Colonia del Sacramento foi fundada em 1680 por Portugal e era um importante centro comercial e militar. É a única cidade uruguaia colonizada por portugueses, por isso possui um estilo diferente de todas as outras. Passear pelo seu centro histórico é como fazer uma viagem ao passado, já que as ruas e casas foram preservadas para manter seu aspecto original. Neste post vou mostrar como foi meu passeio pela cidade, numa viagem bate-volta a partir de Montevidéu.

Portón de Campo - Colonia del Sacramento, Uruguai
Portón de Campo – Colonia del Sacramento

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre o Uruguai
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas de Montevidéu e outros destinos uruguaios

Veja também:
Roteiro de 4 dias em Montevidéu
Onde se hospedar em Montevidéu: dicas de hotéis
Um dia em Punta del Este

Onde fica e Como chegar

Colonia del Sacramento está localizada a cerca de 180 km de Montevidéu, numa viagem de pouco mais de duas horas. O caminho é pela Ruta 1 e há dois pedágios em cada sentido, que custam 110 pesos uruguaios (aprox. R$10,00) cada. A rodovia é muito boa, duplicada na maior parte do trecho, mas é um pouco cansativa e monótona, pois o trajeto é praticamente em linha reta o tempo todo e com paisagens rurais que nunca mudam. Chegando próximo à Colonia a via torna-se de mão dupla e na entrada da cidade há várias palmeiras enfeitando o acostamento. A estrada termina no terminal de ônibus e barcos, próximo ao centro histórico.

Eu optei por alugar um carro e fazer uma viagem bate-volta, pois fiquei poucos dias em Montevidéu. Se você também pensa em alugar um carro no Uruguai, recomendo o portal RentCars, que garante o melhor preço na sua locação, faz a cobrança em reais e sem taxa de IOF, permite parcelar em até 12x no cartão e dá 5% de desconto na locação se o pagamento for no boleto.

Fui bem cedo e voltei logo depois do almoço, a tempo de pegar o tour das 16h na Bodega Bouza (veja o post “Montevidéu – Visita Guiada e Degustação de Vinhos na Bodega Bouza). Fiquei poucas horas e achei o suficiente para conhecer a parte histórica. Há quem prefira passar um dia inteiro em Colonia, pernoitando lá. Vai do interesse e da disponibilidade de tempo de cada um.

Caso você não queira fazer este passeio a Colonia por conta própria, clique aqui para reservar um tour guiado em português.

Colonia é a cidade uruguaia mais próxima de Buenos Aires e há várias ligações diárias entre as duas cidades através do Buquebus, uma grande balsa que faz o transporte de pessoas e veículos pelo Rio de la Plata. Por isso, quem fica muitos dias na capital argentina pode aproveitar para fazer este passeio, visitando a cidade uruguaia em um dia, numa viagem bate-volta de barco.

Ruta 1 - Uruguai
Ruta 1 a caminho de Colonia
Pedágio
Ruta 1 - Colonia del Sacramento, Uruguai
Chegando em Colonia

Colonia del Sacramento: O Que Fazer em Um Dia

O ponto de partida do nosso passeio pela parte histórica de Colonia del Sacramento foi a Plaza Mayor, onde deixamos o carro estacionado. Esta era a principal praça da antiga colônia e fui construída assim que a cidade foi fundada. Ao seu redor há vários estabelecimentos, como restaurantes, museus, casa de câmbio e hotel.

Para conhecer a região, não há um roteiro bem definido a seguir. O bacana é caminhar sem rumo, pelas ruas antigas de pedras, observando os casarões históricos e as ruínas da cidade. O ponto de partida pode ser o Portón de Campo, porta de entrada da antiga cidade, construído entre 1968 e 1971 e que ainda conserva restos da antiga muralha que existia em Colonia. Junto ao portão há um centro de informações turísticas, bom para pegar um mapa turístico do local, que apresenta a localização e explicações breves de cada atração.

Plaza Mayor - Colonia del Sacramento, Uruguai
Plaza Mayor
Plaza Mayor - Colonia del Sacramento, Uruguai
Informações turísticas
Portón de Campo - Colonia del Sacramento, Uruguai
Portón de Campo
Colonia del Sacramento, Uruguai
Canhão na antiga muralha de Colonia del Sacramento, Uruguai
Canhão na antiga muralha

OFERTA DE AGOSTO!
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Você já adquiriu um seguro viagem para sua viagem internacional?
Ganhe até 20% de desconto com o cupom promocional: PAIS
Insira o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento.
Pague em até 12x no cartão. Clique aqui para pesquisar os planos.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)

Chegamos em Colonia em cedo, por volta das 9h horas da manhã e a cidade antiga estava praticamente deserta. O tempo estava aberto, mas com um vento forte e muito frio. A maioria dos estabelecimentos abriram perto das 11h e os turistas começaram a chegar em maior quantidade, com vans e ônibus, a partir do meio-dia.

