia entrada e os menores de 5 anos tem entrada gratuita.

As entradas do parque incluem uma série de serviços e facilidades, entre os quais: alimentação livre (café-da-manhã e almoço) em qualquer um dos bares e restaurantes, com bebidas incluídas, inclusive alcoólicas; uso de armários, vestiários, toalhas e cadeiras de praia; empréstimo de equipamentos para atividades aquáticas, como snorkel, coletes, nadadeiras e boias; empréstimo de bicicletas; entre outras comodidades.

Os ingressos podem ser comprados na bilheteria local, com agências de turismo ou ainda pelo site do parque. A compra on-line dá descontos de 10% a 15% no valor do ingresso, permite contratar o serviço de transporte oficial do parque com a opção de incluir um tour a Tulum junto com a visita ao parque, além de oferecer valores mais baixos na compra da combinação do ingresso do Xel-Há com outros parques do grupo, como o Xcaret e o Xplor.

Caso queira reservar um passeio ao Xcaret que inclui ingresso e transporte, seguem duas opções a seguir que você pode pagar em reais e parcelar sem juros no cartão:

Excursão ao parque natural Xel-Há saindo de Cancun
Excursão ao parque natural Xel-Há saindo de Playa del Carmem ou Riviera Maya

Outros passeios que você também pode reservar com antecedência:

Excursão ao parque Xcaret saindo de Cancun
Excursão ao parque Xcaret saindo de Playa del Carmen ou Riviera Maya
Excursão ao parque Xplor saindo da Riviera Maya

Bilheterias

 

Você já adquiriu um seguro viagem para visitar o México?
Clique aqui para saber como comprar na SegurosPromo com o cupom de desconto do blog!

 

O Xel-Há oferece ainda muitas atividades opcionais, que não estão incluídas no ingresso do parque, entre elas o nado com golfinhos, o encontro com arraias, o mergulho Sea Trek, o mergulho Snuba, as bicicletas aéreas do Zip Bike, serviços de SPA, entre outras atividades.

Atividade opcional com golfinhos

Atividade opcional Zip Bike

 

Assim como no parque Xcaret, só é permitido o uso de protetor solar biodegradável, cuja fórmula não agride o meio ambiente. Os protetores solares que costumamos utilizar aqui no Brasil não são permitidos no Xel-Há. É possível encontrar o protetor biodegradável à venda nas lojinhas do parque e também em supermercados e farmácias de Cancun e outras cidades da região.

O cuidado com a natureza é tão grande que, para evitar que papéis sejam jogados no chão ou na água, o parque não oferece aos visitantes mapas impressos com a localização das atrações. Para compensar, há diversos painéis com o mapa do Xel-Há espalhados por toda a área do parque. Os setores são divididos por “módulos” coloridos, para facilitar a identificação.

Mapa do parque

 

Os armários e vestiários encontram-se em diferentes módulos do parque. O meu, por exemplo, ficava no Módulo Amarillo (amarelo). Os banheiros são equipados com chuveiros e o parque fornece uma toalha por pessoa.

Cada visitante tem direito a utilizar um armário, ficando com a chave para buscar os pertences quando quiser. Eu deixei a mochila e até a minha carteira, ficando apenas com o necessário. Como o parque é all-inclusive, você só vai precisar utilizar o seu dinheiro caso queira comprar alguma coisa nas lojinhas ou se quiser fazer atividades opcionais. Para pegar um snorkel emprestado, é necessário deixar um valor de garantia de 20 dólares, quantia que é devolvida quando o equipamento é entregue de volta.

Armários e banheiros

 

ENSEADA

A principal atração do parque é uma imensa enseada natural que possui ligação direta com o mar do caribe mexicano. O local é paradisíaco, com uma água límpida e repleta de peixes. O mergulho nesta enseada é imperdível e o uso de equipamentos de segurança, como o colete salva-vidas, é fundamental, pois a profundidade é bem grande.

Não deixe de ver o vídeo que está no final deste post, com belas imagens da enseada e do mergulho no parque!

Enseada do Xel-Há

 

Na costa da enseada há diversos decks e escadas de acesso à água, além de muitas cadeiras para descansar, pegar um sol e curtir o visual incrível do local.

Cadeiras para descanso e deck de acesso à água

 

Um painel informa todos os tipos de peixes existentes na enseada do Xel-Há. Se você tiver sorte, pode encontrar até arraias durante o mergulho!

