O Palacio de La Moneda é a sede da Presidência do Chile, abrigando o gabinete do presidente e alguns outros órgãos do governo. Está localizado no centro da cidade, entre as praças da Cidadania e da Constituição, com uma faixada para a rua Moneda e outra para a avenida Libertador Bernardo O’Higigns. Tive a oportunidade de fazer um tour no interior do palácio, conhecendo seus pátios e alguns de seus principais salões, que serão mostrados ao longo desse post.

Praça da Cidadania (Plaza de la Ciudadania)
Praça da Cidadania (Plaza de la Ciudadania)

 

 

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre o Chile
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas de Santiago e Atacama

 

Veja também:
Roteiro de 3 dias em Santiago do Chile
Onde ficar em Santiago: melhores bairros e hotéis
Roteiro de 5 dias no Atacama

 

A visita ao palácio foi uma continuação do passeio pelo centro de Santiago, que eu relatei no post anterior ” Santiago – O Centro da Cidade: Mercado Central, Plaza de Armas, Catedral e Museus “. Neste primeiro dia ainda visitamos na parte da manhã duas atrações localizadas no bairro Bellavista, sobre as quais eu falei no post ” Santiago – Cerro San Cristóbal e o Museu La Chascona “.

Para ter a oportunidade de entrar no Palacio de La Moneda é necessário fazer agendamento prévio através do e-mail visitas@presidencia.cl, informando qual a data e o período do dia desejado. Os tours são guiados em espanhol e acontecem somente de segunda à sexta, geralmente em quatro horários diferentes ao longo do dia, mas podem ser cancelados caso esteja acontecendo algum evento no interior do palácio. É aconselhável fazer a reserva com bastante antecedência para conseguir a data desejada, pois o número de visitantes é limitado e as vagas esgotam rapidamente. Não adianta chegar na hora lá no palácio para tentar entrar, pois eles não vão deixar.

Consegui fazer minha reserva com duas semanas de antecedência. Enviei um e-mail solicitando a visita na parte da manhã, no primeiro horário, pois minha intenção era iniciar o passeio no primeiro dia em Santiago partindo do Palacio de La Moneda. Depois de dois dias recebi um retorno dizendo que só havia o horário das 16h disponível. Acabei aceitando este horário e por isso tive que reprogramar todo o meu roteiro, invertendo a ordem das atrações e deixando o palácio para o final da tarde. Para confirmar a reserva é preciso preencher dois formulários que são enviados em anexo por e-mail, fornecendo dados completos, inclusive telefone e número do passaporte.

Pouco antes das 16h chegamos ao portão principal do Palácio, virado para a Praça da Cidadania, onde há uma grande bandeira do Chile. Um pequeno grupo de pessoas que também tinham agendado para o mesmo horário já estavam aguardando. Uma policial que faz a guarda do palácio coletou o passaporte/identidade dos visitantes para fazer a conferência dos agendamentos e alguns minutos depois voltou para entregar um crachá para cada um. O grupo foi dividido em dois, pois há dois guias que realizam o tour ao mesmo tempo.

Palacio de La Moneda
Palacio de La Moneda

 

Guardas do Palácio de La Moneda
Guardas do Palácio de La Moneda

 

Membro da guarda do palácio

 

Praça da Cidadania - Av. Libertador Bernardo O'Higgins
Praça da Cidadania – Av. Libertador Bernardo O’Higgins

 

Você já adquiriu um seguro viagem para visitar o Chile?
Clique aqui para saber como comprar na SegurosPromo com o cupom de desconto do blog!

 

O guia começa a visita reunindo o grupo já no interior do palácio para contar um pouco da história do edifício. Ele foi construído em 1784 para ser a sede da Real Casa de Moneda, a casa da moeda chilena, local onde era fabricado o dinheiro utilizado no país. Somente em 1846 passou a ser sede do governo chileno e residência dos presidentes, dividindo espaço com a fábrica de moedas, que funcionou no local até o ano de 1929, quando foi transferida para outro lugar. O edifício já passou por diversas reformas e restaurações. Até há poucos meses as visitações no interior do palácio estavam canceladas, pois ele ainda estava sendo recuperado dos estragos causados pelo forte terremoto que ocorreu no Chile em 2010.

