A cidade de Istambul, na Turquia, é o mais novo destino do “Meus Roteiros de Viagem” e para marcar o início de uma série de dicas sobre a cidade, o blog está lançando, em parceria com a Lonely Planet Brasil, um concurso cultural que vai premiar um dos leitores com um guia de viagem Lonely Planet de Istambul em português.
O guia contém diversas informações úteis para quem vai viajar para Istambul, com detalhes sobre as atrações turísticas, hotéis, compras, restaurantes e muito mais. Ele foi uma das principais fontes de informação do blog na viagem realizada no final do ano passado. Mesmo que você não tenha previsão de viajar para a Turquia, poderá ler o guia para conhecer mais detalhes sobre a história, a cultura e curiosidades deste destino tão interessante.
Para participar é muito simples. Basta deixar uma mensagem no final desta página respondendo a seguinte pergunta:
“Quem você levaria para um cruzeiro no Estreito de Bósforo e por quê?”
O autor da resposta mais original/criativa será o vencedor. O resultado será divulgado no dia 24 de fevereiro aqui nesta mesma página.
Leia o regulamento e participe!
O concurso está encerrado e a vencedora foi: Maria Anete Sobral, de Aracaju/SE.
Obrigado a todos pela participação… em breve teremos um novo concurso!
Veja os posts com dicas de Istambul e Capadócia:
Dicas da Turquia: o que você precisa saber antes de viajar
Roteiro de 3 dias na Capadócia – Turquia
Voo de balão na Capadócia: um passeio imperdível na Turquia
O que ver na Capadócia: principais atrações turísticas
Roteiro de 4 dias em Istambul
Mesquita Azul em Istambul e A Basílica de Santa Sofia
Istambul: As atrações do centro histórico Sultanahmet
Grande Bazar de Istambul e o Bazar de Especiarias
Istambul: O Palácio Dolmabahce e o distrito de Beyoglu
Istambul: Um passeio de barco pelo Estreito de Bósforo
Quando viajo o meu desejo é compartilhar os bons momentos com todas pessoas que amo, meu amor, filhos, genros e netos pois, por mais que relate as maravilhas do local visitado, não há como reproduzir a emoção, o êxtase que determinadas situações proporcionam. Esse é um local mágico, especial, que mais do que ver, tocar, pisar é preciso sentir, e sentimentos não se carrega em máquina fotográfica.
Levaria comigo além do conhecimento de palavras Turcas o meu querido Enes. Turquia um País maravilho com suas belezas inexplicáveis pra lá de atrações culturais,incluindo que Istambul como a maior cidade é um valor para a nossa Humanidade ver que o Mundo em si é perfeito de se viver Quero muito apreciar o Pôr do sol em Istambul,passear pelo Estreito de Bósforo e pela minha paixão cultural ter a fascinante oportunidade de ver o Lado Asiático que só MeusRoteirosdeViagem junto com LonelyPlanetBrasil podem realizar este inesperável sonho InshAllah!!
Eu levaria comigo um grande amigo que é apreciador como eu das maravilhas e dos mistérios que envolvem Istambul.
Eu levaria meus pais porque eles já gastaram ‘”CRUZEIROS” de dinheiro com a minha educação e o meu bem estar. Está na hora de demonstrar todo o meu carinho e gratidão por eles, mesmo que eu gaste todo o meu tostão e fique no vermelho, com dívidas de montão!
Eu lavarei meu filho e meu marido, a Turquia é um lugar maravilhoso e Istambul é maravilhosa e ricamente cultural que margeia as duas margens do Estreito de Bósforo e esta situada em dois continentes! É muita história, muita magia e riqueza de sabores, odores e cores.
Faria um sorteio entre meus amigos mais queridos pra que um deles fosse comigo nesta viagem no tempo e no espaço!
Istambul me lembra muito minha mãe, que, com certeza seria a escolhida. No caminho de Paris pela Turkish Airlines tivemos a felicidade de fazer uma conexão na cidade que nos rendeu uma noite com gostinho de “quero mais”. Por sorte pegamos um festival maravilhoso onde famílias com crianças estavam na rua mesmo após a meia-noite. Entretanto, não conseguimos entrar nas mesquitas. Por tudo isso, a Turquia deverá ser motivo de uma próxima viagem!
levaria apenas eu, uma mochila nas costas e um bom livro. porque viagens assim, merecem a introspecção necessária e suas próprias aventuras!
Meu marido pois é a relação mais estreita que possuo, e assim como desejo viver intensamente experiências novas quero que ele compartilhe comigo. E nada mais romântico do que um cruzeiro para vivermos nossa lua-de-mel, contemplando as belezas de Istambul!