Peixes encontrados na enseada do parque

 

Antes de cair na água eu resolvi explorar um pouco a área do parque, fazendo uma trilha do outro lado da enseada. Para chegar ao início da trilha fui até a ponte flutuante, que além de servir com travessia também delimita a área em que os visitantes podem mergulhar, evitando a saída para o mar.

Ponte flutuante

 

A vista que se tem desta ponte para toda a enseada é maravilhosa!

Enseada do Xel-Há

Ponte flutuante

 

Logo depois da ponte há um lugar bem bacana para tirar fotos, com uma cadeira gigante e um painel que informa o ano da visita, tendo como fundo a ponte e a enseada.

Local para foto próximo à ponte

 

TRILHA

A trilha do parque que fica do outro lado da enseada inicia-se logo após a ponte flutuante, tem caminhos bem demarcados e é muito tranquila de se fazer. Ao longo do percurso é possível encontrar cenotes, grutas e pequenos rios, e também pode-se observar a vegetação típica da região.

Rio do Xel-Há

Corda para brincar na gruta

Gruta

 

Há muitos animais que vivem soltos pelo parque e durante o passeio na trilha encontrei vários deles passeando tranquilamente pela mata.

Patos soltos pelo parque

Animais no Xel-Há

 

As iguanas estão por toda a parte e é bem comum encontrá-las passeando até mesmo nas áreas públicas, próximas aos bares e restaurantes.

Iguana no Xel-Há

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

RIO DO XEL-HÁ

A trilha é uma das formas de se chegar ao rio do Xel-Há, outra atração imperdível no parque. Há um caminho mais curto para chegar ao rio, sem a necessidade de fazer a trilha, mas é uma área que acabei não conhecendo neste dia.

Rio do Xel-Há

 

Antes de entrar no rio é necessário deixar todos os objetos pessoais numa bolsa lacrada, que é transportada pela equipe do parque a um ponto do outro lado da enseada para que os pertences sejam retirados ao fim do passeio no rio.

Área para deixar objetos na bolsa antes de entrar no rio

 

O Xel-Há fornece todos os equipamentos para a entrada na água, incluindo coletes salva-vidas, nadadeiras, boias e máscara de mergulho. O tubinho do snorkel, onde colocamos a boca para respirar, vai preso à máscara e é descartável, podendo ser levado embora como brinde.

Retirada de equipamentos para entrar no rio

 

O rio do Xel-Há é de água doce e bem límpida, com rica vida marinha. Ele começa nos mangues e termina junto à enseada, onde se mistura com a água salgada do mar do caribe mexicano.

Passeio no rio

 

Câmeras fotográficas à prova d’água são indispensáveis para fazer bons registros dos mergulhos.

Mergulho no Xel-Há

 

No final deste post há um vídeo imperdível com várias imagens que gravei durante a minha visita ao Xel-Há, incluindo cenas dos mergulhos no rio e na enseada do parque.

Mergulho no rio

 

Depois de brincar um bom tempo no rio, fui até o ponto de devolução da bolsa para pegar meus pertences de volta. Este quiosque fica próximo a uma saída da enseada similar à imagem abaixo, porém com uma grande bandeira quadriculada.

Deck de acesso à enseada

 

Quem não gosta de mergulhar ou não quer entrar na água tem a oportunidade de ver alguns peixes mesmo sem se molhar. Próximo aos restaurantes do parque há um barco ancorado na encosta da enseada que possui um fundo com paredes de vidro que permitem ver o fundo do mar, mas a visibilidade não chega a ser das melhores.

Barco com fundo de vidro

 

Nos arredores deste barco a água da enseada é mais calma e mesmo de fora é possível ver vários peixes com facilidade.

Mergulho no Xel-Há

Peixes no Xel-Há

 

Seguro Viagem: América do Norte
CORIS 100 USA BASIC +COVID19 Assistência médica USD 100.000 Bagagem extraviada USD 1.000 R$ 42/dia*
AC 250 AM. NORTE COVID-19 Assistência médica USD 250.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 66/dia*
GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ COVID-19 +TELEMEDICINA Assistência médica USD 145.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 225/dia*

 

ALIMENTAÇÃO

O ingresso do Xel-Há é all-inclusive, por isso inclui alimentação liberada o dia inteiro em qualquer um dos bares e restaurantes do parque. Cada um possui os seus horários de funcionamento, mas no geral o café da manhã é servido das 9h30 às 11h30 e o almoço acontece das 11h30 às 17h30. As bebidas também são liberadas, inclusive cervejas e drinks alcoólicos!

