Santiago – Tour no Palacio de La Moneda, a sede do governo chileno

O Palacio de La Moneda é a sede da Presidência do Chile, abrigando o gabinete do presidente e alguns outros órgãos do governo. Está localizado no centro da cidade, entre as praças da Cidadania e da Constituição, com uma faixada para a rua Moneda e outra para a avenida Libertador Bernardo O’Higigns. Tive a oportunidade de fazer um tour no interior do palácio, conhecendo seus pátios e alguns de seus principais salões, que serão mostrados ao longo desse post.

Praça da Cidadania (Plaza de la Ciudadania)
Praça da Cidadania (Plaza de la Ciudadania)

 

 

(atualização setembro 2013: alguns leitores do blog me informaram que o Palacio de La Moneda encontra-se em reforma e que as visitas guiadas estão suspensas temporariamente)

 

A visita ao palácio foi uma continuação do passeio pelo centro de Santiago, que eu relatei no post anterior ” Santiago – O Centro da Cidade: Mercado Central, Plaza de Armas, Catedral e Museus ”. Neste primeiro dia ainda visitamos na parte da manhã duas atrações localizadas no bairro Bellavista, sobre as quais eu falei no post ” Santiago – Cerro San Cristóbal e o Museu La Chascona ”.

Para ter a oportunidade de entrar no Palacio de La Moneda é necessário fazer agendamento prévio através do e-mail visitas@presidencia.cl, informando qual a data e o período do dia desejado. Os tours são guiados em espanhol e acontecem somente de segunda à sexta, geralmente em quatro horários diferentes ao longo do dia, mas podem ser cancelados caso esteja acontecendo algum evento no interior do palácio. É aconselhável fazer a reserva com bastante antecedência para conseguir a data desejada, pois o número de visitantes é limitado e as vagas esgotam rapidamente. Não adianta chegar na hora lá no palácio para tentar entrar, pois eles não vão deixar.

Consegui fazer minha reserva com duas semanas de antecedência. Enviei um e-mail solicitando a visita na parte da manhã, no primeiro horário, pois minha intenção era iniciar o passeio no primeiro dia em Santiago partindo do Palacio de La Moneda. Depois de dois dias recebi um retorno dizendo que só havia o horário das 16h disponível. Acabei aceitando este horário e por isso tive que reprogramar todo o meu roteiro, invertendo a ordem das atrações e deixando o palácio para o final da tarde. Para confirmar a reserva é preciso preencher dois formulários que são enviados em anexo por e-mail, fornecendo dados completos, inclusive telefone e número do passaporte.

Pouco antes das 16h chegamos ao portão principal do Palácio, virado para a Praça da Cidadania, onde há uma grande bandeira do Chile. Um pequeno grupo de pessoas que também tinham agendado para o mesmo horário já estavam aguardando. Uma policial que faz a guarda do palácio coletou o passaporte/identidade dos visitantes para fazer a conferência dos agendamentos e alguns minutos depois voltou para entregar um crachá para cada um. O grupo foi dividido em dois, pois há dois guias que realizam o tour ao mesmo tempo.

Palacio de La Moneda
Palacio de La Moneda

 

Guardas do Palácio de La Moneda
Guardas do Palácio de La Moneda

 

Membro da guarda do palácio

 

Praça da Cidadania - Av. Libertador Bernardo O'Higgins
Praça da Cidadania – Av. Libertador Bernardo O’Higgins

 

O guia começa a visita reunindo o grupo já no interior do palácio para contar um pouco da história do edifício. Ele foi construído em 1784 para ser a sede da Real Casa de Moneda, a casa da moeda chilena, local onde era fabricado o dinheiro utilizado no país. Somente em 1846 passou a ser sede do governo chileno e residência dos presidentes, dividindo espaço com a fábrica de moedas, que funcionou no local até o ano de 1929, quando foi transferida para outro lugar. O edifício já passou por diversas reformas e restaurações. Até há poucos meses as visitações no interior do palácio estavam canceladas, pois ele ainda estava sendo recuperado dos estragos causados pelo forte terremoto que ocorreu no Chile em 2010.

