Quem passou pelo aeroporto de Guarulhos nas últimas semanas já deve ter percebido algumas mudanças dentro do terminal. No último dia 15 de novembro a concessionária vencedora da concessão realizada ano passado assumiu de vez a administração do maior aeroporto do Brasil e já começou o trabalho de modernização do terminal de Guarulhos, que agora passa a ser chamado de GRU Airport. Veja a seguir algumas novidades.

Faixas no Aeroporto de Guarulhos - GRU Airport

Faixas com o novo logotipo do aeroporto

 
Uma das novidades mais visíveis são as novas placas de sinalização, que agora são coloridas, seguindo um padrão internacional adotado nos aeroportos do mundo inteiro. Elas ajudam a dar um pouco de vida ao terminal, substituindo as antigas e terríveis placas de sinalização que eram da cor preta.

Nova sinalização no Aeroporto de Guarulhos - GRU Airport

Novas placas de sinalização

Nova sinalização (fonte: facebook.com/gruairportsp)

 

O sistema de informação dos vôos nos balcões de check-in, telões e televisores espalhados pelo terminal também foi alterado, com novas cores e informações reordenadas.

Balcões de check-in no Aeroporto de Guarulhos - GRU Airport

Balcões de check-in com novo visual nas telas

Telas no Aeroporto de Guarulhos - GRU Airport

Painéis de voos

 

Todos os banheiros do terminal serão reformados. Muitos deles já estão de cara nova e os outros estarão em breve. Não tirei uma foto da parte interna do banheiro, mas posso afirmar que o resultado ficou ótimo. É como se ele tivesse deixado de ser um banheiro sujo de rodoviária para se transformar num banheiro moderno de shopping center.

Obras no Aeroporto de Guarulhos - GRU Airport

Banheiro em obras

 

Entre os terminais 1 e 2 foi instalado um espaço interativo muito bacana, com várias telas sensíveis ao toque, cheias de gráficos, imagens, estatísticas e informações sobre a história do aeroporto, as mudanças que ele está sofrendo e como ele ficará nos próximos anos.

Espaço interativo no Aeroporto de Guarulhos - GRU Airport

Espaço interativo

 

Também percebi que o aeroporto ganhou novas máquinas de raio-x na e novas posições de controle de passaporte para agilizar o acesso às salas de embarque. No desembarque internacional notei que as bagagens do meu voo vindo de Istambul chegaram muito rápido à esteira, mas não sei se isso é alguma mudança no sistema logístico ou se talvez tinha poucos voos chegando naquele horário.

No mundo virtual, o aeroporto ganhou uma Fan Page no Facebook (facebook.com/gruairportsp) e também um novo site oficial (www.gru.com.br).

Mas teve uma novidade que certamente não vai agradar a ninguém. Os preços do Duty Free aumentaram MUITO! Estive na loja em abril e retornei agora no início de dezembro e notei uma grande alteração no preço de produtos como perfumes, chocolates e bebidas. Um perfume que custava 60 dólares agora custa 80, por exemplo. Talvez seja a falta de concorrência ou quem sabe o houve um reajuste no valor do contrato da empresa Dufry e ela tenha repassado o aumento para os produtos, mas o fato é que se você deixar para fazer as compras na chegada, pode acabar se decepcionando com os novos preços.

Outra coisa que ainda me incomodou bastante foi a sala de embarque dos ônibus para acessar os aviões que se encontram em posição remota. Centenas de passageiros aguardando a chamada dos voos numa sala pequena e apertada que não dá conta da demanda, com muita gente sentada no chão e muita desorganização nas chamadas dos voos. Esperamos que a concessionária tome uma providência logo para organizar essa bagunça!

Obras do Terminal 3 do GRU Airport (fonte: facebook.com/gruairportsp)

 

Enquanto isso, do lado de fora, as obras do edifício-garagem e do novo terminal 3 seguem a todo vapor.

Atualização – O terminal 3 já foi inaugurado, veja como ficou no post:
Como é o novo Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos – GRU Airport

 

Posts relacionados:
Como é dormir no Slaviero Fast Sleep, o hotel dentro do Aeroporto de Guarulhos
A Localização das Companhias Aéreas nos Terminais do Aeroporto de Guarulhos

Conexão longa em Guarulhos: O que fazer para passar o tempo?
O Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis
O Aeroporto de Salvador e Aluguel de Carro com a Movida
Conexão no Aeroporto de Porto Alegre

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...