A Turquia ainda é destino turístico ainda pouco explorado pelos brasileiros quando comparado a outros países da Europa, mas que está cada vez mais em evidência. Quem já foi, volta encantado e, sem dúvida, recomenda a todos. Este post contém várias dicas da Turquia com informações gerais e tudo o que você precisa saber antes de viajar para lá, além de abordar as minhas impressões gerais sobre a cidade de Istambul e a região da Capadócia.
Este artigo faz parte de uma série de posts sobre a Turquia
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas de Istambul e Capadócia
Veja também:
Roteiro de 4 dias em Istambul
Onde ficar em Istambul: dicas de hotéis
Roteiro de 3 dias na Capadócia – Turquia
Dicas da Turquia
A Türkiye, como é chamada no idioma local, é um país euro-asiático, possui uma pequena parte do seu território na Europa e uma porção maior na Ásia. Faz fronteira com oito países e é banhada pelos mares Mediterrâneo, Egeu e Negro. Seu território está dividido em 81 províncias, que por sua vez estão divididas em distritos, sendo 923 no total. A capital do país é a cidade de Ancara, que possui 4 milhões de habitantes.
Em 2011, a Turquia destacou-se como a 18ª maior economia do mundo, com um PIB de 773 bilhões de dólares, um acréscimo de quase 9% em relação ao ano anterior. Em tempos de crise, principalmente na Europa, esse crescimento tem dado cada vez mais destaque ao país, que faz parte de um grupo chamado pelos economistas de MIST (juntamente com México, Indonésia e Coréia do Sul), um novo conjunto de países emergentes com altas taxas de crescimento. A Turquia não faz parte da União Europeia e não tem o euro como sua moeda. Desde 2005 ela tenta uma vaga no bloco econômico, mas sofre uma forte oposição do governo do Chipre, uma pequena ilha com a qual tem desavenças políticas.
A população da Turquia é de pouco mais de 72 milhões de habitantes, sendo Istambul a cidade mais populosa, com 12 milhões. Já a pequena e pacata Goreme, cidade da região da Capadócia onde fiquei hospedado, tem apenas 2500 habitantes. A povo turco é alegre e receptivo, muito mais semelhantes aos latinos do que aos europeus. O país é um estado secular, sem religião oficial. A predominante é o islamismo (mais de 95% da população) e é muito fácil encontrar mesquitas em todos os cantos, rapidamente reconhecidas pelos minaretes.
OFERTA DE AGOSTO!
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Você já adquiriu um seguro viagem para sua viagem internacional?
Ganhe até 20% de desconto com o cupom promocional: PAIS
Insira o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento.
Pague em até 12x no cartão. Clique aqui para pesquisar os planos.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Idioma
O idioma falado na Turquia é o turco, difícil de falar ou entender, mesmo com o alfabeto sendo latino (até 1928 eles utilizavam a escrita árabe, aquela cheia de rabiscos), mas algumas palavras a gente faz o esforço de aprender, como merhaba (olá) e teşekkür ederim (muito obrigado). Muitos turcos falam inglês, principalmente nas áreas mais turísticas, como em lojas e restaurantes, e inclusive há placas de sinalização turística no idioma “universal”. Português é praticamente inexistente por lá. Nosso idioma não aparece nos cardápios nem nos áudio-guias disponíveis em algumas atrações, mas no Grande Bazar certamente você vai encontrar alguns vendedores mais espertos que arriscam algumas palavras em português para agradar os clientes. Existem alguns guias locais que sabem falar português, vou falar sobre um deles num post a ser publicado em breve.
Moeda
A moeda é a Lira Turca (TL), chamada em turco de Türk lirası. Ela é um pouco mais valorizada que o nosso real, já que 1 lira turca equivale à aproximadamente R$ 1,20. A divisão da lira turca em moedas e notas é igual ao real. Alguns locais aceitam euro e dólar como moeda, como, por exemplo, os hotéis. É praticamente impossível trocar reais por liras turcas, por isso a opção é levar euros ou dólares para trocar nas casas de câmbio de lá. A melhor cotação que eu encontrei no foi Grande Bazar, em Istambul, onde 1 euro = 2,31 liras e 1 dólar = 1,79 liras. Sacar a moeda local nos caixas eletrônicos direto da conta corrente no Brasil, utilizando o cartão de débito, também pode ser uma boa alternativa, com boas cotações quando o banco não cobra nenhuma taxa extra. Leia mais no post “Casas de Câmbio em Istambul e a moeda Lira Turca“.
