Praga é uma cidade pequena e encantadora. Seu parte histórica tem estilo medieval, fazendo com que a visita se transforme numa viagem no tempo. A melhor forma de conhecer a cidade é a pé, pois sua área central é muito pequena. Apesar disso, a capital checa dispõe de um ótimo sistema de transporte urbano, com estações de metrô e bondes por toda a cidade. A noite os principais monumentos recebem iluminação especial, deixando a cidade ainda mais charmosa e romântica.

Minha sugestão é de um roteiro de três dias pela cidade, permitindo conhecer em detalhes todas as suas principais atrações e com tempo até para fazer compras com bastante calma. Mas ele pode facilmente ser reduzido a dois dias inteiros, sendo um para cada lado do Rio Vltava.

Praga

Se você vai viajar para o Leste Europeu, veja também os roteiros de Berlim e Budapeste:
– Roteiro de 5 dias em Berlim
– Roteiro de 3 dias em Budapeste
Roteiro de 2 dias em Viena, no blog Preciso Viajar

Para complementar este roteiro em Praga, não deixe de ler o post “Praga – Impressões Gerais“.

E se você ainda não escolheu onde ficar na cidade, veja algumas sugestões no post “Onde ficar em Praga: dicas de hotéis“.

Você já fez o seu seguro de viagem obrigatório para visitar Praga?
A República Checa faz parte dos países que assinaram o Tratado de Schengen, um acordo que define certas regras para quem quer visitar alguns países da Europa, em que foi estabelecida a obrigatoriedade de um seguro de viagem para turistas.

Em parceria com a SegurosPromo, o blog oferece um desconto na compra do seu seguros de viagem. Ganhe 5% de desconto na sua compra inserindo o código promocional MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento. Você pode pagar o seu seguro em até 12x no cartão, mas se preferir pagar no boleto, ganha na hora mais 5% de desconto. Clique aqui para saber mais detalhes de como comprar o seu seguro viagem com desconto.

Para se deslocar do Aeroporto de Praga ao seu hotel, você pode contratar um serviço de transfer. Clique aqui para para pesquisar os preços e fazer a sua reserva do transporte. Veja outras opções de transfer neste link (transfer compartilhado) ou neste outro link (transfer privado).

Precisando fazer câmbio antes da sua viagem internacional?
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas e cartões pré-pagos com a Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que irá te auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.

Roteiro de 3 dias em Praga

Dia 1

A melhor maneira de começar o roteiro em Praga é através de seu centro histórico, também conhecido como Cidade Velha (Staré Město). A Praça da Cidade Velha é passagem obrigatória, e certamente você vai cruzá-la mais de uma vez por ela enquanto estiver na cidade. Lá é possível admirar o Relógio Astronômico (Oroloj), que produz um pequeno espetáculo de hora em hora, quando uma procissão de bonecos de madeira que saem do relógio. Também pode-se subir na  Torre da Antiga Prefeitura para curtir o visual da cidade. Outras duas atrações da praça que podem ser visitadas são a Catedral Týn e a Igreja de São Nicolau.

Uma breve caminhada a partir da praça leva até o Convento de Santa Agnes, que na minha opinião é um dos locais mais interessantes da cidade. Nele há um museu que exibe uma bela coleção de arte medieval da Galeria Nacional Checa. A entrada princiapl fica na U milosrdnych 17, uma rua muito deserta e escondida. Por isso é bom prestar atenção no mapa para não se perder.

A minha sugestão seguinte para este primeiro dia do roteiro em Praga é visitar a região do Bairro Judeu (Josefov), a poucas quadras do convento, onde é possível visitar a Velha/Nova Sinagoga, a Sinagoga Espanhola e também o Velho Cemitério Judaico. Os ingressos permitem conhecer todo o complexo, ou apenas algumas de suas atrações.

Tenha internet 4G em seu celular na Europa com o chip da Easysim4u.
Use o cupom MEUSROTEIROS10 e ganhe 10% de desconto.
Veja mais detalhes do serviço 
nest post do blog.

