Se a primeira impressão é a que fica, então tenha certeza que a de Budapeste vai ser das melhores possíveis. Impossível não ficar encantado com a beleza da cidade. É difícil dizer se ela é mais bonita do lado da antiga Buda, com o Palácio Real em destaque no alto da colina, do lado Peste, com a riqueza de detalhes do Parlamento Húngaro e da Basílica de São Estevão, ou se é o Rio Danúbio que se destaca com suas belas pontes. A melhor forma de descobrir é andando pela cidade, tanto de dia quanto à noite, cruzando suas pontes várias vezes e buscando vê-la dos mais diferentes ângulos. De onde quer que se olhe, a vista com certeza será maravilhosa.

Neste post vou sugerir um roteiro de três dias em Budapeste. Na minha opinião é o tempo ideal para visitar a cidade com calma, conhecendo todos os detalhes de suas melhores atrações. Acredito que em dois dias inteiros também dá para você aproveitar a capita húngara, focando nos pontos mais essenciais. Independente da quantidade de dias, três atrações imperdíveis que devem ser visitadas são as que mencionei anteriormente: o Parlamento Hungário, a Basílica de São Estevão e o Palácio Real ou Castelo de Buda.

O lado Peste de dia…
… e o lado Buda à noite!

Se você vai viajar para o Leste Europeu, veja também os roteiros de Berlim e Praga:
– Roteiro de 5 dias em Berlim
– Roteiro de 3 dias em Praga
Roteiro de 2 dias em Viena, no blog Preciso Viajar

Você já fez o seu seguro de viagem obrigatório para visitar Budapeste?
A Hungria faz parte dos países que assinaram o Tratado de Schengen, um acordo que define certas regras para quem quer visitar alguns países da Europa, em que foi estabelecida a obrigatoriedade de um seguro de viagem para turistas.

Em parceria com a SegurosPromo, o blog oferece um desconto na compra do seu seguros de viagem. Ganhe 5% de desconto na sua compra inserindo o código promocional MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento. Você pode pagar o seu seguro em até 12x no cartão, mas se preferir pagar no boleto, ganha na hora mais 5% de desconto.

Clique aqui para saber mais detalhes de como comprar o seu seguro viagem com desconto.

Precisando fazer câmbio antes da sua viagem internacional?
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas e cartões pré-pagos com a Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que irá te auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.

Roteiro de 3 dias em Budapeste

Dia 1

Caso o primeiro dia comece cedo, o seu roteiro em Budapeste pode começar em alto estilo, com uma visita ao Parlamento Húngaro, localizado junto à praça Kossuth Lajos tér, e ao lado da estação de metrô da linha M2 que tem o mesmo nome da praça. As visitas só ocorrem em tours fechados organizados pelo próprio parlamento. A bilheteria abre as 8h e os ingressos são concorridos, acabando rapidamente. Os tours são em várias línguas e horários. O primeiro em inglês é as 10h e o primeiro em espanhol às 11:30h. Clique aqui para garantir seu ingresso de forma antecipada junto com um tour pela cidade.

Se o primeiro dia começar só na parte da tarde, deixe o parlamento para outro dia e comece o seu roteiro em Budapeste pela maior e mais famosa igreja da Hungria, a Basílica de São Estevão, localizada a aproximadamente 1km do Parlamento, entre a estação de metrô Arany János utca‎ (linha M3) e a Bajcsy-Zsilinszky út‎ (M1). A basílica é repleta de monumentos e objetos preciosos, muitos deles de prata e ouro. É possível subir em sua torre para curtir o visual próximo à cúpula de 96 metros de altura. Você pode garantir seu ticket antecipado neste link. Se quiser assistir a um concerto na Basílica, clique aqui para ver uma opção de ingresso.

Mais informações sobre o Parlamento e a Basílica podem ser encontradas no post ” O Parlamento Húngaro em Budapeste e a Basílica de São Estevão “

Tenha internet 4G em seu celular na Europa com o chip da Easysim4u.
Use o cupom MEUSROTEIROS10 e ganhe 10% de desconto.
Veja mais detalhes do serviço 
nest post do blog.

Nos fundos da basílica tem início uma das avenidas mais importantes da cidade, a Andrássy útca, que liga a área central ao parque da cidade. Ao longo da avenida há diversas lojas de luxo, hotéis, restaurantes, e também atrações importantes, como a Casa de Ópera, considerada o maior centro cultural do país. Por baixo da avenida passa a linha de metrô M1, uma das mais antigas da Europa, com estações minúsculas e trens apertados. Vale a pena conhecê-la, pois ela é bem diferente dos metrôs que costumamos entrar em grandes cidades.

