A Copa Airlines é a principal companhia aérea do Panamá e uma das maiores da América Latina. Seu centro de operações é o aeroporto da Cidade do Panamá, que serve como um grande centro de conexões, de onde a empresa voa para diversos destinos nos continentes americanos, incluindo algumas cidades brasileiras. Neste post apresento um relato dos meus voos realizados com a Copa e também mostro como é a conexão no aeroporto da Cidade do Panamá.

Aviões da Copa no Aeroporto da Cidade do Panamá

Aviões da Copa no Aeroporto da Cidade do Panamá

 

A Copa Airlines foi fundada em 1947 e atualmente voa para mais de 70 destinos localizados em cerca de 30 países da América do Sul, América Central, América do Norte e a região do Caribe. A empresa possui uma forte presença no Brasil, com voos para oito cidades: Belo Horizonte, Brasília, Campinas (encerra as operações em dezembro de 2015), Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo – Guarulhos. Entre os vários outros destinos atendidos pela empresa, há muitos que são bem procurados pelos brasileiros, como Cartagena, Cancun, Los Angeles, Miami, Nova York, Orlando e Punta Cana.

A companhia panamenha faz parte da Star Alliance. Ao voar com ela é possível pontuar no seu próprio programa de fidelidade, o Connect Miles, ou então acumular pontos ou resgatar voos utilizando o programa de fidelidade de alguma das outras companhias que pertencem à aliança, incluindo a Avianca Brasil. A empresa também possui uma parceria com a GOL e com o programa de fidelidade Smiles, que inclui compartilhamento de voos, acúmulo de pontos e resgate de voos entre as duas companhias.

Avião da Copa no Aeroporto de Porto Alegre

Avião da Copa no Aeroporto de Porto Alegre

 

Voei com a Copa Airlines entre as cidades de Porto Alegre e Santo Domingo, a capital da República Dominicana, fazendo uma conexão no aeroporto da Cidade do Panamá. Meu destino final era Punta Cana, onde fui conhecer o Hard Rock Hotel & Casino. A Copa também possui voos para Punta Cana, mas nesta viagem meu voo acabou sendo para o aeroporto de Santo Domingo, onde peguei um transfer de 2h30 para chegar ao meu hotel.

Minha viagem teve início no Aeroporto de Florianópolis, onde peguei um voo da GOL até Porto Alegre. Já saí de Floripa com os três cartões de embarque em mãos e a minha mala já foi despachada até o destino final devido à parceria entre as duas companhias, mas no aeroporto da capital gaúcha eu precisei passar pelo balcão da Copa Airlines apenas para trocar meus cartões de embarque. O check-in no Aeroporto de Porto Alegre abriu três horas antes do voo e como eu já estava aguardando a abertura, acabei não pegando nenhuma fila.

Check-in da Copa Airlines em Porto Alegre

Check-in da Copa Airlines em Porto Alegre

 

Adquira um seguro de viagem com 15% de desconto para as suas viagens!
Clique aqui e saiba como comprar

 

No retorno ao Brasil também não encontrei filas para fazer o check-in no Aeroporto de Santo Domingo. Lá eu também recebi os cartões de embarque dos três voos que eu ia efetuar e a bagagem já foi etiquetada até o destino final, Florianópolis, porém quando pousei em Porto Alegre precisei pegar a minha mala, passar pelo controle da Receita Federal, e depois devolvê-las à GOL no balcão de check-in da empresa, onde acabei recebendo um novo cartão de embarque e uma nota etiqueta na mala.

Aeroporto de Santo Domingo - República Dominicana

Check-in da Copa Airlines em Santo Domingo

 

A aeronave utilizada nos meus quatro voos foi um Boeing 737-800, que é o principal modelo na frota da companhia. Ele é dividido em duas classes, executiva e econômica. Eu voei na classe econômica, onde a configuração dos assentos é no esquema 3-3. Além deste modelo de avião, a Copa também possui algumas unidades do Boeing 737-700 e do Embraer 190.

