O Aeroporto de Istambul, Tax Free e Transfer para o Hotel

O Aeroporto Internacional de Istambul Ataturk (código: IST) é o maior aeroporto de Istambul e o principal da Turquia. Está localizado no lado europeu da cidade, a 22 km do centro. Ele é a principal porta de entrada de brasileiros no país, já que possui um voo direto ligando Istambul a São Paulo. Veja neste post mais detalhes sobre o aeroporto, como funciona a restituição do imposto do sistema tax free e uma dica de empresa que oferece o serviço de transfer para o hotel.

Aeroporto Internacional de Istambul Ataturk - Turquia

Aeroporto Internacional de Istambul Ataturk

Veja também:
Turquia: Informações úteis e impressões de Istambul e Capadócia
Roteiro de 4 dias em Istambul
Roteiro de 3 dias na Capadócia – Turquia

 

O Aeroporto de Istambul Ataturk foi inaugurado em 1924 e leva este nome em homenagem ao fundador e primeiro presidente da República da Turquia, Mustafa Kemal Atatürk. Em 2012 foi considerado o 22º aeroporto mais movimentado do mundo, com um tráfego aproximado de 44 milhões de passageiros. É o principal hub da companhia aérea Turkish Airlines e possui voos diretos para todos os continentes, exceto Oceania.

A Turkish Airlines opera quatro vezes por semana um voo que liga o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, diretamente ao Aeroporto de Istambul Ataturk. Operados por uma aeronave Boeing 777-300 ER,  os voos partem do Brasil todas as segundas, quartas, quintas e sábados às 05:05h, chegando na Turquia às 21:25h do mesmo dia, no horário local. No sentido contrário, os voos partem de Istambul todas as terças, quartas, sextas e domingos às 09:20h, chegando em São Paulo no mesmo dia às 19:00h no horário local. Leia um relato completo sobre este voo no post “Como é voar com a Turkish Airlines para Istambul e Dubai“.

O aeroporto de Istambul é um importante ponto de conexão para outros destinos, já que a Turkish Airlines é considera a companhia aérea que voa para o maior número de cidades no mundo. Para os brasileiros é um dos meios mais rápidos de se chegar a regiões como o norte da África, o Oriente Médio e países asiáticos.

Istambul possui um outro aeroporto internacional, o Aeroporto Internacional Sabiha Gökçen (código: SAW), localizado no lado asiático da cidade e utilizado principalmente por companhias aéreas de baixo custo, como a Pegasus Airlines e a Sun Express.

Pista do Aeroporto de Istambul

Pista do Aeroporto de Istambul

Aviões da Turkish Airlines no Aeroporto de Istambul - Turquia

Aviões da Turkish Airlines no Aeroporto de Istambul

 

Na minha viagem para a Turquia cheguei no país por este aeroporto, no voo direto de São Paulo que chegou em Istambul às 21:30h. Nós brasileiros não precisamos de nenhum visto para entrar no país, por isso minha passagem pelo setor de controle de passaportes foi bem tranquila, o agente não fez uma pergunta sequer e apenas carimbou meu passaporte liberando a entrada.

Logo após o controle de passaportes há uma grande loja de duty free e duas casas de câmbio. Geralmente as cotações de câmbio em aeroportos são péssimas, mas neste de Istambul não estava tão ruim assim. Vale a pena trocar pelo menos um pouco de dinheiro para pagar as despesas de transporte e para se virar no primeiro dia, até encontrar uma casa de câmbio com cotações melhores. Há dois guichês de câmbio e o melhor deles apresentava as seguintes cotações: 1 dólar = 1,77 liras tucas e 1 euro = 2,28 liras turcas (valores de novembro/2012). Um leitor do blog me informou que os câmbios do aeroporto cobram uma taxa de 4% pelo serviço. Leia mais sobre o câmbio no post “Casas de Câmbio em Istambul e a moeda Lira Turca“.

As bagagens do voo de São Paulo foram entregues na última e mais distante das esteiras, a número onze. Havia poucos passageiros aguardando por suas malas, já que a maioria dos que viajaram neste voo estavam em conexão para outros destinos. Mesmo com poucas malas para entregar, elas demoraram muito, quase meia hora para chegar. Isso que o aeroporto estava bem vazio naquele horário. No canto da sala, próxima à nossa esteira, havia uma pilha com pelo menos umas 100 malas jogadas, provavelmente perdidas/extraviadas.

