Quem visita Balneário Camboriú não pode deixar de visitar uma das principais atrações turísticas da região, o monumento Cristo Luz, uma estátua localizada no alto do Morro da Cruz que possui um mirante com vista panorâmica para toda a cidade e que à noite recebe iluminação especial com luzes coloridas. Veja mais detalhes sobre o local neste post.

Cristo Luz - Balneário Camboriú / SC

Cristo Luz – Balneário Camboriú / SC

 

Veja também:
Roteiro de 4 dias em Balneário Camboriú
Onde se hospedar em Balneário Camboriú: dicas de hotéis
Dicas de Restaurantes em Balneário Camboriú

 

A estátua do Cristo é vista com facilidade de muitos pontos da cidade para quem olha para o Morro da Cruz, que tem 154 metros de altura e está localizado no Bairro das Nações. O endereço do complexo é Rua Indonésia nº 800 e o acesso se dá a partir da Avenida do Estado, umas das principais da cidade. Há várias placas de sinalização turística indicando o caminho e também há um ônibus especial que circula pela orla para levar os turistas ao monumento.

A ideia de construir uma estátua iluminada segurando um refletor surgiu de uma lenda da região. Na década de 40, alguns moradores disseram ter presenciado um espetáculo de luzes no alto do Morro da Cruz e acreditaram ser uma manifestação divina. Algumas décadas depois a lenda transformou-se em realidade, com a construção do Complexo Turístico Cristo Luz.

Cristo Luz - Balneário Camboriú / SC

Cristo Luz

Balneário Camboriú vista do mirante do Cristo Luz

Balneário Camboriú vista do mirante do Cristo Luz

Balneário Camboriú vista do mirante do Cristo Luz

Barra Norte

Balneário Camboriú vista do mirante do Cristo Luz

Prédios de Balneário Camboriú

 

A estátua do Cristo tem 33 metros de altura, 22 metros de largura e pesa 528 toneladas. Foi esculpida de forma artesanal pelo artista Genésio Gomes e sua construção, que demorou 300 dias, foi feita com ferro, aço e cimento. Ela é considerada a quarta estátua mais alta do Brasil (conheça a mais alta no post “A maior estátua do Brasil na Parada Havan, em Barra Velha/SC).

A altura da estátua simboliza os 33 anos de vida de Jesus Cristo e também da cidade de Balneário Camboriú, que foi emancipada do município de Camboriú em 1964 e tinha 33 anos em 04 de outubro 1997, data em que o monumento foi inaugurado. A data coincidiu com a visita ao Rio de Janeiro do Papa João Paulo II, que, na ocasião, abençoou de forma simbólica o monumento catarinense.

Na mão esquerda a estátua do Cristo segura um grande refletor que ilumina toda a cidade. Segundo consta nos murais explicativos do complexo, esta luz simboliza o sol que “ilumina toda a cidade e seus turistas”.

Cristo Luz - Balneário Camboriú / SC

Refletor na mão esquerda

Cristo Luz - Balneário Camboriú / SC

Cristo Luz

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as com sues amigos nas redes sociais
utilizando os botões coloridos no canto esquerdo da tela

 

Além do refletor apoiado na mão esquerda do Cristo e apontado para a cidade, a estátua também recebe uma iluminação especial. Segundo informações do site oficial do Cristo Luz, na alta temporada, de dezembro a março, a iluminação tem início às 20h, enquanto na baixa temporada, de abril a novembro, ela acende às 19h. Visitei o Cristo no mês de junho e neste dia as luzes foram ligadas às 18h, logo após o por do sol.

Cada uma das sete cores que iluminam o Cristo apresentam um significado diferente:

Branco – Paz e fé
Amarelo – Paz e energia
Verde – Paz e natureza
Azul – Paz e saúde
Lilás – Paz e reflexão
Vermelho – Paz e amor
Rosa – Paz e alegria

Cores do Cristo Luz - Balneário Camboriú / SC

Amarelo

Cores do Cristo Luz - Balneário Camboriú / SC

Verde

Cores do Cristo Luz - Balneário Camboriú / SC

Azul

Cores do Cristo Luz - Balneário Camboriú / SC

Roxo

Cores do Cristo Luz - Balneário Camboriú / SC

Vermelho

 

O Complexo Turístico Cristo Luz abriga uma área para festas, eventos e apresentações culturais, além de um restaurante, lanchonete, loja de souvenirs e um amplo estacionamento gratuito.

No local há ainda uma sala chamada de Memorial Balneário Camboriú, que conta a história da cidade através de textos em murais e que também apresenta uma exposição com dezenas de fotografias históricas da cidade, desde quando ela era apenas uma grande área verde com pouquíssimas construções. É possível ver a evolução ano a ano e observar o impressionante crescimento da cidade. A exposição traz ainda imagens da construção do Cristo e de sua festa de inauguração.

Complexo do Cristo Luz

Complexo do Cristo Luz

Exposição com fotos

Exposição

Balneário Camboriú há 30 anos

Balneário Camboriú há 30 anos

 

O horário de funcionamento do Cristo Luz varia conforme o dia da semana e a época do ano. No geral ele abre para visitação das 16h às 0h de terça à sábado e nos domingos das 10h às 0h. Há dias em que ele está fechado, por isso antes de programar uma visita ao complexo é bom conferir o calendário de funcionamento para saber o horário exato de funcionamento no dia que você pretende visita-lo. O ingresso custa 12 reais para a visitação no período diurno e 24 reais para visitas após as 19h.

Uma dica bacana é visita-lo no final da tarde, pouco antes do por do sol. Desta forma é possível ver a vista panorâmica da cidade ainda com a luz do dia. Depois que o sol se põe, enquanto as luzes do monumento não são ligadas, você pode passar um tempo observando as fotos da exposição do memorial e algum tempo depois voltar ao mirante para ver as luzes da estátua.

Cristo Luz - Balneário Camboriú / SC

Cristo iluminado

Balneario Camboriu 106

Fim de tarde em Balneário Camboriú

Vista aérea de Balneário Camboriú à noite

Balneário Camboriú à noite

 

Veja no mapa a localização do Cristo Luz. O acesso se dá pela a partir da Avenida do Estado, no sentido Itajaí, e placas de sinalização turística indicam a rua em que se deve entrar para subir o Morro da Cruz.


Exibir mapa ampliado
 

Complexo Turístico Cristo Luz
Rua Indonésia, 800 – Bairro das Nações
Balneário Camboriú / Santa Catarina
Site oficial: www.cristoluz.com.br

 

 

Posts Relacionados:
Um passeio pelo Parque Unipraias, o bondinho de Balneário Camboriú
Uma visita ao Zoológico de Balneário Camboriú
As Praias da Rodovia Interpraias, em Balneário Camboriú
A Praia do Estaleirinho, em Balneário Camboriú
Dica de hotel em Balneário Camboriú: Hotel Rieger
Dicas de Baladas em Balneário Camboriú
Um Passeio no Centro Histórico de São Francisco do Sul

 

Faça parte da comunidade “Meus Roteiros de Viagem”
Acompanhe o blog nas redes sociais FacebookTwitter e Google+
Siga o perfil @meusroteirosdeviagem no Instagram
e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...