Um pedacinho da Europa no Sul do Brasil. É assim que podemos definir Gramado, um dos principais destinos turísticos do nosso país fora do litoral. A cidade, junto com sua vizinha Canela, recebe muitos turistas o ano inteiro e oferece atrações que atendem a todos os públicos, de casais em busca de uma viagem romântica a famílias com crianças em busca de lazer e diversão. Há muito o que ver e fazer por lá, como atividades ao ar livre, museus, parques temáticos, uma boa oferta gastronômica sem falar nos famosos chocolates caseiros.

Veja neste post uma sugestão de roteiro de 3 dias em Gramado e Canela, um guia completo para você visitar as principais atrações turísticas da região.

(atualizado em julho de 2021)

Pórtico de Gramado via Nova Petrópolis (para quem vem de Caxias do Sul)
Pórtico de Gramado – Entrada via Nova Petrópolis

Este artigo faz parte de uma série de dicas de Gramado e Canela
Clique aqui e acesse o índice com todas as dicas da região

Veja também outros roteiros para suas viagens:
Roteiro de 3 dias na Serra Catarinense
Roteiro de 5 dias em Florianópolis
Roteiro de 4 dias em Balneário Camboriú
Roteiro de 4 dias em Buenos Aires
Roteiro de 4 dias em Montevidéu
Roteiro de 4 dias em Mendoza
Roteiro de 4 dias em Santiago

COMO CHEGAR

As cidades de Gramado e Canela estão localizadas na região serrana do Rio Grande do Sul, a pouco mais de 100 km da capital Porto Alegre. Quem vai de avião precisa ir até a capital gaúcha ou então ao aeroporto de Caxias do Sul, a 66 km de Gramado, e depois seguir de ônibus ou carro até a cidade.

Quem vai de carro encontra várias opções de trajeto, entre eles a Rota do Sol, estrada que liga o litoral norte do RS à região serrana e que possui alguns mirantes na beira da estrada com uma bela vista panorâmica. Já para quem opta pelo ônibus, a rodoviária de Gramado possui linhas que a ligam a outros municípios gaúchos e também a cidades em outros estados, mas, dependendo da sua cidade de origem, pode ser necessário ir até Porto Alegre para depois pegar um segundo ônibus.

Veja mais detalhes sobre como chegar em Gramado de carro, avião ou ônibus  no post “Como chegar a Gramado e Canela e estrada da Rota do Sol“.

ALUGUEL DE CARRO

Se você pretende alugar um carro nos aeroporto de Porto Alegre e Caxias do Sul ou diretamente em Gramado, recomendo o portal RentCars.com, o maior site de comparação de preços e locações de veículos da América Latina, que garante o melhor preço na sua locação, oferece atendimento em português, faz a cobrança em reais e sem taxa de IOF, permite parcelar em até 12x no cartão e dá 5% de desconto na locação se o pagamento for no boleto.

Clique aqui para ver as opções de aluguel de carro em Porto Alegre, aqui para pesquisar no aeroporto de Caxias do Sul ou neste outro link para ver pesquisar o aluguel de carro diretamente em Gramado.

SEGURO VIAGEM

Caso queira adquirir um seguro de viagem nacional para visitar Gramado, ou seguro viagem para qualquer outro destino nacional ou internacional, aproveite a parceria do blog com a SegurosPromo.

Ganhe 5% de desconto na sua compra inserindo o código promocional MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento. Você pode pagar o seu seguro em até 12x no cartão, mas se preferir pagar no boleto, ganha na hora mais 5% de desconto.

Pórtico de Gramado - entrada Taquaras (passagem para quem vem de Porto Alegre)
Pórtico de Gramado – entrada Taquaras (passagem para quem vem de Porto Alegre)

ONDE FICAR

Em relação à hospedagem, há diversas opções disponíveis tanto em Gramado quanto em Canela, de pousadas mais simples a resorts de montanha mais sofisticados, em várias faixas de preço e agradando a todos os públicos, como casais, grupos de amigos ou famílias com crianças.

O centrinho de Gramado é um dos melhores locais para se hospedar, pois lá você vai estar próximo de alguns pontos turísticos e principalmente da zona comercial e gastronômica da cidade, podendo sair a pé com tranquilidade dia e noite para visitar atrações, lojas e restaurantes.

Já fiquei hospedado no hotel Casa da Montanha, que fica na principal avenida do Centrinho, e tive uma experiência inesquecível. Os detalhes da hospedagem podem ser lidos neste post do blog. Outro hotel que também já fiquei por lá é o Wish Serrano, cujo relato da estadia pode ser visto neste outro post. Ele possui uma estrutura bem completa e se encontra a poucos metros dos restaurantes e atrações do centrinho de Gramado.