O gabinete do presidente está localizado no segundo piso, com janelas para o pátio principal do palácio e para a rua Teatinos. Nas dependências do Palacio de La Moenda também se encontram o Gabinete da Primeira Dama, o Ministério do Interior e Segurança Publica, a Secretaria Geral da Presidência, a Secretaria Geral do Governo e o Ministério do Desenvolvimento Social. A maioria dos outros ministérios estão localizados em prédios históricos nos arredores do palácio.

A visita continua pelo Patio de Los Cañones (pátio dos canhões), o maior dos três pátios no interior do palácio, que tem esse nome pois nele se encontram dois antigos canhões apelidados de “relâmpago” e “furioso”. No centro há uma fonte de água e nas laterais dois pequenos jardins com pequenas árvores de uma fruta que eu não consegui identificar. É curioso observar o “teto” dos pátios, que possui diversos cabos de aço paralelos sobre todo o pátio. Perguntamos a função dos cabo e o guia nos informou que eles servem para sustentar panos, colocados em datas comemorativas para decorar o palácio.

Patio de Los Cañones - Palacio de La Moneda
Patio de Los Cañones

 

Patio de Los Cañones - Palacio de La Moneda
Patio de Los Cañones - Palacio de La Moneda

Janelas do gabinete do presidente (as três do centro para a direita)

 


 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as com sues amigos nas redes sociais
utilizando os botões coloridos no canto esquerdo da tela

O passeio continua até uma área em que há uma maquete do palácio, onde o guia nos mostra a localização dos departamentos espalhados pelo palácio. Depois somos levados até uma sala onde se encontra um mostruário com grandes moedas que possuem desenhadas a imagem de todos os governantes que já foram presidentes do Chile, incluindo o atual. Nesta sala também há uma bandeira com o antigo desenho, parecida com a atual, mas com um grande brasão na parte central. Várias explicações sobre os símbolos do país e também histórias dos antigos presidentes são contadas nessa parte da visita.

Antiga bandeira do Chile
Antiga bandeira do Chile

 

Moedas com a imagem de todos os presidentes do Chile
Moedas com a imagem de todos os presidentes do Chile

 

Em seguida, somos convidados a entrar em alguns dos salões do Palacio de La Moneda. Com um estilo arquitetônico neoclássico, o interior do palácio possui grandes salões. Cada um deles possui uma decoração diferente e funções específicas, como, por exemplo, o salão azul, onde acontecem reuniões privadas com o presidente da república e onde ele recebe convidados, como líderes, autoridades e personagens de destaque do mundo da política, esportes, ciência, cultura, entre outros. Este salão fica no piso superior, próximo ao gabinete, e não é visitado durante o tour.

Tivemos a oportunidade de conhecer três salões, entre eles o salão O’Higgins, que possui uma grande mesa com mais de 40 cadeiras e diversas obras de arte e objetos de decoraçao. Nele é feita a recepção e assinatura das cartas credenciais dos embaixadores estrangeiros alocados no Chile, além de almoços e jantares oficiais ou informais, promovidos pelo presidente ou por ministros.

Outro salão visitado foi o Pedro de Valdivia, onde costumam acontecer os discursos do presidente e as fotos oficiais. O salão possui diversas cadeiras e grandes refletores no teto, para deixar o ambiente bem iluminado durante as fotos e gravações. O nosso guia foi tão gentil que colocou o púlpito utilizado pelo presidente bem no meio do cenário e deixou as pessoas irem até ele para bater fotos como se fossem o presidente discursando.

