Quem visita Gramado e quer conhecer alguma vinícola da Serra Gaúcha não precisa se deslocar até as cidades de Caxias do Sul ou Bento Gonçalves para fazer degustação de vinhos. A poucos minutos do centrinho da cidade encontra-se a Vinícola Ravanello, uma pequena empresa de origem familiar que produz vinhos de qualidade e oferece uma visita guiada bem agradável por sua propriedade. Veja neste post mais detalhes do passeio.
(atualizado em junho de 2019)
Este artigo faz parte de uma série de dicas de Gramado e Canela
Clique aqui e acesse o índice com todas as dicas da região
Veja também:
Roteiro de 3 dias em Gramado e Canela
Onde ficar em Gramado e Canela: dicas de hotéis
Gramado e Canela com crianças: 13 dicas de onde levar seus filhos
O que ver em Canela: os principais pontos turísticos
LOCALIZAÇÃO E PREÇOS DA VINÍCOLA RAVANELLO
A Ravanello está localizada às margens da RS-235, no Km 28 – sentido Gramado-Caxias do Sul, a apenas 6,5 km da Igreja Matriz no centrinho da cidade, num rápido trajeto de carro que dura de 10 a 15 minutos. Nas proximidades da vinícola há placas na rodovia indicando a sua localização, mas para facilitar, a rua que dá acesso ao portão principal da empresa fica bem em frente ao Snowland, o parque da neve.
A visita guiada, que inclui degustação de três vinhos, custa 45 reais por pessoa (junho de 2019) e acontece de segunda à sábado nos seguintes horários: 10hrs, 11hrs, 14hrs, 15hrs e 16hs. Eu fiz a minha visita no primeiro horário de um dia da semana, no final do mês de julho, e estava bem tranquilo, nem cheguei a fazer reserva, fui direto na vinícola. Mas se você quiser reservar o seu passeio, as informações de contato podem ser entradas no site da Ravanello.
Alugue um carro para visitar Gramado no RentCars.com
Compare o preço nas principais locadoras do destino
Parcele em até 12x ou ganhe 5% desconto no boleto
Clique aqui para pesquisar as tarifas e fazer a sua reserva
VISITA GUIADA
A visita teve início na recepção da vinícola, onde também funciona a loja para visitantes. Quem conduziu a primeira etapa foi o Alexandre Ravanello, um dos filhos do dono e que ajuda o pai a administrar a empresa. A primeira parada foi no jardim da vinícola, onde ele nos deu as primeiras informações gerais sobre a história da empresa, que eu vou resumir rapidamente.
A vinícola foi fundada pelo sr. Normélio Ravanello, um executivo formado em engenharia, mas que desde jovem sempre esteve envolvido nas atividades vitivinícolas da sua família. Em 2005 decidiu montar sua própria empresa, com a ajuda de sua esposa e seus filhos, e após alguns anos de preparação e pesquisa, a Ravanello deu início à sua vinificação na propriedade no começo de 2010.
A segunda etapa da visita guiada passou pelos vinhedos da vinícola Ravanello, que possuem cerca de 2,4 hectares e situam-se numa encosta com cerca de 800 metros de altitude. O cima da região, com dias quentes e noites frescas, proporciona a amplitude térmica ideal para produzir vinhos de boa qualidade.
A Ravanello também adquire uvas de produtores parceiros localizados em outros municípios da região, cujo produção passa por uma inspeção com rigoroso controle de qualidade para garantir a qualidade dos bons vinhos que a empresa produz.
A minha visita foi feita no auge do inverno, quando os vinhedos estavam bem secos. Para encontra-los bem verdes e com uvas, eu teria que ter visitado a vinícola no início do ano, pouco antes da época da colheita.
Já reservou o seu hotel em Gramado ou Canela?
Clique aqui e conheça as melhores opções da região
Em seguida o passeio continuou dentro da produção e o primeiro ambiente visitado foi a sala com tanques de aço inoxidável onde ocorre a fermentação da bebida, uma das primeiras etapas do processo.
DEGUSTAÇÃO DE VINHOS
No ambiente posterior fizemos nossa primeira degustação, um vinho branco Chardonnay 2012. Quem nos acompanhou a partir deste ponto foi o Luiz Gustavo, um jovem rapaz que é o enólogo da empresa e que demonstrou total domínio do assunto.
Nesta sala há algumas máquinas que fazem parte da primeira etapa da vinificação. Uma delas é essa desengaçadeira, que separa os bagos da uva do cacho, sem esmaga-los.
Ali nos foi explicado sobre todas as etapas iniciais do processo de produção dos vinhos. Na parede um mural também nos ajuda a entender como funciona a sequência de etapas, que começa com o plantio das mudas, passa pelo ciclo anual da planta para gerar as uvas e termina com o processo de vinificação, que consiste nos seguintes estágios: caixa de uva, câmara fria, desengace, seleção dos grãos, fermentação e estabilização em tanques de aço inoxidável, fermentação e estabilização em barricas de carvalho, envase automático e por fim o descanso das garrafas, para só depois serem enviadas para o consumo.
