A Latam é a companhia aérea brasileira com maior número de voos para o exterior e foi com ela que eu voei para a Europa na minha viagem mais recente. Neste post vou relatar como foi o voo direto entre São Paulo e Roma, na Itália, onde viajei na classe econômica de um Boeing 767, mostrando detalhes do interior da aeronave, do serviço de bordo, entre outras informações.

Boeing 767 da Latam em Guarulhos
Boeing 767 da Latam em Guarulhos

Este artigo faz parte de uma série de dicas sobre Roma.
Acompanhe nas próximas semanas os novos artigos com várias dicas da capital italiana.
Assine o blog através do formulário no final desta página para receber as dicas no seu e-mail em primeira mão.

Veja também:
Chip de Celular na Europa: Itália, Grécia e outros países
Como ir do Aeroporto de Roma ao Centro: Trem, Transfer e Taxi
Hotel no Aeroporto de Roma: Hilton Rome Airport

Check-in

Meu voo partiu do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, de onde a Latam oferece dezenas de voos diários para diversos destinos no Brasil e no exterior. O check-in internacional da companhia aérea está localizado no setor F do T3, terminal dedicado apenas para voos internacionais.

Fiz meu check-in no celular, passei numa máquina de auto atendimento para imprimir a etiqueta de bagagens e precisei ir ao guichê apenas para despachar a mala, um processo prático e rápido, pois no meu horário a fila estava bem pequena.

Nos voos da Latam para a Europa a bagagem não está incluída no preço da passagem e precisa ser comprada de forma adicional. O peso permitido para a bagagem despachada é de até 23 kg e o custo da mala saiu por volta de 204 reais para cada trecho.

Check-in da Latam em Guarulhos
Check-in em Guarulhos

Você já adquiriu um seguro viagem obrigatório para visitar a Europa?
Ganhe
até 15% de desconto com o cupom promocional: SEGURA
Insira o cupom SEGURA no campo indicado da tela de pagamento.
Pague em até 12x no cartão. Clique aqui para pesquisar os planos.
(uso do cupom válido até 24/10/19 para viagens em qualquer data)

O voo

O voo para Roma teve aproximadamente 12 horas de duração em cada trecho. Na ida, o voo saiu de São Paulo às 16h20, pousando em Roma por volta das 9h00 no horário local. Já na volta, o voo saiu de Roma às 11h20 (hora local) e chegou em Guarulhos por volta das 18h30. Foi possível acompanhar todo o trajeto e as informações do voo pela tela individual.

Este voo para Roma, que eu realizei em setembro de 2019, foi um dos últimos realizados pela Latam, pois a partir de 01 de outubro de 2019 ela vai deixar de operar esta rota direta entre o Aeroporto de Guarulhos e o Aeroporto de Roma-Fiumicino. Difícil entender essa decisão, pois é uma rota muito procurada pelos brasileiros e o voo estava quase lotado tanto na ida quanto na volta.

Apesar deste cancelamento, anida há voos diretos entre São Paulo e Roma oferecidos diariamente pela companhia aérea italiana Alitalia. E a Latam continua oferecendo voos diretos para a Itália, tendo como destino o aeroporto de Milão.

Sistema de entretenimento Latam
Mapa do voo

O Boeing 767 da Latam

A aeronave utilizada neste voo para Roma foi um Boeing 767-300 ER, que a empresa também utiliza para vários outros destinos internacionais, como Milão, Barcelona, Lisboa, Santiago e Lima. A frota da Latam ainda conta com outros dois modelos de aeronave de grande porte, o Boeing 777 e o Airbus 350, utilizados em voos para outros destinos internacionais.

Este Boeing 767 da Latam é bem velho, um fator que não interfere na segurança do voo, mas que pode diminuir o espaço e o conforto. É tão antigo que, próximo aos banheiros, ainda encontrei cinzeiros fixados na parede. O espaço dos bagageiros superiores é menor que o das aeronaves mais atuais. Não há controle de saída de ar condicionado individual acima de cada poltrona, por isso não é possível controlar a direção do vento. Passei frio no voo, tanto na ida quanto na volta, porque havia um fluxo de ar voltado na minha direção, o qual não foi possível bloquear. A poltrona ao lado da minha estava com defeito na luz individual, que ficou piscando o voo inteiro, e o touch-screen da tela individual dela não estava funcionando.

Classe econômica do 767 da Latam
Classe econômica do 767

Tenha internet 4G em seu celular na Europa com o chip da Easysim4u.
Use o cupom MEUSROTEIROS10 e ganhe 10% de desconto.
Veja mais detalhes do serviço 
nest post do blog.