Salão O'Higgins - Palácio de La Moneda
Mesa do salão O’Higgins

 

Salão O'Higgins - Palácio de La Moneda
Lustre do salão O’Higgins

 

Salão Pedro de Valvidia - Palacio de La Moneda
Salão Pedro de Valvidia

 

A visita terminou no mesmo pátio que iniciou, com algumas explicações finais por parte do guia. Uma coisa que eu gostei bastante foi que, ao longo de toda a visita, o guia sempre foi muito atencioso no sentido de abrir espaço para perguntas, sempre questionando nós visitantes para saber se tínhamos alguma dúvida sobre o que ele havia acabado de falar. Apesar de a visita ter sido em espanhol, foi muito fácil de entendê-la e nas palavras mais difíceis o guia já sabia a tradução para o português para facilitar a compreensão.

Um espetáculo imperdível que acontece a cada dois dias, sempre as 10h da manhã, na frente do Palacio de La Moneda é a Troca da Guarda (Cambio de Guardia). Parece um grande desfile de independência, com vários guardas marchando, com direito a bandinha, cavalos, hasteamento da bandeira, hino da república, tiros e muito mais. Infelizmente eu não tive a oportunidade de presencia-lo, pois não deu para encaixa-lo no roteiro. No site oficial do Palacio há um calendário indicando os dias em que a troca acontece, mas para facilitar o esquema é assim: dias ímpares dos meses de janeiro, março, junho, julho, setembro e outubro; e dias pares dos meses fevereiro, abril, maio, agosto, novembro e dezembro.

Encontrei um vídeo publicado no Youtube pelo palácio com algumas cenas da troca da guarda…

Quem visita o palácio pode aproveitar para conhecer o Centro Cultural Palacio de La Moneda, que está localizando no subsolo da Praça da Cidadania, com entrada pelas laterais do pátio que está em frente ao La Moneda. Ele possui um cinema e salas de exibição que abrigam mostras temporárias e permanentes dos mais variados temas. Quando eu estive lá, estava acontecendo uma grande exposição sobre a Índia, mas não cheguei a visita-la. Mas conheci o vão central do centro cultural, que possui algumas lojas e cafés e uma arquitetura muito interessante.


Centro Cultural Palacio de La Moneda
Centro Cultural Palacio de La Moneda

 

Centro Cultural Palacio de La Moneda

Palacio de La Moneda

Plaza de La Ciudadania – Avenida Libertador Bernardo O’Higgins
Agendamento de visitas pelo email: reservas@presidencia.cl

O primeiro dia de passeios em Santiago terminou com uma visita ao Cerro Santa Lucía. O relato pode ser encontrado no post ” Santiago – Cerro Santa Lucía e o mirante para a Cordilheira dos Andes ”.

Posts Relacionados:
Roteiro de 3 dias em Santiago do Chile
Dicas de Restaurantes em Santiago
Dicas de Compras em Santiago: shoppings, outlets e lojas de departamento
Dica de Hotel em Santiago: NH Ciudad de Santiago, no bairro Providencia
Santiago – Degustação de Vinhos na Vinícola Concha y Toro
Valle Nevado Ski Resort: a maior estação de esqui da América do Sul
Um Passeio em Valparaíso – Chile
Uma tarde em Viña del Mar – Chile

Panorâmica da Praça da Cidadania

 

Faça parte da comunidade “Meus Roteiros de Viagem”
Acompanhe o blog nas redes sociais FacebookTwitter e Google+
Siga o perfil @meusroteirosdeviagem no Instagram
e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Receba o Meus Roteiros de Viagem no seu e-mail

Insira o seu e-mail para receber novos posts assinando o Feed do Blog:

49 Responses to Santiago – Tour no Palacio de La Moneda, a sede do governo chileno

  1. Anonymous 4 de maio de 2012 at 0:13 #

    Muito Legal esse post !

  2. Chile para crianças 4 de maio de 2012 at 10:24 #

    Bacana, é um lugar bem imponente!
    O Centro Cultural é imperdível, exposições de altíssima qualidade e baratinhas. Nos finais de seamana, rolam umas oficinas. Vale a pena!

    Cinthia
    @chilecriancas

    • Diego 15 de maio de 2012 at 23:54 #

      Obrigado pelas dicas Cinthia!