O gabinete do presidente está localizado no segundo piso, com janelas para o pátio principal do palácio e para a rua Teatinos. Nas dependências do Palacio de La Moenda também se encontram o Gabinete da Primeira Dama, o Ministério do Interior e Segurança Publica, a Secretaria Geral da Presidência, a Secretaria Geral do Governo e o Ministério do Desenvolvimento Social. A maioria dos outros ministérios estão localizados em prédios históricos nos arredores do palácio.

A visita continua pelo Patio de Los Cañones (pátio dos canhões), o maior dos três pátios no interior do palácio, que tem esse nome pois nele se encontram dois antigos canhões apelidados de “relâmpago” e “furioso”. No centro há uma fonte de água e nas laterais dois pequenos jardins com pequenas árvores de uma fruta que eu não consegui identificar. É curioso observar o “teto” dos pátios, que possui diversos cabos de aço paralelos sobre todo o pátio. Perguntamos a função dos cabo e o guia nos informou que eles servem para sustentar panos, colocados em datas comemorativas para decorar o palácio.

Patio de Los Cañones - Palacio de La Moneda
Patio de Los Cañones

 

Patio de Los Cañones - Palacio de La Moneda
Patio de Los Cañones - Palacio de La Moneda

Janelas do gabinete do presidente (as três do centro para a direita)

 


 

Alugue um carro em Santiago no portal RentCars
Cobrança em reais, sem taxa de IOF, parcele em até 12x

 

O passeio continua até uma área em que há uma maquete do palácio, onde o guia nos mostra a localização dos departamentos espalhados pelo palácio. Depois somos levados até uma sala onde se encontra um mostruário com grandes moedas que possuem desenhadas a imagem de todos os governantes que já foram presidentes do Chile, incluindo o atual. Nesta sala também há uma bandeira com o antigo desenho, parecida com a atual, mas com um grande brasão na parte central. Várias explicações sobre os símbolos do país e também histórias dos antigos presidentes são contadas nessa parte da visita.

Antiga bandeira do Chile
Antiga bandeira do Chile

 

Moedas com a imagem de todos os presidentes do Chile
Moedas com a imagem de todos os presidentes do Chile

 

Em seguida, somos convidados a entrar em alguns dos salões do Palacio de La Moneda. Com um estilo arquitetônico neoclássico, o interior do palácio possui grandes salões. Cada um deles possui uma decoração diferente e funções específicas, como, por exemplo, o salão azul, onde acontecem reuniões privadas com o presidente da república e onde ele recebe convidados, como líderes, autoridades e personagens de destaque do mundo da política, esportes, ciência, cultura, entre outros. Este salão fica no piso superior, próximo ao gabinete, e não é visitado durante o tour.

Tivemos a oportunidade de conhecer três salões, entre eles o salão O’Higgins, que possui uma grande mesa com mais de 40 cadeiras e diversas obras de arte e objetos de decoraçao. Nele é feita a recepção e assinatura das cartas credenciais dos embaixadores estrangeiros alocados no Chile, além de almoços e jantares oficiais ou informais, promovidos pelo presidente ou por ministros.

Outro salão visitado foi o Pedro de Valdivia, onde costumam acontecer os discursos do presidente e as fotos oficiais. O salão possui diversas cadeiras e grandes refletores no teto, para deixar o ambiente bem iluminado durante as fotos e gravações. O nosso guia foi tão gentil que colocou o púlpito utilizado pelo presidente bem no meio do cenário e deixou as pessoas irem até ele para bater fotos como se fossem o presidente discursando.