Controle de passaporte do Aeroporto Internacional de Istambul Ataturk

Chegada no controle de passaporte

Duty Free do Aeroporto Internacional de Istambul Ataturk

Loja do Duty Free da chegada

Esteiras de bagagem do Aeroporto Internacional de Istambul Ataturk

Esteiras para retirada de bagagem

Malas perdidas no Aeroporto Internacional de Istambul Ataturk

Malas perdidas

 

A área de check-in do terminal internacional possui uma grande quantidade de balcões e não havia filas nas duas ocasiões em que passei por lá. Mas, em compensação, na área de embarque o terminal estava lotado, com a impressão de que ele está operando muito acima de sua capacidade. Todos os portões de embarque estavam cheios, a maioria dos restaurantes não tinham mesas disponíveis, as lojas estavam entupidas de gente e havia muitos passageiros sentados nos cantos ou no chão, aguardando a hora de seu voo.

As lojas do duty free no setor de embarque são amplas e vendem uma grande quantidade de produtos, porém os preços são pouco atrativos, por isso acabei não comprando nada. Não lembro o valor exato dos produtos, mas lembro que comparando com os preços do duty free de São Paulo, valia mais a pena comprar aqui no Brasil na chegada.

Check-in do terminal internacional do Aeroporto de Istambul

Check-in do terminal internacional

Passagem entre os terminais doméstico e internacional

Passagem entre os terminais doméstico e internacional

 

O aeroporto de Istambul Ataturk também possui um terminal doméstico, localizado num edifício separado do terminal internacional. Ambos são interligados por um longo corredor com esteiras rolantes. O terminal doméstico oferece voos para dezenas de cidades na Turquia, incluindo os dois aeroportos da região da Capadócia, localizados nas cidades de Nevsehir e Kayseri. Leia mais sobre ambos no post “Como chegar na Capadócia pelos aeroportos de Nevsehir e Kayseri“.

Check-in do terminal doméstico do Aeroporto de Istambul

Check-in do terminal doméstico

Tela do portão de embarque doméstico

Tela do portão de embarque doméstico

Avião no Aeroporto de Istambul

 

Tax Free

Quem faz compras na Turquia tem o direito de restituir um imposto de 18% do valor total da mercadoria no sistema de tax free da Global Refund. Para isto é preciso, no momento da compra, solicitar um recibo especial emitido pelas lojas que fazem parte do programa. O tax free não está disponível em todas as lojas e não vale para determinados produtos, por isso é bom se informar antes da compra se ele está disponível no estabelecimento. Geralmente as lojas exibem um adesivo da Global Refund na vitrine e nos caixas. Eu comprei uma câmera fotográfica básica na cidade e consegui pegar 20 dólares de volta.

É no terminal internacional do aeroporto de Istambul que acontece a devolução do dinheiro, no momento em que o passageiro está deixando o país. Todo o processo é feito após o controle de passaporte, quando você recebe no passaporte um carimbo de saída da Turquia. Há algumas placas espalhadas pelo aeroportos indicando a localização dos guichês do tax free.

A devolução do dinheiro acontece em duas etapas e eles dificultam ao máximo o processo para que as pessoas não tenham tempo de fazer. Primeiro é preciso carimbar o recibo emitido pela loja num escritório da aduana, localizado numa sala meio escondida, ao lado da loja de Duty Free e perto do portão de embarque #219. Para receber este carimbo é preciso apresentar todos os produtos ao agente, por isso é necessário leva-los em sua bagagem de mão. Uma vez carimbado o recibo, o segundo passo é dirigir-se ao guichê da Global Blue para pegar o dinheiro. Este guichê está localizado no outro extremo do terminal, escondido no cantinho da praça de alimentação. Basta apenas apresentar o recibo carimbado pelo agente da aduana para receber o dinheiro referente ao imposto de volta.

Veja onde fazer compras em Istambul no post: “Dicas de compras em Istambul: bazares, shoppings e outlets

Mapa do tax free no Aeroporto de Istambul

Aviso indicando a localização dos guichês do tax free

Guichê do tax free no Aeroporto de Istambul

Guichê de retirada do dinheiro do tax free

 

Transporte para o Hotel

Há várias maneiras de se deslocar do aeroporto de Istambul até o seu hotel. Os meios mais utilizados são táxi, metrô ou transfer particular.