  3. Anonymous 15 de maio de 2012 at 23:31 #

    Quem não tem passaporte, pode fazer a visita ao palácio so com rg?

    • Diego 15 de maio de 2012 at 23:57 #

      Pode sim! Dois brasileiros no meu horário utilizaram a carteira de identidade, ao invés do passaporte. Na ficha de requisição enviada por email você vai ter que informar o número e o tipo de documento.

      abs
      Diego

  4. Ralyson Soares 17 de agosto de 2012 at 17:01 #

    Muito boa as dicas, irei ao Chile mês que vem, vou aproveitar bastante as dicas aqui encontradas! Parabéns pelo trabalho!

    • Diego M. 17 de agosto de 2012 at 22:51 #

      Obrigado Ralyson, um abraço e boa viagem!

  5. Bianca 29 de agosto de 2012 at 14:32 #

    Olá! Muito boas as suas dicas para os passeios em Santiago! Estou montando meu roteiro e com certeza vou aproveitar muitas dessas dicas…
    Você lembra mais ou menos quanto tempo durou essa visita ao Palácio?

    • Diego M. 29 de agosto de 2012 at 14:36 #

      Oi Bianca, obrigado pela mensagem. A visita ao Palácio durou pouco mais de uma hora. Um abraço!

  6. Rafael 16 de setembro de 2012 at 2:17 #

    Excelente post Diego. Estou me utilizando pesadamente dos teus roteiros pra minha viagem à Santiago. Sobre a reserva, uma pergunta aparentemente boba: seria uma indelicadeza minha escrever o email em português, ou ele “tem” que ser em espanhol?

    • Diego M. 16 de setembro de 2012 at 10:57 #

      Oi Rafael, obrigado pela mensagem. Pode escrever em português mesmo, não tem problema. Acho que eles já devem estar bem acostumados, pois sempre tem muitos brasileiros visitando o Palácio. Abs!

  7. Danielle 5 de outubro de 2012 at 0:53 #

    Diego, parabéns pelo post e pelas fotos!Mto bonito.Estou lendo tdo sobre Santiago, pois vou com meu esposo e filho.Qto tempo durou a visita ao Palácio?
    Obrigada!

    • Diego M. 5 de outubro de 2012 at 10:16 #

      oi Danielle, obrigado pela mensagem. A visita durou em torno de 1h15, é bem interessante, vale a pena. Um abraço!

  8. Giuliani Sanches 2 de janeiro de 2013 at 22:46 #

    Boa noite.

    Vc poderia dizer o custo do passeio .

    Obrigado :)

    • Diego M. 3 de janeiro de 2013 at 20:48 #

      Oi Giuliani. O passeio é gratuito :)
      Um abraço

  9. Ricardo 16 de janeiro de 2013 at 23:39 #

    Olá! Muito bom seus posts sobre o Chile, uma riqueza de detalhes que não se vê nem em guias. hehehe
    Uma dúvida, estou indo com minha esposa e filho de 2 anos. Você acredita que essa visita fica muito difícil com uma criança pequena assim? Sei que isso varia muito, mas é só uma opinião mesmo, caso seja algo realmente muito parado ou se há espaços em que ela também pode andar para curtir um pouco. Obrigado

    • Diego M. 17 de janeiro de 2013 at 13:02 #

      Oi Ricardo, a visita é bem dinâmica, as explicações são dadas em vários ambientes, tanto na área externa e pátios quanto na área interna. Acho que não tem problema você levar seu filho. Um abraço e obrigado pela mensagem!

  10. Ane Andrade 23 de janeiro de 2013 at 16:08 #

    Oi Diego, entrei no site para saber informações sobre a troca de guarda mas as informações são antigas (o calendário ainda é de 2012). Como posso descobrir quais os dias da troca em Fevereiro/2013? Obrigada.

    • Diego M. 23 de janeiro de 2013 at 20:30 #

      Oi Ane. O calendário é da página do Palácio, acho que eles esqueceram de atualizar. Mas acredito que o esquema de dias pares e ímpares que eu falei no post fica mantido, sendo assim em fevereiro deve ser nos dias pares. Um abraço!

