Top Menu

Salvador – Do Farol da Barra ao Forte de São Diogo

A Barra é um dos bairros mais populares de Salvador e recebe uma grande quantidade de visitantes, seja para visitar suas atrações históricas, seja para curtir a praia ou então para pular no carnaval. Veja neste post mais detalhes do passeio pela orla, que teve início no Farol da Barra e terminou no Forte São Diogo, junto à Praia do Porto da Barra.

Farol da Barra - Salvador, Bahia

Farol da Barra

O primeiro local visitado na Barra foi o famoso Farol da Barra, também chamado de Farol de Santo Antônio da Barra. Ele está situado bem na ponta da península em que se encontra a cidade de Salvador, auxiliando na orientação das embarcações num ponto que marca a entrada da Baía de Todos os Santos. O primeiro farol foi instalado em 1698 e a sinalização era feita através de lampiões alimentados com óleo de baleia. Ele passou por várias mudanças até chegar no formato atual, o elétrico, a partir de 1937.

Farol da Barra - Salvador, Bahia

Farol da Barra - Salvador, Bahia

A luminária do farol

O farol encontra-se construído no Forte de Santo Antônio da Barra, o primeiro forte construído em Salvador, a partir de 1534, que tinha a função de proteger a Baía de Todos os Santos da entrada de inimigos. Atualmente o forte abriga o Museu Náutico da Bahia, que conta a história da navegação brasileira, com relatos e lembranças de navios naufragados na região. O ingresso custa 10 reais e acervo conta com vários objetos e documentos encontrados nos navios, além de réplicas das embarcações, mapas, os antigos modelos do farol e vários murais contando a história da cidade e do povo baiano.

Forte de Santo Antônio da Barra - Salvador, Bahia

Forte de Santo Antônio da Barra

Museu Náutico da Bahia - Salvador

Objetos encontrados nos navios

Museu Náutico da Bahia - Salvador

Réplica de embarcação

Museu Náutico da Bahia - Salvador

Os antigos faróis

O material é interessante, mas o que mais chama atenção mesmo é o Forte, que é a construção militar mais antiga do Brasil, e a vista que se tem dele. É possível subir ao ponto mais alto do farol, onde há um mirante, através de uma escadaria interna e curtir o belo visual da Barra e da Baía de Todos os Santos.

Mirante do Farol da Barra - Salvador, Bahia

O mirante do Farol

Barra - Salvador, Bahia

Barra

Praia do Farol da Barra - Salvador, Bahia

Praia do Farol da Barra

Baía de Todos os Santos

Baía de Todos os Santos

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as com seus amigos nas redes sociais
utilizando os botões coloridos no canto esquerdo da tela

 

A única parte chata dessa visita ao farol é a abordagem dos ambulantes e pedintes no caminho de acesso ao farol. Eles atacam os turistas oferecendo fitinhas do bonfim, colares e outros artesanatos. É preciso ser firme, dizer não e seguir em frente, sem dar atenção, mas mesmo assim eles vão seguindo a pessoa até a porta do museu. Esse tipo de abordagem acontece não só na Barra, mas também no Pelourinho, na Igreja do Bonfim e em outros lugares da cidade.

O passeio continuou com uma caminhada pelo calçadão da orla em direção à Praia do Porto da Barra, uma pequena faixa de areia localizada entre o Forte de Santa Maria, fechado para visitações, e o Forte de São Diogo, que foi visitado logo na sequência. Apesar de pequena, essa é uma das praias mais agitadas e democráticas de Salvador, reunindo várias tribos no mesmo espaço. A visita foi numa tarde de sexta-feira, no final de agsoto, e a praia estava bem cheia. Na alta temporada ela deve virar um verdadeiro formigueiro humano. A caminhada pelo calçadão rende boas risadas. Você ouve todos os estilos musicais em questão de minutos, encontra diversas barraquinhas vendendo comidas e bebidas e descobre que em Salvador as latinhas de cerveja pequenas, de 250 ml, são chamadas de “piriguetes”.

Praia do Porto da Barra - Salvador, Bahia

Praia do Porto da Barra

Forte de Santa Maria - Salvador, Bahia

Forte de Santa Maria

Forte de São Diogo - Salvador, Bahia

Porto da Barra e Forte de São Diogo

No canto direito da praia está o Forte de São Diogo, um pequeno forte aberto para visitação e cuja entrada custa 3 reais. A visita foi guiada por um funcionário do local, que explicou alguns detalhes sobre o funcionamento do forte. No pátio há um canhão e toda sexta-feira é feito um disparo dele com pólvora. No segundo andar do forte há uma sala com várias bandeiras e uma grande maquete de Salvador e das 7 fortalezas que protegiam a cidade. Também é possível assistir um pequeno vídeo, de pouco mais de 10 minutos, que conta a história do antigo sistema de defesa da Baía de Todos os Santos e de vários combates que aconteceram na região ao longo da história da cidade.

Forte de São Diogo - Salvador, Bahia

Forte de São Diogo

Forte de São Diogo - Salvador, Bahia

Canhão no Forte de São Diogo

Forte de São Diogo - Salvador, Bahia

Maquete no Forte São Diogo

Praia do Porto da Barra - Salvador, Bahia

Praia do Porto da Barra vista do Forte São Diogo

Na caminhada de volta para o Farol da Barra ainda foi possível curtir o belo espetáculo do por do sol. Uma grande quantidade de pessoas se reúne todos os dias no final da tarde nos arredores do Farol e na orla da Barra para presenciar este momento. A Barra, devido a sua localização geográfica na ponta da península, possui uma característica muito especial: tanto o nascer do sol quanto o por do sol ocorrem no mar.

Por do sol na Praia do Porto da Barra - Salvador, Bahia

Por do sol na Praia do Porto da Barra

Por do sol no Farol da Barra - Salvador, Bahia

Por do sol no Farol da Barra

 

Posts Relacionados:
Roteiro de 2 dias em Salvador
Um Passeio no Pelourinho e no Centro Histórico de Salvador
Salvador – Solar do Unhão, o Museu de Arte Moderna da Bahia
Salvador – A Igreja de Nosso Senhor do Bonfim
Dica de Hotel em Salvador: Mercure Rio Vermelho
O Aeroporto de Salvador e Aluguel de Carro com a Movida
Dicas de Restaurantes em Salvador

 

Faça parte da comunidade “Meus Roteiros de Viagem”
Acompanhe o blog nas redes sociais FacebookTwitter e Google+
Siga o perfil @meusroteirosdeviagem no Instagram
e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
No comments yet.

Deixe uma resposta