O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, é o maior e principal aeroporto da região Sul do Brasil. Em 2011, foi o 8º mais movimentado do país, com 7,8 milhões de passageiros. Quando viajei para o Uruguai fiz uma conexão na capital gaúcha e visitei pela primeira vez o aeroporto. Neste post vou mostrar algumas informações sobre o local e como foi a minha passagem por lá.

Aeronaves no Pátio do Aeroporto de Porto Alegre

Aeroporto de Porto Alegre

 

Todas as principais companhias aéreas nacionais atuam no Salgado Filho, com voos diretos para dezenas de cidades no Brasil. No segmento internacional, cinco companhias operam no aeroporto: a Aerolineas Argentinas, com voos para Buenos Aires; a BQB Lineas Aereas, com voos para Punta del Este, Montevidéu e Rivera; a Copa Airlines, com um voo direto para a Cidade do Panamá; a peruana TACA, com uma ligação direta para Lima; e também a portuguesa TAP, com voos diretos para a cidade de Lisboa.

O Aeroporto de Porto Alegre possui dois terminais. O terminal 1 é o principal e nele estão as todas as companhias aéreas, exceto a Azul e a Webjet, que operam no terminal 2. Este segundo terminal era o antigo terminal do aeroporto e ficou desativado até o ano de 2010, quando foi reformado para voltar a receber voos, ampliando a capacidade total do Salgado Filho, que atualmente é de 6,5 milhões de passageiros por ano. 

Teto de vidro do Aeroporto de Porto Alegre

Vão central do Aeroporto de Porto Alegre

Vão central do terminal

 

Como viajei de TAM e Pluna (que encerrou suas operações duas semanas depois do meu voo), minha passagem pelo aeroporto ficou restrita ao terminal 1, que está estruturado em três níveis.

No piso térreo está o desembarque. Lembro de ter visto apenas duas esteiras de bagagem. Na ida minha a passagem por esta área foi muito rápida porque a mala chegou em pouco tempo, já que meu voo tinha apenas 11 passageiros. Mas na volta, o desembarque foi tumultuado e demorado, pois como o voo era internacional, foi preciso fazer todos os trâmites. Os passageiros do meu voo se misturaram aos de um voo vindo de Buenos Ares e para piorar, logo em seguida chegou o voo da TAP, então o desembarque internacional ficou entupido de gente.

Pátio do Aeroporto de Porto Alegre

Aeronaves no pátio

 

No primeiro piso estão os balcões de check-in e as salas de embarque. O balcão da Pluna ficava na área central do terminal, onde também estão os guichês das outras companhias aéreas, exceto a TAM, cujos balcões estão no canto esquerdo do terminal, numa área exclusiva e que parece ter sido construída ou reformada recentemente. A TAM possui vários guichês de auto-atendimento para agilizar o processo.

Balcões de check-in no Aeroporto de Porto Alegre

Balcões de check-in

Check-in da TAM no aeroporto de Porto Alegre

Check-in da TAM

 

Na hora de entrar para as salas de embarque, a inspeção no raio-x foi bem rigorosa e lenta, com longas filas. No voo internacional, os agentes barravam qualquer liquido na bagagem, só era permitido se estivesse dentro de sacos plásticos especiais. Até achei estranho, porque achei que essa restrição de líquidos já tinha terminado. Quando viajei para o Chile, via Guarulhos, não tive nenhum problema em levar na mochila itens como pasta de dente, desodorante e perfume, mas em Porto Alegre esses itens não são permitidos. No raio-x do voo nacional, apesar de não haver essa restrição, eles também foram bem rigorosos fiscalizando o conteúdo de várias bagagens de mão.

Há apenas um portão de embarque internacional, com uma sala pequena e apertada. Nesta área há apenas uma lanchonete e uma loja do Duty Free. Na volta não tive tempo de observar as salas de embarque da área doméstica, pois fui do raio-x direto para o avião.

Sala de embarque internacional do Aeroporto de Porto Alegre

Sala de Embarque Internacional

Duty free no aeroporto de Porto Alegre

Duty Free no Embarque Internacional

 

No segundo piso do Aeroporto Salgado Filho há uma grande praça de alimentação, com cafés, lanchonetes e restaurantes, como por exemplo o Viena, que possui um grande ambiente no canto direito do terminal, com janelas para o pátio de aeronaves. Neste piso também há algumas lojas do AeroShopping e uma área com várias poltronas e televisão para os passageiros e visitantes descansarem.

Praça de alimentação do Aeroporto de Porto Alegre

Praça de Alimentação

AeroShopping do Aeroporto de Porto Alegre

AeroShopping

Poltronas de descanso no Aeroporto de Porto Alegre

Poltronas de descanso

 

Neste piso também há um mirante ao longo de quase a extensão do terminal, com janelas que permitem visualizar toda a movimentação de pousos e decolagens na pista e também os aviões no pátio, tendo como cenário ao fundo a cidade de Porto Alegre.

Pátio do Aeroporto de Porto Alegre

Vista do mirante

 

O aeroporto vai sofrer uma ampliação para aumentar sua capacidade de passageiros até a Copa do Mundo de 2014, já que Porto Alegre é uma das sedes e terá quatro partidas disputadas na cidade. Mas quando estive lá, no final de junho de 2012, não vi nenhuma obra acontecendo.

Finalizo o post com esta bela imagem do fim de tarde, voando sobre o Rio Grande do Sul…

Por do sol no Rio Grande do Sul

Por do sol no céu gaúcho

 

Posts Relacionados:
O Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis
A Localização das Companhias Aéreas nos Terminais do Aeroporto de Guarulhos
Conexão longa em Guarulhos: O que fazer para passar o tempo?
Aeroporto de Montevidéu, o mais moderno da América Latina
O Aeroporto de Santiago e transfer para o hotel com a Transvip

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...