Montevidéu é um destino perfeito para uma viagem curta, como um feriado prolongado ou até mesmo um final de semana. A capital do Uruguai é uma cidade pequena, acolhedora e muito agradável. Dois dias são suficientes para conhecê-la e, com alguns dias a mais, você também pode visitar cidades próximas, como Colonia del Sacramento e Punta del Este. Neste post vou fazer uma sugestão de um roteiro de 4 dias em Montevidéu e no final também indico uma alternativa para 3 dias.

Bandeira do Uruguai

Bandeira do Uruguai

 

Veja também outros roteiros para sua viagem:
Roteiro de 4 dias em Buenos Aires
Roteiro de 3 dias em Santiago
Roteiro de 4 dias em Mendoza
Roteiro de 5 dias em Florianópolis
Roteiro de 4 dias em Balneário Camboriú

 

A melhor maneira de aproveitar bem este roteiro é alugando um carro para fazer os passeios. Desta forma é possível se deslocar com facilidade entre as atrações, sem depender de ônibus ou empresas de turismo que oferecem passeios fechados. Confira uma dica de locadora no post “Alugando um carro em Montevidéu e dirigindo pelas estradas do Uruguai“. Mas mesmo que você não tenha interesse em alugar um veículo, pode utilizar este roteiro como base para seus passeios em Montevidéu. Para informações sobre o aeroporto da cidade leia o post “Aeroporto de Montevidéu, o mais moderno da América Latina“.

Caso ainda não saiba qual hotel reservar na capital uruguaia, veja algumas opções no post ” Onde se hospedar em Montevidéu: dicas de hotéis“. Para aluguel de carro, consulte os preços e faça sua reserva no portal RentalCars.

Você já fez o seu seguro de viagem para visitar o Uruguai?
Em parceria com Mondial Assistance, o blog oferecer aos leitores do site um desconto de 15% na compra de seguros de viagem. Clique aqui saber como efetuar a compra e pegar o seu código do cupom de desconto.

 

 

Dia 1

A sugestão para o primeiro dia em Montevidéu é fazer um longo passeio pelo centro da cidade. Ele pode começar pela Plaza Constitución, onde está a Catedral Metropolitana de Montevidéu. Há alguns museus que podem ser visitados nas proximidades, como o Museo Histórico Nacional e o Museo de Arte Precolombino e Indigena (MAPI).

Em seguida você pode visitar o Museo del Carnaval e aproveitar para almoçar no Mercado del Puerto, já que ambos estão localizados um ao lado do outro. Há vários restaurantes no Mercado, uma boa sugestão é o El Palenque (veja outras opções no post “Dicas de Restaurantes em Montevidéu).

Plaza Constitución - Montevidéu

Plaza Constitución

O passeio continua na Plaza Independencia, uma grande praça na divisa entre o centro de Montevidéu e a Ciudad Vieja. Antigamente havia uma muralha dividindo estas duas áreas e um pedaço dela ainda restou e está no local, a Puerta de la Ciudadela. No centro da praça está o Mausoleo General Jose Artigas, um monumento que guarda as cinzas do militar, que foi um herói nacional. Nos arredores da praça está o Palácio Salvo, um dos edifícios mais antigos do Uruguai.

Palacio Salvo - Montevidéu

Palacio Salvo

Após visitar a praça, você pode fazer uma caminhada pela Av. 18 de Julio, a principal rua de comércio popular da cidade. Logo no início dela há algumas casas de câmbio com boa cotação (leia mais no post “Casas de Câmbio em Montevidéu, Punta del Este e Colonia del Sacramento). Ao longo da avenida há duas atrações imperdíveis: a Fonte dos Cadeados e o Mirador da Intendencia de Montevidéu, um mirante localizado no último andar do edifício da Prefeitura, com uma bela vista panorâmica da cidade.

