Uma das atrações mais visitadas da Serra Catarinense, e também uma das mais bonitas, é o Morro da Igreja, considerado o ponto mais alto habitado da região sul do país, localizado no município de Urubici. A estrada que dá acesso ao morro também possui outra bela atração natural, a Cascata Véu de Noiva, cuja visita é imperdível. Veja a seguir, fotos, vídeos e mais informações sobre esses dois espetáculos da natureza.

Morro da Igreja e a Pedra Furada - Urubici / SC
Morro da Igreja e a Pedra Furada – Urubici / SC

 

 

Veja também:
Neve na Serra Catarinense: em busca dos flocos em Urubici e São Joaquim

 

O Morro da Igreja está localizado a 30 km da região central de Urubici. Seu acesso é feito pela rodovia SC-439 e depois por uma estrada que leva ao topo do morro. Essa estrada tem pistas estreitas, possui aproximadamente 18 km de extensão e é feita de concreto em boa parte do trajeto. Não há nada ao longo do caminho, somente a vegetação e várias placas de sinalização indicando a possibilidade de gelo na pista. Nos dias mais frios, quando ocorre geada ou neve, a pista pode ficar muito escorregadia. Quase próximo do fim da estrada há uma placa indicando que a área é militar, próxima a uma guarita com um vigia dentro, mas é permitida a passagem nesse local. A estrada acaba em um portão fechado da aeronáutica e não há um lugar específico para estacionar o carro, ele tem que ficar parado pela pista mesmo.

(Atualização – Visita ao Morro da Igreja: Desde novembro de 2013, a visita ao Morro da Igreja passou a ser controlada. Devido ao excessivo número de veículos e consequentemente os problemas que estes têm gerado, o acesso ao local será limitado. As autorizações para visitação devem ser retiradas junto ao ICMBIO na sede do Parque Nacional de São Joaquim. Av Felicíssimo Rodrigues Sobrinho, 1542 – Bairro Esquina – Urubici – SC, entre as 08:00 e as 12:00 e entre as 13:00 e as 17:00.)

Estrada para o Morro da Igreja - Urubici / SC
Estrada para o Morro da Igreja

 

Morro da Igreja - Urubici / SC

Estrada para o Morro da Igreja - Urubici / SC

Estrada para o Morro da Igreja - Urubici / SC

O Morro da Igreja possui 1822 metros de altitude e é considerado o ponto habitado mais alto do sul do Brasil. Lá do alto a paisagem é maravilhosa. Em dias de boa visibilidade é possível até ver o mar a mais de 100 km de distância. A ocorrência de neblina e ventos é frequente, sem falar nas nuvens que podem prejudicar a visibilidade, pois, com o tempo fechado, o topo do morro fica acima delas.

Quando eu estive lá, o tempo estava ótimo, havia poucas nuvens e parecia que elas estavam se formando ali mesmo, num fenômeno muito bonito. Era 15h e não havia nenhum visitante no local, o único barulho existente era o do vento. A temperatura era de 13 graus, mas como estava ventando muito, a sensação térmica deixava o ambiente ainda mais gelado.

Mesmo durante o verão, o Morro da Igreja apresenta temperaturas baixas. Foi nele que foi registrado, em 1996, o recorde de temperatura oficial mais baixa já registrada no Brasil: 17,8 graus negativos! No inverno a ocorrência de neve é frequente no local e, quando isto ocorre, os turistas invadem o morro, formando longas filas ao longo da estrada. Um dos primeiros posts que eu publiquei aqui no blog (Neve em Santa Catarina) foi justamente uma série de fotos que eu recebi da forte nevasca que atingiu a região no ano de 2010.

Morro da Igreja - Urubici / SC

Pedra Furada - Morro da Igreja - Urubici / SC
Vista do Morro da Igreja

 

Vista do Morro da Igreja - Urubici / SC

Vista do Morro da Igreja - Urubici / SC

Pedra Furada - Urubici / SC
Pedra Furada

 

Do alto do Morro da Igreja é possível avistar a Pedra Furada, uma formação natural de rochas, com aproximadamente 30 metros de circunferência. Ela está bem em frente ao morro e ajuda a compor a bela paisagem. É possível fazer uma trilha até a pedra, mas para isso é preciso o auxílio de um guia e permissão da aeronáutica, pois ela encontra-se dentro da área militar.

