O Aeroporto de Buenos Aires Ezeiza, Duty Free e Transfer para o Hotel

A capital da Argentina Buenos Aires possui dois grandes aeroportos, ambos com voos para o Brasil. Um deles é o Aeroparque, aeroporto localizado mais próximo ao centro, considerado o aeroporto doméstico da cidade, mas que possui alguns voos internacionais. O outro é o Aeroporto Internacional Ministro Pistarini, mais conhecido como Aeroporto de Ezeiza (EZE), o maior aeroporto da Argentina e principal porta de entrada de estrangeiros no país, com voos para diversas cidades no Brasil e no mundo. Foi pelo Ezeiza que cheguei na minha última viagem e mostro neste post um pouco da estrutura do aeroporto, sua loja de duty free e uma dica de transfer para o hotel.

Área de check-in do Terminal A do Aeroporto de Ezeiza - Buenos Aires

Área de check-in do Terminal A


 
Veja também:
Onde se hospedar em Buenos Aires: dicas de hotéis
Os Táxis e o Metrô de Buenos Aires: preços, golpes e dicas de segurança
Câmbio em Buenos Aires: qual moeda levar e como trocar pesos argentinos
 

O aeroporto de Ezeiza está localizado a cerca de 32 km do centro de Buenos Aires. Ele oferece voos para dezenas de cidades de 25 países em 5 continentes. O Brasil é o país com o maior numero de ligações para este aeroporto, com cerca de 20 voos por dia. Atualmente sete cidades brasileiras contam com voos diretos para o aeropoto e eles são operados por seis companhias aéreas.

A Gol voa diariamente do Ezeiza para São Paulo-Guarulhos, Rio de Janeiro-Galeão, Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre. A TAM tem voos diários para São Paulo-Guarulhos e Rio de Janeiro-Galeão. A Aerolineas Argentinas, juntamente com sua subsidiária Austral, oferece voos para Brasília, Belo Horizonte, São Paulo-Guarulhos,Rio de Janeiro-Galeão e em breve para Salvador.

Outras grandes companhias aéreas também oferecem voos para o Ezeiza, após uma escala em aeroportos brasileiros. É o caso da Qatar Airways e da Turkish Airlines, cujos voos partem, respectivamente, de Doha (Qatar) e Istambul (Turquia), fazem um escala em São Paulo-Guarulhos, e depois seguem viagem até Buenos Aires. A Emirates faz o mesmo, partindo de Dubai (Emirados Árabes), porém o aeroporto de escala é o Galeão, no Rio de Janeiro. Nos últimos meses essas três companhias fizeram ótimas promoções, com passagens a preços muito baixos nos voos entre Brasil e Argentina.

O outro aeroporto de Buenos Aires, o Aeroparque Jorge Newbery (AEP), também possui alguns voos para o Brasil e é a melhor opção para viajar para Buenos Aires devido a sua localização, já que está muito próximo do centro da cidade e de bairros como a Recoleta e Palermo, tornando o transporte para o hotel mais barato e rápido. Entretanto o número de voos para este aeroporto é bem menor. As companhias TAM, Gol e Aerolineas oferecem alguns poucos voos diários ligando o Aeroparque aos aeroportos de São Paulo-Guarulhos e Rio de Janeiro-Galeão.

Terminal A do Aeroporto de Ezeiza - Buenos Aires

Terminal A

Check-in da TAM no Aeroporto de Ezeiza - Buenos Aires

Check-in da TAM

Check-in da Gol no aeroporto de Ezeiza - Buenos Aires

Check-in da Gol no aeroporto de Ezeiza – Buenos Aires

 

O aeroporto de Ezeiza possui dois grandes terminais. O terminal A concentra a maior parte dos voos e companhias aéreas. É nele que estão os balcões de check-in da Gol, TAM, Emirates, Turkish e Qatar. O terminal possui um saguão amplo, porém há poucas opções de alimentação e poucas lojas.

Recentemente o terminal A ganhou uma área nova, com salas de embarque amplas e modernas, que fazem parte do projeto de ampliação do aeroporto. O antigo terminal B foi desativado e em seu lugar foi construído este novo setor de embarque, que está interligado com as antigas salas de embarque do terminal A através de um corredor próximo à loja de duty free.

Embarque na área antiga do Terminal A do Aeroporto de Ezeiza - Buenos Aires

Embarque na área antiga do Terminal A

Nova área de embarque do terminal A do Aeroporto de Ezeiza - Buenos Aires

Nova área de embarque do terminal A

Novas salas de embarque do Aeroporto de Ezeiza - Buenos Aires

Novas salas de embarque do terminal A

 

O terminal C também é novo, foi reconstruído recentemente e é ocupado pela Aerolineas Argentinas, além de outras empresas, como a Delta, Air France, KLM e Alitalia.

Terminal C

Terminal C

Área de check-in no Terminal C do Aeroporto de Ezeiza - Buenos Aires

Área de check-in no Terminal C

 

Para entrar na Argentina, nós brasileiros precisamos estar com o passaporte ou uma carteira de identidade recente (no máximo 10 anos) e em bom estado. Os documentos são conferidos no setor de imigração, logo que saímos da aeronave. O agente apenas confere os documentos, pergunta o número do voo, fotografa o passageiro e às vezes pergunta o nome ou endereço do hotel. Antigamente era preciso preencher um papel no avião, mas atualmente isto não é mais necessário.

Logo após o setor de imigração está a sala com algumas esteiras para a retirada de bagagens. Próximo às esteiras há uma loja do duty free pequena. Recomendo deixar as compras para a hora do embarque, antes de voltar para o Brasil, pois a loja de duty free da saída é muito maior e melhor que a da chegada. Ao retirar a bagagem ainda é preciso passar por uma barreira de segurança, com máquinas de raio-x, antes de sair para o saguão principal do aeroporto. Logo na saída é possível encontrar guichês de locadoras de veículos, empresas de transporte e táxis conveniados.

Esteiras de bagagem do Aeroporto de Ezeiza - Buenos Aires

Esteiras de bagagem

Saída do desembarque do Aeroporto de Ezeiza - Buenos Aires

Saída do desembarque

 

Para pegar o voo de volta ao Brasil, antigamente era preciso pagar uma taxa de alfândega após realizar o check-in, antes de entrar para a sala de embarque. Atualmente este procedimento não é mais necessário, pois este valor já vem embutida nas taxas da passagem aérea. Uma vez feito o check-in, basta dirigir-se para a área de embarque. Antes disso é preciso passar pelo raio-x, seguido do controle de passaporte, para então entrar na loja de duty free e nas salas de embarque.

O guichê da Global Refund, para quem quiser obter de volta os impostos da compra de produtos produzidos na Argentina pelo sistema tax free, está localizado ao lado da entrada para o embarque, no piso superior. Antes disso é preciso passar no guichê da alfândega, no piso térreo junto aos balcões de check-in, para carimbar o documento após a conferência das mercadorias pelo agente.

Painel de voos do Aeroporto de Ezeiza - Buenos Aires

Painel de voos

Guichê Global Refund - Tax Free do Aeroporto de Ezeiza - Buenos Aires

Guichê Global Refund – Tax Free

 

Duty Free

O local mais desejado pela grande maioria dos brasileiros que passam pelo Aeroporto de Ezeiza é a famosa loja “Duty Free Shop”, que possui uma grande variedade de produtos com preços isentos de impostos, como cosméticos, perfumes, chocolates, alimentos, bebidas, eletrônicos, roupas, óculos, relógios, bolsas, acessórios, brinquedos, malas e muito mais. Algumas marcas contam com um espaço exclusivo, como se fosse uma mini loja dentro da loja, como as maquiagens Mac, as grifes Calvin Klein e Hugo Boss, entre outras.

Se eu fosse falar tudo que é possível encontrar na loja de duty free do aeroporto de Ezeiza, este post ficaria gigante. E antes que alguém me pergunte se a loja vende isto ou aquilo e quanto custa determinado produto, aqui vai uma boa notícia: no site oficial da loja Duty Free Shop é possível encontrar todos os produtos vendidos na loja e seus respectivos preços.

Antes de embarcar para a Argentina, anotei o preço de vários produtos na loja da Dufry do aeroporto de Florianópolis e depois comparei estes valores anotados com os preços praticados no duty free do aeroporto de Ezeiza. Descobri que a grande maioria dos produtos no duty free da Argentina possui preços praticamente iguais ao duty free do Brasil, às vezes variando em um ou dois dólares para mais ou para menos.

É bom chegar cedo no aeroporto, fazer o check-in com bastante antecedência para poder comprar com tranquilidade no duty free, sem pressa. E vale a pena conferir o site da loja antes de viajar, para saber o preço dos produtos desejados e comparar com os valores da loja brasileira, a fim de descobrir onde é mais vantajoso comprar.

Tentei tirar algumas fotos da loja, mas só consegui este registro abaixo, pois logo em seguida a segurança veio me dar uma bronca.

Duty Free da saída do Aeroporto de Ezeiza - Buenos Aires

Duty Free da saída do Aeroporto de Ezeiza

 

Transfer para o hotel

Para se deslocar do aeroporto à região central da cidade há várias opções de transporte partindo do Aeroporto de Ezeiza, como ônibus, táxis, remises e shuttles. Antes de viajar fiz o orçamento de várias empresas para saber qual apresentava o melhor preço de um transfer privado, entre elas a “Taxi Ezeiza”, “Transfers Ezeiza’, “Transfer Lubre”, “GG Viajes”, “Go Airport Taxi” e alguns guias particulares.

Acabei contratando os serviços de transfer com o Alejandro, um ex-taxista que atualmente trabalha como guia turístico, realizando passeios com brasileiros em Buenos Aires. O serviço custou 145 reais, sendo 75 pelo trecho aeroporto-hotel e 70 reais pelo retorno hotel-aeroporto. O pagamento foi feito em reais mesmo e este foi o melhor valor que encontrei entre todos os orçamentos que realizei. O veículo era similar a um Fiat Dobló, com capacidade para 4 pessoas e um bom espaço para as malas.

Com o Alejandro também fiz um passeio ao Zoo Lujan, sobre o qual falarei num post a ser publicado em breve, e também realizei operação de câmbio paralelo, trocando com ele alguns reais e dólares por pesos argentinos. Meu contato com ele foi feito pelos e-mails aleecareca@gmail.com e canedoale@yahoo.com.ar e também por whatsapp (fone +54 9 11 67276510).

Para mais informações sobre o Alejandro, leia o que escrevi no post “Dica de guia privado que fala português em Buenos Aires“.

Boeing 747 da Lufthansa no Aeroporto de Ezeiza

Boeing 747 da Lufthansa no Aeroporto de Ezeiza

 

Posts Relacionados:
Como é o voo da Gol de Florianópolis direto a Buenos Aires
Dicas de Restaurantes em Buenos Aires
Dicas de Compras em Buenos Aires
Dica de hotel em Buenos Aires: Novotel Buenos Aires
Dicas de hotéis no Centro de Buenos Aires
Dicas de hotéis em Palermo Soho, Buenos Aires

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Receba o Meus Roteiros de Viagem no seu e-mail

Insira o seu e-mail para receber novos posts assinando o Feed do Blog:

38 Responses to O Aeroporto de Buenos Aires Ezeiza, Duty Free e Transfer para o Hotel

  1. Edson 4 de outubro de 2013 at 13:16 #

    No Duty Free da Argentina, você pode pagar em pesos ou somente em dolares?

    • Diego M. 4 de outubro de 2013 at 13:58 #

      Oi Edson, esqueci de mencionar isso no post. É possível pagar em pesos, dólares e no cartão (em dólar). Eu aproveitei para deixar lá tudo que sobrou de peso, pagando a diferença em dólar. Um abraço!

    • dana 13 de novembro de 2013 at 16:45 #

      voce pode pagar em pesos e é mais vantajoso uma vez que o peso oficial é 6 e o no parelo voce consegue trocar por 9.

  2. Dan - Muita Viagem 4 de outubro de 2013 at 22:12 #

    Parabéns! Gostei muito do seu blog.

    Temos um blog com relatos de viagens também e gostaríamos de convidar para dar uma “viajada” por lá… é Muita Viagem! =)

    • Diego M. 7 de outubro de 2013 at 13:02 #

      Oi Danilo, obrigado pela mensagem!

  3. Rafael Fernandes 16 de outubro de 2013 at 14:01 #

    Hey Diego! Sabe me falar, se eu ficar de olho nas agencias de transporte aéreo, elas podem fazer promoção de passagens pra Buenos ou Montevidéu ?

    • Diego M. 17 de outubro de 2013 at 13:30 #

      Oi Rafael, de vez em quando aparece alguma promoção para Buenos Aires e Montevidéu. Fique de olho no site melhoresdestinos.com.br que eles sempre divulgam as promoções. Um abraço!

  4. Cleber 4 de novembro de 2013 at 18:28 #

    Diego, boas dicas…
    Poderia me falar um pouco mais sobre o zoológico? Como preços por exemplo.
    Se tem gastos extras dentro do zoo ou e taxa unica..
    Desde ja agradeço

  5. Caroline Carvalho 8 de novembro de 2013 at 22:40 #

    Olá!! Depois de muito procurar resolvi perguntar rsrsr. Sabe se existe algum ônibus ou van que vai do Ezeiza ao Aeroparque? Tenho esse pequeno transtorno em minha viagem a Santiago. Obrigada!

    • Diego M. 11 de novembro de 2013 at 12:13 #

      Oi Caroline, agora você me pegou, realmente não sei, mas deve ter. Um abraço!

  6. Rose Beltran 3 de dezembro de 2013 at 22:24 #

    Ola Diego,
    obrigado pelas informações…… e por falar em informações…rs vc teria dicas de hoteis bom e barato em Buenos aires? abraços,

    Rose

  7. Sidney 4 de dezembro de 2013 at 8:52 #

    Bom Dia

    Caro Diogo, gostaria de saber sobre os museus de Buenos Aires e se tem algum site que informa sobre venda de Selos antigos de Buenos Aires

    Grande abraços

    Sidney

  8. Julio A. 9 de janeiro de 2014 at 0:17 #

    Diego parabéns pela sua iniciativa de ajudar as pessoas com todas essas informações, como você experiente nisso eu vou te encher um pouquinho, sobre o free shop eu to meio perdido, posso comprar normal na volta da argentina para o Brasil, por exemplos, perfumes, consigo entrar no voo? Posso comprar até qtos perfumes por exemplo? Abraço e até mais.

    • Diego M. 9 de janeiro de 2014 at 12:33 #

      Oi Julio, você consegue embarcar com perfumes sim. A sacola do duty free pode entrar como bagagem de mão, contendo os itens que vocÊ comprar. Não sei te dizer a qtde limite de perfumes que você pode trazer. Um abraço e boa viagem!

  9. Alan ferreira 23 de janeiro de 2014 at 21:05 #

    Boa noite.

    Entrei em contato,com o Alejandro, estou indo com minha esposa e dois bebes, ele é confiável mesmo? Obrigado pelas dicas.

    alan

  10. Manuela 28 de janeiro de 2014 at 12:50 #

    Oi Diego!!

    Olha eu aqui mais uma vez :D

    Ouvi falar sobre uma taxa alfandegária, de mais ou menos U$18, que é paga no aeroporto mesmo. Sabes me dizer se essa taxa ainda é aplicada?

    Outra dúvida: conheces alguma empresa no Aeroparque que faça transfer aeroporto – hotel – aeroporto??

    Muuuito obrigada!!

  11. May 11 de fevereiro de 2014 at 19:17 #

    Olá! Sabe dizer se no Duty Free de Ezeiza aceita reais? Obrigada!

    • Diego M. 11 de fevereiro de 2014 at 20:33 #

      May, até aceita, com uma cotação muito desfavorável, não vale a pena.

  12. Rodrigo 16 de fevereiro de 2014 at 22:09 #

    Ola Diego, estou pensando em ir no final de março vou sozinho vale a pena ? estou pensando em ficar no hostel florida chegou a conhecer sabe me dizer si é bom ? agradeço

    • Diego M. 17 de fevereiro de 2014 at 15:11 #

      Rodrigo, não conheço esse hostel, por isso não sei te dizer se é bom. Vale a pena ir sozinho sim, você vai curtir a cidade. Abs!

  13. Renata 18 de fevereiro de 2014 at 16:30 #

    Boa tarde Diego, estou indo para Argentina agora em março, para fazer compras no Duty Free Ezeiza precisa de Passaporte? O RG basta? Você conhece o Novotel e o 725 Continental? Qual hotel é melhor?

  14. Bruno 20 de fevereiro de 2014 at 0:05 #

    Gostaria de informação se alguém fez o transfer do aeroporto/hotel/aeroporto com a cambio justo (já comentada aqui no blog como referência para o valor do câmbio paralelo). Eles estão cobrando R$ 127,50.
    Alguém sabe quanto o Alejandro está cobrando?

    Obrigado

    • Diego M. 20 de fevereiro de 2014 at 23:41 #

      Bruno, veja as informações do Alejandro neste post:
      http://www.meusroteirosdeviagem.com/2013/09/guia-portugues-buenos-aires.html
      Abs!

    • Luiza Helena 3 de março de 2014 at 14:13 #

      Oi Bruno!

      Eu iria fazer com o Cambio Justo. Mas achei eles muito complicados!!!

      Farei o translado com o TABERNA DO TURISTA (eles estão no facebook – email: tabernadoturista@yahoo.com.ar)

      Eles estão cobrando 100,00 do EZE/Hotel/EZE e 60,00 AEP/hotel/AEP.

      Fala que foi Luiza Helena que indicou.

      Eles estão me tratando muito bem com muita atenção.

      Bjs

      • Leandro 2 de abril de 2014 at 0:45 #

        Oi Luiza Helena,
        Gostaria de saber se você já foi a Buenos Aires e realizou o transfer com a taberna do turista e como foi ? Eu vou agora na semana santa e estou combinando o transfer com eles.

  15. Guido 8 de março de 2014 at 1:51 #

    Hola, como faz pra ir de um aeroporto ao outro em buenos aires? tem algum transfer?

    • Diego M. 8 de março de 2014 at 13:16 #

      Oi Guido, se você estiver em conexão num voo da Aerolineas que chega num aeroporto e parte do outro, a empresa oferece um transporte gratuito. Caso contrário, você deve ir por conta própria, de táxi, ônibus ou contratando algum transfer. Abs!

  16. joão paulo 27 de março de 2014 at 17:29 #

    Sabe me dizer se existe algum transporte econômico de eza para o centro? valor que pagou no tranfers foi por pessoa ou por corrida? vale a pena alugar carro em buenos aires?

  17. Renata Sanches 22 de abril de 2014 at 10:08 #

    Muito boa a dica do serviço do Alejandro. Equipe eficiente e simpática, e se pegar o Julio que trabalha com ele ainda tem wifi no carro!

    • Diego M. 22 de abril de 2014 at 14:17 #

      Obrigado pelo relato, Renata. Um abraço!

Deixe uma resposta