Em Roma há uma área bem interessante que fica próxima ao centro da cidade e aos principais pontos turísticos, mas que muitas vezes acaba ficando de fora dos roteiros de viagem. É Trastevere, considerado o bairro mais boêmio da capital italiana, um local bem agradável e charmoso, repleto de restaurantes, bares, lojinhas e ruas encantadoras. Neste post mostro como foi o meu passeio pelo bairro, com dicas de como chegar, o que ver, onde comer e também onde ficar, para caso você esteja pensando em se hospedar por lá.

Trastevere, Roma
Trastevere

Este artigo faz parte de uma série de dicas sobre Roma.
Acompanhe nas próximas semanas os novos artigos com várias dicas da capital italiana.
Assine o blog através do formulário no final desta página para receber as dicas no seu e-mail em primeira mão.

Veja também:
Hotel econômico e Hostel em Roma: The RomeHello
O Metrô de Roma e outros meios de Transporte Público
Como ir do Aeroporto de Roma ao Centro: Trem, Transfer e Taxi
Hotel no Aeroporto de Roma: Hilton Rome Airport
Chip de Celular na Europa: Itália, Grécia e outros países

COMO CHEGAR NO BAIRRO TRASTEVERE

A palavra Trastevere vem de um termo em latim que significa além do Tévere, ou além do Tibre, como é mais conhecido o rio que atravessa a cidade de Roma. O bairro ocupa a área destacada em vermelho no mapa abaixo. Percebe-se que as principais atrações turísticas da cidade, como o Coliseu, o Panteão e a Piazza Navona, ficam de um lado do rio, enquanto Trastevere, como o próprio nome já diz, fica do outro lado do rio.

Para chegar ao bairro basta atravessar a pé algumas das pontes que cruzam o Tibre, como a Ponte Sisto, a Ponte Garibaldi, a Isola Tiberina ou a Ponte Palatino, dependendo de onde você estiver partindo. Não há metrô no bairro, mas a linha 8 do bonde (tram) passa por lá, assim como várias linhas de ônibus (3, 23, 280, 780, N8).

Bairro Trastevere em Roma
Bairro Trastevere em Roma (Reprodução Google Maps)

Trastevere é um local muito agradável para ser visitado em qualquer período do dia, seja de manhã, com um almoço em um de seus restaurantes, ou no final da tarde, estendendo o passeio até o jantar para curtir os bares, as comidas e o clima boêmio da área.

Minha sugestão é que você deixe para visitá-lo do meio da tarde em diante, após ter feito passeios mais cansativos ou com hora marcada no início do dia, como o Coliseu ou o Vaticano, ou então após ter passado algumas horas visitando o centro da cidade.

Eu visitei o bairro num final de tarde e fiquei no local até quase meia-noite. Neste dia eu visitei o Coliseu e o Forum Romano no período da manhã e depois, no meio da tarde, visitei o Monumento a Vittorio Emanuele e o mirante que há em seu topo. Em seguida, caminhei cerca de 10 minutos até chegar ao Rio Tibre, onde cruzei a Ponte Palatino para entrar no bairro.

Ponte Palatino e Rio Tibre
Ponte Palatino e Rio Tibre

Tenha internet 4G em seu celular na Europa com o chip da Easysim4u.
Use o cupom MEUSROTEIROS10 e ganhe 10% de desconto.
Veja mais detalhes do serviço 
nest post do blog.

O QUE VER EM TRASTEVERE

Trastevere é um bairro que parece ter parado no tempo. Caminhar em suas ruas é como voltar no tempo e encontrar a Itália dos sonhos, com vias estreitas de paralelepípedo e edifícios antigos bem charmosos e decorados com plantas. Por lá passam poucos carros e dificilmente você irá encontrar excursões repletas de turistas. O clima do bairro é bem diferente do agito do centro da cidade.

Trastevere, Roma
Ruas de Trastevere

Ao caminhar por Trastevere eu não segui um roteiro pré definido. Eu tinha como destino final a Piazza di Santa Maria in Trastevere, a principal praça do bairro, mas para chegar lá fui caminhando meio que sem rumo, pois esta é a melhor forma de apreciar as belezas que surgem ao longo do caminho.