Levaria para este belo passeio a musa que inspira meus pensamentos e sonhos, o meu grande amor! Levaria minha namorada, pois sei que seria um sonho realizado conhecer e desfrutar esse lugar maravilhoso!
Meu marido… porque o salário é curto, mas o amoré grande, então se é para passar por um “estreito” que seja com ele… pois quanto mais juntos,melhor!
Eu levaria meu amor, ficamos separados por dois anos, e nunca tivemos uma lua de mel, onde pudessemos ficar a sós e assim contemplarmos um ao outro no fortalecimento do nosso amor. penso que precisamos de um tempo nosso, para nos conhecermos melhor e criarmos um alicerce saudável que perpetue nosso amor, em uma união fraterna, cheia de luz, paz, alegrias e sucesso em todos os segmentos de nossas vidas. pra isso, nada melhor que um cruzeiro em um lugar que de tão lindo, lembra a casa do Criador.
Levaria meu marido e companheiro por 45 anos de casados + 6 de namoro e noivado….
Adoramos viajar juntos, nos divertimos muito, nos damos super-bem!
Olhar o por-do-sol ou os barcos que cruzam o Bósforo é tudo de maravilhoso!
Faz-nos sentir VIVOS em completa comunhâo com o CRIADOR!
Levaria minha familia, adorei a ultima vez que fui, mas estava sozinho!!!
Na verdade eu não levaria, eu mandaria meu chefe viajar para ver se ele volta de bom humor!
Ah. Eu levaria minha sogra. Só assim ela iria se convencer que um cruzeiro não é dinheiro, estreito não é largo e Bósforo não é fosforo! sem graça neh? Mas Istambul não! É uma das mais belas cidades da Ásia e Europa!
Levaria o Aramis, meu esposo, para juntos desvendarmos as paisagens inesquecíveis e vivenciarmos a cultura desse país tão singular!
Eu levaria minha mãe de oitenta anos pois em fevereiro de 2013 fará 100 anos que meu avô(pai de minha mãe) saiu de Istambul para fazer América e nunca mais pode voltar,teve no Brasil uma vida de luta e trabalho mas o dinheiro nunca lhe permitiu este regresso.
Istambul cem anos depois pelos olhos da filha….
Levaria meu pai, pois um lugar especial merece a companhia de alguém semelhante, e um lugar onde o mar desperta atenção eu poderia alimentar os peixes, e o mar, alimentar a minha alma.
Minha mãe… afinal, a pessoa que me deu a vida, merece ver o que a vida tem de melhor!!!
Levaria minha mãe , que já está com mais de 80 anos, pois esta poderia ser a última oportunidade da vida dela de conhecer um lugar extraordinário!
Levaria a minha noiva para enriquecer sua cultura gastronômica, aprendendo as maravilhas dos pratos turcos, sua cultura econômica, aprendendo que pechinchar não é falta de educação e sim o contrário, e a cultura da língua turca, para que nesse maravilhosa paisagem, agora que ela já adquiriu a arte de cozinhar e economizar, possa pedi-la em EVLILIC e ela possa me dizer: KABUL EDILEN!
Eu levaria minha pequena sobrinha Isabella, pois a nova geração precisa conhecer um país como a Turquia que, no século passado, passou por tantas mudanças tanto econômicas quanto culturais e sociais. Sentadas de frente para um por-do-sol tão esplêndido no Estreito de Bósforo, eu lhe revelaria que Istambul já foi chamada de Constantinopla e lhe contaria a história do corajoso Mustafá Kemal.
Eu levaria o Sr.Broks(meu secador de cabelo), a Sra Liz (minha chapinha), meu amigo Ted (meu batom), para ficar maravilhosa nessa maravilha de mundo!
A explosão das cores do Pôr-do-Sol refletidas nas águas do Estreito de Bósforo-Istambul combinam com emoção e coração. E com o amor da minha vida, ao meu lado nesse cruzeiro……explode nossa paixão!!
Levaria a pessoa que mas amo para o Estreito de Bósforo, porque com ele num lugar desse tão lindo as horas nunca iriam passar melhor coisa do mundo no melhor lugar do mundo.
Eu levaria meu neto, para que despertasse para as maravilhas do mundo!
Levaria meu companheiro de jornada na vida, porque sempre esteve ao meu lado descobrindo paisagens e realizando sonhos.
Levaria meu marido. Nossos caminhos vem sendo trilhados juntos, nos passos bons e nos ruins, nos bons ou maus destinos… com ele eu gostaria de estar nesse lugar lindo; ver o horizonte, a beleza do pôr do sol e também nos inspirar… ao lado dele tudo inspira amor, e por Istambul posso ate me apaixonar…