A Praia do Rosa está localizada no litoral sul de Santa Catarina, a 90 km de Florianópolis, e pertence ao município de Imbituba, quase na divisa com Garopaba. Conhecida por sua natureza abundante e por seu mar agitado e com ondas grandes, é uma das praias mais bonitas do litoral brasileiro. Recentemente foi destaque no caderno de viagens do jornal britânico The Sun e também do norte-americano The New York Times, que a destacou como um dos melhores destinos de praia do Brasil numa matéria entitulada “Uma beleza de praia brasileira, refinada e intocada”.

Praia do Rosa







O clima na Praia do Rosa é bem “paz e amor”, muito diferente do agito das praias de Florianópolis e de Balneário Camboriú, por exemplo. É uma praia para quem realmente busca tranquilidade e contato com a natureza, curtindo uma paisagem muito bonita e relaxando na beira do mar. As águas do Rosa são muito procuradas por surfistas, pois o mar é aberto e bem agitado proporcionando boas ondas. Outros esportes também são praticados nela, como kite surf e stand-up paddle. Confira no final do post um vídeo com imagens de surfistas e da praia.

 

Surfistas no Rosa

 

Stand-up Paddle

 


A praia recebeu este nome em homenagem a um dos primeiros pescadores a morar no local, Dorvalino Manoel da Rosa, na década de 70, época em que a praia começou a se tornar conhecida pela juventude hippie. Aos poucos o movimento foi crescendo e a praia foi se tornando cada vez mais popular, chamando a atenção de moradores locais e visitantes que começaram a construir as primeiras pousadas. Hoje em dia existem dezenas de hotéis e outras opções de hospedagem no Rosa, dos mais variados tipos e tamanhos, desde albergues coletivos a pousadas de luxo. Grande parte está localizada na encosta virada para a praia, que teve parte de sua vegetação dominada pelo crescimento ilegal e desordenado das construções civis. Como dica de hospedagem, indico o Hotel Fazenda Verde by Neco, sobre o qual eu já falei no post  “Dica de hotel na Praia do Rosa/SC

Hotéis e Pousadas

 



 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as com seus amigos nas redes sociais
utilizando os botões coloridos no canto esquerdo da tela

 

As áreas mais procuradas por quem pretende apenas passar um dia na praia, sem necessariamente estar hospedado por lá, são os costões, tanto da esquerda quanto da direita, pois é possível chegar bem próximo deles de carro, estacionando em ruas quase na beira da praia. No costão da esquerda há um posto de salva-vidas e diversas barracas vendendo lanches e bebidas. Nele também é possível caminhar pelas pedras e fazer uma trilha, subindo um pequeno morro, para chegar à praia Vermelha, que fica ao lado do Rosa.






Vista do costão esquerdo

 

Na parte central da Praia do Rosa há um pequeno lago de água salgada, chamado de Lago do Meio. É o local ideal para quem busca águas calmas e quentes, bem diferente do mar que é bem agitado e muito gelado. No lago é possível fazer atividades como caiaque, stand-up paddle e aulas de surfe. É preciso tomar um pouco de cuidado, pois apesar de ser raso próximo às beiradas, ele se torna extremamente fundo poucos metros adentro. Há uma lenda contada por pescadores da região de que um peixe muito grande habita o Lago do Meio e que algumas pessoas já morreram no local por causa do dito peixe.

Lago do Meio

 

Acesso ao lago pela praia

 


Depois do por do sol o agito ocorre numa área conhecida como Centrinho do Rosa, um conjunto de ruas que conta com diversos restaurantes, lojas, conveniências e artesanato. Entre os restaurantes indico o Tigre Asiático, sobre o qual eu falo mais no post ” Dica de restaurante na Praia do Rosa/SC “.

Pôr do sol no Rosa

 




Chegar na Praia do Rosa não é uma tarefa muito fácil.  O acesso à Praia do Rosa é um pouco precário, com poucas ruas pavimentadas, sendo a maioria estrada de chão. Mas isso tende a mudar com o tempo, pois a praia está se tornando cada vez mais procurada, recebendo investimentos no setor do turismo com o surgimento de novos hotéis e pousadas. No post “Como chegar na Praia do Rosa, em Imbituba/SC” eu indico os caminhos possíveis e apresento um mapa que criei para facilitar o entendimento.

Lua Cheia no Rosa

 

Panorâmica

 

Para finalizar o post, segue um vídeo que eu fiz na Praia do Rosa:



Sugestões de hotéis na Praia do Rosa:
Quinta do Bucanero
Pousada Solar Mirador
Pousada Pedra Grande
Pousada Morada dos Bougainvilles
Pousada Bungalow

 

Posts Relacionados:
Como chegar na Praia do Rosa, em Imbituba/SC
Dica de restaurante na Praia do Rosa/SC: Tigre Asiático
Dica de hotel na Praia do Rosa/SC: Fazenda Verde by Neco
As Praias de Bombinhas, em Santa Catarina
A Praia do Estaleirinho, em Balneário Camboriú
A Praia da Tainha e o Mirante do Por do Sol, em Bombinhas/SC
Conheça a Praia Brava, em Florianópolis
Conheça a Praia do Forte, em Florianópolis

 

Faça parte da comunidade “Meus Roteiros de Viagem”
Acompanhe o blog nas redes sociais FacebookTwitter e Google+
Siga o perfil @meusroteirosdeviagem no Instagram
e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...