Uma das primeiras ruas que surgiram na nossa caminhada foi a Calle de los Suspiros, a rua mais antiga de Colonia del Sacramento. Tem um estilo tipicamente português e ainda conserva as pedras de seu pavimento original. As casas antigas pertencem à época do primeiro período colonial. A rua é fechada para carros, mas os pedestres podem circular à vontade por ela.

Calle de los Suspiros - Colonia del Sacramento, Uruguai
Calle de los Suspiros
Calle de los Suspiros - Colonia del Sacramento, Uruguai

Colonia foi fundada em janeiro de 1680 pelo português Manoel Lobo. Em agosto do mesmo ano, a cidade foi tomada pelos espanhóis. Esta foi a primeira de sete trocas do poder, em que os portugueses e espanhóis se alternavam no comando da cidade, até que em 1778, finalmente, ela passou a se tornar da Espanha em definitivo.

Em 1995, a cidade de Colonia del Sacramento recebeu o título de Patrimônio Cultural e Natural Mundial pela UNESCO. Quem visita a cidade tem a impressão de que ela parou no tempo, pois as ruas de pedra e os casarões ainda preservam o aspecto original. A maioria das casas tem portas e janelas fechadas e não dá para saber se alguém mora ali ou se elas ficam o tempo todo assim trancadas.

Dizem que Colonia lembra a cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, mas eu nunca estive lá, então prefiro dizer que ela lembra um pouco o estilo do distrito histórico de Santo Antônio de Lisboa, aqui em Florianópolis, que também possui ruas de pedra e casas antigas de estilo português, já que a capital catarinense teve uma colonização açoriana.

Rua de pedra em Colonia del Sacramento - Uruguai
Casa em Colonia del Sacramento - Uruguai
Casa de pedra em Colonia del Sacramento - Uruguai
Rua em Colonia del Sacramento - Uruguai
Casa em Colonia del Sacramento - Uruguai
Rua em Colonia del Sacramento - Uruguai

Alugue um carro no Uruguai no RentCars.com
Compare o preço nas principais locadoras do destino
Parcele em até 12x ou ganhe 5% desconto no boleto
Clique aqui para pesquisar as tarifas e fazer a sua reserva

Uma das paradas durante a caminhada foi no farol da cidade, finalizado em 1857, que está junto às ruínas do Convento de San Francisco, nos arredores da Plaza Mayor. É possível subir nele, pagando apenas 15 pesos urugiaos (R$1,50). Lá do alto é possível observar todo o centro histórico de Colonia e também a movimentação dos barcos no rio.

Antigamente, Colonia era considerada uma espécie de chave para os rios, pois com sua localização estratégica era possível controlar o acesso das embarcações aos rios Uruguai, Paraná e Paraguai. Desde que o navegador espanhol Solís navegou por esses mares em 1516, vários espanhóis, portugueses, ingleses e holandeses visitaram a região com suas embarcações.

Farol de Colonia del Sacramento - Uruguai
Farol
Escada do farol
Farol de Colonia del Sacramento - Uruguai
Vista do Farol de Colonia del Sacramento - Uruguai
Vista do farol
Vista do Farol de Colonia del Sacramento - Uruguai
Buquebus chegando em Colonia

Depois caminhamos algumas quadras para uma área mais nova, onde as ruas são mais largas e as construções mais recentes, passando pela Avenida General Flores, a principal avenida do bairro, pelo Muelle 1866, de onde é possível ver toda a orla de Colonia, e pela Basílica del Santissimo Sacramento, uma igreja antiga que foi restaurada.

Av. Gral Flores - Colonia del Sacramento, Uruguai
Av. Gral Flores
Av. Gral Flores - Colonia del Sacramento, Uruguai
Rua de Colonia del Sacramento - Uruguai
Colonia de Sacramento - Uruguai
Muelle 1866 - Colonia del Sacramento, Uruguai
Muelle 1866
Colonia de Sacramento - Uruguai
Iate Clube de Colonia de Sacramento - Uruguai
Ruínas de Colonia de Sacramento - Uruguai
Colonia de Sacramento - Uruguai
Basílica del Santíssimo Sacramento - Colonia de Sacramento, Uruguai
Basílica del Santíssimo Sacramento
Basílica del Santíssimo Sacramento - Colonia de Sacramento, Uruguai

Há vários pequenos museus no centro histórico de Colonia, a maioria deles ao redor da Plaza Mayor. O Museo Portugués exibe réplicas de móveis e uniformes utilizados pelos portugueses. O Museo Municipal tem um acervo com objetos, artefatos e documentos de diferentes períodos da colônia. O Museo do del Azulejo mostra diferentes tipos de azulejos de países como Portugal, Espanha e França, além dos primeiros utilizados no Uruguai. E o Museo Naval conta a história dos conflitos marítimos que fizeram parte da história da cidade.