Veja mais fotos e informações de todas essas atrações localizadas no centro de Montevidéu no post “Montevidéu – Um passeio pela Ciudad Vieja e pelo Centro da cidade“.

Vista panorâmica de Montevidéu

Vista do Mirante da Prefeitura de Montevidéu

O passeio termina com um tour guiado no Teatro Solis, que tem início as 16:00h e pode ser feita em português. A visita circula por todos os ambientes do teatro, desde a fachada do edifício até a platéia e, às vezes, há atores fazendo uma pequena encenação, interagindo com os visitantes. Veja todos os detalhes deste passeio no post “Montevidéu – Visita guiada no Teatro Solís“.

Teatro Solis - Montevidéu

Teatro Solis

No final da tarde vale a pena fazer um passeio pelas Ramblas e curtir o por do sol no Farol de Punta Carretas. E à noite, a sugestão é conhecer algum shopping da cidade. Conheça as opções no post “Dicas de Compras em Montevidéu“.

 

Dia 2

O segundo dia é dedicado a visitar algumas atrações que estão mais distantes do centro da cidade. O passeio pode começar com uma caminhada pelo Parque Rodó, um grande parque urbano localizado no bairro Punta Carretas, próximo as Ramblas.

Parque Rodó - Montevidéu

Parque Rodó

A saída do parque, ou das Ramblas, deve ser no máximo às 10:15h, para dar tempo de chegar com folga no tour das 11:00h na Bodega Bouza, uma das maiores vinícolas do Uruguai. A visita guiada é um passeio imperdível e muito interessante. Ela tem uma duração aproximada de 1:30h e faz um giro pela propriedade, com explicações bem detalhadas sobre o cultivo das uvas e a produção dos vinhos. No final, acontece uma degustação de cinco tipos de vinhos no restaurante da vinícola, que pode ser uma boa opção para o almoço neste dia. É preciso agendar este passeio com antecedência. Veja todos os detalhes no post “Montevidéu – Visita Guiada e Degustação de Vinhos na Bodega Bouza“.

Vinhedos da Bodega Bouza

Vinhedos da Bodega Bouza

Degustação de Vinhos na Bodega Bouza

Degustação de Vinhos na Bodega Bouza

Na parte da tarde há uma outra visita guiada para ser feita, desta vez no Palácio Legislativo, edifício sede do Senado Uruguaio e da Câmara dos Deputados. O tour, em português, começa às 15:00h e circula por diversos ambientes do do Palácio. É muito bonito e interessante, vale a pena. Leia mais no post “Montevidéu – Visita guiada no Palácio Legislativo“.

Palácio Legislativo - Montevidéu

Palácio Legislativo

Ao sair do Palácio você pode se dirigir até o Estádio Centenário para conhecer o Museu do Futebol. Mais informações no post “Montevidéu – O Museu do Futebol e o Estádio Centenário“.

No final da tarde, a sugestão é passear por toda a extensão das Ramblas, que são as avenidas ao longo da orla, à beira-mar. Vale a pena dirigir da Rambla da Ciudad Vieja até a Rambla de Carrasco, fazendo paradas pelo caminho para curtir o visual. Esse passeio pode ser feito em qualquer horário, tanto de dia, quanto à noite. Confira as fotos no post “Montevidéu – Parque Rodó e um passeio pelas Ramblas“.

Rambla de Pocitos - Montevidéu

Rambla de Pocitos

 

Vai adquirir um seguro de viagem?
Faça sua cotação e compre com a Mondial Assistance

 

Dia 3

O terceiro dia é um passeio bate-volta à cidade histórica de Colonia del Sacramento, a única do país que foi fundada pelos portugueses. Ela está localizada a cerca de 180 km de Montevidéu e a viagem tem uma duração de pouco mais de duas horas, com dois pedágios ao longo do caminho. Apesar de ser uma viagem longa, o esforço compensa, já que a área histórica da cidade é muito interessante.