Quem deseja pegar um táxi deve utilizar a companhia oficial do aeroporto, a Ataturk Airport Taxi, evitando a abordagem de outras companhias e de possíveis táxis clandestinos. No site TaksiMetrik é possível fazer uma simulação de trajetos para saber o preço aproximado de uma corrida de táxi entre dois pontos de Istambul.

metrô de Istambul possui uma estação junto ao aeroporto, a estação “Havalimani” da linha M1. Entretanto esta linha não dá acesso aos bairros em que os turistas geralmente costumam ficar, que são o centro histórico Sultanahmet e o distrito de Beyoglu. Para chegar até eles é preciso trocar o metrô pela linha de tram na estação “Zeytinburnu”. Os trams são metrôs de superfície, com vagões menores que os do metrô. Apesar de a combinação metrô+tram ser o meio de transporte mais barato partindo do aeroporto, a viagem pode ser uma tortura se você estiver com muitas malas, principalmente no horário de pico, quando os vagões ficam entupidos de gente. Leia mais sobre o assunto no post “Transporte Público em Istambul e o cartão Istanbulkart“.

Terminal doméstico do Aeroporto de Istambul

Táxis no terminal doméstico do aeroporto de Istambul

 

Uma opção mais cômoda, porém não tão barata quanto o metrô ou táxi, é contratar o serviço de transfer particular do aeroporto para o hotel e vice-versa. Como meu voo chegou bem tarde em Istambul, optei por este serviço por questão de comodidade e segurança. Antes de viajar fiz a cotação com várias empresas que oferecem translados privados no aeroporto, como a “Istanbul Airport Transfer” e a “Istanbul Shuttle”.

A empresa que me retornou com os melhores preços foi a IstanbulAirport24.com, que oferecia uma viagem a Sultanahmet por 19 euros o trecho (aprox. R$52,00) e a Beyoglu por 24 euros cada trecho (R$66,00). O veículo utilizado é uma van que pode levar várias pessoas, então se você estiver num grupo de 5 ou 6 pessoas consegue rachar dividir este valor em várias pessoas e o transfer acaba não saindo tão caro.

A reserva foi feita através de um formulário disponível no site da empresa. Assim que ele foi preenchido, recebi um voucher de confirmação no e-mail. Quando cheguei no aeroporto, havia um funcionário da empresa me aguardando no saguão de desembarque, segurando um cartaz amarelo bem chamativo com o meu nome. Me identifiquei e ele me levou até a van, onde o motorista já estava aguardando. Também contratei o serviço desta empresa para ir do hotel ao aeroporto na minha saída de Istambul. O mesmo motorista nos buscou no hotel no horário combinado, com tempo suficiente para chegar no aeroporto.

O serviço pode não ter sido muito barato, mas foi bem confortável e prático. E o tiozinho motorista era bem gente boa e ainda foi nos mostrando os pontos turísticos da cidade conforme íamos passando.

 

Posts Relacionados:
Onde se hospedar em Istambul: dicas de hotéis
Dicas de compras em Istambul: bazares, shoppings e outlets
Dicas de restaurantes em Istambul
Istambul: A Basílica de Santa Sofia e a Mesquita Azul
Istambul: As atrações do centro histórico Sultanahmet
Istambul: O Grande Bazar e o Bazar de Especiarias

Outros aeroportos:
O Aeroporto de Dubai, Duty Free e o Visto para os Emirados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Receba o Meus Roteiros de Viagem no seu e-mail

Insira o seu e-mail para receber novos posts assinando o Feed do Blog:

22 Responses to O Aeroporto de Istambul, Tax Free e Transfer para o Hotel

  1. Nuno Silva 30 de janeiro de 2013 at 9:02 #

    Oi,

    Parabéns pelo texto, muito bem escrito e explica tudo muito bem mas não posso deixar de dar um aviso de que no aeroporto TODAS as casas de câmbio e bancos cobram 4% de comissão, por isso devem mesmo só cambiar o indispensável no aeroporto.

    • Diego M. 30 de janeiro de 2013 at 14:41 #

      Oi Nuno, obrigado pelo toque. Vou acrescentar esta informação no post. Um abraço!

  2. Pablo 27 de março de 2013 at 18:40 #

    Excelente post Diego, muito obrigado pelas informações! Fiquei com uma dúvida, esse transfer que passa em vários locais buscando pessoas em Istanbul para levar ao aeroporto, não demora muito não? Fiz a reserva também, mas fico preocupado com a questão da demora no retorno.

    • Diego M. 28 de março de 2013 at 13:21 #

      Oi Pablo, obrigado. O transfer foi do meu hotel direto ao aeroporto, sem pegar mais ninguém. Eles chegaram no hotel para me buscar pontualmente no horário que eu estipulei na reserva, umas 3:30h antes do voo, assim deu tempo de fazer tudo com calma. Depois me conte se deu tudo certo, um abraço e boa viagem!

  3. Rodolfo Gonçalves 18 de abril de 2013 at 17:19 #

    Mais uma vez suas informações me foram de grande utilidade! Parabéns pelo blog! Grande abraço!