Precisando fazer câmbio antes da sua viagem internacional?
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas e cartões pré-pagos com a Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que irá te auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.
Tenha internet 4G em seu celular em mais de 165 países com o chip internacional da Easysim4u.
Use o cupom MEUSROTEIROS10 e ganhe 10% de desconto.
Veja mais detalhes do serviço nest post do blog.
Visto / Vacina
Nós brasileiros não precisamos de nenhum visto ou vacina para visitar a Turquia. Apenas um passaporte dentro da validade já é o suficiente para entrar no país.
Fuso Horário
O fuso horário é de +2h em relação à hora de Greenwich e 5 horas a mais que o fuso de Brasília. Quando nós estamos no horário de verão essa diferença diminui para 4 horas e quando os turcos estão no horário de verão a diferença aumenta para 6 horas em relação ao Brasil. O período do horário de verão da Turquia é bem extenso, ele começa no último domingo de março e termina no último domingo de outubro.
Clima
O clima na Turquia tem as estações bem definidas. Os verões são quentes e os invernos gelados. Em Istambul chega a fazer 30ºC na alta temporada, de junho a agosto. No inverno as temperaturas ficam na média de 5ºC a 15ºC. Foi essa a temperatura que eu peguei quando visitei a cidade no final de novembro, mas como ventava muito, as sensação térmica era bem mais baixa. A neve não é frequente em Istambul, mas pode ocorrer. Na Capadócia os termômetros não passaram de 10ºC quando eu estive lá. Cheguei a pegar -4ºC na manhã em que fiz o passeio de balão. Uma semana depois começou a temporada de neve na região.
Você já reservou seu hotel na Turquia?
Clique aqui para ver algumas sugestões em Istambul
ou neste outro link para ver as opções da Capadócia
Melhor época
A melhor época para visitar o país é a primavera e o outono, quando as temperaturas estão amenas, nem muito quentes, nem muito frias, sem falar que nessa época a quantidade de turistas é menor que na alta temporada. De maio a agosto, o dia escurece bem tarde, depois das 20h, isso permite aproveitar melhor o tempo para fazer os passeios pela cidade. Dezembro é o mês que escurece mais cedo, há dias em que o sol se põe às 16:30h. Quando visitei a cidade, em novembro, escurecia por volta das 17h.
Segurança
Em relação à segurança, achei tudo muito tranquilo, não me senti em situação de risco em nenhum momento, e olha que eu estou sempre atento a esta questão. Mas o ideal é ter os mesmos cuidados que temos aqui no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo, como cuidar bem dos pertences de mão, como bolsas, carteiras e telefones, evitar andar em lugares desertos e escuros à noite, não aceitar nada de estranhos, etc.
Taxa de serviço e Tax Free
Os bares e restaurantes costumam cobrar 10% de taxa de serviço, mas ela geralmente não vem discriminada na conta, por isso o cliente deve lembrar de sempre acrescentar esse valor a mais. Falando em taxas, lá na Turquia existe o sistema de Tax Free, que permite restituir o imposto pago por determinados produtos. É preciso pegar uma nota fiscal especial de tax free na loja, depois carimba-la no aeroporto em um guichê e pegar uma quantia em dinheiro de volta em outro guichê. No post sobre o aeroporto de Istambul falarei mais sobre este serviço.
Voltagem
A voltagem é de 220v, mas o padrão de tomada é do estilo europeu, por isso é recomendável levar um adaptador universal. Nosso novo padrão de tomada com três pinos não vai entrar, mas se for de dois pinos pode ser que entre em algumas tomadas.
Uma dica importante: leve o tênis mais confortável que tiver, pois você vai querer caminhar muito por lá!
Istambul
A maior cidade da Turquia foi fundada há mais de 2600 anos e já foi chamada de Bizâncio e Constantinopla. É a única cidade do mundo localizada em dois continentes, parte dela está na Europa e outra parte na Ásia. Ela é cortada ao meio pelo Estreito de Bósforo, uma porção de água com mais de 30km de extensão, que liga o Mar Negro ao Mar de Mármara. Com 12 milhões de habitantes, é a cidade mais populosa da Europa. Apesar de a maior parte de sua população viver no lado asiático, ela é considerada uma cidade européia.
