Considerada a cidade do futuro, Dubai não poderia deixar de ter um dos sistemas de transportes mais modernos do mundo. O metrô de Dubai foi desenvolvido com o que há de melhor na área de tecnologia, com trens que rodam sem operadores e que são controlados por um sistema de ponta. Suas estações são planejadas e têm design futurista. As duas linhas existentes podem não cobrir toda a área da cidade, mas auxiliam muito moradores e turistas que querem fugir do trânsito e do calor das ruas da cidade. Veja neste post fotos e informações do sistema.

Estação de Metrô de Dubai

Entrada da estação Khalid Bin Al Waleed / Burjuman

 

Veja também:
Roteiro de 4 dias em Dubai
Onde se hospedar em Dubai: dicas de hotéis
Dicas de Restaurantes em Dubai
Dicas de Compras em Dubai: shoppings, outlets e souks

 

As operações do metrô de Dubai tiveram início no dia 9 de setembro de 2009 (09/09/09), quando as dez primeiras estações da linha vermelha ficaram prontas. Com o passar dos meses, novas estações foram sendo inauguradas. Atualmente o sistema conta com 47 estações, que se encontram ao longo de 70 km de trilhos, divididas em duas linhas: verde e vermelha. Outras linhas estão em fase de projeto, sem data para o início das obras.

A linha verde possui estações principalmente na região central da cidade, enquanto a linha vermelha, que é a mais longa, se estende do centro de Dubai em direção ao distrito de Jebel Ali, na fronteira com o emirado de Abu Dhabi.

dubai_metro_map

Mapa do Metrô de Dubai (fonte: seacitymaps.com)

Veja o mapa ampliado

 

Os trens do metrô de Dubai não possuem operadores, tudo é controlado por computador através de uma moderna central de monitoramento e controle. Cada trem possui um vagão especial, com uma área reservada aos passageiros “Gold Class”, que pagam uma passagem mais cara para ter mais conforto, espaço e uma vista panorâmica privilegiada. As mulheres também possui um espaço próprio, um setor deste vagão especial onde só elas podem entrar. Este vagão especial é o último do trem, caso a viagem seja no sentido centro, ou o primeiro do trem, caso o trajeto seja no sentido “Jebel Ali”.

Metrô de Dubai

Interior do metrô

 

Algumas estações do metrô de Dubai são subterrâneas, principalmente no centro da cidade. Outras são elevadas, como as estações da linha vermelha que acompanham o traçado da Sheikh Zayed Road. Esta é a parte mais bacana do metrô de Dubai, pois é ali que estão alguns dos prédios mais incríveis da cidade.

Linha do Metrô de Dubai

Linha do metrô ao longo da Sheikh Zayed Road

 

Cada estação subterrânea recebeu um tema diferente na sua decoração. Os temas remetem à terra, água, fogo e ar. Uma das estações que eu conheci, a Khalid Bin Al Waleed / Burjuman, tem a temática água, com o predomínio da cor azul e elementos que lembram o fundo do mar.

Estação de Metrô de Dubai

Interior da estação Khalid Bin Al Waleed

Estação de Metrô de Dubai

Detalhes da estação Khalid Bin Al Waleed

 

Além do Aeroporto Internacional de Dubai, onde estão as estações “Airport Terminal 1” e “Airport Terminal 3”, alguns outros pontos de interesse podem ser acessados através da linha vermelha do metrô:

Estação Union Square
– Centro da cidade, Creek e Mercado de Ouro (Gold Souk)

Estação Khalid Bin Al Waleed
– Shopping Burjuman

Estação Burj Khalifa
– Shopping Dubai Mall, Edifício Burj Khalifa e Fontes de Dubai

Estação Mall of the Emirates
– Shopping Mall of the Emirates
(estação mais próxima ao hotel Burj al Arab – 2,5km)

Estação Dubai Internet City
(estação mais próxima ao hotel Atlantis The Palm – 9,8km)

Estação Dubai Marina
– Dubai Marina e Marina Walk

Estação de Metrô de Dubai

Estação World Trade Centre

Estação de metrô no Aeroporto de Dubai

Estação de metrô no Aeroporto de Dubai

 

O sistema de compra de passagens do metrô de Dubai é um pouco confuso. Os bilhetes são vendidos em máquinas automáticas e a melhor forma de obtê-los é pedindo ajuda para algum funcionário do serviço, para evitar uma compra errada. Há tickets em cartões, para quem utiliza o metrô com frequência, ou tickets em papel, para quem pouco utiliza, como no caso dos turistas. O sistema é dividido em zonas e o valor da tarifa varia conforme a quantidade de zonas que seu trem vai percorrer.

As tarifas custam a partir de 1,80 dhs (R$1,00) na cabine normal e 3,60 dhs (R$2,00) na classe Gold. Estes valores são para partida e chegada numa mesma zona do sistema e referem-se a apenas um dos sentidos da viagem.

O horário de funcionamento do metrô varia conforme o dia da semana:
Sábado à quarta-feira – 5:50h a 00:00h
Quinta-feira – 5:50h  a 01:00h
Sexta-feira – 13:00 a 1:00h

Estação de Metrô de Dubai

Máquina para comprar bilhetes

 

As duas linhas do metrô não conseguem cobrir todas as áreas da cidade, por isso a probabilidade de o seu hotel não estar próximo do metrô é grande. O meu hotel, por exemplo, estava próximo ao mar e a mais de 2 km de distância do metrô. No meu caso não foi problema, já que eu aluguei um carro para me deslocar pela cidade. Mesmo assim fiz um passeio de metrô para conhecê-lo, afinal é um dos mais modernos do mundo.

Para quem vai depender apenas do transporte público para se deslocar pela cidade, o ideal é ficar próximo a alguma estação. Caso seu hotel seja longe, há várias linhas de ônibus que passam pelas estações de metrô. No site do metrô de Dubai é possível descobrir quais linhas de ônibus alimentam o sistema.

Falando em ônibus, todos os pontos de ônibus da cidade são fechados e climatizados com ar condicionado, essencial para aguentar o calor escaldante acima de 40°C no verão dos Emirados.

Ponto de Ônibus em Dubai

Ponto de ônibus climatizado

 

Posts Relacionados:
Como é alugar um carro em Dubai e dirigir nos Emirados Árabes
Casas de Câmbio em Dubai e a moeda dos Emirados Árabes
Dubai: Safári com jantar no deserto dos Emirados Árabes
Dubai: Jumeirah Beach, o hotel Burj Al Arab e a Dubai Marina
O Aeroporto de Dubai, Duty Free e o Visto para os Emirados
Emirados Árabes: informações úteis e impressões de Dubai e Abu Dhabi

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...