Entre as principais atrações do bairro, além de bares, cafés e restaurantes, estão praças, igrejas, museus, monumentos e até um pequeno jardim botânico. Na parte alta do bairro há um parque, o Parque del Gianicolo, cujo mirante oferece excelente vista panorâmica de Roma, mas que infelizmente não tive tempo de conhecer.

Mesmo que você não visite nenhuma atração pelo caminho, só de caminhar nas ruas do bairro você já vai se encantar pelo lugar.

Trastevere, Roma
Trastevere

OFERTA CYBER MONDAY!
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Você já adquiriu um seguro viagem obrigatório para visitar a Europa?
Ganhe
até 25% de desconto com o cupom promocional: MONDAY
Insira o cupom MONDAY no campo indicado da tela de pagamento.
Pague em até 12x no cartão. Clique aqui para pesquisar os planos.
(uso do cupom válido até 03/12/19 para viagens em qualquer data)

No meu passeio eu acabei visitando algumas igrejas, entre elas a Basilica di Santa Cecilia in Trastevere, localizada numa pracinha quase secreta e bem charmosa. Olhando de fora a igreja parece ser bem simples e pequena, mas ao entrar percebe-se que ela é muito bonita e cheia de detalhes interessantes.

Basilica di Santa Cecilia in Trastevere, Roma
Basilica di Santa Cecilia in Trastevere
Basilica di Santa Cecilia in Trastevere, Roma
Basilica di Santa Cecilia in Trastevere

No caminho também visitei a Basilica di San Crisogono, outra igreja bem impressionante.

Basilica di San Crisogono, Roma
Basilica di San Crisogono

Entre as muitas ruas encantadoras, uma que me chamou atenção foi a Via della Lungaretta, que é uma das vias mais movimentadas do bairro.

Trastevere, Roma
Trastevere

Compre de forma antecipada ingressos, passeios guiados, city tour, transfer de aeroporto e outras atividades em Roma, além de excursões a cidades próximas
Clique aqui e também neste outro link para ver todas as opções

Ao chegar na Piazza di Santa Maria in Trastevere, a principal praça do bairro, ainda visitei uma última igreja, a Basilica di Santa Maria in Trastevere, a mais impressionante entre todas as igrejas que visitei neste passeio em Trastevere.

Piazza di Santa Maria in Trastevere, Roma
Piazza di Santa Maria in Trastevere
Basilica di Santa Maria in Trastevere, Roma
Basilica di Santa Maria in Trastevere

ONDE COMER NO BAIRRO TRASTEVERE

Há tantos restaurantes pelas ruas de Trastevere que escolher um para comer pode ser uma tarefa difícil. Eu tinha anotado algumas dicas de locais recomendados por guias e blogs, como os restaurantes “Trattoria Da Enzo al 29”, “Grazi e Graziella” e “Mimi e Coco Trast”, mas ao chegar lá acabei encontrando muitas outras opções interessantes e agradáveis nas ruas do bairro.

Se você pretende jantar por lá, aqui vai uma dica essencial: chegue cedo! Os melhores restaurantes podem ter filas de espera bem demoradas. Eu tive que desistir dos meus restaurantes anotados por causa do tamanho das filas.

Caso queira fazer um tour gastronômico pelo bairro, com um guia em português, clique aqui para ver uma opção de passeio.

Restaurantes no bairro Trastevere, Roma
Restaurantes no bairro Trastevere

Meu jantar em Trastevere acabou sendo no restaurante “Ombre Rosso”, que fica na Piazza di S. Egidio, 12. Achei o cardápio interessante com preços bem acessíveis e a fila de espera estava pequena. Foi uma ótima escolha, pois lá eu acabei comendo o melhor prato da viagem: o clássico spaghetti alla carbonara, que estava delicioso. Depois, antes de ir embora do bairro, ainda tomei um bom gelato na “Gelateria del Viale”.

Veja mais detalhes sobre estes dois locais no post “Onde comer em Roma: 7 Dicas de Restaurantes e Gelaterias“.

Spaghetti alla Carbonara no Ombre Rosse Roma
Spaghetti alla Carbonara no Ombre Rosse Roma

ONDE FICAR EM TRASTEVERE

Na minha viagem a Roma eu optei por ficar hospedado próximo a estação Termini no hotel The RomeHello, cujo relato da estadia pode ser lido neste link. Mas se você pretende se hospedar na região de Trastevere, separei no Booking algumas opções de hotéis e de apartamentos para alugar (estilo AirBnb), levando em consideração dois fatores principais: boa localização no bairro e uma boa nota de avaliação.

