Montevidéu é uma cidade agradável, com uma forte ligação com a natureza e o mar. É bem arborizada, possui muitas praças e parques e uma faixa litorânea com diversas praias e áreas de lazer. Neste post vou falar sobre o Parque Rodó, o mais conhecido cidade, e também sobre as Ramblas, as avenidas à beira-mar com grandes calçadões que são passagem obrigatória num passeio que proporciona belas paisagens.

Rambla de Pocitos - Montevidéu, Uruguai
Rambla de Pocitos – Montevidéu

 

 


Veja também:
Roteiro de 4 dias em Montevidéu
Montevidéu – Visita Guiada e Degustação de Vinhos na Bodega Bouza
Montevidéu – O Museu do Futebol e o Estádio Centenário
O Parque Rodó é um dos maiores e mais antigos parques urbanos de Montevidéu, com uma área de 85 hectares no bairro Punta Carretas, perto do centro da cidade. Seu nome é uma homenagem a um importante escritor uruguaio, José Enrique Rodó. Considerado uma das principais áreas de lazer da cidade, o parque possui uma grande área verde com vários monumentos, estátuas e fontes, além de um pequeno lago. 

Na sua área e nos arredores há diversas atrações de lazer e entretenimento, como um parque de diversões, um castelo, um anfiteatro, um campo de futebol, um campo de golfe, um complexo de bares e restaurantes e o Casino Municipal. Nas manhãs de domingo, uma feirinha de artesanato acontece na Av. Juio Herrera y Reissig, na região central do parque.

Parque Rodó - Montevidéu, Uruguai
Parque Rodó

 

Parque Rodó - Montevidéu, Uruguai

Parque Rodó - Montevidéu, Uruguai

Parque Rodó - Montevidéu, Uruguai

Parque Rodó - Montevidéu, Uruguai

Visitei o parque no meu primeiro dia de passeios em Montevidéu, logo no início do dia. Era uma manhã de inverno, no meio da semana, com temperatura baixa, muito vento e com o tempo nublado, por isso ele estava praticamente vazio. O frio intenso não me deixou ficar muito tempo passeando pelo parque, mas deu para perceber como ele é bonito e bem cuidado. Nos dias quentes deve ser uma das áreas mais frequentadas da cidade.

Parque Rodó - Montevidéu, Uruguai

Monumento no Parque Rodó - Montevidéu, Uruguai
Monumento a José Enrique Rodó

 

Monumento no Parque Rodó - Montevidéu, Uruguai

Estátua no Parque Rodó - Montevidéu, Uruguai
Confúcio

 

O Parque Rodó está praticamente às margens do Rio de la Plata, ou do “mar”, como dizem os uruguaios. Por ali passa a Rambla Presidente Wilson, junto à Playa Ramírez.

Parque de diversões no Parque Rodó - Montevidéu, Uruguai
Parque de diversões

 

Rambla Presidente Wilson - Montevidéu, Uruguai
Rambla Presidente Wilson

 

Playa Ramírez - Montevidéu, Uruguai
Playa Ramírez

 


 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as com seus amigos nas redes sociais
utilizando os botões coloridos no canto esquerdo da tela

As Ramblas de Montevidéu são as avenidas litorâneas da capital uruguaia, com mais de 20 km de extensão às margens do Rio de la Plata. O termo “rambla” se refere a todas as vias à beira-mar na costa do Uruguai. Cada rambla possui uma demoninação própria, mas no geral elas são conhecidas pelo nome do bairro que se encontram, como Rambla de Pocitos, por exemplo. Em conjunto, elas são chamadas simplesmente de Ramblas.

Passear pelas Ramblas é um dos passeios mais agradáveis de Montevidéu, seja durante o dia ou à noite, de carro, de ônibus, de bicicleta ou a pé. Em cada bairro as ramblas tem suas características próprias, algumas com prédios antigos, outras com construções novas e modernas, ramblas com ou sem praias, estacionamentos, praças e calçadões. Mas uma coisa todas tem em comum: uma bela paisagem da costa da capital uruguaia.