Há quatro grandes restaurantes no parque que se diferenciam em relação à comida que é servida. Meu almoço foi no La Cocina Del Pueblo, que oferece um buffet mais voltado à culinária mexicana, com uma variedade bem grande de comidas típicas, incluindo saladas, petiscos, pratos quentes e sobremesas.

Restaurante “La Cocina del Pueblo”

Buffet do restaurante

Sobremesas

 

Fiquei cerca de seis horas o Xel-Há. Cheguei lá por volta das 10:30h e fui embora às 16:30. Poderia ter aproveitado mais do parque se tivesse chegado mais cedo ou ido embora mais tarde, mas neste mesmo dia eu fui a Tulum de manhã cedo e à noite assisti ao espetáculo do Cirque du Soleil. Mesmo tendo ficado bastante tempo no parque acabei não conseguindo conhecer algumas atrações, entre elas uma grande trilha para andar de bicicleta em meio à natureza.

Araras no Xel-Há

 

XEL-HÁ OU XCARET?

Muitas pessoas que viajam para a região de Cancun e Playa del Carmen pode ficar com uma dúvida de qual parque visitar, o Xel-Há ou Xcaret? Os parques são bem diferentes e essa questão de preferências varia muito de pessoa para pessoa. Na minha viagem, fiquei uma semana na região e por isso tive tempo para visitar os dois parques. Gostei de ambos, mas particularmente gostei um pouco mais do Xel-Há.

Como você pode ter percebido neste post, o Xel-Há é um parque natural muito mais voltado para o mergulho, para quem quer ficar na água a maior parte do tempo, já que suas principais atrações são uma grande enseada natural e um rio. O ingresso é mais barato e já inclui o empréstimo de snorkel, o uso de armários e toalhas, além de alimentação liberada com bebidas em qualquer restaurante do parque o dia inteiro. Apesar de custar menos, este parque fica 40 km mais distante que o Xcaret, por isso o deslocamento pode custar mais.

Já o Xcaret possui muito mais atrações que o Xel-Há e elas abordam várias temáticas diferentes, com aspectos naturais e culturais. Quem gosta de mergulho pode curtir a enseada e o rio subterrâneo, mas quem não quer se molhar tem várias coisas para ver, como os animais, os shows, entre outras atrações. O parque oferece a opção de dois tipos de ingresso e fica mais próximo das cidades.

Existe ainda uma terceira opção que é o parque Xplor, localizado bem próximo ao Xcaret e que é voltado a atividades mais radicais, como tirolesas, veículos off-road, mergulho em cavernas e outras atividades de aventura, mas este eu não tive tempo para conhecer na minha viagem, por isso não posso dar mais detalhes.

Se você está com esta dúvida e quer visitar apenas um dos parques, analise bem as atrações de cada um e veja qual deles pode ser um passeio mais proveitoso de acordo com as suas preferências. Para conhecer os detalhes da visita ao Xcaret, recomendo a leitura do post “Cancun: Um dia no parque ecológico Xcaret“.

Parque Xel-Há

 

VÍDEO

Para finalizar este post, segue um vídeo com imagens que fiz durante a minha visita ao Xel-Há, incluindo cenas do mergulho no rio e na enseada do parque.

 

Você já esteve no Xel-Há? Como foi a sua visita?
Deixe um comentário no final deste post!

 

Sugestões de passeios guiados e atrações em Cancun e Riviera Maya oferecidos pelos parceiros do blog:

Transfer de Aeroporto a Cancún ou Riviera Maya
Festa na discoteca Coco Bongo de Cancun
Chichén Itzá, Cenote Ik Kil e Valladolid com Tudo Incluso
Excursão a Chichén Itzá saindo de Cancun
Excursão a Tulum saindo de Cancun
Excursão a Tulum e Rio Secreto saindo da Riviera Maya
Excursão a Cancun saindo de Playa del Carmem e Riviera Maya

Mais opções de atividades em Cancun neste link e também neste outro link.
Se você estiver hospedado em Playa del Carmen ou Riviera Maya, clique aqui para ver os passeios.

