O Palácio Legislativo é a sede da Câmara dos Deputados e do Senado do Uruguai. É o prédio mais imponente de Montevidéu, chamando atenção pelo seu tamanho e pela sua arquitetura. Muitos turistas costumam visita-lo apenas por fora, de passagem, para tirar fotos na área externa do edifício. O que nem todos sabem é que é possível fazer uma visita guiada para conhecer o seu interior, rico em detalhes e histórias. Visitei o palácio e neste post vou mostrar como foi o passeio.

Palácio Legislativo - Montevidéu, Uruguai
Palácio Legislativo

 


Veja também:
Onde se hospedar em Montevidéu: dicas de hotéis
Montevidéu – Um passeio pela Ciudad Vieja e pelo Centro da cidade
Montevidéu – Visita guiada no Teatro Solís
O Palácio Legislativo está localizado na Av. de Las Leyes, bairro Aguada, a 3 km da Plaza Independencia. A entrada para visitantes é pela parte de trás do edifício, que está virada de frente para a Av. General FloresEu fui de carro e estacionei bem ao lado do Palácio, com facilidade. Quem vai de ônibus pode pegar algumas linhas na praça da Ciudad Vieja que passam por ele, é só perguntar a linha correta para algum motorista ou morador da cidade. 

A visita guiada no interior do Palácio acontece de segunda a sexta em dois horários, às 10:30h e às 15:00h. O ingresso custa 70 pesos uruguaios (aprox. R$7,00) ou então 3 dólares. Não é necessário fazer reserva com antecedência, basta apenas chegar alguns minutos antes para dar tempo de comprar o ingresso. Logo na entrada, junto ao detector de metais, há uma mesa de informações onde a atendente informa o local correto para a compra do bilhete. A guia da visita é uma funcionária antiga do Palácio, que conhece tudo nos mínimos detalhes. As explicações foram dadas todas em português, porque no meu horário haviam apenas quatro pessoas, todas do Brasil.

Palácio Legislativo - Montevidéu, Uruguai
Entrada de visitantes – fachada para a Av. General Flores

 

A visita começa no salão central do Palácio, que tem um pé direito muito alto e é rico em detalhes. Neste local foi contada a história do edifício e como ele está dividido. A construção ocorreu entre 1908 e 1925 e ficou a cargo de um arquiteto italiano, que o construiu com um estilo eclético, misturando vários tipos de pedras, granitos e basalto, com matéria-prima originada não só no Uruguai, mas também em outras partes do mundo. Neste ambiente, o chão, as paredes e as colunas estão cobertas com 52 cores diferentes, que representam todos os materiais utilizados na construção do Palácio. Na parte mais alta há dois belos mosaicos e dois vitrais, com desenhos que representam a justiça e o trabalho.

Interior do Palácio Legislativo - Montevidéu, Uruguai
Salão central

 

Mosaico no Palácio Legislativo - Montevidéu, Uruguai
Mosaico

 

Vitral no Palácio Legislativo - Montevidéu, Uruguai
Vitrais na entrada do Senado

 

Quase no centro do salão, dois guardas protegem uma urna, que contem as cinzas do herói uruguaio José Gervário Artigas, mais conhecido como General Artigas, um político e militar que defendeu o país em diversas batalhas. A urna sempre esteve armazenada num mausoléu localizado debaixo da estátua do herói, no centro da Plaza Independencia, na Ciudad Vieja. Mas atualmente a estátua está passando por um processo de restauração e o mausoléu está fechado, por isso as cinzas foram para o Palácio, conforme manda a Constituição do país. Esta foi a única vez que as cinzas foram movidas de lugar e no dia do transporte da praça ao Palácio, o país literalmente parou para acompanhar a grande cerimônia que aconteceu pela primeira vez na história.

Cinzas do Gral. Artigas

 

Em seguida, a visita segue para o plenário do Senado, que não estava tendo nenhuma sessão naquele dia. O Uruguai possui 30 senadores e quem os preside é o Vice-Presidente do país. Na mesa principal, sentam-se o presidente do Senado e seus dois secretários. Na parte superior está a galeria do público, onde os cidadãos uruguaios podem acompanhar as sessões, que costumam ocorrer do dia 1 ao dia 18 de cada mês, a partir das 9:30h. O Uruguai possui um mandato de 5 anos e o Presidente da República não pode concorrer à reeleição, ao contrário dos senadores e deputados, que podem se reeleger quantas vezes quiserem. O país possui apenas 4 partidos.