Istambul é o centro econômico, financeiro e cultural do país. É uma cidade antiga, mas ao mesmo tempo muito contemporânea, e é essa junção do clássico com o moderno que faz com que ela seja tão interessante. Muralhas, palácios e mesquitas se misturam com prédios envidraçados, pontes monumentais, restaurantes descolados e uma agitada vida noturna.
Fiquei apenas quatro dias na cidade, tempo suficiente para conhecer os principais pontos turísticos com bastante calma. Mas depois que voltei percebi que poderia ter ficado pelo menos uma semana, já que muita coisa ficou de fora do meu roteiro, como as ruínas da cidade antiga e o lado asiático.
As atrações do centro histórico de Sultanahmet são obrigatórias, como a Mesquita Azul, a Basílica de Santa Sofia, as Cisternas da Basílica, o Palácio Topkapi, o Grande Bazar e o Bazar Egípcio. Uma visita ao Palácio Dolmabahçe, às margens do Bósforo, também é essencial, pois o lugar é incrível, assim como um passeio de barco pelo Bósforo. Uma das coisas que mais me surpreendeu foi a movimentação na avenida Istiklal, no bairro Beyoğlu, um longo calçadão cheio de lojas, bares e restaurantes, que fica agitado dia e noite.
Clique aqui para ver todos os posts com dicas de Istambul.
Sugestões de passeios e atrações em Istambul oferecidos pelos parceiros do blog:
Transfer de Aeroporto em Istambul
Ônibus turístico de Istambul
Tour completo por Istambul em 2 dias
Cruzeiro pelo Bósforo + Mesquita Azul + Santa Sofia
Espetáculo de música e dança tradicional
Santa Sofia: Excursão Guiada com Ingresso Sem Fila
Cruzeiro pelo Bósforo com Jantar e Entretenimento
Mais opções de atividades em Istambul neste link e também neste outro link.
Capadócia / Göreme
A Capadócia, ao contrário que muitos imaginam, não é uma cidade, e sim uma região. Ela fica na Anatólia Central, no coração da Turquia. Sua característica mais marcante são as formações rochosas que fazem dela um local tão interessante.
Essa característica geológica peculiar, que lembra muito a superfície lunar, é resultado de sucessivas atividades vulcânicas na região, seguida de milhares de anos de erosão pela ação do tempo, como vento, chuva e neve. Cada erupção vulcânica tinha uma composição diferente, formando diferentes camadas de rocha. Cada camada sofre um processo de erosão de forma diferenciada uma da outra, formando um cenário único na região.
Várias cidades fazem parte da região da Capadócia. Fiquei hospedado em Göreme, que talvez seja a mais pitoresca e interessante delas. É uma pequena cidade com pouco mais de 2500 habitantes, localizada num vale, bem no coração da Capadócia. Ela é totalmente preparada para receber os turistas, com dezenas de restaurantes e hotéis, muitos deles com quartos em cavernas de verdade.
A principal atração turística da região é o voo de balão, uma atividade imperdível para quem pensa em visitar a Turquia. O voo tem aproximadamente uma hora de duração e é uma daquelas coisas que você precisa fazer pelo menos uma vez na vida. Para isso é preciso deixar todos os medos de lado, pois o balão em alguns momentos voa bem alto e também passa pelos vales, bem próximo às montanhas.
Além do balão, há outras coisas interessantes para ver e fazer na Capadócia, como vistar as cidades subterrâneas, o museu a céu aberto de Göreme, caminhar pelos vales para admirar as “chaminés de fadas”, entre outras atrações.
Clique aqui para ver todos os posts com dicas da Capadócia.
Sugestões de passeios e atrações na Capadócia oferecidos pelos parceiros do blog:
Transfer de Aeroporto na Capadócia
Tour privado pela região da Capadócia (em português)
Tour pelo sul da Capadócia (em português)
Tour pelo norte da Capadócia (em português)
Voo de Balão ao Nascer do Sol na Capadócia
Göreme: Observação de Balões a Partir da Terra
Mais opções de atividades na Capadócia neste link e também neste outro link.
Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)
Conheça todos os posts de Istambul e Capadócia publicados no blog:
Roteiros:
4 dias em Istambul | 3 dias na Capadócia
Hospedagem:
Onde ficar em Istambul | Onde ficar na Capadócia
Aston Residence (Istambul)
Ottoman Cave Suites (Capadócia)
Istambul – Dicas:
Dicas de compras | Dicas de restaurantes
Transporte Público | Casas de Câmbio
Istambul – Passeios:
Basílica de Santa Sofia e a Mesquita Azul
Centro histórico Sultanahmet
Grande Bazar e o Bazar de Especiarias
Palácio Dolmabahce e o distrito de Beyoglu
Passeio de barco pelo Estreito de Bósforo
Capadócia – Dicas e Passeios:
O que ver na Capadócia: principais atrações turísticas
Voo de balão na Capadócia | Como chegar na Capadócia
Dicas de Restaurantes | Dica de guia que fala português
⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐
+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.
+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular nas suas viagens ao exterior com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço neste post do blog e também neste outro post.
+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Istambul e Capadócia no Booking, parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hospedagem em Istambul e neste outro post as opções da Capadócia.
+ SEGURO VIAGEM
Viaje ao exterior de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
OFERTA DE AGOSTO – Cupom promocional: PAIS
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5
+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro na Turquia, faça sua cotação e reserva no portal RentCars.com,
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem taxa IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.
⇒ REDES SOCIAIS ⇐
+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem
+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.
Muito bom, descreve exatamente o que precisamos saber, didático e conciso.
Muito obrigado pelo comentário! 🙂
Obrigado Marina 🙂
Muito obrigado pelo comentário!
Oi Jussara. A dica do guia está neste link:
https://www.meusroteirosdeviagem.com/2012/12/guia-em-portugues-capadocia-turquia.html
Abraço!
Gostaria de saber como você foi até a Cappadocia de Istanbul?
Oi Daniel. Eu fui de avião pela Turkish Airlines.
Dou mais detalhes neste post:
https://www.meusroteirosdeviagem.com/2012/12/aeroportos-da-capadocia-turquia.html
Abraço!
Boa tarde para todas. Estou com viagem marcada para a Turquia para novembro de 2015 a minha pergunta é : o quanto é segura essa viagem. Hoje houve um atentado a bomba na embaixada dos EUA em Istambul. Estou quase desistindo dessa viagem…
Oi Jaqueline, o noticiário daqui só mostra notícias assim graves, mas não vejo tanto perigo em viajar para lá. É só você pensar em toda a violência que há em certas cidades brasileiras, por exemplo, que vemos todo dia na TV, mas a vida segue e as pessoas continuam visitando elas. Um abraço!
Boa noite Diego
Gostei das suas informações sobre a Cappadocia e Istambul,eu e meu marido estamos indo dia 06/10/2015 São Paulo-Istambul.Por sua experiência,o que recomenda: chegar já com pacotes completos para visitar Istambul-Cappadocia-Grécia ou não?Costumamos chegar em vários países e pegarmos os tours no próprio hotel ou irmos com a cara e a coragem,mas Turquia e Grécia nós parece mais difícil,um detalhe somos da 3ª idade KKKKK
Antecipadamente agradeço
M.SylviaGomes
Oi Sylvia, para a Grécia eu não sei te dizer muito bem, mas eu já iria com tudo pronto. Em Istambul e Capadócia você consegue contratar os passeios lá mesmo se quiser. Istambul eu fiz tudo por conta própria, sem agências ou guias, mas na Capadócia fiz um passeio com um guia, que por sinal está indicado neste outro post:
https://www.meusroteirosdeviagem.com/2012/12/guia-em-portugues-capadocia-turquia.html
Um abraço e boa viagem!
Oi Diego, estou com viagem marcada (pacote) para o dia 28 de outubro até 13 de novembro. É muito frio esta época? (+- quantos graus) Chove muito? Está previsto café da manhã e almoço. É melhor levar Euro ou dólar? e quanto?
Marina, não sei te informar sobre o tempo e chuvas nesta época, mas creio que ainda não deve estar frio. Quanto à moeda, eu levei Euros e troquei lá pela moeda local. Em relação à quanto levar, é uma questão muito pessoal e depende de vários fatores, difícil estimar assim. Boa viagem!
Oi Diego, tudo bem?
Estou com viagem marcada para Dezembro/2015, gostaria de saber se por lá é temporada de chuva?
Abraços.
Oi Simone, pelo que andei pesquisando dezembro é época de chuvas sim. Eu fui no final de novembro e peguei um tempo meio ruim, mas isso não me impediu de fazer os passeios. Abs!!