Um dia é o suficiente para conhecer o centro antigo de Colonia, um local que parece ser uma verdadeira volta ao passado, com ruas de pedra, casinhas antigas e restos da muralha que cercava a área. Há vários pequenos museus que podem ser visitados, além do farol, da igreja e de outras construções históricas.

Veja todos os detalhes de Colonia no post “Um dia em Colonia del Sacramento“.

Puerta de la Ciudadela - Colonia del Sacramento

Puerta de la Ciudadela – Colonia del Sacramento

Farol de Colonia del Sacramento

Farol de Colonia del Sacramento

Rua de Colonia del Sacramento

Rua de Colonia del Sacramento

 

Dia 4

No quarto dia, a sugestão é outro bate-volta, desta vez para conhecer os principais pontos turísticos de Punta del Este, o balneário mais luxuoso do Uruguai, localizado a 130 km da capital, numa viagem de aproximadamente 1:30h que também possui dois pedágios em cada sentido.

A primeira parada pode ser na península de Punta Ballena, pouco antes de chegar em Punta. É lá que se encontra a Casapueblo, uma das construções mais emblemáticas do país, construída pelo artista uruguaio Carlos Paez Vilaró. A casa é uma mistura de hotel, restaurante, museu e galeria de arte, onde estão expostas dezenas de obras do artista que a criou.

Bem próximo à casa, na ponta da península, está o Mirador de Punta Ballena, um mirante com vista panorâmica que permite visualizar ao fundo a cidade de Punta del Este e várias praias da região. Veja mais informações sobre essas duas atrações no post “Punta del Este – Visita à Casapueblo e ao Mirador de Punta Ballena“.

Casapueblo - Punta del Este

Casapueblo – Punta del Este

O passeio segue em direção a Punta, visitando todas as atrações ao longo da costa, começando pela Playa Mansa e pelo Puerto de Punta del Este. Em seguida, ao chegar na ponta da península, vale a pena visitar o “coração” do bairro, onde está o Farol de Punta del Este e a Iglesia de la Candelaria.

Voltando para a beira do mar, a próxima parada é no início da Playa Brava, onde está localizado o principal cartão-postal da cidade, o Monumento Los Dedos. É preciso ter um pouco de sorte para conseguir uma boa foto com poucas pessoas ao redor, pois o local está sempre cheio de turistas.

Monumento Los Dedos - Punta del Este

Monumento Los Dedos – Punta del Este

Antes de conhecer o centro de Punta, vale a pena dirigir por toda a orla da Playa Brava até o início do distrito de La Barra, para conhecer a Puente Leonel Vieira, duas pontes gêmeas com pista num formato ondulado. Na volta para a cidade, vale a pena também passear pelas ruas do bairro das mansões, repleto de casas luxuosas.

Ponte Leonel Vieira - Punta del Este

Ponte Leonel Vieira – Punta del Este

No centro de Punta, uma sugestão é visitar o Mirador La Vista, um mirante giratório localizado junto a um restaurante, no último andar do edifício Torreon. Infelizmente ele fica fechado durante o inverno. O centro também possui as principais ruas de compras da cidade, como a Av. Gorlero. Confira os detalhes no post “Dicas de Compras e Restaurantes em Punta del Este“.

O passeio em Punta del Este pode terminar no famoso Casino do Hotel Conrad, que possui centenas de máquinas de jogos, que só aceitam notas de dólar. O acesso ao local é gratuito e permitido apenas para maiores de 18 anos.

Veja mais informações sobre todas as atrações da cidade no post “Um dia em Punta del Este“.

Hotel Conrad - Punta del Este

Hotel Conrad – Punta del Este

 

Roteiro de 3 dias em Montevidéu

Se você ficar apenas três dias em Montevidéu, pode fazer os dois primeiros dias deste roteiro e escolher uma das duas cidades sugeridas como bate-volta para visitar no terceiro dia. Se escolher Punta, pode deixar para visitar Colonia numa próxima oportunidade, como por exemplo numa viagem longa a Buenos Aires, já que Colonia está a apenas 45 minutos de Buquebus da capital da Argentina. Caso opte por visitar Colonia, pode deixar Punta del Este para uma viagem exclusiva na alta temporada, quando o agito acontece e um dia é pouco para curtir a cidade.

