A culinária checa é baseada em carnes, bolinhos, sopas e molhos ricos. A carne preferida dos checos é o porco, servido de várias maneiras em praticamente todos os restaurantes da cidade. Os doces também merecem destaque, principalmente os strudels. Quem visita a cidade não pode deixar de provar as especialidades locais, principalmente num restaurante tipico, para sentir pouco da cultura gastronômica dos checos.

Prato típico checo

 


 

Veja também:
Roteiro de 3 dias em Praga
Onde se hospedar em Praga: dicas de hotéis
Praga – Impressões Gerais

 

RESTAURANTES 

A cidade de Praga possui dezenas de restaurantes, principalmente nas áreas turísticas. Para cada canto que se olhe, há pelo menos um restaurante a sua espera. A grande maioria possui cardápio em outras línguas, geralmente inglês, italiano, espanhol e alemão. Apesar disso, nem sempre os funcionários entendem essas línguas, mas mostrando o prato no cardápio sem dúvida eles entenderão. Minha dica é evitar os restaurantes localizados nas vias mais movimentadas, pois estes costumam ser bem mais caros. Procurando em ruas alternativas, fora do circuito turístico, é possível encontrar boas surpresas. Evite também os restaurantes do castelo, que são caríssimos. A área fora do centro histórico possui restaurantes mais requintados, que são muito mais frequentados pelos habitantes locais do que pelos turistas. Abaixo relaciono alguns restaurantes que fomos durante os quatro dias na cidade, com as localizações indicadas num mapa no final do post.

Restaurace Puškin (Husova 14)
Esse é um daqueles restaurantes que ficam em ruas menos movimentadas. O cardápio é bem variado, com saladas, massas, carnes e pratos da culinária checa e também russa. Os pratos típicos variam de 200 a 275 coroas checas.


Restaurace Mama Lucy (Dlouhá 609/2)
No coração do centro histórico, a poucos metros da praça da cidade velha. Além de massas e carnes, oferece batatas assadas e sanduíches.

Restaurace U Veselé Basy (Na můstku 404/2)
Bem em frente à saída da estação de metrô Mústek e da loja de departamento The New Yorker, é um típico restaurante checo. Foi neste que resolvemos conhecer a culinária local, pedindo um prato com filé de porco e acompanhamentos que até hoje não sei o que é, mas eram bons.

CAFE – CAFE (Rytířská 406/10)
Mistura de bar com restaurante, tem um ambiente descontraído, bem decorado e com música. Ideal tanto para jantar, quanto para fazer um lanche ou apenas tomar um drink.

K.U. Bar Lounge (Rytířská 534/13)
Bem próximo ao Café-Café, do outro lado da rua, não possui refeições, apenas bebidas. É um bom lugar para curtir um pouco da noite de Praga.

Ristorante Gusto Italiano (Vinohradská 1183/83)
Localizado em uma área residencial da cidade nova, é um restaurante tipicamente italiano, com massas e pizzas.

Aromi (Mánesova 1442/78)
Na mesma rua do restaurante italiano acima, foi o melhor restaurante que visitamos na cidade. Acredito que seja um dos melhores da cidade. Só conseguimos uma mesa porque fomos cedo, pois todas já estavam reservadas. Por isso é bom ligar antes para fazer uma reserva. Apesar de ser um pouco caro, vale a pena.

COMPRAS

No que se refere a compras, a melhor área da cidade é a cidade nova, principalmente nos arredores da Praça Venceslau, onde estão diversas lojas de departamento, galerias e centros comerciais. O centro histórico possui lojas de algumas das grifes mais conhecidas do mundo. A cidade conta ainda com 2 conhecidos shoppings, um na área central e outro um pouco mais afastado, mas que possui uma estação de metrô. No final do post, um mapa indica a localização das dicas abaixo, juntamente com os restaurantes já citados.

Na Příkopě
É a principal rua de compras da cidade, um grande calçadão que se estende a partir do início da Praça Venceslau. Possui várias lojas de departamento, com o a The New Yorker, centros comerciais e lojas de marcas mundialmente conhecidas, como Hugo Boss, entre outras.

Palladium Praha (náměstí Republiky 1078/1)
Localizado junto à estação de metrô náměstí Republiky, da linha amarela, é o maior shopping da República Checa. com mais de 200 lojas e 30 opções de alimentação. Possui marcas conhecidas, como Calvin Klein Jeans, Marks & Spencer, Guess, Puma, Levi’s, Adidas, L’occitane, entre outras.

Palác Flóra (Vinohradská 151)
Outro grande shopping da cidade, possui uma estação de metrô da linha amarela em seu inferior, a estação Flora. Possui um cinema IMAX 3D e lojas como Esprit, Billabong, Lacoste, Miss Sixty, Energie, etc.

Outlet Diesel Replay (Na Moráni 352/8)
Localizada próxima ao prédio dançante, vende peças de coleções antigas de marcas como Diesel e Replay a preços muito baixos. A loja é pequena, por isso não espere muita coisa dela. A estação mais próxima é a Karlovo náměstí‎, linha amarela.


Visualizar Praga – Restaurantes e Compras em um mapa maior

 


Posts Relacionados:

Roteiro de 3 dias em Praga
Praga – Staré Město, a Cidade Velha
Praga – Hradčany e Malá Strana, O Distrito do Castelo e a Cidade Baixa
Praga – Nové Město, a Cidade Nova
O Aeroporto de Praga e Transfer para o Hotel
Dica de Hotel em Praga – Clarion Hotel Prague City
Karlovy Lázně, a balada de cinco andares em Praga

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...