Entre os hotéis em Trastevere com diárias de quarto duplo que podem variar de 70 a 120 euros estão os hotéis: Residenza San Calisto, Casa Mia In Trastevere e Sonder — Trastevere. Já entre os apartamentos para alugar (tipo AirBnb) nesta mesma faixa de preço, você encontra o Loft in Trastevere, o Tiberim Apartment, o Trastevere Suite Trilussa, o Casa d’artista e o Capital Flat 9/b.

Se você pode gastar um pouco mais, aqui vão algumas sugestões com diárias em quarto duplo a partir de 120 euros. Entre os hotéis estão o Hotel Santa Maria, Horti 14 Borgo Trastevere e o VOI Donna Camilla Savelli Hotel. Já entre os apartamentos, o Midtown Trastevere, o La Terrase de Trastevere e o Sweet del Moro.

Para ver uma lista completa de hotéis e apartamentos para reservar no bairro Trastevere, clique aqui.

Praça em Trastevere, Roma
Praça em Trastevere

MAPA DE TRASTEVERE

Para finalizar este post, veja no mapa a localização de alguma das principais atrações turísticas de Trastevere, incluindo aquelas que eu não consegui visitar, além dos restaurantes citados.

Sugestões de passeios guiados em Roma oferecidos pelos parceiros do blog:

Transfer de Aeroporto em Roma
Tour gastronômico pelo bairro do Trastevere (em português)
Visita guiada pelo Coliseu, Fórum e Palatino (em português)
Tour pelo Melhor de Roma a pé (em português)
Tour privado por Roma. Você escolhe! (em português)
Ingresso Sem Fila Museus Vaticanos e Capela Sistina (com audioguia em português)
Roma: Ingresso Galleria Borghese
Excursão a Capri (em inglês ou espanhol)

Mais opções de atividades em Roma neste link e também neste outro link.

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e
ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)

Veja mais dicas de Roma nestes outros posts do blog:

– Roteiro de 3 dias em Roma (em breve)

Hospedagem:
– Onde ficar em Roma: melhores bairros e hotéis (em breve)
Hotel econômico e Hostel em Roma: The RomeHello
Hotel no Aeroporto de Roma: Hilton Rome Airport

Atrações, Passeios e Alimentação:
– Visita ao Coliseu (em breve)
– Visita ao Vaticano (em breve)
– Museus do Vaticano (em breve)
Um passeio no Centro de Roma: as principais atrações
Trastevere: um passeio no bairro boêmio de Roma
Onde comer em Roma: 7 dicas de Restaurantes e Gelaterias

Transporte e Serviços:
O Metrô de Roma e outros meios de Transporte Público
Como ir do Aeroporto de Roma ao Centro: Trem, Transfer e Taxi
Como é voar na Vueling Airlines: companhia low cost na Europa
Chip de Celular na Europa: Itália, Grécia e outros países

Veja também dicas de outros destinos europeus aqui no blog:
Lisboa | Budapeste | Berlim | Praga | Londres | Paris

Em breve: Atenas, Santorini, Mykonos e Zakynthos

Assine o blog pelo formulário no final deste post e receba os novos posts no seu e-mail em primeira mão.

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular na Europa com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog e também neste outro post.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Roma no Booking.com, site parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post uma sugestão de hotel econômico na cidade.

+ INGRESSOS E PASSEIOS
Compre de forma antecipada ingressos, city tour, transfer de aeroporto e passeios guiados para explorar Roma e cidades próximas.
Clique aqui para ver algumas opções e também neste outro link para ver mais ofertas de tours e atrações.

+ SEGURO VIAGEM OBRIGATÓRIO
Você sabia que para visitar a Europa o seguro viagem é obrigatório?
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo o seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.

OFERTA CYBER MONDAY – Cupom promocional: MONDAY
Ganhe até 25% de desconto inserindo o cupom MONDAY no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 03/12/19 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você está pensando em alugar um carro na Europa, faça sua cotação e reserva pela RentCars.com.
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.

Assine o blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar o blog e receba novos posts e promoções em primeira mão!