      • Ane Andrade 24 de janeiro de 2013 at 15:29 #

        Super obrigado, Diego!

  11. Carolina Oliveira 18 de fevereiro de 2013 at 18:24 #

    Boa Tarde,

    Seu post foi fantástico ! Estou em Santiago, mandei ontem o e-mail ( em português) para o Palácio e já recebi uma resposta com agendamento para quarta-feira ( nosso último dia por aqui ).

    Obrigado !

    • Diego M. 18 de fevereiro de 2013 at 21:36 #

      Obrigado, Carolina. Aproveite bem sua viagem, um abraço!

  12. Aline 2 de março de 2013 at 0:43 #

    Olá Diego!
    seu post é simplesmente fantástico!!! eu e meu marido iremos a Santiago daqui duas semanas após uma passada de 3 dias em Buenos Aires..também ficaremos 3 dias no Chile e estou digerindo cada uma das suas preciosas dicas!
    até me animei com seu roteiro de 3 dias e também aluguei um carro (na mesma locadora que a sua…rsrs)..uauu, to com um frio na barriga mas vamos lá!!
    esse seu trabalho é espetacular!!
    obrigada mesmo!
    abraços!!!!

    • Diego M. 2 de março de 2013 at 11:32 #

      Oi Aline, obrigado pela mensagem. Fica tranquila que vai dar tudo certo. Na volta conte como foi. Um abraço e boa viagem :)

  13. Ana E. 8 de abril de 2013 at 14:31 #

    Oi Diego!!! Muito bom o seu post. Gostaria de saber se você poderia me ajudar: estarei em Santiago em um período que vai do final de Maio ao início de Junho, deste ano. Já enviei dois e-mails tentando agendar uma visita no La Moneda e, até agora, não me responderam. Também não consigo achar em lugar nenhum o calendário da troca da guarda neste período que falei. Será que você teria alguma orientação??

    Valeu!!!

    • Diego M. 8 de abril de 2013 at 14:56 #

      Oi Ana, às vezes eles demoram mesmo para responder o e-mail, seja persistente e mande de novo, pois este é o único jeito de conseguir reservar o passeio. O calendário não foi atualizado no site, mas acho que continua o mesmo esquema de dias pares e ímpares, sendo assim em maio a troca de guarda acontece nos dias pares e em junho nos dias ímpares. Um abraço!

    • Soraya 23 de abril de 2013 at 14:12 #

      Oi Ana, eu e meu esposo também iremos ao Chile neste período, vamos ficar hospedados em um hotel em Las Condes.
      Conseguiu agendar a visita ao La Moneda?
      Eu ainda não :(

  14. Caroline 5 de maio de 2013 at 20:11 #

    oi, A visita ao Palacio de La Moneda é paga ou grátis?

    • Diego M. 5 de maio de 2013 at 23:14 #

      Oi Caroline, a visita é gratuita, mas você deve agendar com antecedência. Um abraço!

      • Mirian 2 de junho de 2013 at 19:03 #

        Oi Diego!

        Suas dicas são ótimas, eu irei em alta temporada(13 Junho/2013) e estou me programando baseado em suas dicas. Quanto a dica do agendamento, tbm enviei e-mail a mais de 15 dias e eles não me retornaram. Detalhe: mandei em português, será que isso influencia?

        • Diego M. 2 de junho de 2013 at 21:11 #

          Oi Mirian, acho que o fato de você ter enviado em português não influencia não. Tente enviar novamente, às vezes eles demoram pra responder. Vale a pena, o passeio é bacana. Um abraço e boa viagem!

  15. nathália 26 de maio de 2013 at 11:34 #

    Quanto tempo aproximadamente dura a visita ao interior do Palácio La Moneda?

    • Diego M. 26 de maio de 2013 at 21:19 #

      Oi Nathalia, dura pouco mais de uma hora.