Diego, estou devorando seu blog, parabéns.
Dica: o governo turco em parceria com a operadora de turismo seculo XXI, para impulsionar a baixa temporada, está com uma promoção interessante até o começo de maio. Você paga a passagem (c desconto) e eles te dão a parte terrestre (hotéis 5 estrelas). Cobram US$200 por isso. Também é possível reservar os passeios e alimentação por mais US$350. Enfim, eu e meu marido achamos bem legal, fizemos as contas, verificamos que não tem pegadinha, e já fechamos! Abs
Que ótimo isso Janaína, obrigado pela contribuição. Ao retornar de viagem deixe suas impressões novamente aqui no blog. Um abraço e bons passeios!
Diego,
Li seu post sobre o guia particular em Cappadocia que fala português e achei bem interessante. Já fiz viagens com guias particulares e foram viagens totalmente diferentes das com guias regulares. Você tem alguma indicação de guia particular em Istambul. Seria ótimo se falasse português, mas falando inglês ou espanhol já está ótimo.
Desde já agradeço.
Oi Aline, não tenho nenhum guia em Istambul para te indicar. Vamos ver se alguém aparece pra te ajudar. Caso entre em contato com o guia da Capadócia, talvez ele possa te indicar algum conhecido. Abs!
Diego,
Pretendo fazer Istambul, capadocia e adjacências no período de 13/12 a 21/12, somos 4 adultos(dois adolescentes de 20 e 22 anos). O tempo é bom neste período para fazer todos os passeios, inclusive o passeio de balão?
Oi Adriana, nessa época você vai pegar bastante frio e talvez até um pouco de neve, mas isso não impede que os passeios aconteçam. O voo de balão só não ocorre se o tempo estiver muito ruim. Abs!
Adorei…Parabéns…muita informação útil. Tenho saudade de lá….foi uma viagem muito feliz….
Obrigado Angela, um abraço!
Boa Noite
Desde já gostaria de dizer que gostei muito de ver as suas viagens =D
Gostaria de pedir a sua ajuda.
Estou a planear um roteiro em junho de: Istambul – Capadócia – Antalya. O objetivo seria sair de 16 de junho de lisboa rumo a Istambul, no dia 19 iria para Capadócia e no dia 21 iria de Capadócia para Antalya. Já encontrei hotéis super em conta, porém o único problema que estou a encontrar são as próprias viagens. Pelo que pude constatar são muito caras, mesmo pelas companhias lowcost. Tudo isto torna a minha viagem impossível de ser realizada neste momento.
Quando viajou as viagens também se encontram caras?Tem algum conselho para me dar?
Desculpe o incómodo.
Obrigada pela atenção.
=D
Inês, realmente as passagens de avião entre esses destinos são bem caras. Você tem a possibilidade de fazer os trajetos de ônibus, é mais econômico, porém bem mais demorado. Abs!!!
Olá Diego!
Muito legal suas dicas, estou indo agora no final de fevereiro para Istanbul e Capadocia, peguei todas suas sugestoes , inclusive do Carlos (Balão), estou aguardando apenas as respostas.
Mas estou preocupada mesmo e estou achando que não vou aproveitar muito a Capadocia ,e com medo de estragar o passeio do meu marido e mais um casal que vai com a gente, pois eu morrrro de medo de lugares fechados, não fico em elevador cheio nem a pau, só de falar minha mão começa a transpirar. Pelo que estou vendo tudo lá ou a maioria dos passeios legais são subterraneos, cidades debaixo da terra, eu não vou conseguir entrar nunca. Abraço.
Simony, só há um passeio debaixo da terra, que é a visita na cidade subterrânea. Se você não quiser descer, fica esperando eles na entrada da atração, a visita não é tão demorada. Pode ir tranquila, um abraço!
Obrigada!!
Olá Sandra,
Estive em Istambul em outubro /2013, achei uma cidade encantadora, pessoas simpaticas e hospitaleiras. Me comuniquei em inglês, mas no comercio em geral eles se fazem entender e em alguns lugares falam portugues. Em relação por ser mulher, tb não vejo problema, eles respeitam e tem como seus aliados o regime e a religião, que fazem a diferença. Na capadócia é aquele velho ditado: ” É SÓ INDO PARA CRER E SENTIR”, faça o voo de balão. Faça uma boa e feliz viagem!!!