Encontre a melhor opção para a sua hospedagem no post “Onde ficar em Gramado e Canela: dicas de hotéis“.

Suíte Premium com varanda - Hotel Serrano Resort Gramado
Suíte no Wish Serrano

COMO CIRCULAR

A melhor forma de se deslocar pelas cidades para conhecer as atrações turísticas é de carro, por isso indiquei o aluguel de carro pelo RentCars.com no início do post, para caso você não esteja com o seu veículo próprio. É muito fácil dirigir por lá, as vias são bem sinalizadas e as atrações turísticas são próximas umas das outras.

As principais vias de Gramado e Canela possuem cobrança de zona azul diariamente, das 8h45 às 18h45. A cobrança é fracionada e os valores variam de R$ 0,65 (20 min) a R$ 6,20 (3 horas). A compra dos créditos pode ser feita pelo celular com o aplicativo “Digipare”, em parquímetros nas ruas, em pontos de venda fixos ou ainda com os monitores do sistema.

Na minha viagem mais recente a Gramado descobri que o Uber já está disponível na região, mas não cheguei a testar o serviço, pois eu estava de carro, por isso não posso opinar sobre como são as tarifas e a disponibilidade de veículos na região.

O transporte urbano também pode ser uma opção de transporte em Gramado e Canela, com as linhas municipais regulares, assim como o serviço de agências de turismo local. Há ainda os ônibus turísticos, como o Bus Tour, que fica circulando entre uma atração e outra.

Fumacinha Turismo - Gramado
Fumacinha Turismo – Gramado

ROTEIRO DE 3 DIAS EM GRAMADO E CANELA

A seguir apresento uma sugestão de roteiro de 3 dias em Gramado e Canela com base no que coloquei em prática nas minhas viagens à Serra Gaúcha.

Mesmo que você fique menos ou mais dias na cidade, pode utilizar as dicas de cada dia como base para montar o seu próprio roteiro.

Ao final você encontra um mapa das atrações e também outras sugestões de passeios.

DIA 1 – GRAMADO

  • Centrinho de Gramado
  • Av. Borges de Medeiros
  • Rua Coberta
  • Igreja Matriz São Pedro
  • Mundo de Chocolate
  • Hard Rock Café Gramado
  • Rua Torta de Gramado
  • Praça das Etnias e Rótula das Bandeiras
  • Lago Joaquina Rita
  • Mini Mundo
  • Lago Negro

A sugestão para o primeiro dia é passear a pé e sem pressa pelo centrinho de Gramado, para visitar alguns dos principais pontos turísticos da cidade. O ponto de partida pode ser a Praça Major Nicoletti, onde fica o Centro de Informações Turísticas, um bom local para pegar mapas turísticos da região e dicas de última hora.

A praça fica na Av. Borges de Medeiros, uma das principais avenidas da cidade, com várias lojinhas, centros comerciais, cafés, casas de chocolate e restaurantes. As calçadas são largas e você vai encontrar com frequência os termômetros típicos de Gramado com relógio de ponteiro, que ficam congestionados para fotos principalmente nos dias em que a temperatura está bem baixa.

Entre as principais atrações turísticas do centrinho de Gramado, todas bem próximas umas das outras, estão a Rua Coberta, o Palácio dos Festivais, a Igreja Matriz São Pedro, a Fonte dos Desejos e a Rua Torta.

Há vários restaurantes na região central de Gramado, para todos os gostos. Um que eu gostei bastante e recomendo é o Josephina, que fica na rua ao lado da igreja. Veja outras sugestões de onde comer na região, seja de dia ou à noite, no post “Dicas de restaurantes e chocolates em Gramado e Canela“.

Av. Borges de Medeiros - Gramado
Av. Borges de Medeiros – Gramado
Igreja Matriz São Pedro
Igreja Matriz São Pedro
Rua Coberta - Gramado
Rua Coberta

Ao sair da Igreja Matriz São Pedro, vire para a direita e caminhe cerca de 150 metros para conhecer o Mundo de Chocolate da Lugano. Continue a caminhada por mais 300 metros para chegar à Rua Torta de Gramado (rua Emílio Sorgetz) e à Praça das Etnias.

Ali perto fica o famoso restaurante Hard Rock Café, que recém abriu uma filial em Gramado. As refeições são bem caras, mas você pode passar no local apenas para conhecer, se quiser. Veja mais detalhes no post “Hard Rock Café Gramado: restaurante e museu do rock“.