A avenida termina na Praça dos Heróis, a maior praça da cidade, com um belo monumento de 36 metros em seu centro e diversas estátuas simbolizando líderes e heróis húngaros ao seu redor. Dois museus encontram-se em cada um dos lados da praça: o Museu de Belas Artes e o Palácio das Artes .

A praça está localizada bem no início do Parque da Cidade, uma grande área verde no meio do centro urbano de Budapeste, com um grande lago que congela no inverno permitindo a prática de patinação, e diversas outras atrações, como o Zoológico da cidade, o parque de diversões Vidámpark, o castelo Vajdahunyad e as termas de Széchenyi. No centro do parque há uma estação de metrô, que pode ser utilizado para voltar ao centro da cidade rapidamente. Mais informações sobre a Casa da Ópera e a Praça dos Heróis podem ser encontradas no post ” O Centro de Budapeste e as Atrações do Lado Peste “.

Parlamento Húngaro
Cúpula do Parlamento
As jóias da coroa no Palamento Húngaro
A Basílica de São Estevão
Panorâmica da Praça dos Heróis

Você já reservou o seu hotel em Budapeste?
Clique aqui e conheça as principais opções da cidade

Dia 2

O segundo dia do roteiro em Budapeste é voltado para as atrações do lado Buda, mais especificamente o distrito do castelo. Ele pode ter início ainda no lado Peste, nos arredores da praça Roosevelt tér, que fica em frente à entrada da Ponte das Correntes, a mais antiga e mais bela das pontes da cidade. A estação mais próxima a esta praça é a Bajcsy-Zsilinszky út‎ (M1).

Do outro lado da ponte há outra praça, a Clark Ádám tér, e junto à ela a estação inferior do Funicular do Castelo, a melhor opção para subir até a colina. O trajeto é rápido e o visual durante a subida é impressionante! Lá em cima, você chegará ao Palácio Real, também conhecido com o Castelo de Buda. Neste conjunto de edifícios datados do século XVIII há diversos museus e atrações. Os principais são a Galeria Nacional Húngara, na entrada principal o palácio, e o Museu da Historia de Budapeste, com acesso pelo pátio interno.

O distrito do castelo conta ainda com uma das igrejas mais conhecidas da cidade, a Igreja Matias, construída no século XII. A visita ao seu interior permite observar diversas esculturas e obras de arte, além de grandes vitrais e dois órgãos antigos. Em frente à igreja há um monumento chamado Bastião dos Pescadores, um belo conjunto de sete torres que homenageiam as sete tribos magiares que fundaram a nação húngara. Mais informações sobre o Palácio Real, a Igreja Matias e o Bastião dos Pescadores podem ser encontradas no post ” O Palácio Real de Budapeste, Igreja Mathias e a região do Castelo de Buda “

Uma escada em frente a bastião dos pescadores permite descer a colina, para chegar até a margem do Rio Danúbio, de onde é possível tirar uma bela foto do Parlamento Húngaro. A minha sugestão seguinte é fazer uma breve caminhada para chegar até a Ilha Margarita. Localizada no meio do rio, é uma das principais áreas de lazer da cidade e conta com atrações como o jardim japonês, um jardim de esculturas, uma igreja dominicana dó século XIII, uma grande torre de água e dois hotéis de luxo, além de um complexo de piscinas.

O passeio do dia pode terminar com uma visita a um dos dois maiores shoppings da cidade: WestEnd City Center ou o Duna Plaza Shopping. No post “Dicas de Restaurantes e Compras em Budapeste” há mais detalhes de ambos, incluindo sua localização.

Visual na subida do trem funicular
Castelo de Buda
Obra na Galeria Nacional Húngara
Monumento no Castelo de Buda
Igreja Mathias
Bastião dos Pescadores

Dia 3

O terceiro e último dia do roteiro em Budapeste pode começar bem cedo pelo Parlamento Húngaro, caso não tenha sido possível no primeiro dia. A visita ao seu interior é um passeio imperdível, pois a beleza e a riqueza dos detalhes é impressionante.

Caso o parlamento já tenha sido visitado, a primeira atração do dia pode ser o Museu Nacional Húngaro, localizado junto à estação de metrô Kálvin tér‎ (M3), e que abriga coleções de arte húngara, além de conta a história do país através de objetos, fotos e documentos. Próximo ao museu está a Grande Sinagoga, a maior sinagoga da cidade.

