Na hora de viajar pra outro país sempre fica aquela dúvida sobre como adquirir a moeda local. Há quem prefira levar real ou dólares para trocar, outros preferem cartões de débito pré-pago ou ainda os cartões de crédito internacional. Nessa viagem para o Chile acabei levando dólares para trocar lá pelo peso chileno. Poderia ter levado tudo em reais, pois todas as casas de câmbio aceitam facilmente nossa moeda. Nesse post vou mostrar onde consegui encontrar a melhor cotação para trocar a moeda.

Casa de câmbio da Calle Agustinas - Santiago, Chile
Casa de câmbio da Calle Agustinas

 

Veja também:
Onde se hospedar em Santiago: dicas de hotéis
Dicas de Restaurantes em Santiago
Dicas de Compras em Santiago: shoppings, outlets e lojas de departamento

 

Você já tem um seguro de viagem para visitar o Chile?
Clique aqui e saiba como comprar o seu com 15% de desconto!

 

A moeda do Chile é o peso chileno, que apesar de ter o mesmo nome, é bem diferente do peso argentino. Ele é representado pela sigla CLP. As notas são de 1000, 2000, 5000, 10000 e 20000 pesos chilenos e as moedas de 1, 5, 10, 50, 100 e 500 pesos chilenos. Pode parecer um pouco confuso lidar com valores aparentemente tão altos, mas é fácil de se acostumar.

Antes de viajar descobri em outro blog que as melhores casas de câmbio se encontravam na Rua Agustinas, bem no centro da cidade. No primeiro dia em Santiago passei por lá para trocar um pouco do meu dinheiro e encontrei uma boa casa, a da foto acima, quase na esquina da Agustinas com a Paseo Ahumeda, bem em frente a uma unidade da loja de departamentos Ripley. Lá a taxa estava de 482 CLP para cada dólar, a melhor que eu tinha encontrado até então. Mas logo em seguida acabei encontrando uma casa de câmbio com uma cotação um pouco maior na Rua Moneda, paralela à Agustinas.

Aqui no Brasil eu paguei R$ 1,87 no dólar e lá peguei 482 CLP por dólar então fiz o seguinte cálculo:
100 reais / 1,87 = 53,47 dólares x 482 = 25772 CLP

Se eu tivesse levado reais para o Chile e trocado diretamente por peso na mesma casa de câmbio, cuja cotação era 244 CLP para cada real, eu teria prejuízo, pois a conta seria:
100 reais x 244 = 24400 CLP

Conclusão: valeu mais a pena ter levado dólar!Na hora de converter valores do peso chileno para o real, utilizei o seguinte cálculo: dividi o valor em peso por mil (jogando a virgula três casas para a esquerda) e depois multipliquei o resultado por quatro. Isso me da um valor aproximado ao real, porém nunca exato, mas pelo menos dá para ter uma noção. O exemplo abaixo foi feito com base no valor que eu paguei pelo peso chileno, resultado da primeira conta ali em cima. Com 100 reais, convertidos em dólar no Brasil, comprei 25772 CLP. Mas vamos supor que eu fosse comprar um produto no Chile que custasse esse valor (25772) e quisesse converter rapidamente para o real para ter uma noção do preço. Então eu faria uma conta usando essa fórmula que acabei de falar:

25772 CLP dividido por 1000 = 25,772 multiplicado por 4 = R$ 103,08

(ATUALIZAÇÃO 10/julho/2012): Vale a pena considerar a opção de utilizar o cartão de débito para sacar a moeda local nos caixas eletrônicos, debitando direto na conta corrente, caso o seu cartão permita esse tipo de saque. Não fiz isso em Santiago, mas devia ter feito. Na minha viagem para Montevidéu saquei pesos uruguaios e consegui cotações muito mais atrativas que as praticadas nas casas de câmbio. Mais detalhes no post “Casas de Câmbio em Montevidéu, Punta del Este e Colonia del Sacramento“.

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as com sues amigos nas redes sociais
utilizando os botões coloridos no canto esquerdo da tela

 

Essas são as cotações que eu anotei de casas de câmbio em quatro pontos diferentes de Santiago:

Calle Moneda, centro de Santiago
1 Dólar = 484 CLP

Calle Agustinas, centro de Santiago
1 Dólar = 482 CLP
1 Real = 244 CLP

Aeroporto de Santiago, depois do Duty Free da chegada

1 Dólar = 463 CLP
1 Real = 219 CLP

Patio Bellavista
1 Dólar = 460 CLP
1 Real = 230 CLP

No último dia fui visitar a cidade de Valparaiso e lá precisei trocar um pouco mais de dinheiro. Pedi indicação de uma casa de câmbio para uma senhora que tinha uma loja de artesanatos e ela me disse para ir na Praça Sotomayor, no centro da cidade, ao lado do Monumento aos Heróis de Iquique (Monumento a los Héroes de Iquique) . Só pediu para eu tomar bastante cuidado, pois a área era um pouco perigosa. Fui lá e não vi perigo nenhum, até encontrei alguns policiais por perto. Acabei encontrando uma cotação ótima, 1 CLP melhor do que eu havia pago na rua Agustinas, no centro de Santiago. Veja como foi a visita a Valparaíso no post “Um Passeio em Valparaíso – Chile“.

Plaza Sotomayor
, centro de Valparaiso
1 Dólar = 483 CLP
1 Real = 240 CLP

Monumento a los Héroes de Iquique - Valparaiso
Monumento a los Héroes de Iquique – Valparaiso

 

Para finalizar o post apresento um mapa com a localização das cinco casas de câmbio que eu mencionei, sendo quatro em Santiago e uma em Valparaiso.

 


Visualizar Casas de Câmbio – Santiago e Valparaiso em um mapa maior

 

Posts Relacionados:
Roteiro de 3 dias em Santiago do Chile
Dica de Hotel em Santiago: NH Ciudad de Santiago, no bairro Providencia
Vale a pena fazer passeios em Santiago com uma empresa de turismo local?
Alugando um carro em Santiago e dirigindo pelas montanhas e estradas do Chile
Os Táxis e e Metrô de Santiago: Preços e Mapa
Santiago – O Centro da Cidade: Mercado Central, Plaza de Armas, Catedral e Museus
Santiago – Cerro Santa Lucía e o mirante para a Cordilheira dos Andes

 

Faça parte da comunidade “Meus Roteiros de Viagem”
Acompanhe o blog nas redes sociais FacebookTwitter e Google+
Siga o perfil @meusroteirosdeviagem no Instagram
e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...