Um pouco mais adiante fica a Rótula das Bandeiras, onde há uma grande estátua do Kikito, e bem próximo a ela fica o pequeno e agradável Lago Joaquina Rita, que costuma ser o palco de shows e apresentações especiais na época do Natal. Você pode ir até lá o lago pé ou então de carro.

Numa rua próxima ao lago fica a atração Mini Mundo, uma pequena cidade em miniatura, com a reprodução reduzida de vários castelos, palácios, estações de trem e outras construções. É um bom local para levar as crianças, mas que pode ser sem graça se você não estiver viajando com filhos.

Rua Torta de Gramado
Rua Torta de Gramado
Lago Rita Bier - Gramado
Lago Rita Bier
Mini Mundo - Gramado
Mini Mundo

O dia pode terminar no Lago Negro, que fica um pouco mais afastado do centrinho de Gramado e é um excelente local para relaxar e curtir o final de tarde. É possível andar de pedalinho no lago ou então caminhar ao seu redor e sentar num banco para curtir a natureza e a tranquilidade do local.

Veja mais fotos e informações sobre estes locais do primeiro dia no post “Um passeio no centrinho de Gramado: as principais atrações turísticas“.

Lago Negro de Gramado
Lago Negro de Gramado

À noite, você pode passear novamente pelo centrinho de Gramado para ver os monumentos iluminados e curtir o agito da Rua Coberta. Entre as sugestões de restaurante está o Casa Aveiro, que pertence à família do jogador de futebol Cristiano Ronaldo, que pode ser visto em detalhes neste post do blog, ou a clássico restaurante italiano Cantina Pastasciutta.

Catedral de Gramado à noite
Catedral de Gramado à noite
Rua Coberta de Gramado
Rua Coberta de Gramado

Já reservou o seu hotel em Gramado ou Canela?
Clique aqui e conheça as melhores opções da região

DIA 2 – CANELA

  • Mirante do Belvedere
  • Mundo a Vapor
  • Parque do Caracol / Cascata do Caracol
  • Bondinhos Aéreos Parques da Serra
  • Skyglass Canela (novidade!)
  • Museu do Automóvel de Canela
  • Alpen Park
  • Centrinho de Canela
  • Catedral de Pedra
  • Museu de Cera Dreamland

O segundo dia deste roteiro é dedicado principalmente às atrações de Canela. Se você estiver hospedado em Gramado vai precisar pegar a Avenida das Hortênsias para chegar lá. Logo no início da avenida você pode fazer uma parada rápida no Mirante do Belvedere para fotografar a vista panorâmica do vale.

Vista do Mirante do Belvedere - Gramado
Vista do Mirante do Belvedere

Ao longo da Av. das Hortênsias há diversas atrações turísticas. Uma das mais conhecidas no caminho a Canela é o Mundo a Vapor, um pequeno parque temático que expõe miniaturas de diversas máquinas movidas à vapor, incluindo a menor fábrica de papel do mundo.

Mundo a Vapor em Canela
Mundo a Vapor

Em Canela, o primeiro destino é a Cascata do Caracol. Há duas formas de vê-la: a partir do Parque do Caracol, que é a forma mais econômica e tradicional; ou a partir dos Bondinhos Aéreos Parque da Serra, uma atração inaugurada recentemente que é um pouco mais cara, mas que permite ver a cascata de um outro ângulo. A cascata é tão bonita que você pode até visitar os dois locais, para fotografá-la de diferentes ângulos.

Veja mais detalhes destes locais no post “Cascata Caracol em Canela: Bondinhos Aéreos e o Parque do Caracol“.

Bondinhos Aéreos Parques da Serra em Canela
Bondinhos Aéreos Parques da Serra em Canela

Um pouco mais adiante na mesma estrada que leva ao Parque do Caracol e aos bondinhos fica a mais nova atração da região que pode ser visitada em sequencia, o Skyglass Canela, uma grande plataforma de vidro que serve de mirante para o Vale da Ferradura. Na mesma estrutura do mirante, abaixo da plataforma de vidro, fica o brinquedo Abusado, com cadeirinhas suspensas que percorrem toda a borda da estrutura, deixando você literalmente flutuando sobre o vale. Não visitei o local ainda, mas você pode conferir fotos e vídeos no Instagram @skyglasscanela para pegar mais informações.