Classe econômica do 767

Viajei na classe econômica, onde as poltronas do Boeing 767 da Latam estão dispostas na configuração 2-3-2. O assento reclinava pouco, o que foi torturante num voo tão longo de 12 horas. O revestimento é de tecido e há descanso para a cabeça. A distância entre uma poltrona e outra, apesar de curta, não chegou a ser um incômodo. Há uma tomada abaixo da poltrona que permite carregar o celular.

Classe econômica do 767 da Latam
Poltronas 2-3-2

Conforto

Para o conforto dos passageiros, a Latam oferece apenas um travesseirinho fino e uma manta. Não há mais kits de higiene com tampão de ouvido, tapa olho, meia e outros acessórios. Questionei um dos comissários e ele me falou que há um tempo a companhia não oferece mais este kit, mas que seria possível solicitar a ele apenas mini escovas de dente e mini pastas de dente, itens que não são entregues, mas que estão à disposição quando requisitados.

Classe econômica do 767 da Latam
Manta, travesseiro e fone de ouvido

Entretenimento

Todas as poltronas da classe econômica do Boeing 767 da Latam possuem sistema de entretenimento individual, um serviço essencial para voos longos. Um fone de ouvido é entregue para cada passageiro e pode ser levado embora como “brinde”.

Classe econômica do 767 da Latam
Classe econômica do 767

O sistema de entretenimento é bem completo e inclui dezenas de filmes, séries, músicas, joguinhos e informações do voo. Entre os filmes há vários lançamentos saíram dos cinemas há poucos meses, com a opção de assisti-los dublado ou com legenda em português. Há uma entrada USB que permite carregar o celular.

Sistema de entretenimento Latam
Sistema de entretenimento

Para passar o tempo ainda há a disposição de cada passageiro uma revista de bordo, a Vamos Latam, com informações turísticas de destinos operados pelo grupo Latam, além de matérias que abordam vários outros assuntos.

Revista de bordo Latam
Revista de bordo

Serviço de bordo da Latam

O serviço de bordo da Latam me surpreendeu de forma positiva, pois as refeições até estavam saborosas e foram servidas em pratinhos redondos, sem aquele aspecto de marmitinha retangular que geralmente acontece nas refeições em voos longos.

Na ida, voo noturno, foi servido um jantar pouco tempo após a decolagem, com duas opções de pratos: uma salada fria com salmão defumado, quinoa e molho de iogurte ou um ravioli de carne ao sugo. A sobremesa foi um pão de mel gostoso da marca Munik. Para beber, refrigerantes, sucos, água e vinho branco ou tinto.

Serviço de bordo da Latam
Opção de salada no jantar
Serviço de bordo da Latam
Opção de massa no jantar

Pouco antes do pouso em Roma foi servido um café da manhã e a minha opção foi um omelete, que veio acompanhado de um iogurte grego.

Serviço de bordo da Latam
Café da manhã

No voo da volta, que era diurno, foram servidas duas refeições, uma após a decolagem e outra no meio do voo. Pouco antes do pouso foi servido um sanduíche bem ruim.

Minhas escolhas nas duas refeições foram: carne com purê de batata e milho e capeletti de queijo. Ambos vieram acompanhados de um biscoito wafer com cobertura de chocolate como sobremesa.

Serviço de bordo da Latam
Opção de almoço
Serviço de bordo da Latam
Serviço de bordo

Estes voos entre São Paulo e Roma foram longos, cansativos, gelados e um pouco desconfortáveis, talvez pelo fato de o Boeing 767 ser uma aeronave meio velha e não oferecer o conforto e a tecnologia das aeronaves mais atuais. O sistema de entretenimento e as refeiçoes foram pontos positivos, assim como o bom atendimento da equipe de comissários. Mas o principal fator em qualquer viagem de avião, a segurança, foi excelente do início ao fim, independente do quão antigo é o avião.

E você, já fez algum voo internacional com a Latam? Gosta da companhia? Deixe o seu comentário no final deste post!

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e
ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)

Veja também:
Dicas de Roma | Lisboa | Praga | Budapeste | Istambul | Cancun
Dicas de Santiago | Buenos Aires | Montevidéu | Atacama

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular na Europa com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog e também neste outro post.

+ SEGURO VIAGEM OBRIGATÓRIO
Você sabia que para visitar a Europa o seguro viagem é obrigatório?
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo o seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.

PROMOÇÃO – Cupom promocional: SEGURA
Ganhe até 15% de desconto inserindo o cupom SEGURA no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 24/10/19 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você está pensando em alugar um carro na Europa, faça sua cotação e reserva pela RentCars.com.
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe desconto no boleto.

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.

Assine o blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar o blog e receba novos posts e promoções em primeira mão!