Saindo do bairro judeu e costeando a margem o Rio Vltalva, você vai encontrar um dos principais cartões postais da cidade, a Ponte Carlos. É a ponte mais antiga da cidade, com proximadamente 500m, e faz a ligação entre a Cidade Velha e a Cidade Baixa. Fechada para carros, tornou-se um grande calçadão dominado pelos turistas. A ponte possui uma torre em cada uma de suas extremidades e ao longo de sua extensão há mais de 30 esculturas barrocas. Não deixe de curtir a ponte também a noite, quando a iluminação deixa ela ainda mais charmosa.

Aproveitando que você próximo ao rio, não deixe de fazer um passeio de barco por ele. Há diversas empresas oferecendo este serviço. Alguns passeios são rápidos, outros mais longos com direito a refeições. Indico a empresa cujo ponto de embarque fica próximo à ponte Carlos, no lado da cidade velha. Os guias desta empresa ficam vestidos de marinheiro e abordando os turistas oferecendo o serviço na região da ponte.

Mais informações sobre as atrações da Cidade Velha podem ser encontradas no post Praga – parte 1: Staré Město, a Cidade Velha.

Compre passeios guiados e ingressos relacionados a estas atrações:
Tour privado por Praga. Você escolhe! (em português)
Tour completo de Praga (em português)
Cruzeiro de uma hora
Passeio de barco com jantar
Cruzeiro noturno com jantar de luxo

Praça da Cidade Velha
Relógio Astronômico
Ponte Carlos

Dia 2

O segundo dia do roteiro em Praga é dedicado ao Distrito do Castelo (Hradčany) e à Cidade Baixa (Malá Strana). Para começar o passeio no castelo há duas opções: subir a pé ou pegar o bonde 22. Há um ponto dele logo acima da estação de metrô Malostranská, linha verde. O bonde vai subir a colina e você deve saltar na estação Královský letohrádek, que é a segunda estação durante a subida. Este ponto fica bem em frente ao Palácio Real de Verão.

Depois de uma caminhada pelos Jardins Reais, onde é possível observar os fundos do castelo, você vai chegar ponte que dá acesso à entrada principal do complexo, com duas grandes estátuas e também um membro da Guarda Real. Ali fica a bilheteria para compra de ingressos do Castelo de Praga. O distrito do castelo possui dezenas de atrações. As imperdíveis são:  a gótica Catedral de São Vito, com seus objetos preciosos, pinturas medievais, vitrais e mosaicos do século XIV; e a barroca Basílica de São Jorge que abriga diversas esculturas e pinturas checas e atualmente é utilizada como uma casa de concertos.

Após curtir o visual da cidade a partir dos pátios do castelo, descendo pela rua Nerudova, chega-se à Cidade Baixa (Malá Strana). Também conhecido como Cidade Pequena, possui agora dezenas de restaurantes chiques e hotéis requintados, muitos deles nos arredores da Praça da Cidade Baixa . No meio do caminho, não deixe de passar na Igreja de São Nicolau. Concluída no século XVIII, exibe diversas estátuas e pinturas, além de um órgão de 2500 tubos que já foi tocado até por Mozart. Também pode-se subir na torre do sino da igreja para apreciar a vista.

O dia termina com uma visita ao topo da Colina Petrín. Para acessa-la, é preciso pegar o trem funicular na estação Újzed, que fica a aproximadamente 1 km da praça da cidade baixa. A colina é um grande parque verde, muito arborizado, com duas atrações principais: a Torre de Observação, uma versão bem reduzida da Torre Eiffel de Paris, que possui um mirante em seu topo, após quase 300 degraus; e o Labirinto de Espelhos, uma casa com espelhos em vários formatos, que diverte principalmente as crianças.

Mais informações sobre as atrações do distrito do castelo e da cidade baixa podem ser encontradas no post Praga – parte 2: Hradčany e Malá Strana, O Distrito do Castelo e a Cidade Baixa.

Sugestões de passeios guiados para visitar estes locais:
Visita guiada por Hradčany e Malá Strana (em português)
Tour guiado pelo Castelo de Praga (em inglês)
Castelo de Praga: Ingresso e Tour em Pequeno Grupo com Guia
Concerto clássico na Igreja de São Nicolau

O distrito do castelo
Interior da Catedral de São Vito
Torre de observação da colina Petrín

Dia 3

O terceiro e último dia do roteiro em Praga envolve as atrações localizadas fora na Cidade Nova (Nové Město), região que fica nos arredores do centro histórico, com prédios mais recentes e diversos centros comerciais. A Praça Venceslau é seu ponto alto, um dos locais mais visitados e movimentados da cidade. Nesse grande boulevard com 700m de extensão e uma leve inclinação em direção ao Museu Nacional encontram-se diversas lojas, restaurantes, cafés e hotéis de luxo.