Boeing 737-800 Sky Interior da Copa Airlines

Boeing 737-800 Sky Interior da Copa

 

A maior parte dos aviões da companhia possui sistema de entretenimento individual, no qual é possível assistir a diversos filmes, séries de TV, documentários, shows e também ouvir música. Há ainda um menu com opções para crianças, além de joguinhos e uma seção para acompanhar as informações do voo e o ver trajeto percorrido num mapa. A tela deste sistema é sensível ao toque e abaixo dela há uma porta USB que permite carregar aparelhos eletrônicos, como o telefone celular.

No meu primeiro voo, de Porto Alegre ao Panamá, o sistema de entretenimento de toda aeronave não estava funcionando, sendo que antes mesmo de o avião fechar as portas a equipe de comissários informou o problema pelo sistema de som. Como o voo era diurno e longo, isso acabou sendo um incômodo, pois não havia opção para distrair os passageiros e com isso muitos ficavam em pé ou andando pela aeronave e atrapalhando o serviço de bordo.

Dos quatro voos que fiz, apenas um avião não possuía o sistema individual. As telas deste avião ficavam acima das poltronas e exibiam uma programação única, igual a TAM oferece em seus voos domésticos aqui no Brasil.

Interior do Boeing 737-800 da Copa Airlines

Interior do Boeing 737-800 da Copa

Tela do sistema de entretenimento individual da Copa Airlines

Tela do sistema de entretenimento individual

 

O espaço entre as poltronas é relativamente bom, mas pessoas com pernas muito compridas podem achar ele meio apertado.

Espaço para as pernas na Copa Airlines

Espaço para as pernas

 

Para o conforto é entregue apenas uma mantinha, que ajuda a proteger do frio do ar condicionado do avião. Não há travesseiros, mas a poltrona possui aquele apoio dobrável para a cabeça.

Mantinha para aquecer na Copa Airlines

Mantinha para aquecer

 

O voo de Porto Alegre ao Panamá teve sete horas de duração de quase 7 horas na ida e cerca de 6h30 na volta. Já o segundo voo, entre a Cidade do Panamá e Santo Domingo, teve uma duração aproximada de duas horas em cada sentido.

Rota do voo Cidade do Panamá - Santo Domingo

Rota do voo Cidade do Panamá – Santo Domingo

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

O serviço de bordo da Copa foi bem satisfatório. Nos voos longos há uma refeição completa (café da manhã, almoço ou jantar) após a decolagem, dependendo do horário do voo, e depois é servido um lanche mais próximo do pouso. Já nos voos curtos há um lanche ou uma refeição, dependendo do horário do voo.

No trecho Porto Alegre – Panamá, que decolou às 11:30h da manhã, foi servido um almoço que estava bem saboroso, com uma salada fresca, arroz com lentilha, tiras de frango grelhadas e legumes, acompanhados de um pão com manteiga e um bolinho de morango de sobremesa. Entre as opções de bebida havia sucos, refrigerantes, cervejas, vinho e outras bebidas alcoólicas.

Serviço de bordo no voo da Copa Airlines

Almoço no voo Porto Alegre – Cidade do Panamá

 

Na etapa final deste mesmo voo, pouco antes do pouso, foi servida uma empanada de peito de peru ou pepperoni, acompanhada de bebidas.

Serviço de bordo no voo da Copa Airlines

Empanada no voo Porto Alegre – Cidade do Panamá

 

No meu primeiro voo curto, entre a Cidade do Panamá e Santo Domingo, foi servido um jantar por volta das 20:00h. O prato vinha com um macarrão penne e molho de frango com ervilhas, além de um pão com manteiga.

Serviço de bordo no voo da Copa Airlines

Jantar no voo Cidade do Panamá – Santo Domingo

 

No retorno, de Santo Domingo ao Panamá, o voo era no final da tarde, então foi servido apenas um lanche com empanada de frango, um pacote de Doritos e bebidas.

Serviço de bordo no voo da Copa Airlines

Lanche no voo Santo Domingo – Cidade do Panamá

 

No voo de retorno ao Brasil, entre Cidade do Panamá e Porto Alegre, eu acabei perdendo o serviço de bordo porque dormi, já que o voo era noturno, com a saída do Panamá perto da dez da noite.

