Porto Belo é conhecida como a “capital catarinense dos transatlânticos”, por ser a cidade que mais recebe navios no estado, superando as cidades portuárias de Itajaí e São Francisco do Sul. A cada temporada cresce o número de escalas de navios programadas para acontecerem no município. No verão de 2011/2012 aconteceram 54 paradas, que trouxeram quase 100.000 passageiros para a região. No dia 25 de março aconteceu uma das últimas escalas da temporada 2011/2012 com o Navio Costa Mágica, o maior de todos os que passaram por lá neste período, com capacidade para 3470 passageiros. Por coincidência eu estava fazendo um passeio na região no mesmo dia e vou mostrar nesse post como acontece o desembarque de passageiros dos navios no município.

Costa Magica em Porto Belo


Os primeiros cruzeiros começaram a parar em Porto Belo por acaso, na temporada de 97/98, devido à impossibilidade de parada de dois navios no porto de Itajaí por causa da maré. Deu tão certo que chamou a atenção das companhias de cruzeiros, que começaram a colocar a cidade na rota dos transatlânticos que navegam no litoral brasileiro. Com o passar dos anos a estrutura para recebê-los foi ficando cada vez mais profissional, através de uma parceria da prefeitura de Porto Belo com o governo do Estado.

No ano passado foi inaugurado, no centro da cidade, o “Píer Municipal de Porto Belo”, com o objetivo principal de receber os turistas de cruzeiros de uma maneira mais organizada e confortável. Na temporada 2011/2012 que recém terminou, a cidade chegou a receber 3 navios no mesmo dia, em mais de uma ocasião.

Os navios atracam em alto mar na Baía de Porto Belo e os passageiros são transportados ao píer em pequenos barcos conhecidos como tenders. Há vários deles se revezando no translado ao longo de todo o dia. A escala geralmente acontece das 8h da manhã às 17h. Neste dia, o Navio Costa cruzeiro estava vindo de Punta del Este, no Uruguai, e tinha como destino final o porto de Santos, em São Paulo.

Tender transportando passageiros para o píer

 






Quando um navio faz uma escala, o passageiro não é obrigado a sair do navio. Quem quiser pode ficar aproveitando as mordomias e a estrutura dos grandes cruzeiros. Mas a maioria geralmente costuma sair para passear pela região. Quem desembarca em Porto Belo é muito bem recebido, pois a cidade ja está preparada para receber esse tipo de turista que vem do mundo inteiro e costuma deixar uma boa quantidade de dinheiro na região.

Logo na saída do píer há várias pessoas dando boas-vindas aos passageiros, com a entrega de folhetos sobre a região e o estado. Há um quiosque de informações turísticas e um grande mapa do centro de Porto Belo, indicando as atrações que podem ser encontradas nas proximidades, como por exemplo bares e restaurantes e uma feira de artesanato.

O turista pode escolher entre diversos passeios para fazer durante a escala em Porto Belo. Os mais procurados costumam ser uma visita à Ilha de Porto Belo ou à Enseada do Caixa D’Aço e passeios de barco pela região. Há ainda a possibilidade de conhecer municípios próximos, como Bombinhas, Itapema e Balneário Camboriú. Diversos ônibus, vans e taxis encontram-se à disposição para fazer o transporte.

Recepção e informações turísticas

 

Loja e restaurante

 

Feira de artesanato

Os transatlânticos costumam atracar mais próximos à costa, onde o mar é mais calmo. Porém neste dia o Navio Costa Magica ficou parado bem no centro da Baía de Porto Belo, talvez por ser muito grande, bem maior que os outros que costumam fazer escala na região. De onde estava, podia ser visto de praticamente todas as praias de Porto Belo e Itapema, deixando a paisagem que ja é bonita, ainda mais interessante.


Ilha de Porto Belo

 

Praia dos Araçás

 

Praia do Estaleiro

 

Praia de Perequê

 

Posts Relacionados:
As Praias de Porto Belo, em Santa Catarina
Passeio de Barco em Porto Belo/SC
Uma Visita à Ilha de Porto Belo
Lanchas, Iates e Bares Flutuantes na Enseada do Caixa D’Aço, em Porto Belo/SC
As Praias de Bombinhas, em Santa Catarina
Um passeio pelo Parque Unipraias, o bondinho de Balneário Camboriú

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...