 

Acesse o índice de posts com todas as dicas de Cancun e Playa del Carmen

 

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular no México com os planos da Easysim4u.
Ganhe frete grátis ao inserir o cupom RBBVGRATIS, válido para o frete normal.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog.

+ SEGURO VIAGEM
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo o seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
Ganhe 5% de desconto inserindo o cupom MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento.
Pague no cartão em até 12x ou ganhe mais 5% de desconto se optar pelo boleto.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Cancun e Playa del Carmen no Booking.com, site parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hospedagem nos destinos.

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro no México, faça sua cotação e reserva no portal RentCars.com.
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe desconto no boleto.
Veja um relato de como é alugar um carro em Cancun neste post do blog.

+ INGRESSOS EM CANCUN E RIVIERA MAYA
Compre com antecedência ingresso para alguns passeios e atrações da região.
Cenotes, parques naturais, Cirque du Soleil, sítios arqueológicos de Chichén Itzá e Tulum, entre outros.
Faça o pagamento em reais, sem IOF e parcele em até 12x no cartão.
Veja as opções da região de Cancun e da Riviera Maya.

 

Posts Relacionados:
Roteiro de 7 dias em Cancun e Playa del Carmen
Visita a Cozumel: como chegar e circular na ilha
Onde fazer compras em Cancun e Playa del Carmen
Dicas de Câmbio em Cancun e Playa del Carmen
Cancun: Um passeio em Isla Mujeres
Cancun: A visita ao Cenote Ik-Kil

 

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem

Share
Diego M.

Autor e editor do blog Meus Roteiros de Viagem. Empresário, 33 anos, natural de Florianópolis/SC. Viajante nas horas vagas, já visitou mais de 20 países. Graduado em "Administração" e pós-graduado em “Marketing Empresarial”, ambos pela UFSC.

View Comments

  • Oi, Diego! Em que época do ano vc foi? Estou querendo ir em outubro deste ano, mas não sei se é frio ou muito cheio....

  • Oi Francilene. Acho que você não conseguirá explorar todo o parque com crianças, mas acho que há sim algumas atividades lá para os pequenos. Boa viagem!

  • Muito bom post! Estou indo pro Xel Há hoje (daqui a uma hora) e agora estou melhor preparada para saber o que levar e como me virar com os pertences por lá! Obrigada!

  • Parabéns Diego, são as melhores dicas e muito bem detalhadas, já tirou muitas dúvidas minhas... Mas tenho uma ainda, você saberia informar se eu poderia utilizar meus equipamentos (nadadeiras e snorkel) no parque? Ou somente o fornecido pelo parque?

    • Oi Carlos, muito obrigado. Fiz uma rápida pesquisa e encontrei relatos de pessoas que utilizaram seu próprio equipamento. Na dúvda, recomendo que entre em contato com o parque para perguntar isso. Depois nos conte se conseguiu utilizar. Boa viagem!

      • Ok Diego, obrigado pela atenção. Vou em Novembro, quando retornar conto aqui se deu certo!!!!

  • Cara, estou indo pra riviera maya passar Natal! muito boas as suas dicas! Em Xe Ha, quem sabe nadar, tem que ficar com esses coletes o tempo todo????
    Abraço!

Recent Posts

Um passeio no Centro de Roma: as principais atrações

Alguns dos principais pontos turísticos e monumentos de Roma estão localizados no centro histórico, um…

27 de outubro de 2019

Como é voar na Vueling Airlines: companhia low cost na Europa

A Europa possui diversas companhias aéreas low-cost, ou baixo custo, que conseguem oferecer tarifas a…

24 de outubro de 2019

Novo Aeroporto de Florianópolis: como é o Floripa Airport

Depois de muitos anos de espera, Florianópolis finalmente ganhou um novo aeroporto. No dia 1°…

Trastevere: um passeio no bairro boêmio de Roma

Em Roma há uma área bem interessante que fica próxima ao centro da cidade e…

14 de outubro de 2019

Onde comer em Roma: 7 Dicas de Restaurantes e Gelaterias

Muito além de pontos turísticos e monumentos históricos, Roma se destaca também por sua deliciosa…

9 de outubro de 2019

Hotel econômico e Hostel em Roma: The RomeHello

Na minha viagem a Roma procurei ficar hospedado num hotel levando três fatores principais em…

3 de outubro de 2019