Colonia del Sacramento foi fundada em 1680 por Portugal e era um importante centro comercial e militar. É a única cidade uruguaia colonizada por portugueses, por isso possui um estilo diferente de todas as outras. Passear pelo seu centro histórico é como fazer uma viagem ao passado, já que as ruas e casas foram preservadas para manter seu aspecto original. Neste post vou mostrar como foi meu passeio pela cidade, numa viagem bate-volta a partir de Montevidéu.

Portón de Campo - Colonia del Sacramento, Uruguai
Portón de Campo – Colonia del Sacramento

 

 


Veja também:
Roteiro de 4 dias em Montevidéu
Onde se hospedar em Montevidéu: dicas de hotéis
Um dia em Punta del Este

 

Você já tem um seguro de viagem para visitar o Uruguai?
Clique aqui e saiba como comprar o seu com 15% de desconto!

 

A cidade está localizada a cerca de 180 km de Montevidéu, numa viagem de pouco mais de duas horas. O caminho é pela Ruta 1 e há dois pedágios em cada sentido, que custam 50 pesos uruguaios (aprox. R$5,00) cada. A rodovia é muito boa, duplicada na maior parte do trecho, mas é um pouco cansativa e monótona, pois o trajeto é praticamente em linha reta o tempo todo e com paisagens rurais que nunca mudam. Chegando próximo à Colonia a via torna-se de mão dupla e na entrada da cidade há várias palmeiras enfeitando o acostamento. A estrada termina no terminal de ônibus e barcos, próximo ao centro histórico.

Eu optei por alugar um carro e fazer uma viagem bate-volta, pois fiquei poucos dias em Montevidéu. Fui bem cedo e voltei logo depois do almoço, a tempo de pegar o tour das 16h na Bodega Bouza (veja o post “Montevidéu – Visita Guiada e Degustação de Vinhos na Bodega Bouza). Fiquei poucas horas e achei o suficiente para conhecer a parte histórica. Há quem prefira passar um dia inteiro em Colonia, pernoitando lá. Vai do interesse e da disponibilidade de tempo de cada um.

Colonia é a cidade uruguaia mais próxima de Buenos Aires e há várias ligações diárias entre as duas cidades através do Buquebus, uma grande balsa que faz o transporte de pessoas e veículos pelo Rio de la Plata. Por isso, quem fica muitos dias na capital argentina pode aproveitar para fazer este passeio, visitando a cidade uruguaia em um dia, numa viagem bate-volta de barco.

Ruta 1 - Uruguai
Ruta 1 a caminho de Colonia

 

Pedágio

 

Ruta 1 - Colonia del Sacramento, Uruguai
Chegando em Colonia

 

O ponto de partida do nosso passeio pela parte histórica de Colonia del Sacramento foi a Plaza Mayor, onde deixamos o carro estacionado. Esta era a principal praça da antiga colônia e fui construída assim que a cidade foi fundada. Ao seu redor há vários estabelecimentos, como restaurantes, museus, casa de câmbio e hotel.

Para conhecer a região, não há um roteiro bem definido a seguir. O bacana é caminhar sem rumo, pelas ruas antigas de pedras, observando os casarões históricos e as ruínas da cidade. O ponto de partida pode ser  o Portón de Campo, porta de entrada da antiga cidade, construído entre 1968 e 1971 e que ainda conserva restos da antiga muralha que existia em Colonia. Junto ao portão há um centro de informações turísticas, bom para pegar um mapa turístico do local, que apresenta a localização e explicações breves de cada atração.

Plaza Mayor - Colonia del Sacramento, Uruguai
Plaza Mayor

 

Plaza Mayor - Colonia del Sacramento, Uruguai

Informações turísticas

 

Portón de Campo - Colonia del Sacramento, Uruguai
Portón de Campo

 

Colonia del Sacramento, Uruguai

Canhão na antiga muralha de Colonia del Sacramento, Uruguai
Canhão na antiga muralha

 

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as com seus amigos nas redes sociais
utilizando os botões coloridos no canto esquerdo da tela

 

Chegamos em Colonia em cedo, por volta das 9h horas da manhã e a cidade antiga estava praticamente deserta. O tempo estava aberto, mas com um vento forte e muito frio. A maioria dos estabelecimentos abriram perto das 11h e os turistas começaram a chegar em maior quantidade, com vans e ônibus, a partir do meio-dia.

Uma das primeiras ruas que surgiram na nossa caminhada foi a Calle de los Suspiros, a rua mais antiga de Colonia del Sacramento. Tem um estilo tipicamente português e ainda conserva as pedras de seu pavimento original. As casas antigas pertencem à época do primeiro período colonial. A rua é fechada para carros, mas os pedestres podem circular à vontade por ela.

Calle de los Suspiros - Colonia del Sacramento, Uruguai
Calle de los Suspiros

 

Calle de los Suspiros - Colonia del Sacramento, Uruguai

 

Colonia foi fundada em janeiro de 1680 pelo português Manoel Lobo. Em agosto do mesmo ano, a cidade foi tomada pelos espanhóis. Esta foi a primeira de sete trocas do poder, em que os portugueses e espanhóis se alternavam no comando da cidade, até que em 1778, finalmente, ela passou a se tornar da Espanha em definitivo.