Salão O'Higgins - Palácio de La Moneda
Mesa do salão O’Higgins

 

Salão O'Higgins - Palácio de La Moneda
Lustre do salão O’Higgins

 

Salão Pedro de Valvidia - Palacio de La Moneda
Salão Pedro de Valvidia

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

A visita terminou no mesmo pátio que iniciou, com algumas explicações finais por parte do guia. Uma coisa que eu gostei bastante foi que, ao longo de toda a visita, o guia sempre foi muito atencioso no sentido de abrir espaço para perguntas, sempre questionando nós visitantes para saber se tínhamos alguma dúvida sobre o que ele havia acabado de falar. Apesar de a visita ter sido em espanhol, foi muito fácil de entendê-la e nas palavras mais difíceis o guia já sabia a tradução para o português para facilitar a compreensão.

Um espetáculo imperdível que acontece a cada dois dias, sempre as 10h da manhã, na frente do Palacio de La Moneda é a Troca da Guarda (Cambio de Guardia). Parece um grande desfile de independência, com vários guardas marchando, com direito a bandinha, cavalos, hasteamento da bandeira, hino da república, tiros e muito mais. Infelizmente eu não tive a oportunidade de presencia-lo, pois não deu para encaixa-lo no roteiro. No site oficial do Palacio há um calendário indicando os dias em que a troca acontece, mas para facilitar o esquema é assim: dias ímpares dos meses de janeiro, março, junho, julho, setembro e outubro; e dias pares dos meses fevereiro, abril, maio, agosto, novembro e dezembro.

Encontrei um vídeo publicado no Youtube pelo palácio com algumas cenas da troca da guarda…

Quem visita o palácio pode aproveitar para conhecer o Centro Cultural Palacio de La Moneda, que está localizando no subsolo da Praça da Cidadania, com entrada pelas laterais do pátio que está em frente ao La Moneda. Ele possui um cinema e salas de exibição que abrigam mostras temporárias e permanentes dos mais variados temas. Quando eu estive lá, estava acontecendo uma grande exposição sobre a Índia, mas não cheguei a visita-la. Mas conheci o vão central do centro cultural, que possui algumas lojas e cafés e uma arquitetura muito interessante.


Centro Cultural Palacio de La Moneda
Centro Cultural Palacio de La Moneda

 

Centro Cultural Palacio de La Moneda

Palacio de La Moneda

Plaza de La Ciudadania – Avenida Libertador Bernardo O’Higgins
Agendamento de visitas pelo email: reservas@presidencia.cl

O primeiro dia de passeios em Santiago terminou com uma visita ao Cerro Santa Lucía. O relato pode ser encontrado no post ” Santiago – Cerro Santa Lucía e o mirante para a Cordilheira dos Andes “.

 

Sugestões de passeios e atrações em Santiago oferecidos pelos parceiros do blog:

Transfer de Aeroporto em Santiago
Tour privado por Santiago em português
Santiago: Ônibus Turístico Hop-On Hop-Off
Excursão à Vinícola Undurraga
Excursão à Vinícola Concha y Toro
Tour de neve por Farellones e Valle Nevado
Excursão a Valparaíso e Viña del Mar

Veja mais opções de atividades na região de Santiago neste link e também neste outro link.

 

Acesse o índice de posts com todas as dicas de Santiago

 

⇒ PARA SUA VIAGEM A SANTIAGO ⇐

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular no Chile com os planos da Easysim4u.
Ganhe frete grátis ao inserir o cupom RBBVGRATIS, válido para o frete normal.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog.

+ SEGURO VIAGEM
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro de viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
Ganhe 5% de desconto inserindo o cupom MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento.
Pague no cartão em até 12x ou ganhe mais 5% de desconto se optar pelo boleto

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Santiago no Booking.com, site parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hospedagem na cidade.

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro no Chile, faça sua cotação e reserva no portal RentCars.
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe desconto no boleto.
Veja um relato de como é alugar um carro em Santiago neste post do blog.

 

Posts Relacionados:
Roteiro de 3 dias em Santiago do Chile
Dicas de Restaurantes em Santiago
Dicas de Compras em Santiago: shoppings, outlets e lojas de departamento
Dica de Hotel em Santiago: NH Ciudad de Santiago, no bairro Providencia
Santiago – Degustação de Vinhos na Vinícola Concha y Toro

Panorâmica da Praça da Cidadania

 

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem