A oferta gastronômica de Gramado e Canela é bem abrangente, há centenas de restaurantes na região nos mais variados estilos, do buffet à kg básico ao bistrô mais sofisticado, passando pelos cafés coloniais e casas de fondues, há opções para todos os gostos e bolsos. Não se pode esquecer dos tradicionais chocolates caseiros e dos chocolates quentes, que são encontrados com facilidade. Veja neste post algumas dicas de restaurantes em Gramado e Canela, além de sugestões de cafés e lojas de chocolates na região.

(atualizado em maio de 2019)

Restaurante Josephina Gramado
Creme de mandioquinha no Josephina

Este artigo faz parte de uma série de dicas de Gramado e Canela
Clique aqui e acesse o índice com todas as dicas da região

Veja também:
Roteiro de 3 dias em Gramado e Canela
Onde ficar em Gramado e Canela: dicas de hotéis
Um passeio no centrinho de Gramado: as principais atrações turísticas
O que ver em Canela: os principais pontos turísticos

RESTAURANTES EM GRAMADO

Josephina

Rua Pedro Benetti, 22 – Centro de Gramado. josephinacafe.com.br

De todos os restaurantes em Gramado que visitei, este café e bistrô foi o que eu mais gostei. Ele está no centrinho de Gramado, na rua lateral da Igreja Matriz São Pedro. O cardápio é bem completo, tem de tudo um pouco, como entradas, saladas, sopas e cremes, omeletes, sanduíches, salgados, waffles e doces. Os pratos individuais, como risotos, massas ou carnes, custam entre 52 e 79 reais (maio de 2019).

Restaurante Josephina Gramado
Restaurante Josephina Gramado
Restaurante Josephina Gramado
Restaurante Josephina Gramado

Alugue um carro para visitar Gramado no RentCars.com
Compare o preço nas principais locadoras do destino
Parcele em até 12x ou ganhe 5% desconto no boleto
Clique aqui para pesquisar as tarifas e fazer a sua reserva

Casa Aveiro by Dolores

Av. Borges de Medeiros nº 2507 – Centro de Gramado. 

Restaurante em Gramado dedicado à culinária portuguesa, sob os cuidados de Kátia Aveiro, irmã do famoso jogador de futebol português Cristiano Ronaldo, com um cardápio que apresenta receitas da família criadas pela mãe deles, a Dona Dolores. Funciona diariamente, das 11h30 à meia-noite.

Veja todos os detalhes deste restaurante no post “Casa Aveiro: restaurante da família de Cristiano Ronaldo em Gramado“.

Restaurante Casa Aveiro - Gramado
Casa Aveiro
Restaurante Casa Aveiro - Gramado
Pastel de Belém

Hard Rock Café Gramado

Rua Wilma Dinnebier nº 180 – Centro de Gramado

Restaurante norte-americano mundialmente famoso que abriu a sua segunda unidade no Brasil em Gramado, o Hard Rock Café oferece um cardápio repleto de hambúrgueres, carnes e massas, além de uma carta especial de bebidas e drinks. Também funciona como um museu do rock, com a exposição de dezenas de objetos, figurinos e instrumentos musicais utilizados por artistas mundialmente famosos.

Veja mais detalhes no post “Hard Rock Café Gramado: restaurante e museu do rock“.

Hard Rock Café Gramado
Hard Rock Café Gramado
Hambúrger no Hard Rock Gramado
Hambúrger no Hard Rock Gramado

Já reservou o seu hotel em Gramado ou Canela?
Clique aqui e conheça as melhores opções da região

Restaurante Colosseo

Avenida das Hortênsias, 1560 – Gramado. restaurantecolosseo.com.br

Muitos restaurantes em Gramado servem fondue e o Colosseo é um deles. A sequência com fondue de queijo, carnee chocolate custa 114 reais por adulto (maio de 2019). Eu particularmente não gosto muito de fondue, por isso quando estive lá optei pelo cardápio tradicional mesmo, provei um risoto de camarão ao champagne, uma porção farta que serviu bem duas pessoas.

Colosseo Restaurante Gramado
Colosseo Restaurante
Colosseo Restaurante Gramado
Risoto de camarão

Cantina Pastasciutta

Avenida Borges de Medeiros, 2083 – Gramado. pastasciutta.com.br

Esta cantina italiana com decoração típica está localizada no centro de Gramado e oferece um cardápio extenso de massas e molhos. As porções são muito fartas e chegam a servir três pessoas tranquilamente, apesar de serem indicadas para duas pessoas. Como são muitos os tipos de massa, o garçom traz um mostruário com as opções disponíveis. Além das massas, o cardápio ainda oferece lasanhas, canelones pratos com carnes. Há também um buffet de antipasto por peso. Nossa escolha não foi das melhores, um garganelli com filé ao molho de vinho, que não tinha um aspecto tão atrativo, mas apesar disso gostei do restaurante.

Cantina Pastacciuta Gramado
Cantina Pastacciuta
Cantina Pastacciuta Gramado
Decoração típica
Cantina Pastacciuta Gramado
Mesa de frios
Cantina Pastacciuta Gramado
Massa ao molho de vinho com filé mignon

Bistrot Pastaciutta

Rua Coberta – Gramado. bistrotgramado.com.br

Este restaurante em Gramado é parente da Cantina Pastaciutta e está localizado na Rua Coberta, uma galeria coberta que é um dos principais atrativos do centrinho da cidade. Ele funciona o dia inteiro e, além das tradicionais massas, também serve carnes, petiscos, cremes no pão, hambúrguer, entre outros pratos. Quando estive lá pedi um prato invididual (massa com filé e ervas) que custou 52 reais (maio de 2019). O cardápio também possui muitas opções de pratos para duas pessoas que são bem fartos.

Bistrot Pastasciutta Gramado
Bistrot Pastasciutta Gramado

Mestre Cuca Bistrô

Av. das Hortênsias, 877.

Este restaurante em Gramado, que também é uma padaria, serve pratos individuais de massas, risotos, carnes ou peixes com preços mais acessíveis, além de sanduíches e outros salgados. O destaque são os cremes e sopas, que são servidos dentro de um grande pão de trigo redondo, como pode ser notado na foto abaixo.

Gramado 0006
Creme de queijo no pão

Casa Alves

Av. Borges De Medeiros, 2659 – Sala 14. página no Facebook

Este pequeno e aconchegante café e bistrô está localizado numa galeria ao lado da Igreja Matriz de Gramado, a poucos metros da fonte dos cadeados. Entramos lá apenas para tomar um bom café, por isso não cheguei a olhar o cardápio, mas vi que eles também servem refeiçoes individuais. Era uma tarde de domingo e a maioria dos outros cafés pelos quais passamos estavam lotados. Esse estava bem tranquilo e foi uma boa surpresa.

Gramado 0071
Casa Alves – Café e Bistrô
Gramado 0072
Café com tortinha de maçã

OFERTA DE AGOSTO!
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Quer comprar um seguro viagem pagando menos?
Ganhe
até 20% de desconto com o cupom promocional: PAIS
Insira o cupom 
PAIS no campo indicado da tela de pagamento.
Pague em até 12x no cartão. Clique aqui para pesquisar os planos.
(uso do cupom válido até 31/05/2022 para viagens em qualquer data)

Café Colonial Bela Vista

Av. das Hortênsias, 3.500 (sentido Gramado-Canela). belavista.tur.br

Os cafés coloniais são bem tradicionais na região e o mais famoso deles é o Bela Vista, que tem duas unidades, ambas na Av. das Hortênsias. A maior delas é a do número 4665, sentido Canela-Gramado, que possui um grande salão e amplo estacionamento. O preço do buffet livre é de R$ 75,00 para adultos (maio de 2019) e o cardápio contém pães, geleias, frios, bolos, salgados, carnes, bolinhos e sobremesas.

Bela Vista Café Colonial Gramado
Bela Vista Café Colonial

RESTAURANTES EM CANELA

Empório Canela

Rua Felisberto Soares, 258 – Centro de Canela. emporiocanela.com.br

Este café e bistrô está localizado no centrinho de Canela, a poucos metros da Catedral de Pedra. Esqueci de bater foto da fachada, mas é uma casa meio avermelhada ao lado da Caracol Chocolates. No centro do Empório há uma pequena livraria. O cardápio também é bem variado, servindo entradas e petiscos, pratos individuais com massas, risotos, peixes ou carnes, além de salgados, doces e outas delícias.

Empório Canela
Livrária do Empório Canela
Empório Canela
Cesta de pães
Empório Canela
Chicken Fettuccine
Empório Canela
Penne com filé mignon

CHOCOLATES EM GRAMADO E CANELA

Os chocolates caseiros de Gramado são famosos no país inteiro e há dezenas de lojas de chocolate na região. É impossível não parar em uma delas para levar um chocolate para casa ou para tomar um tradicional chocolate quente. São muitas as marcas, todas elas com produtos bem semelhantes. Difícil dizer qual a melhor, pois essa questão de gosto é bem relativa e cada pessoa tem a sua marca de chocolate preferida. A seguir vou citar as três que visitei.

Chocolate quente na Lugano - Gramado
Chocolate quente na Lugano

Chocolates Prawer

Loja/Fábrica – Av. das Hortênsias, 4100 (sentido Gramado-Canela). prawer.com.br

Essa lojinha da Prawer é bem grande e está localizada ao lado da fábrica de chocolates, que pode ser visitada num tour pela produção, mas que não consegui fazer pois o horário de visitação já tinha terminado. Também oferece cafés e sorvetes. Foi lá que tomei um delicioso e cremoso chocolate quente.

Chocolates Pawer Gramado
Chocolates Pawer Gramado

Chocolates Caracol / O Reino do Chocolate

Loja Boutique – Av. Borges de Medeiros, 2935.
Reino – Av. das Hortênsias, 5382 (sentido Gramado-Canela)

A Caracol é uma das maiores empresas de chocolate de Gramado, com diversas unidades na região. No centrinho há uma loja boutique bem bacana, localizada a cerca de 200 metros da Igreja Matriz. Na estrada para Canela está a atração “O Reino dos Chocolates”, que conta a história do chocolate, passando por uma mini produção que não é a fábrica principal da Caracol e terminando numa grande loja. Eu achei essa visita meio bobinha. A loja pode ser visitada diretamente, sem a necessidade de passar pelo “Reino”.

Chocolates Caracol - O Reino dos Chocolates
Chocolates Caracol – O Reino dos Chocolates
Chocolates Caracol - O Reino dos Chocolates
Chocolates Caracol
Chocolates Caracol - O Reino dos Chocolates
Produção de chocolates
Chocolates Caracol - O Reino dos Chocolates
A história do Cacau

Chocolates Lugano

Av. Borges de Medeiros, 2529 – Centro de Gramado. chocolatelugano.com.br

A Lugano tem uma loja bem boa no centrinho de Gramado, numa esquina oposta ao centro de informações turísticas, bem perto da igreja, além de várias outras lojas pela região. É um ótimo local para comprar chocolates e presentes, com vários kits montados em embalagens especiais. Nessa loja comprei barrinhas, dos mais variados sabores, por R$ 3,30 cada (maio de 2019). A loja dispõe de um serviço que permite ao cliente criar seu próprio chocolate, escolhendo os ingredientes para que a barrinha seja preparada na hora.

Chocolates Lugano Gramado
Chocolates Lugano
Chocolates Lugano Gramado
Barrinhas na Lugano
Chocolates Lugano Gramado
Kikito de chocolate
Chocolates Lugano Gramado
Chocolates feitos na hora

MAPA

Para finalizar, segue um mapa com a localização de todas as dicas de restaurantes em Gramado, além dos cafés e lojas de chocolate mencionadas neste post…

ONDE FICAR EM GRAMADO E CANELA

Se você ainda não reservou o seu hotel na região, aqui vão algumas dicas.

Os hotéis preferidos dos leitores do blog em Gramado são o Hotel Sky, o Bavaria Sport Hotel, o Olidal Pousada da Serra, o Hotel Pousada Kaster, o Hotel Ritta Hoppner, o Hotel Glamour da Serra, além do resort Wish Serrano e dos hotéis Prodigy Gramado e Le Château.

Já em Canela, as principais escolhas são o Vila Suzana Parque Hotel, a Pousada Doce Canela, a Pousada Charm Canela e o hotel Laghetto Vivace Canela.

Veja outras opções de hospedagem no post “Onde ficar em Gramado e Canela: dicas de hotéis“.

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e
ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)


Conheça todos os posts de Gramado e Canela publicados no blog:

Roteiro de 3 dias em Gramado e Canela
Como chegar a Gramado e Canela e estrada da Rota do Sol
Gramado e Canela com crianças: 13 dicas de onde levar seus filhos

Hospedagem:
Onde ficar em Gramado e Canela: dicas de hotéis
Hotel Casa da Montanha
Serrano Resort e SPA

Passeios e Atrações:
Gramado: as principais atrações turísticas
Canela: os principais pontos turísticos
Cascata Caracol, Parque do Caracol e Bondinhos Aéreos
Museu de Cera Dreamland e o Museu da Harley
Vinícola Ravanello
Zoológico Gramado Zoo

Restaurantes:
Dicas de restaurantes em Gramado e Canela
Restaurante português Casa Aveiro
Hard Rock Café Gramado

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Gramado e Canela no Booking.com, parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hotéis na região.

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro para visitar Gramado, faça sua cotação e reserva no RentCars.com,
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem taxa IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.

+ INGRESSOS E PASSEIOS
Em breve você poderá comprar de forma antecipada ingressos, passeios, transfers de aeroporto e atividades gastronômicas na Serra Gaúcha com parceiros do blog.

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular nas suas viagens ao exterior com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço neste post do blog e também neste outro post.

+ SEGURO VIAGEM
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro de viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.

OFERTA DE AGOSTO- Cupom promocional: PAIS
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.

Assine o blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar o blog e receba novos posts e promoções em primeira mão!