Cascata do Caracol - Canela
Cascata do Caracol vista do Parque do Caracol

Depois da cascata e/ou do Skyglass você pode atravessar a cidade para conhecer o Alpen Park, um pequeno parque de diversões com direito a montanha-russa, tirolesas, trenó de montanha, cinema 4D, arvorismo, quadriciclos, mirante com vista para o vale, entre outros atrativos. O estacionamento é pago, mas a entrada no local é gratuita. Você só paga se quiser brincar nas atrações do parque.

No caminho você passará pelo Museu do Automóvel de Canela, que pode ser uma opção de parada, caso tenha interesse em ver carros antigos e clássicos.

Alpen Park - Canela
Alpen Park – Canela
Museu do Automóvel de Canela
Museu do Automóvel de Canela

O passeio continua no centrinho de Canela, onde você pode fazer uma caminhada tranquila para visitar o comércio da região e também para visitar a imponente Catedral de Pedra, um dos principais cartões-postais da Serra Gaúcha. Uma sugestão para o almoço pode ser o Empório Canela, que fica a poucos metros da igreja.

Veja mais detalhes sobre o que ver e fazer em Canela no post “O que ver em Canela: os principais pontos turísticos“.

Catedral de Pedra de Canela
Catedral de Pedra de Canela

No período da tarde, no retorno para Gramado, você pode aproveitar para visitar algumas das atrações que se encontram ao longo da Av. das Hortênsias. Há várias opções, como o Museu de Cera Dreamland, o Museu da Harley, o Museu da Moda, o Super Carros, o Reino do Chocolate, a Aldeia do Papai Noel, entre outras atrações, vai depender do seu grau de interesse por cada uma delas.

Destas atrações mencionadas, eu conheci o Museu de Cera Dreamland e mostro os detalhes da visita no post “Dreamland, o Museu de Cera de Gramado e o Museu da Harley‘.

Caso queira visitar todas ou muitas delas e não tenha tempo suficiente nesta tarde, pode deixar algumas para o dia seguinte ou quem sabe até colocar alguma delas no início do dia primeiro da do roteiro.

À noite, a sugestão é comer uma sequência de fondue em alguma das várias casas de fondue de Gramado.

Museu de cera Dreamdland - Gramado
Rainha da Inglaterra, Ladi Di e Mister Bear no Museu de Cera Dreamland

Novidade!
Você po

Alugue um carro para visitar Gramado no RentCars.com
Compare o preço nas principais locadoras do destino
Parcele em até 12x ou ganhe 5% desconto no boleto
Clique aqui para pesquisar as tarifas e fazer a sua reserva

DIA 3 – GRAMADO

  • Gramado Zoo
  • Pórtico de Gramado (entrada Taquaras)
  • Le Jardin Parque de Lavanda
  • Pórtico de Gramado (entrada Nova Petrópolis)
  • Vinícola Ravanello
  • Snowland – parque da neve

A dica para o terceiro dia é visitar atrações mais distantes do centrinho de Gramado, começando pelo zoológico, passando pela vinícola (caso você tenha interesse por vinhos) e curtindo o resto do dia no parque da neve.

A Gramado Zoo é o único zoológico do país dedicado apenas a animais que pertencem à fauna brasileira, como araras, tucanos, papagaios, onça-pintada, puma, macaco-prego, anta, jacaré, entre outros bichos. Ele encontra-se a cerca de 7 km do centrinho de Gramado, às margens da rodovia RS-115.

Veja mais detalhes no post “Gramado Zoo, o Zoológico com Animais da Fauna Brasileira

No retorno  do zoológico para a cidade você pode aproveitar para bater uma foto no Pórtico da entrada via Taquaras e também visitar o Le Jardin Parque de Lavanda.

Gramado Zoo - Zoológico
Araras no Gramado Zoo

Se você gosta de vinhos pode visitar Vinícola Ravanello, uma pequena empresa familiar que oferece aos turistas uma visita guiada pela propriedade e pela produção, incluindo a degustação de três diferentes vinhos. A vinícola fica a cerca de 6,5 km do centrinho de Gramado, às margens da rodovia RS-235, em frente ao Snowland.

Leia o relato da visita no post “Vinícola Ravanello em Gramado: visita e degustação de vinhos“.

É na estrada que leva à vinícola que se encontra o Pórtico de entrada via Nova Petrópolis, o pórtico mais tradicional de Gramado, cuja imagem encontra-se no início deste roteiro.

Vinícola Ravanello - Gramado
Vinícola Ravanello

Para o resto do dia você pode se divertir no Snowland, um parque de neve indoor considerado umas das principais atrações turísticas de Gramado. O local possui uma grande estrutura, com lojas, cafés, restaurante e várias atrações para brincar, entre elas uma pista de patinação no gelo e uma montanha de neve artificial, onde é possível esquiar e praticar snowboard. Veja mais detalhes sobre tudo que você pode fazer lá, como chegar e quanto custa, no site do parque.

