Como era previsto, o terceiro dia em Berlim começou com chuva, então a opção foi visitar alguns dos vários museus da cidade. Voltamos para as margens do Rio Spree, bem próximo ao ponto de partida do passeio de barco, para conhecer um museu que eu nunca tinha ouvido falar, o DDR, que um amigo me disse ter sido uma das atrações que ele mais gostou na cidade.

DDR Museum - Berlim
DDR Museum

 

O DDR Museum é um museu que retrata com muita criatividade e interatividade o estilo de vida do povo alemão durante o regime da República Democrática Alemã (Deutsche Demokratische Republik). Nele é possivel visitar uma típica casa socialista, assistir os canais de televisão da época, ouvir as estações de rádio, entrar num carro antigo, conhecer as comidas e roupas utilizadas, ver detalhes do sistema de segurança do Muro de Berlim, entre outras coisas. A entrada custa 5,5 euros e o museu fecha as 8 da noite. Gostei do museu, a proposta é bem interessante. Mas achei a área de visitação muito pequena e apertada, as pessoas ficam amontoadas e isso acaba atrapalhando a visitação. Havia umas placas dizendo que o museu estava em obras, então talvez estejam ampliando o espaço.

DDR Museum - Berlim

DDR Museum - Berlim

Logo em frente ao DDR Museum, atravessando o rio, fica a Catedral de Berlim, também conhecida por Berliner Dom. Ela foi construída entre 1894 e 1905, possui quatro torres e um grande domo central. Teve como referência a Basílica de São Pedro, em Roma (Vaticano). Realmente lembra bastante, mas em proporções bem menores. Assim como a maioria dos monumentos de Berlim, foi bombardeada durante a guerra e depois restaurada. A visita custa 5 euros, com opção de audio-guia por mais 3 euros, com direito a subir na sua cúpula. Embaixo da igreja há uma cripta com quase 100 túmulos de religiosos e personalidades históricas, alguns datados do século 16.

Catedral de Berlim - Berliner Dom
A catedral de Berlim, vista de trás

 

Catedral de Berlim - Berliner Dom


Cúpula da Catedral de Berlim - Berliner Dom


Catedral de Berlim - Berliner Dom







Túmulos na cripta da catedral

 

A catedral está localizada na Ilha dos Museus (Museumsinsel), uma área considerada patrimônio cultural mundial pela UNESCO e que abriga cinco dos principais museus de Berlim. Dois museus são dedicados à arte antiga: o Altes Museum e o Neues Museum. No Neues encontra-se o famoso busto da rainha Nefertiti, esposa de um faraó egípcio da décima oitava dinastia. Exibições temporárias são organizadas na Alte Nationalgalerie, a Galeria Nacional, que abriga também uma grande coleção de pinturas. O Pergamon Museum tem um vasto acervo da Grécia antiga e o Bode Museum, que fica na parte de trás da ilha, abriga coleções de papiro, moedas, pinturas e esculturas. 

Altes Museum - Ilha dos Museus, Berlim
Altes Museum

 

Ilha dos Museus - Berlim
Panorâmica com o Altes Museum e a Berliner Dom

 

Alte National-galerie - Ilha dos Museus, Berlim
Alte National-galerie

 

O único museu da ilha que eu consegui visitar foi o Pergamon Museum. Ele tem esse nome em homenagem ao Altar de Pergamon, um grande templo grego datado de 180 antes de cristo, que é sua principal atração. A entrada custa 10 euros e dá direito a um audio-guia. O museu é muito grande e a visita pode demorar horas. No dia que eu fui tinha uma fila grande e demorada para entrar. Os museus da ilha fecham as 6 da tarde, mesmo no verão, então o ideal é ir cedo. Há vários tipos de ingressos que podem incluir todos os museus da ilha. Para quem for visitar mais de um, vale a pena. 

Pergamonmuseum - Ilha dos Museus, Berlim
Pergamonmuseum

 

Altar de Pergamon no Pergamonmuseum - Ilha dos Museus, Berlim
O altar de Pergamon

 

Altar de Pergamon no Pergamonmuseum - Ilha dos Museus, Berlim


Pergamonmuseum - Ilha dos Museus, Berlim


Pergamonmuseum - Ilha dos Museus, Berlim


Pergamonmuseum - Ilha dos Museus, Berlim


Pergamonmuseum - Ilha dos Museus, Berlim


Pergamonmuseum - Ilha dos Museus, Berlim



Saímos da ilha dos museus em direção a Unter Den Linden, que é a principal avenida da parte oriental da cidade. Ela liga a Ilha dos Museus até o Portão de Brandenburgo, com diversos prédios comerciais e históricos, embaixadas, igrejas e museus, como o Museu de História Alemã (Deutsches Historisches Museum) e uma filial do museu de cera Madame Tussauds.

Unter Den Linden - Berlim
Unter Den Linden

 

A Gendarmenmarkt é uma das praças mais bonitas da cidade. Ela possui uma sala de concertos (Schauspielhaus) e duas catedrais idênticas, uma de frente para a outra, sendo uma alemã e a outra francesa. Na região da praça ainda há vários restaurantes finos e lojas de grife. É uma área muito agradável para caminhar e bater fotos.

Gendarmenmarkt - Berlim
Gendarmenmarkt

 

Berlim ainda possui muitos outros museus, que infelizmente não consegui visitar, tais como: Museu de História Nátural (Museum für Naturkunde), Museu Alemão de Tecnologia (Deutsches Technikmuseum Berlin), Museu da História de Berlim (The Story of Berlin Museum), Museu Judeu (Jüdisches Museum Berlin), Checkpoint Charlie Museum, Topographie des Terrors, entre outros. Opção não vai faltar na próxima viagem à cidade…


Posts Relacionados:
Roteiro de 5 dias em Berlim
Onde se hospedar em Berlim: dicas de hotéis
Dicas de Restaurantes em Berlim
Dicas de Compras em Berlim: lojas de departamento, outlets e shoppings
Dica de Hotel em Berlim – Holiday Inn Express Berlin City Centre West
Berlim – Postdamer Platz, Memorial do Holocausto e Portão de Brandenburgo
Berlim – Parlamento Alemão, Alexanderplatz e East Side Gallery
Berlim – A catedral Berliner Dom e a Ilha dos Museus
Berlim – Checkpoint Charlie, Topografia do Terror e a Torre de TV

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...