Em 1995, a cidade de Colonia del Sacramento recebeu o título de Patrimônio Cultural e Natural Mundial pela UNESCO. Quem visita a cidade tem a impressão de que ela parou no tempo, pois as ruas de pedra e os casarões ainda preservam o aspecto original. A maioria das casas tem portas e janelas fechadas e não dá para saber se alguém mora ali ou se elas ficam o tempo todo assim trancadas.

Dizem que Colonia lembra a cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, mas eu nunca estive lá, então prefiro dizer que ela lembra um pouco o estilo do distrito histórico de Santo Antônio de Lisboa, aqui em Florianópolis, que também possui ruas de pedra e casas antigas de estilo português, já que a capital catarinense teve uma colonização açoriana.

Rua de pedra em Colonia del Sacramento - Uruguai
Casa em Colonia del Sacramento - Uruguai

Casa de pedra em Colonia del Sacramento - Uruguai

Rua em Colonia del Sacramento - Uruguai
Casa em Colonia del Sacramento - Uruguai

Rua em Colonia del Sacramento - Uruguai

 

Uma das paradas durante a caminhada foi no farol da cidade, finalizado em 1857, que está junto às ruínas do Convento de San Francisco, nos arredores da Plaza Mayor. É possível subir nele, pagando apenas 15 pesos urugiaos (R$1,50). Lá do alto é possível observar todo o centro histórico de Colonia e também a movimentação dos barcos no rio.

Antigamente, Colonia era considerada uma espécie de chave para os rios, pois com sua localização estratégica era possível controlar o acesso das embarcações aos rios Uruguai, Paraná e Paraguai. Desde que o navegador espanhol Solís navegou por esses mares em 1516, vários espanhóis, portugueses, ingleses e holandeses visitaram a região com suas embarcações.

Farol de Colonia del Sacramento - Uruguai
Farol

 

Escada do farol

 

Farol de Colonia del Sacramento - Uruguai

Vista do Farol de Colonia del Sacramento - Uruguai
Vista do farol

 

Vista do Farol de Colonia del Sacramento - Uruguai

Buquebus chegando em Colonia

 

Depois caminhamos algumas quadras para uma área mais nova, onde as ruas são mais largas e as construções mais recentes, passando pela Avenida General Flores, a principal avenida do bairro, pelo Muelle 1866, de onde é possível ver toda a orla de Colonia, e pela Basílica del Santissimo Sacramento, uma igreja antiga que foi restaurada.

Av. Gral Flores - Colonia del Sacramento, Uruguai
Av. Gral Flores

 

Av. Gral Flores - Colonia del Sacramento, Uruguai
Rua de Colonia del Sacramento - Uruguai

Colonia de Sacramento - Uruguai

Muelle 1866 - Colonia del Sacramento, Uruguai
Muelle 1866


Colonia de Sacramento - Uruguai

Iate Clube de Colonia de Sacramento - Uruguai

Ruínas de Colonia de Sacramento - Uruguai

Colonia de Sacramento - Uruguai

 

Basílica del Santíssimo Sacramento - Colonia de Sacramento, Uruguai
Basílica del Santíssimo Sacramento


Basílica del Santíssimo Sacramento - Colonia de Sacramento, Uruguai


Há vários pequenos museus no centro histórico de Colonia, a maioria deles ao redor da Plaza Mayor. O Museo Portugués exibe réplicas de móveis e uniformes utilizados pelos portugueses. O Museo Municipal tem um acervo com objetos, artefatos e documentos de diferentes períodos da colônia. O Museo do del Azulejo mostra diferentes tipos de azulejos de países como Portugal, Espanha e França, além dos primeiros utilizados no Uruguai. E o Museo Naval conta a história dos conflitos marítimos que fizeram parte da história da cidade.

Museo del Azulejo - Colonia de Sacramento, Uruguai
Museo del Azulejo

 

Mapa da cidade em azulejo

 

Museo Municipal - Colonia de Sacramento, Uruguai
Museo Municipal

 

Museo Naval - Colonia del Sacramento, Uruguai
Museo Naval

 

Museo Portugues - Colonia del Sacramento, Uruguai
Museo Portugués

 

A visita à Colonia foi um passeio agradável e interessante. Para quem viaja a Montevidéu ou Buenos Aires, vale a pena reservar um dia para conhecê-la!

Veja no mapa a localização das principais atrações do centro histórico de Colonia del Sacramento…


Visualizar Colonia del Sacramento – Uruguai em um mapa maior


Posts Relacionados:

Dicas de Restaurantes em Colonia del Sacramento
Dica de hotel em Colonia del Sacramento: Colonia Suite
Casas de Câmbio em Montevidéu, Punta del Este e Colonia del Sacramento
Alugando um carro em Montevidéu e dirigindo pelas estradas do Uruguai
Aeroporto de Montevidéu, o mais moderno da América Latina
Punta del Este – Visita à Casapueblo e ao Mirador de Punta Ballena
Montevidéu – Um passeio pela Ciudad Vieja e pelo Centro da cidade
Montevidéu – Visita guiada no Teatro Solís

 

Faça parte da comunidade “Meus Roteiros de Viagem”
Acompanhe o blog nas redes sociais FacebookTwitter e Google+
Siga o perfil @meusroteirosdeviagem no Instagram
e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...