Também consegui avistar o Parque Eólico de Bom Jardim da Serra, que está localizado junto à Serra do Rio do Rastro. Mas o zoom da minha câmera não foi o suficiente para tirar uma boa foto, pois os aerogeradores estão muito distantes. Consegui ver o parque mais de perto durante minha visita ao município, relatada no post “Um Passeio em Bom Jardim da Serra, na Serra Catarinense“.

Pedra Furada - Morro da Igreja - Urubici / SC

Morro da Igreja - Urubici / SC

No topo do Morro da Igreja está instalada uma base do CINDACTA II, órgão do Ministério da Defesa responsável pelo controle do tráfego aéreo de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Por isso que a partir de determinado ponto não é permitida a passagem de visitantes.

Área militar no Morro da Igreja - Urubici / SC
Área militar

 

Morro da Igreja - Urubici / SC
Lua

 

Lá em cima há alguns animais, como estas raposas estes graxains (cachorros-do-mato) que eu encontrei. Assim que encostamos o carro um deles ficou próxima à porta, como se estivesse esperando que alguém lhe desse comida. Mas assim que saímos do carro, eles fugiram e só retornaram quando viram que já estávamos de volta dentro do carro. Eu nunca tinha visto uma raposa um graxaim pessoalmente antes!

Raposa no Morro da Igreja - Urubici / SC
Graxaim

 

Raposa no Morro da Igreja - Urubici / SC
Veja a seguir o vídeo que eu fiz no Morro da Igreja…

Quem visita o Morro da Igreja pode aproveitar para conhecer outra atração muito bonita, a Cascata Véu de Noiva, cujo acesso fica ao longo da estrada que sobe o morro. Há uma pequena placa indicando indicando onde o visitante deve entrar e depois ainda é preciso dirigir aproximadamente 1 km de estrada de chão até chegar a um portão que dá acesso à propriedade particular, onde há alguns chalés e um restaurante.

O estacionamento fica junto ao restaurante, que também serve como bilheteria. É preciso pagar uma taxa de R$ 2,00 por visitante para entrar no local. Depois é só seguir um pequeno caminho a pé até chegar na cascata. Um cão guia acompanha os visitantes pelo caminho. Quando eu visitei, ouvi o dono do local dizer para o cão: “leva eles até lá e volta”. E foi o que ele fez… o cão nos guiou até a cascata, bebeu água e logo em seguida voltou para o restaurante.

Restaurante Cascata Véu de Noiva - Urubici / SC
Restaurante Cascata Véu de Noiva

 

Acesso à Cascata Véu de Noiva - Urubici / SC
Acesso à cascata

 

Cascata Véu de Noiva - Urubici / SC
Cão guia da Cascata Véu de Noiva

 

Acesso à Cascata Véu de Noiva - Urubici / SC

Cascata Véu de Noiva - Urubici / SC

A Cascata Véu de Noiva possui 62 metros de altura e a água escorre pelo paredão de pedras. Ela é muito mais alta do que parece ser pelas fotos. No dia que eu fui, a vazão estava bem fraca, pois já fazia alguns dias que não chovia. No inverno a cascata chega a congelar nos dias mais frios. No local há atividades como arvorismo, tirolesa e rapel, mas não vi nenhuma delas funcionando.
Cascata Véu de Noiva - Urubici / SC

Cascata Véu de Noiva - Urubici / SC

Cascata Véu de Noiva - Urubici / SC
Cascata Véu de Noiva

 

Também fiz um vídeo durante minha visita à Cascata…

Para finalizar o post, segue um mapa com a localização do Morro da Igreja.


Exibir mapa ampliado

 

Procurando hotéis na Serra Catarinense?
Veja algumas opções em Urubici e Bom Jardim da Serra

 

Posts Relacionados:
Roteiro de 3 dias na Serra Catarinense
Um dia em Urubici, a cidade mais bonita da Serra Catarinense
Urubici – Serra do Corvo Branco e Gruta Nossa Senhora de Lourdes
Urubici – Morro do Campestre, Cascata do Avencal e Inscrições Rupestres
Onde comer em Urubici, na Serra Catarinense
Dica de hotel em Urubici – Serra Bela Hospedaria Rural
Um dia em São Joaquim, a cidade mais fria do Brasil
Onde comer em São Joaquim e Bom Jardim da Serra
São Joaquim – Degustação de Vinhos na Vinícola Villa Francioni
O Mirante e a Estrada da Serra do Rio do Rastro, na Serra Catarinense
Roteiro de final de semana em Aparados da Serra para casais

Mais dicas da serra e de outras cidades catarinenses na página Dicas Floripa e Santa Catarina

Panorâmica no Morro de Igreja - Urubici / SC
Morro da Igreja
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...