Esse dia seria ideal para conhecer também o Museu Nacional de Praga, mas tendo em vista que ele ficará fechado para restauração, pode-se escolher outros museus da região para suprir sua falta, entre eles o Museu do Comunismo ou o Museu da Cidade de Praga. Ainda assim, você pode ir até próximo a ele para tirar umas fotos e observar a estátua do Rei Venceslau montado em seu cavalo, que fica bem na frente do museu.

Outras duas atrações interessantes na cidade nova são: o Prédio Dançante, edifício localizado às margem do Rio Vltava que possui uma arquitetura peculiar, parecendo estar completamente torto ou amassado; e a Torre de TV de Zizkov,  que possui uma altura total de 216 metros e mirantes localizados a 93 metros com chão, que permitem avistar a paisagem a quase 100km de distância se as condições climáticas forem favoráveis.

Veja mais detalhes destas atrações no post “Praga – Nové Město, a Cidade Nova“.

Nesse dia vai sobrar bastante tempo, então uma boa opção para o resto do dia é fazer compras na Na Příkopě, a principal rua de compras da cidade, com diversas lojas, galerias e centros comerciais, ou então nos dois principais shoppings da cidade, o Palladium Praha e o Palác Flóra. Veja mais informações no post “Dicas de Restaurantes e Compras em Praga“.

Reserve passeios guiados e atividades para o seu roteiro em Praga:
Prague Card
Free tour por Praga. Grátis!
Ônibus turístico de Praga
Praga: Jantar Medieval c/ Bebidas Ilimitadas

Praça Venceslau e o Museu Nacional
Seguro Viagem: Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR) R$ 20/dia*
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 Assistência médica EUR 35.000 Bagagem extraviada EUR 1.200 R$ 32/dia*
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR) R$ 14/dia*

Como de praxe nos roteiros aqui do blog, segue um mapa com a localização de todas as atrações mencionadas neste roteiro em Praga. Ele inclui também diversas atrações que eu não mencionei mas que podem ser visitadas. Estas estão marcadas com um alfinete. E após o mapa, uma lista de links com todos os posts publicados sobre a cidade de Praga até agora.

Conheça todos os posts com dicas de Praga publicados aqui no blog:

Roteiro de 3 dias em Praga

Dicas:
Onde ficar: dicas de hotéis | Clarion Hotel Prague City
Impressões e dicas gerais de Praga
Restaurantes e Compras
Karlovy Lázně, a balada de cinco andares
Aeroporto de Praga e Transfer para o Hotel

Passeios:
Staré Město, a Cidade Velha
Hradčany e Malá Strana, O Distrito do Castelo e a Cidade Baixa
Nové Město, a Cidade Nova

Outras dicas do Leste Europeu:
Roteiro de 5 dias em Berlim
Roteiro de 3 dias em Budapeste
Roteiro de 2 dias em Viena, no blog Preciso Viajar

Veja também dicas de outros destinos europeus aqui no blog:
Lisboa | Roma | Londres | Paris

Em breve: Atenas, Santorini, Mykonos e Zakynthos
Assine o blog pelo formulário no final deste post e receba os novos posts no seu e-mail em primeira mão.

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular na Europa com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog e também neste outro post.

+ INGRESSOS E PASSEIOS
Compre de forma antecipada ingressos, city tour, transfer de aeroporto e passeios guiados para explorar Praga e cidades próximas.
Clique aqui para ver algumas opções e também neste outro link para ver mais ofertas de tours e atrações.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Praga no Booking.com, site parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hospedagem na cidade.

+ SEGURO VIAGEM OBRIGATÓRIO
Você sabia que para visitar a Europa o seguro viagem é obrigatório?
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo o seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.

OFERTA DE AGOSTO – Cupom promocional: PAIS
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você está pensando em alugar um carro na Europa, faça sua cotação e reserva pela RentCars.com.
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.

Assine o blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar o blog e receba novos posts e promoções em primeira mão!