Na adega da vinícola Ravanello, onde encontram-se as barricas de carvalho com vinho em repouso, fizemos nossa segunda degustação, sempre acompanhada de explicações acerca do vinho que está sendo provado. Desta vez foi um tinto, mas eu realmente não me lembro qual era a uva nem a safra.
Passamos por um corredor onde encontravam-se centenas de garrafas em repouso, a última etapa da vinificação antes do envio para o consumo.
OFERTA DE AGOSTO!
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Quer comprar um seguro viagem pagando menos?
Ganhe até 20% de desconto com o cupom promocional: PAIS
Insira o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento.
Pague em até 12x no cartão. Clique aqui para pesquisar os planos.
(uso do cupom válido até 31/05/2022 para viagens em qualquer data)
A última degustação, que foi de um outro vinho tinto que eu não me lembro (peço desculpas!), ocorreu na sala onde está a máquina que engarrafa os vinhos.
Ali o enólogo também nos explicou sobre o processo de produção das espumantes, cujas garrafas encontravam-se em repouso numa posição inclinada.
A visita terminou na recepção, onde funciona a loja da vinícola Ravanello. Aproveitei para comprar um vinho branco Chardonnay, o primeiro da degustação, que custou 38 reais.
A Ravanello é uma vinícola de pequeno porte, não produz vinhos em uma grande escala comercial, por isso não encontramos seus produtos em grandes redes de supermercado, por exemplo. Seus vinhos finos podem ser encontramos em restaurantes ou em adegas e empórios especializados. A visita à empresa pode ser uma boa oportunidade de levar algumas garrafas para casa de produtos exclusivos que não são encontrados com tanta facilidade.
O passeio durou cerca de 45 minutos e eu gostei bastante. O fato de ser uma pequena empresa familiar cria um clima mais intimista, bem diferente daquelas grandes vinícolas que possuem grandes estruturas para receber turistas. Tenho certeza que quem aprecia um bom vinho vai gostar de conhecer a Ravanello.
No retorno ao centrinho de Gramado pela RS-235 paramos neste famoso pórtico de boas-vindas para tirar umas fotos.
Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)
Conheça todos os posts de Gramado e Canela publicados no blog:
– Roteiro de 3 dias em Gramado e Canela
– Como chegar a Gramado e Canela e estrada da Rota do Sol
– Gramado e Canela com crianças: 13 dicas de onde levar seus filhos
Hospedagem:
– Onde ficar em Gramado e Canela: dicas de hotéis
– Hotel Casa da Montanha
– Serrano Resort e SPA
Passeios e Atrações:
– Gramado: as principais atrações turísticas
– Canela: os principais pontos turísticos
– Cascata Caracol, Parque do Caracol e Bondinhos Aéreos
– Museu de Cera Dreamland e o Museu da Harley
– Vinícola Ravanello
– Zoológico Gramado Zoo
Restaurantes:
– Dicas de restaurantes em Gramado e Canela
– Restaurante português Casa Aveiro
– Hard Rock Café Gramado
⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐
+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.
+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro para visitar Gramado, faça sua cotação e reserva no RentCars.com,
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem taxa IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.
+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Gramado e Canela no Booking.com, parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hotéis na região.
+ INGRESSOS E PASSEIOS
Em breve você poderá comprar de forma antecipada ingressos, passeios, transfers de aeroporto e atividades gastronômicas na Serra Gaúcha com parceiros do blog.
+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular na Europa com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog e também neste outro post.
+ SEGURO VIAGEM
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro de viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
OFERTA DE AGOSTO- Cupom promocional: PAIS
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5
⇒ REDES SOCIAIS ⇐
+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem
+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.
Oi Jair, estava um pouco frio sim, mas não peguei neblina. Um abraço e bom passeio!
Gostaria de obter catalogos.
Não entendi o seu comentário. Que tipo de catálogos?
Olá Diego, parabéns pelo blog, um dos mais completos que vi até agora! Sobre as viniculas, tenho muita vontade de visitar, em maio estarei em gramado, já estava quase desistindo pois achei caro (vi muitos passeios de R$100,00 por pessoa, além de só poder comprar o vinho acima de 06 unidades) isso me desanimou, porém com seu post, tenho certeza que irei, obrigada!
Obrigado Laiane, boa viagem!
Vou tentar encaixar no nosso cronograma de Gramado.
Tanta coisa boa para ver e conhecer nessa mini cidadezinha né?
Quanto tempo dura a visita? 1 hora?
Oi Eloah, a visita durou um pouco menos de uma hora e é bem bacana. Um abraço!