Visitei as Ramblas todos os dias da minha viagem ao Uruguai, por isso consegui tirar fotos em vários momentos diferentes. Fiz um passeio de carro durante a primeira noite e fiquei impressionado com o tamanho da cidade, muito maior do que eu poderia imaginar. Também tive a oportunidade de presenciar um belo fim de tarde com o por do sol, circulando pelas Ramblas da Ciudad Vieja até o farol de Punta Carretas.

Rambla Francia - Montevidéu, Uruguai
Rambla Francia – Ciudad Vieja

 

Rambla de Montevidéu, Uruguai

Fim de tarde em Montevidéu, Uruguai

Farol de Punta Carretas - Montevidéu, Uruguai
Farol de Punta Carretas

 

No terceiro dia, antes de pegar a estrada rumo a Punta del Este, fiz um passeio completo por todas as Ramblas de Montevidéu, parando em cada uma para curtir o visual e bater umas fotos. Era uma manhã de sábado bem cedo e havia poucos carros na rua. A primeira parada foi na Plaza Daniel Muñoz, o final da Rambla de Punta Carretas.

Rambla de Punta Carretas - Montevidéu, Uruguai
Rambla de Punta Carretas

 

Rambla de Punta Carretas - Montevidéu, Uruguai
Logo depois veio a Rambla de Pocitos (Rambla Republica del Peru), um dos melhores bairros da cidade, com bons restaurantes, hotéis, lojas e um paredão de prédios à beira-mar. Me lembrou um pouco a orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, ou de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, com um grande calçadão na beira da praia.

Rambla de Pocitos - Montevidéu, Uruguai
Rambla de Pocitos

 

Rambla de Pocitos - Montevidéu, Uruguai

Rambla de Pocitos - Montevidéu, Uruguai

Rambla de Pocitos - Montevidéu, Uruguai
A próxima parada foi na Rambla de Buceo (Rambla Armenia), bairro que tem alguns dos prédios mais altos e modernos de Montevidéu. Na região também há uma grande marina e um píer extenso que avança sobre mar.

Rambla de Buceo - Montevidéu, Uruguai
Rambla de Buceo

 

Puerto del Buceo - Montevidéu, Uruguai
Puerto del Buceo

 

Muelle del Buceo - Montevidéu, Uruguai
Muelle del Buceo

 

Ainda parei na Rambla de Malvin, de onde era possível avistar a região central de Montevidéu à distância. O passeio continuou pelas Ramblas de Punta Gorda e Carrasco, antes de pegar a rodovia Interbalneária em direção a Punta del Este, cidade que será assunto de alguns posts a serem publicados em breve.

Playa Malvín - Montevidéu, Uruguai
Playa Malvín

 

As Ramblas de Montevidéu servem não só para passear, mas também como uma importante via de trânsito e caminho alternativo no deslocamento para o Aeroporto Internacional de Carrasco, evitando o trânsito intenso da Av. Itália, como eu já mostrei num mapa no final do post “Aeroporto de Montevidéu, o mais moderno da América Latina“.

Posts Relacionados:
Onde se hospedar em Montevidéu: dicas de hotéis
Montevidéu – Visita guiada no Palácio Legislativo
Montevidéu – Um passeio pela Ciudad Vieja e pelo Centro da cidade
Montevidéu – Visita guiada no Teatro Solís
Dicas de Restaurantes em Montevidéu
Dicas de Compras em Montevidéu
Dica de Hotel em Montevidéu: Intercity Premium Montevideo, em Punta Carretas
Alugando um carro em Montevidéu e dirigindo pelas estradas do Uruguai

 

Faça parte da comunidade “Meus Roteiros de Viagem”
Acompanhe o blog nas redes sociais FacebookTwitter e Google+
Siga o perfil @meusroteirosdeviagem no Instagram
e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...