Como eu havia falado no post “dicas de compras em Joanesburgo“, eu não achei a África do Sul um bom lugar para fazer compras. Há algumas lojas de departamento locais com bons preços, mas as lojas de marcas mais conhecidas são tão caras quanto no Brasil. Só que também não dá para generalizar, pois as vezes é possível encontrar alguns produtos que realmente valem a pena.

Na África do Sul pode-se obter de volta 14% do valor das compras referente ao VAT, imposto sobre o valor agregado. Para isso basta juntar as notas fiscais e apresentar nos guichês do programa VAT Refund nos aeroportos, antes de embarcar de volta para o Brasil. As notas fiscais devem possuir todas as informações da compra, como os dados da empresa, o valor do produto e também o número do “Tax Invoice”. Recibos simples e comprovantes de cartão de crédito não são aceitos. No aeroporto, pode ser necessário apresentar todos os produtos no guichê, vai depender da sorte e do humor da pessoa que irá lhe atender. Eu tive que abrir a mala e mostrar uma sacola, mas a minha atendente não fez questão de abrir para saber se os produtos realmente eram os que estavam nas notas fiscais. Mas uma pessoa do meu lado teve que mostrar item por item, nota por nota. Dependendo do valor a ser ressarcido, ele pode ser devolvido em dinheiro ou em um cartão VISA pré-pago.

O comércio na Cidade do Cabo também fecha bem cedo, com exceção dos dois maiores shoppings que funcionam todos os dias até as 21h. Seguem algumas dicas de compra na cidade e no final um mapa que eu fiz indicando a localização de cada uma.

Victoria Wharf Mall
130 Victoria Wharf St. www.waterfront.co.za
Localizado no Waterfront, é o shopping mais conhecido da cidade. Possui mais de 400 lojas, incluindo as principais grifes do mundo, lojas de departamento, eletrônicos e um grande supermercado. No interior há uma área de alimentação com lanchonetes e cafés e na área externa estão vários restaurantes mais sofisticados, entre os quais eu indico o Tasca, de comida portuguesa e turca, e o Karibu, de comida africana. Possui vários estacionamentos pagos e funciona todos os dias, das 9h às 21h.


Victoria Wharf Mall

 

Canal Walk 
Century Boulevard, Century City. www.canalwalk.co.za
É o maior shopping da Cidade do Cabo e o terceiro maior do continente africano. É rodeado por canais aritificiais e está localizado a aproximadamente 15 minutos do centro da cidade, ao lado do parque de diversões Ratanga Junction. Também possui mais de 400 lojas e uma praça de alimentação enorme e bem colorida. Eu não gostei muito desse shopping, achei grande demais e cansativo. Funciona todos os dias, das 9h às 21h.

Canal Walk

 

Praça de alimentação do Canal Walk

 

Cape Quarter
27 Somerset Road, Green Point. www.capequarter.co.za
Localizado numa área nobre, é um shopping mais modesto e que não é tão atrativo para turistas em termos de lojas, pois a maioria delas é voltada para casa e decoração. Possui um bom supermercado e uma loja de produtos naturais, a Wellness Warehouse, que vale a pena ser visitada. O grande destaque deste shopping é a área de alimentação, com vários cafés e bons restaurantes. Indico o italiano Andiamo, localizado na The Piazza, uma praça a céu aberto anexa ao centro comercial.


Cape Quarter

 

Waterfront Craft Market
Dock Road. 

Mercado de artesanato localizado no Waterfront, num galpão azul bem próximo ao aquário. É limpo, organizado e bem tranquilo, com vendedores educados e atenciosos, que não ficam tentando te abordar. Vende todo tipo de artesanato e souvenir, como telas, ovos de avestruz pintados, esculturas em pedras, camisetas, etc. Impossível não sair de lá com alguma aquisição. Chorando no preço sempre se consegue um deconto. Um ponto positivo é o fato de aceitarem cartão de crédito. Não achei nenhuma foto do local entre as centenas de fotos que eu tirei, ,mas em uma delas aparece só um pedaço da área externa!

Craft Market, o galpão azul à direita

 

Greenmarket Square
Longmarket Street
Outro mercado de artesanato, localizado no centro da cidade, entre as ruas Long St e Loop St. São várias barracas espalhadas pela praça com vendedores que tentam abordar os turistas o tempo todo, chega a ser chato. Não gostei!

Long Street
Uma das principais ruas de comércio do centro da Cidade do Cabo. Possui muitas lojas e uma boa variedade de restaurantes.

Long Street

 

Kloof Street
Continuação da Long St, está localizada no bairro Gardens (Jardins) e tem um ar mais sofisticado, com boas lojas e bons restaurantes. Quando eu fui estava chovendo muito, então não pude andar pela rua. Fiquei restrito ao Lifestyles on Kloof, um pequeno centro comercial que possui uma ótima loja no segundo andar, a “Wellness Warehouse”, que vende vitaminas, suplementos, remédios e vários outros produtos voltados para saúde e beleza.

Segue o mapa que eu fiz indicando a localização das dicas…


Visualizar Cidade do Cabo – Compras em um mapa maior

 

Posts Relacionados:
Roteiro de 5 dias na Cidade do Cabo
Dicas de Restaurantes na Cidade do Cabo
Dica de Hotel na Cidade do Cabo – Hilton Cape Town City Centre
O Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo
Alugando um Carro e Dirigindo na Mão Inglesa na Cidade do Cabo
África do Sul – Impressões gerais de Joanesburgo e Cidade do Cabo
Cidade do Cabo – Waterfront e o pôr do sol em Green Point
Cidade do Cabo – Table Mountain, a Montanha da Mesa
Cidade do Cabo – As praias de Camps Bay e Clifton, Sea Point e o estádio em Green Point

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...