Agradeço sua contribuiçã, Vlamidir… um abraço!
Obrigada Vladimir S. por sua contribuição. Como não sou nenhuma menininha, já tenho mais de 50 anos e me vestirei como uma local, é para ficar mais tranquila. E com certeza irei a Capadócia e não perderei a oportunidade de fazer o voo de balão. Isso é uma das coisas a se fazer antes de passar para outra dimensão. Quando voltar mando notícias.
Abraços
Sandra vi esta dica pelo face e lembrei de você.
MULHERES VİAJANTES NA TURQUİA
“As mulheres viajantes devem atentar a algumas questões peculiares aos países islâmicos, especialmente no que diz respeito ao assédio. Uma série de mal-entendidos levam os homens turcos a imaginarem as mulheres ocidentais como “fáceis”. Se por um lado, as mulheres turcas sabem se livrar das abordagens inoportunas com mais naturalidade (inclusive mantendo um nível de formalidade necessário), as mulheres ocidentais, especialmente se viajam sozinhas, podem se sentir importunadas. Evite de olhar os homens turcos nos olhos, não sorria para desconhecidos e evite sair à noite em bairros onde há prostituição (Beyazit e Aksaray em Istambul, por exemplo). Usar aliança de casamento também pode desencorajar algumas tentativas. Se necessário, junte-se a um grupo de mulheres turcas e peça ajuda. ”
Simony
Olá Diego!
Adorei seu blog. Muito interessante e com muitas informações bem explicadinhas. Como não gosto de viajar em excursão e já estou acostumada a organizar minhas viagens, tanto no Brasil quanto no exterior, não tenho muita dificuldade em me esquematizar. Estou indo para Turquia em início de ABRIL/2014, e já estudei muito, e como ficarei 6 dias, já planejei tudo. Porém, minha única preocupação é que vou sozinha. Isso em si não tem problemas, pois já fui sozinha para vários países e nunca tive problema algum. Porém estou aproveitando que vou para Israel e como é perto vou a Turquia também. Apesar de ter ido à Grécia, sozinha, e ficado em Athenas e nas principais ilhas, sem problema algum. Em Israel não tenho preocupação de estar sozinha, apesar de ser um país foco de terrorismo. A preocupação maior é exatamente ser mulher e estar sozinha num país cuja fama de homens seguirem as mulheres; isso me assusta um pouco. Ficarei hospedada em Istambul por 2 vezes, quando chegar e depois de visitar várias outras cidades, volto para Istambul. Na primeira parte ficarei em Sultanhmet, e depois em Taksin. Qual sua opinião, e se observou alguma situação estranha com mulheres sozinhas. Sei que a cidade é policiada, mas…. Aguardo sua resposta. Parabéns novamente pelo seu blog. Abraços Sandra
Oi Sandra, não cheguei a perceber nenhum risco para mulheres sozinhas não. Istambul é uma cidade tão turística, acho difícil acontecer algo nesse sentido. Tenho certeza que você vai gostar muito da cidade. Depois me conte como foi sua impressão em relação a este assunto. Um abraço e boa viagem!
Oi Diego M.
Obrigada por sua pronta resposta. Quando voltar mando notícias.
Abraços
Olá Diego!
Estou negociando para os dias de carnaval no Brasil, ( de 27/2 a 10/3 de 2014 uma viagem de 9 noites à Turquia, sendo 4 dias em Istambul, 3 na Capadocia, 1 em Pamukkale e 1 em Kusadasi. Mas o pacote não inclui o Vôo de balão, que eu gostaria de fazer. Lendo os seus posts, com suas excelentes dicas, penso em me aventurar e ir sózinha, seguindo o seu roteiro. Vc substituirá alguma dessas 2 cidades ou acrescentaria Goreme ao meu roteiro?
Obrigada pelas dicas.
Oi Márcia, seu roteiro está bacana. Goreme é Capadócia, então seria 3 dias na Capadócia (Goreme). Ao retornar deixe suas impressões aqui no blog. Um abraço e boa viagem!
Boa noite!
Vou passar cerca de 5/6 dias na Turquia. O que me aconselha a fazer nesse período? É possível ir e voltar de Istambul a Capadócia nesse éríodo?
Muito obrigado pelas informações!