Para a noite do terceiro dia, se sobrar disposição, você pode ir novamente até o centrinho de Canela para ver a iluminação especial na Catedral de Pedra e aproveitar para jantar em algum restaurante nos arredores da igreja.

Snowland - Parque de Neve, Gramado
Snowland – Parque de Neve

OFERTA DE AGOSTO!
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Quer comprar um seguro viagem pagando menos?
Ganhe
até 20% de desconto com o cupom promocional: PAIS
Insira o cupom 
PAIS no campo indicado da tela de pagamento.
Pague em até 12x no cartão. Clique aqui para pesquisar os planos.
(uso do cupom válido até 31/05/2022 para viagens em qualquer data)

ROTEIRO COM CRIANÇAS

Gramado e Canela possuem diversas atrações voltadas ao público infantil. Algumas delas estão sugeridas neste roteiro, mas há outras que você pode considerar acrescentar ao longo da programação.

Descubra todas possibilidades no post “Gramado e Canela com crianças: 13 dicas de onde levar seus filhos

Pedalinho no Lago Negro - Gramado
Pedalinho no Lago Negro de Gramado

CHOCOLATES

Independente do dia ou horário, você não pode deixar de visitar as lojinhas de chocolate caseiro, que estão espalhadas por todos os cantos de Gramado e Canela, e provar um delicioso chocolate quente. Algumas empresas possuem a fábrica aberta para visitação. Veja algumas sugestões no final deste post.

Chocolate quente na Lugano Chocolates em Gramado
Chocolate quente na Lugano Chocolates

SUGESTÕES DE HOTÉIS

Se você ainda não reservou o seu hotel na região, aqui vão algumas dicas:

Entre os hotéis preferidos dos leitores do blog em Gramado estão o Hotel Sky, o Bavaria Sport Hotel, o Olidal Pousada da Serra, além do resort Wish Serrano e dos hotéis Prodigy Gramado e Le Château.

Já em Canela, as principais escolhas são o Vila Suzana Parque Hotel, a Pousada Doce Canela, a Pousada Charm Canela e o hotel Laghetto Vivace Canela.

Se você vai viajar com crianças, o Hotel Alpestre, o Hotel Laghetto, o Hotel Rita Höppner e o Hotel Casa da Montanha são boas sugestões.

Veja outras opções de hospedagem no post “Onde ficar em Gramado e Canela: dicas de hotéis“.

Hotel Casa da Montanha - Gramado
Vista do quarto no Hotel Casa da Montanha

MAPA

Para finalizar este roteiro em Gramado e Canela, veja a seguir um mapa com a localização de todas as atrações turísticas citadas neste texto. Você pode se basear neste mapa para montar o seu próprio roteiro, identificando quais locais do seu interesse estão localizados próximos um do outro, otimizando seus deslocamentos.

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e
ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)


Conheça todos os posts de Gramado e Canela publicados no blog:

Roteiro de 3 dias em Gramado e Canela
Como chegar a Gramado e Canela e estrada da Rota do Sol
Gramado e Canela com crianças: 13 dicas de onde levar seus filhos

Hospedagem:
Onde ficar em Gramado e Canela: dicas de hotéis
Hotel Casa da Montanha
Serrano Resort e SPA

Passeios e Atrações:
Gramado: as principais atrações turísticas
Canela: os principais pontos turísticos
Cascata Caracol, Parque do Caracol e Bondinhos Aéreos
Museu de Cera Dreamland e o Museu da Harley
Vinícola Ravanello
Zoológico Gramado Zoo

Restaurantes:
Dicas de restaurantes em Gramado e Canela
Restaurante português Casa Aveiro
Hard Rock Café Gramado

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro para visitar Gramado, faça sua cotação e reserva no RentCars.com,
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem taxa IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Gramado e Canela no Booking.com, parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hotéis na região.

+ INGRESSOS E PASSEIOS
Em breve você poderá comprar de forma antecipada ingressos, passeios, transfers de aeroporto e atividades gastronômicas na Serra Gaúcha com parceiros do blog.

+ SEGURO VIAGEM
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro de viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.

OFERTA DE AGOSTO- Cupom promocional: PAIS
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular nas suas viagens ao exterior com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço neste post do blog e também neste outro post.

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.

Assine o blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar o blog e receba novos posts e promoções em primeira mão!