Museo del Azulejo - Colonia de Sacramento, Uruguai
Museo del Azulejo
Mapa da cidade em azulejo
Museo Municipal - Colonia de Sacramento, Uruguai
Museo Municipal
Museo Naval - Colonia del Sacramento, Uruguai
Museo Naval
Museo Portugues - Colonia del Sacramento, Uruguai
Museo Portugués

A visita à Colonia foi um passeio agradável e interessante. Para quem viaja a Montevidéu ou Buenos Aires, vale a pena reservar um dia para conhecê-la!

 

ONDE FICAR EM COLONIA DEL SACRAMENTO

Se você pretende dormir uma ou mais noites em Colonia del Sacramento, saiba que as principais escolhas dos leitores do blog na cidade são o hotel Colonia Suite Apartments, o Le Vrero Boutique Hotel, o Radisson Colonia Del Sacramento Hotel, o Hotel Esperanza & Artemisa Spa e Hotel Rivera.

Já em Montevidéu, os preferidos são o Hotel America, o Punta Trouville Hotel, o Intercity Premium Montevideo, o Pocitos Plaza Hotel, o Esplendor Cervantes, o Hotel London Palace e o Palm Beach Plaza Hotel.

Para mais sugestões de hotéis na capital uruguaia, acesse o post “Onde se hospedar em Montevidéu: dicas de hotéis“.

Veja no mapa a localização das principais atrações do centro histórico de Colonia del Sacramento…

Sugestões de passeios e atrações em Montevidéu oferecidos pelos parceiros do blog:

Transfer de Aeroporto em Montevidéu
Free tour por Montevidéu. Grátis! (em português)
Visita guiada por Montevidéu (em português)
Ônibus turístico de Montevidéu (em português)
Excursão a Punta del Este e Piriápolis (em português)

Mais opções de atividades em Montevidéu neste link e também neste outro link.

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e
ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)

Conheça todos os posts de Montevidéu e outras cidades uruguaias publicdos no blog:

COLONIA DEL SACRAMENTO
– Colonia del Sacramento: O Que Fazer em Um Dia
– Dicas de Restaurantes em Colonia del Sacramento
– Dica de hotel em Colonia del Sacramento: Colonia Suite

MONTEVIDÉU
– Roteiro de 4 dias em Montevidéu
– Onde se hospedar em Montevidéu: dicas de hotéis
– Montevidéu – Visita Guiada e Degustação de Vinhos na Bodega Bouza
– Montevidéu – Um passeio pela Ciudad Vieja e pelo Centro da cidade
– Montevidéu – Visita guiada no Teatro Solís
– Montevidéu – O Museu do Futebol e o Estádio Centenário
– Montevidéu – Visita guiada no Palácio Legislativo
– Montevidéu – Parque Rodó e um passeio pelas Ramblas
– Dicas de Compras em Montevidéu
– Dicas de Restaurantes em Montevidéu
– Dica de Hotel em Montevidéu: Intercity Premium Montevideo, em Punta Carretas
– Casas de Câmbio em Montevidéu, Punta del Este e Colonia del Sacramento
– Como é alugar um carro em Montevidéu e dirigir no Uruguai
– Aeroporto de Montevidéu, o mais moderno da América Latina

PUNTA DEL ESTE
– Um dia em Punta del Este
– Dicas de Compras e Restaurantes em Punta del Este
– Punta del Este – Visita à Casapueblo e ao Mirador de Punta Ballena

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro no Uruguai , faça sua cotação e reserva no portal RentCars.com.
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem taxa IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.
Veja um relato de como é alugar um carro em Montevidéu neste post do blog.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Montevidéu no Booking.com, site parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hospedagem na cidade.

+ SEGURO VIAGEM
Viaje ao exterior de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.

OFERTA DE AGOSTO – Cupom promocional: PAIS
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5

+ INGRESSOS E PASSEIOS
Compre de forma antecipada ingressos, city tour, transfer de aeroporto e passeios guiados para explorar Montevidéu e cidades próximas.
Clique aqui para ver algumas opções e também neste outro link para ver mais ofertas de tours e atrações.

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular nas suas viagens ao exterior com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço neste post do blog e também neste outro post.

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.

Assine o blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar o blog e receba novos posts e promoções em primeira mão!