Oi Felipe. Nesse período de 5/6 dias, se você quiser visitar Istambul e Capadócia pode ficar meio corrido, mas é possível, se você fizer os deslocamentos de avião durante o dia, ou de ônibus à noite. Leia os meus dois roteiros para ter uma noção de como preencher seus dias em cada cidade:
Istambul – https://www.meusroteirosdeviagem.com/2013/03/roteiro-istambul-turquia.html
Capadócia – https://www.meusroteirosdeviagem.com/2013/01/roteiro-capadocia-turquia.html
Depois me conte o que você decidiu e se deu tudo certo. Um abraço!
Oi Diego, tudo bem?
Já li todo seu blog e me pareceu perfeito, com inúmeras informações importantes e detalhadas. Parabéns.
Entrei em contato com o Sercan para o tour na Capadócia e ele sugeriu 2 dias. Será que realmente precisa dos 2? Ele colocou no roteiro uma visita a um local onde se fabrica tapetes e cerâmica, mas não sei se é tão interessante isto, acho q seria cansativo… Você fez essas visitas? O museu a céu aberto é melhor fazê-lo pela manhã? Desde já, obrigada.
Um abraço e mais uma vez, parabéns.
Oi Cláudia, não visitei a produção de tapetes e cerâmicas porque não me interessei também. Diga a ele que você quer apenas um dia, que ele vai bolar um roteiro legal. O museu a céu aberto da no mesmo visitar de dia ou à tarde. Ao retornar deixe suas impressões aqui no blog. Um abraço e boa viagem!
ola, tudo bem, eu meu irmao e minha cunhada queremos ir em junho para turquia e capadocia , queremos ficar 10 dias no total , entao queremos saber, fazer por nos ou em agencia, se fazer por nos quanto garia cada um, e se fizer por nos , daria para conhecer a grecia , grato por colocar tantas dicas e por fazer mais facil as nossas escolhas , fico aguardando , grande abraço.
Oi Mara. Caso vocês tenham experiência em planejar viagens e montar roteiros, podem fazer por conta própria. Caso contrário, melhor montar com uma agência. Difícil estimar os gastos, porque depende muito da hospedagem, transporte, alimentação e passeios. Recomendo pelo menos 3 dias inteiros em Istambul e 2 dias inteiros na Capadócia. Nos dias restantes não sei se dá tempo de visitar Atenas e as Ilhas Gregas, depende dos locais que pretendem ir lá. Um abraço!
oi Mara!
eu moro aqui..se voce precisar de alguma informaçao pode perguntar….
abraço
QUAIS OS MESES DE INVERNO AI?
Mara, o inverno na Turquia é de dezembro a março, quando é verão no Brasil. Abs!
Olá Tb moro na Turquia sou de mersin vc é de qual cidade
ciao! interessante esse blog! 🙂 todo mundo tem sempre um montao de duvidas sobre Istanbul…è normal,parace ser uma cidade cosi longe e diferente…MAIS POR MUITAS COISAS NAO è NAO! eu venho de sao paulo e moro aqui..e as vezes,olhando para algum cantinho,eu reconheco sao paulo…. se alguem precisar de ajuda ou querer perguntar eu estou aqui.abraços
Ciao Adriana, obrigado pela mensagem. Vou começar a publicar as dicas de Istambul essa semana, acho que você vai gostar. Um abraço! 🙂
Muito legal, que saudades da Turquia! Deu tudo certo? Abração
Deu tudo certo sim Rafa, foi ótimo. Um abraço 🙂
Oi Diego,
Enquanto fiz meu intercâmbio, conheci algumas gurias da Turquia, e claro, fiz umas 3 milhoes de perguntas sobre lá! Me pareceu ser um lugar bem interessante.
Uma das minhas colegas me disse q em alguns lugares eles ainda aprendem o arabe.. Ela sabia falar e escrever super bem, apesar de nao usar com tanta frequencia!
Sobre o horario de verao, esse é o padrao europeu, todos os paises seguem essa regrinha.. Inicio no ultimo fim de semana de março e final no ultimo fds de outubro!
Apesar de nao assistir a novela da globo, vou acompanhar a tua serie se posts! 🙂
Muito bom o post Diego, cheio de informação histórica e prática também! Vou esperar os outros da série enquanto não viajo para lá!
E já aproveito mais uma vez para agradecer as outras dicas que já me deu, com certeza vai ajudar muito. (e coloco seu guestpost no Flashes de Viagem amanhã ok!) 😉
Até!