Outra sugestão, caso queira conhecer tudo, é comprimir as atrações da capital uruguaia em apenas um dia num ritmo mais acelerado, e deixar uma ou outra para ver nos dias seguintes, antes ou depois do bate-volta. Quando viajei para Montevidéu, foi esse o roteiro que eu utilizei. Ficou um pouco corrido, mas consegui conhecer tudo. Meu roteiro de 3 dias ficou assim:

Dia 1 – Visita às principais atrações turísticas de Montevidéu
9:00h – Parque Rodó
10:30h – Visita guiada no Palácio Legislativo
12:00h – Estádio Centenário e Museu do Futebol
1 3:00h – Museu do Carnaval e Almoço no Mercado del Puerto
14:00h – Plaza Independencia, Av. 18 de Julio, Mirante da Prefeitura e Fonte dos Cadeados
16:00h – Visita guiada no Teatro Solis
17:00h – Plaza Constutición e Catedral
18:00h – Por do sol no Farol de Punta Carretas

Dia 2 – Partida bem cedo (8h) para Colonia del Sacramento. Pegar a estrada de volta para Montevidéu às 13:30, depois do almoço, para dar tempo de conhecer a Bodega Bouza na visita guiada que começa às 16:00h.

Dia 3 – Partida bem cedo (8h) para fazer um passeio pela orla, com paradas nas Ramblas  de Punta Carretas, Pocitos e Buceo. Em seguida, pegar a estrada rumo a Punta del Este.

Rambla de Buceo - Montevidéu

Rambla de Buceo – Montevidéu

Para finalizar este roteiro, segue um mapa com a localização das atrações turísticas sugeridas em Montevidéu, incluindo as dicas de compras e restaurantes. Os mapas de Colonia e Punta del Este podem ser encontrados em seus respectivos posts.


Visualizar Restaurantes em Montevidéu em um mapa maior

 

Veja todos os posts publicados sobre o Uruguai:

COLONIA DEL SACRAMENTO
– Um dia em Colonia del Sacramento
– Dicas de Restaurantes em Colonia del Sacramento
Dica de hotel em Colonia del Sacramento: Colonia Suite

MONTEVIDÉU
– Montevidéu – Visita Guiada e Degustação de Vinhos na Bodega Bouza
– Montevidéu – Um passeio pela Ciudad Vieja e pelo Centro da cidade
– Montevidéu – Visita guiada no Teatro Solís
– Montevidéu – O Museu do Futebol e o Estádio Centenário
– Montevidéu – Visita guiada no Palácio Legislativo
– Montevidéu – Parque Rodó e um passeio pelas Ramblas
– Dicas de Compras em Montevidéu
– Dicas de Restaurantes em Montevidéu
– Dica de Hotel em Montevidéu: Intercity Premium Montevideo, em Punta Carretas
– Casas de Câmbio em Montevidéu, Punta del Este e Colonia del Sacramento
– Alugando um carro em Montevidéu e dirigindo pelas estradas do Uruguai
– Aeroporto de Montevidéu, o mais moderno da América Latina
– Voando com a Pluna para o Uruguai, de Porto Alegre a Montevidéu

PUNTA DEL ESTE
– Um dia em Punta del Este
– Dicas de Compras e Restaurantes em Punta del Este
– Punta del Este – Visita à Casapueblo e ao Mirador de Punta Ballena

 

 

Faça parte da comunidade “Meus Roteiros de Viagem”
Acompanhe o blog nas redes sociais FacebookTwitter e Google+
Siga o perfil @meusroteirosdeviagem no Instagram
e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...