Rota do voo da Copa Airlines do Panamá ao Brasil

Rota do voo Cidade do Panamá – Porto Alegre

 

Quando o meu primeiro voo na ida fez a aproximação para o pouso no aeroporto da Cidade do Panamá foi possível observar a grande quantidade de navios aguardando na baía para atravessar o famoso Canal do Panamá. Eu sentei junto à janela do lado direito da aeronave e tive esta vista da imagem abaixo durante o pouso. Quem senta próximo à janela do lado esquerdo consegue ver toda a orla de edifícios modernos da cidade e também o Canal do Panamá.

Navios aguardando para entrar no Canal do Panamá

Navios aguardando para entrar no Canal do Panamá

 

CONEXÃO NA CIDADE DO PANAMÁ

O Aeroporto Internacional de Tocumen (código PTY), localizado na Cidade do Panamá, também é conhecido como “Hub das Americas”, pois é nele que a Copa Airlines opera a maior parte dos seus voos. O terminal serve como um grande centro de conexões por onde passam os passageiros viajando de/para destinos na América do Sul, América Central, América do Norte e a região do Caribe.

Fazer uma conexão neste aeroporto é muito fácil e prático. Logo ao sair da aeronave você já vai para dentro das salas de embarque e a única coisa que precisa fazer é procurar nos monitores o número do portão de embarque do seu próximo voo e dirigir-se até a nova sala de embarque. Não é necessário pegar as malas nem passar por controle de passaporte.

Telas de voo no Aeroporto da Cidade do Panamá

Telas de voo no Aeroporto da Cidade do Panamá

 

O único terminal existente no aeroporto é bem grande, mas é fácil de se deslocar por ele, pois os setores são muito bem sinalizados. Há uma grande quantidade de lojas duty free nos mais variados segmentos, além de muitas lanchonetes. Senti falta de restaurantes com uma comida mais consistente, mas talvez eu não tenha procurado direito.

Aeroporto da Cidade do Panamá

Aeroporto da Cidade do Panamá

 

O aeroporto disponibiliza sinal de internet wi-fi gratuita por um período de duas horas. É necessário apenas preencher um pequeno formulário que surge na tela do celular ou no navegador do computador ao conectar na rede gratuita do aeroporto.

Portão de embarque no Aeroporto da Cidade do Panamá

Portão de embarque no Aeroporto da Cidade do Panamá

 

Durante a passagem pelo aeroporto consegui ver as obras de um novo e gigante terminal que está sendo construído, mas parece que ainda deve demorar um bom tempo para ficar pronto.

Obras do novo terminal no Aeroporto da Cidade do Panamá

Obras do novo terminal no Aeroporto da Cidade do Panamá

 

Para conexões muito longas existe a possibilidade de sair do terminal para conhecer alguma coisa na cidade, mas como este não foi o meu caso, vou ficar devendo as dicas do que ver e fazer na Cidade do Panamá durante uma conexão longa.

Vista da janela durante o voo para o Panamá - Copa Airlines

Vista da janela durante o voo para o Panamá

* O blog viajou para a República Dominicana a convite
da RMA Comunicação e do Hard Rock Hotel & Casino Punta Cana.

 

 

Você já voou com a Copa Airlines? Como foi a sua experiência?
Deixe um comentário no final deste post!

 

Veja também outros relatos de voo:
Como é voar na Classe Executiva da Aeromexico para Cancun
Como é voar na Classe Executiva da Etihad para Abu Dhabi e Cingapura
Como é voar com a Aerolineas Argentinas para Buenos Aires e Mendoza
Como é voar na TAP para Lisboa e Paris
Como é voar na Cathay Pacific para Hong Kong
Como é voar com a Turkish Airlines para Istambul e Dubai

 

Faça parte da comunidade “Meus Roteiros de Viagem”
Acompanhe o blog nas redes sociais FacebookTwitter e Google+
Siga o perfil @meusroteirosdeviagem no Instagram
e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

 

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular no Panamá com os planos da Easysim4u.
Ganhe frete grátis ao inserir o cupom RBBVGRATIS, válido para o frete normal.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog.

+ SEGURO VIAGEM
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo o seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
Ganhe 5% de desconto inserindo o cupom MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento.
Pague no cartão em até 12x ou ganhe mais 5% de desconto se optar pelo boleto

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis na Cidade do Panamá no Booking.com, parceiro do blog desde 2012.

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro no Panamá, faça sua cotação e reserva no portal RentCars.com,
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe desconto no boleto.