Quando se faz uma viagem longa geralmente é necessário, pelo menos por uma vez, lavar algumas roupas para poder reutiliza-las. Assim não é preciso levar metade do guarda-roupa e ter que pagar excesso de bagagem já no trecho de ida. Mas achar uma lavanderia e utilizar as máquinas nem sempre é tão fácil como parece.

No último dia em Berlim foi preciso lavar algumas roupas, pois ainda haviam mais 12 dias de viagem pela frente. Depois de muita pesquisa no Google, com auxílio das recepcionistas do hotel, encontramos a Eco-Express Waschsalons, que ficava a duas estações de metrô do hotel.

Chegando lá, uma surpresa! Não havia funcionários, era tudo automático e para ajudar todas as instruções estavam em alemão, impossível de entender. E para piorar, a máquina só aceitava moedas e nós só tinhamos notas. Foi preciso achar um bar aberto para poder comprar alguma bebida e pedir o troco todo em moedas.

Depois de tentar entender o funcionamento e de observar uma pessoa fazendo, conseguimos ligar as máquinas. Para lavar demorou uns 30 minutos… e depois para secar, mais 30. Nesse meio tempo achamos um restaurante português próximo à lavanderia, então aproveitamos para almoçar enquanto as roupas lavavam.

Toda essa função de ir até a lavanderia, aprender a usar a maquina, lavar, secar, dobrar e voltar para o hotel demorou umas três horas, tempo que dava para ter visitado um museu ou o zoológico, por exemplo. Mas foi extremamente útil e ainda rendeu situações engraçadas, então valeu a pena.

Eco-Express Waschsalons tem nove unidades em Berlim e dezenas espalhadas por toda a Alemanha. O preço pode variar de uma unidade para outra. A que fomos, na Leibnizstraße 20, tinha os seguintes preços:

Lavadora 5kg = 3 euros
Lavadora 12kg = 8 euros
Secadora (10 mins) = 0,70 euro (Levou 30 mins para secar calças e 20 mins camisetas)
Dose de sabão em pó = 0,50 euro
Dose de amaciante = 0,50 euro

No site oficial é possível descobrir todos os endereços da lavanderia na Alemanha.

Posts Relacionados:
Roteiro de 5 dias em Berlim
Onde se hospedar em Berlim: dicas de hotéis
Dicas de Restaurantes em Berlim
Dicas de Compras em Berlim: lojas de departamento, outlets e shoppings
Dica de Hotel em Berlim – Holiday Inn Express Berlin City Centre West
Berghain / Panorama Bar – a melhor balada de Berlim
Berlin Welcome Card: o cartão de descontos de Berlim

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...