      • nathália 27 de maio de 2013 at 11:32 #

        Obrigada, Diego!

  16. Gustavo 13 de agosto de 2013 at 23:57 #

    Palácio fechado para reforma. A praça (dois lados) está toda fechada com tapume e não dá pra ver nada.Segundo um guia, a reforma vai terminar em março de 2014.

    • Diego M. 14 de agosto de 2013 at 18:15 #

      Informação importante, obrigado por me atualizar. Vou informar isso no post!

  17. Eduarda 23 de abril de 2014 at 13:49 #

    Olá,

    Saberia informar se todos que vão visitar o Palácio precisa apresentar o passaporte ?

    Estarei indo em Agosto e somente meu namorado iria tirar o passaporte. Vale documento..RG ?

    Atenciosamente.

    • Diego M. 27 de abril de 2014 at 0:42 #

      Eduarda, vale mostrar o RG sim. Abs!

  18. Fernanda 24 de abril de 2014 at 10:06 #

    Olá! Enviamos email para reservar a visita, e eles responderam pedindo para preencher dois formulários e escolher o dia e horário. Respondemos e não obtivemos retorno se está OK ou não. Eles não costumam responder o ultimo email confirmando data e horário escolhidos? Estou preocupada de chegar lá e não conseguir entrar… Mas já enviamos todas as informações.

    • Diego M. 27 de abril de 2014 at 0:52 #

      Fernanda, envie novamente os formulários ou então mande um novo e-mail cobrando uma posição, talvez eles não tenham visto. Um abraço!

  19. Lucas 3 de junho de 2014 at 11:16 #

    Fantástico seu site! Ótimas dicas!
    Fiquei com uma dúvida, em qual(is) horário(s) posso agendar a visita?

    Abs.

    • Diego M. 3 de junho de 2014 at 14:05 #

      Oi Lucas, obrigado pelo comentário. Até procurei no site do La Moneda novamente e lá só fala que são 4 tours diários, mas não especifica os horários. Acho que só entrando em contato por e-mail para saber mesmo. Abs!

  20. Jordna Reuter 4 de junho de 2014 at 12:34 #

    Muito bom todas as dicas. Gostaria de saber se o e-mail q enviamos para fazer a reserva ao passeio guiado pelo palácio deve ser feito em espanhol, ou pode ser em português?!

    • Diego M. 5 de junho de 2014 at 22:22 #

      Oi Jordana, pode ser em português mesmo…
      Acho que na época eu enviei em português, abs!

  21. Renata 9 de junho de 2014 at 15:28 #

    Olá! Primeiramente, adorei seu blog, estou anotando todas as dicas e roteiros!
    Mas tenho uma dúvida, eu enviei e-mail para o Palácio de la Moneda para reservar o passeio por lá e não me responderam ainda, isso já tem uma semana. Sabe se tem outro meio de reservar?
    Obrigada!

    • Diego M. 11 de junho de 2014 at 14:03 #

      Oi Renata, só por e-mail mesmo e as vezes eles realmente demoram para responder. Na dúvida, envie novamente, rs. Um abraço!

  22. ticiana 17 de setembro de 2014 at 9:32 #

    Caros, estou vendo que a troca da guarda em determinado mês acontece pares e outros impares. Irei viajar em janeiro de 2015 pela logica de 2014 janeiro é par.

    Vocês poderiam me dizer se será par ou impar?

    • Diego M. 18 de setembro de 2014 at 14:33 #

      Oi Ticiana, janeiro é sempre par, acredito que deva seguir a lógica. Abs!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Roteiro de 5 dias em Santiago | Nós no Mundo - 20 de março de 2013

    [...] É possível visitar o interior do Palácio, mas, para tanto, é necessário agendar com bastante antecedência. As visitas guiadas são em espanhol e somente ocorrem de segunda à sexta. O Diego Minotto, autor do blog Meus Roteiros de Viagem, dá todo o caminho das pedras para conseguir fazer a visita. Leia aqui. [...]

Deixe uma resposta