Senado no Palácio Legislativo - Montevidéu, Uruguai
Senado

 

Senado no Palácio Legislativo - Montevidéu, Uruguai

Galeria do público

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as com seus amigos nas redes sociais
utilizando os botões coloridos no canto esquerdo da tela

 

O próximo ambiente visitado é a Câmara dos Deputados, que tem 164 assentos, duas galerias para o público, duas mesas para a imprensa e duas tribunas de honra para convidados especiais. A Câmara dos Deputados é composta por 90 deputados, que representam os 19 departamentos (estados) que compõem o Uruguai. Ela é presidida por um dos representantes, que é eleito como o presidente por um ano. O número de assentos da Câmara é maior do que o número de representantes porque lá também acontecem as reuniões da Assembléia Geral, que reúne todos os deputados e senadores. É neste local que, a cada cinco anos, o presidente eleito faz o juramento de honra. As sessões da Câmara também ocorrem do dia 1 ao dia 18, a partir das 16:00h.

Entrada da Câmara dos Deputados

 

Câmara dos Deputados no Palácio Legislativo - Montevidéu, Uruguai
Câmara dos Deputados

 

Câmara dos Deputados no Palácio Legislativo - Montevidéu, Uruguai

Galeria do público

 

A visita também passa pelo hall da porta principal do Palácio, voltada para a Av. Brig. Gral. Juan Antônio Lavalleja, que fica sempre trancada e só é aberta em ocasiões muito especiais. Neste local está o livro da primeira Constituição Nacional, vigiada por guardiões e protegida por um pano para evitar a deterioração do material.

Palácio Legislativo - Montevidéu, Uruguai
Porta principal

 

Primeira Constituição

 

A guia nos levou rapidamente para o salão de recepções, onde acontecem jantares e encontro com personalidades e políticos de outros países. O local atualmente está passando por uma grande restauração, devido a um vazamento que ocorreu no ambiente que se localiza acima dele, a biblioteca. A água infiltrou e prejudicou todo o teto do salão. A restauração é muito delicada, pois o teto do ambiente é todo coberto com detalhes em ouro 24 quilates.

Salão de recepções em restauração

 

O último ambiente visitado é a biblioteca do Palácio Legislativo, localizada no segundo andar. Ela é aberta ao público e possui um acervo de mais de 250 mil exemplares sobre todos os temas. No local há uma pequena estátua do General Artigas montado a cavalo, que serviu como referência para a construção do grande monumento no centro da Plaza Independencia que está sendo restaurado.

Biblioteca

 

Estátua do General Artigas

 

A visita teve ao todo uma hora de duração e foi muito interessante, uma grande surpresa, melhor do que eu esperava. Fiquei sabendo de vários fatos da história e da política do país e ainda pude conhecer osdetalhes deste belíssimo edifício. Na minha opinião, vale muito a pena!
Palácio Legislativo - Montevidéu, Uruguai

 

Veja no mapa a localização do Palácio Legislativo…


Exibir mapa ampliado

 

Palacio Legislativo
Av. de Las Leyes s/n. Aguada – Montevidéu
Visitas: de segunda à sexta, às 10:30h e 15:00h.
Ingressos: 70 pesos uruguaios ou 3 dólares.
Site: www.parlamento.gub.uy

Posts Relacionados:
Roteiro de 4 dias em Montevidéu
Montevidéu – Parque Rodó e um passeio pelas Ramblas
Montevidéu – O Museu do Futebol e o Estádio Centenário
Montevidéu – Visita Guiada e Degustação de Vinhos na Bodega Bouza
Dicas de Compras em Montevidéu
Dicas de Restaurantes em Montevidéu
Punta del Este – Visita à Casapueblo e ao Mirador de Punta Ballena

 

Faça parte da comunidade “Meus Roteiros de Viagem”
Acompanhe o blog nas redes sociais FacebookTwitter e Google+
Siga o perfil @meusroteirosdeviagem no Instagram
e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...