O próximo passeio é pela Váci utca, a principal rua de compras da cidade. Ao longo da rua há diversas lojas e restaurantes. Ela é cortada ao meio pela estrada de acesso à Ponte Elizabete. Então no meio do caminho é possível fazer uma parada para curtir o visual da ponte. No final da Váci utca está o Mercado Central de Budapeste, principal mercado público da cidade, com suas barracas coloridas de frutas, legumes, peixes entre outros alimentos.

Próximo ao mercado está outra famosa ponte da cidade, a Ponte da Liberdade. Ao cruzá-la, chega-se ao Hotel Gellért, considerado a melhor opção para banhos termais em Budapeste, e que conta com um complexo de treze piscinas dos mais variados tipos. Ao lado do hotel está a Igreja na Caverna, uma pequena igreja totalmente localizada no interior da montanha, esculpida nas pedras. Em frente à entrada igreja há um mirante que permite tirar uma bela foto da Ponte da Liberdade. Mais informações sobre as pontes, as termas e a igreja na caverna podem ser encontradas no post ” Budapeste – As Pontes, As Termas e a Ilha Margarita “

Durante a noite, independente do dia, de preferência em todos os três, não deixe de fazer um passeio pelas margens do Rio Danúbio em ambos os lados e cruzar suas diversas pontes. A iluminação noturna das pontes e monumentos deixa a cidade de Budapeste ainda mais charmosa e encantadora e permite tirar fotos incríveis num visual inesquecível!

Opções de passeios pelo Rio Danúbio para sua viagem:
Passeio de barco ao anoitecer
Cruzeiro com jantar e música ao vivo 22:00
Cruzeiro Noturno no Danúbio e Vista do Parlamento
Cruzeiro com Jantar à Luz de Velas

Ponte da Liberdade
Mercado Central
Igreja na Caverna

Outras opções de passeios e ingressos em Budapeste:
Transfer de Aeroporto em Budapeste
Visita guiada por Budapeste + Parlamento
Free tour por Budapeste. Grátis!
Ônibus turístico de Budapeste
Águas termais no Balneário Széchenyi, ingresso sem filas
Águas termais no Balneário Gellért, ingresso sem filas

Para finalizar as dicas, segue um mapa que fiz com a localização de todas as atrações sugeridas neste roteiro em Budapeste e também nos outros posts sobre a cidade, assim como alguns locais adicionais que não cheguei a mencionar. Em seguida, uma lista com os links para todos os posts publicados sobre a cidade até agora.

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e
ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)

Conheça todos os posts com dicas de Budapeste publicados no blog:

Roteiro de 3 dias em Budapeste

Dicas:
Impressões e dicas gerais de Budapeste
Restaurantes e Compras | Hotel Parlament
Aeroporto de Budapeste e Transfer para o Hotel

Passeios e Atrações:
O Parlamento Húngaro e a Basílica de São Estevão
O Palácio Real, A Igreja Mathias e a região do Castelo de Buda
A Região Central e atrações do lado Peste
As Pontes, As Termas e a Ilha Margarita

Outras dicas do Leste Europeu:
Roteiro de 5 dias em Berlim
Roteiro de 3 dias em Praga
Roteiro de 2 dias em Viena, no blog Preciso Viajar

Veja também dicas de outros destinos europeus aqui no blog:
Lisboa | Roma | Londres | Paris

Em breve: Atenas, Santorini, Mykonos e Zakynthos
Assine o blog pelo formulário no final deste post e receba os novos posts no seu e-mail em primeira mão.

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Budapeste no Booking.com, site parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog uma sugestão de hotel na cidade.

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular na Europa com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog e também neste outro post.

+ INGRESSOS E PASSEIOS
Compre de forma antecipada ingressos, city tour, transfer e passeios guiados para explorar Budapeste.
Clique aqui para ver algumas opções e também neste outro link para ver mais ofertas de tours e atrações.

+ INGRESSOS E PASSEIOS
Compre de forma antecipada ingressos, city tour, transfer e passeios guiados para explorar Lisboa e cidades próximas.
Clique aqui para ver algumas opções e também neste outro link para ver mais ofertas de tours e atrações.

+ SEGURO VIAGEM OBRIGATÓRIO
Você sabia que para visitar a Europa o seguro viagem é obrigatório?
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo o seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.

OFERTA DE AGOSTO – Cupom promocional: PAIS
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você está pensando em alugar um carro na Europa, faça sua cotação e reserva pela RentCars.com.
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.

Ponte das Correntes

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.

Assine o blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar o blog e receba novos posts e promoções em primeira mão!