    • Diego M. 18 de abril de 2013 at 21:44 #

      Oi Rodolfo, obrigado pela mensagem. Um abraço!

  4. Débora 7 de maio de 2013 at 21:37 #

    Olá Diego!

    As suas dicas ajudaram muito a minha viagem para Istambul e para Goreme.

    Aprovada a dica do transfer em Istambul (IstanbulAirport24.com). No fim só estava eu e o meu marido na van, então no fim foi um transfer particular.

    A única dificuldade foi achar o meu nome no meio de tantas placas, rs. Nunca tinha visto um aeroporto com tanto motorista e transfer aguardando passageiros.

    Abs,
    Débora

    • Diego M. 7 de maio de 2013 at 22:38 #

      Oi Débora, obrigado pelo comentário. Que bom que gostou das minhas dicas. Grande abraço!

  5. Fabiana 2 de junho de 2013 at 11:52 #

    Olá Diego, gostaria de uma dica de hotel perto do aeroporto.Estou indo em Setembro e, descerei em Istambul 21:00 mas, no dia seguinte cedinho 07:00 vou para a Capadocia.
    Conhece algum com bom custo benefício? abs,

  6. Terezinha Souza Lima 22 de setembro de 2013 at 13:46 #

    Olá, Diego!
    Grata pelas informações, esteve em Istambul em 08/13.
    Deverei voltar só, acredito que os dados fornecidos me ajudarão bastante.
    Um abraço,Terezinha.

    • Diego M. 22 de setembro de 2013 at 22:36 #

      Obrigado pelo comentário!

  7. Júlio César Di Flora 19 de outubro de 2013 at 2:25 #

    Diego, Achei ótimas as informações, e como estaremos na Turquia em Janeiro gostaria de saber se a temperatura é muito baixa e se chove muito. Abraços.

    • Diego M. 19 de outubro de 2013 at 23:47 #

      Oi Júlio, obrigado pela mensagem. Em Janeiro você vai pegar bastante frio e talvez até neve na Turquia. Um abraço!

  8. odair ferraz de campos 21 de outubro de 2013 at 9:58 #

    Diego,muito obrigado por suas informações,que serão importantes para mim quando eu chegar a Istambul,também à noite.Um abraço.

    • Diego M. 21 de outubro de 2013 at 13:53 #

      Olá Odair, obrigado pela mensagem. Um abraço!

  9. Carlos 1 de janeiro de 2014 at 8:32 #

    Eu vou chegar em istambul 1 hora da manhã. será que é melhor pegar o transfer do que o taxi? mesmo que seja da companhia que você falou? o hotel ofereceu transfer por 30 euros, eu e minha esposa, achei meio caro. O que você acha? Será que é melhor trocar dinheiro antes ou da para pagar com dólar ou euro mesmo o taxi?

    parabéns pelo blog
    abraço

    • Diego M. 1 de janeiro de 2014 at 21:06 #

      Oi Carlos, acho que vale contratar o transfer que eu mencionei. Achei o serviço bem seguro e ágil. Fiz o pagamento em euros. Um abraço e boa viagem!

      • Ray bbandeira 1 de julho de 2014 at 14:18 #

        Oi Diego,estou indo pela primeira vez a istambul, meu namorado e turco e vai esta me esperando no aeroporto ,acha que vou enfrentar algum problema por nao falar outro idioma?

        • Diego M. 2 de julho de 2014 at 21:01 #

          Oi Ray, acho que não vai ter problemas não, a chegada lá é bem tranquila. Abs!

  10. Mr Nitto 5 de outubro de 2014 at 14:52 #

    Na chegada (pela tarde), no aeroporto de SAW, pegamos um ônibus que sai a cada 30 min meio bagunçado o embarque; custa em torno de 13 Liras turcas se não me engano; ele para na praça Taksin; lá, os taxistas já esperam para lhe explorar e levar até ao outro lado da ponte, no bairro que ficam a maioria dos turistas pq é perto dos principais pontos turísticos e vai-se à pé. O nosso taxista vigarista, mudou o caminho só para pegar outro passageiro e nos deixou a uns 200 mt do hotel dizendo q não entrava carro lá, só Trem – não tinha nem como contestar pq não conhecia nada; cobrou 45 Liras, previamente acertado; tivemos que arrastar as malas até lá e pedindo informações. Por outro lado, descobri um transfer para o Aeroporto. 10 eur p/pessoa de Van pela http://www.yumeturkey.com eles chegaram na hora no hotel. Fazem tbm, o trajeto aero x centro, melhor que taxi ou ônibus.

    • Diego M. 6 de outubro de 2014 at 13:18 #

      Oi Nitto, obrigado pela dica!!

Deixe uma resposta