Duas das principais atrações de Budapeste estão localizadas no lado da antiga Peste: o Parlamento Húngaro e a basílica de São Estevão. A região em torno destas atrações possui grandes praças, avenidas largas e prédios centenários. Apesar de ser uma área predominantemente residencial, ali estão alguns dos melhores restaurantes, hotéis e lojas da cidade.

O Parlamento Húngaro

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre Budapeste
Clique aqui para acessar o 
índice com todas as dicas da cidade

Parlamento Húngaro

O Parlamento Húngaro (Országház) abriu suas portas em 1902 e na época era considerado um dos maiores parlamentos do mundo, sendo superado apenas pelo Parlamento Britânico, que foi a principal inspiração para a sua construção. De estilo neo-gótico, é considerado um dos principais símbolos da cidade, juntamente com o Palácio Real.

O edifício está localizado junto à praça Kossuth Lajos. A melhor maneira de vê-lo por inteiro e tirar uma bela foto é a partir da margem oposta do Rio Danúbio. O jeito mais rápido de chegar do outro lado do rio é pegando a linha M2 de metrô na estação Kossuth Lajos tér, que fica ao lado do parlamento, e saltar na estação seguinte, Batthyány tér, que fica em frente ao parlamento, na margem oposta do rio.

Praça Kossuth Lajos

Seus dois lados são simétricos. Há 27 entradas e mais de 700 salas e gabinetes. O edifício ostenta muita riqueza, com dezenas de objetos e detalhes em ouro, pisos e paredes cobertas de mármore, colunas de granito e diversas pinturas e obras de arte. Na entrada principal há dois grandes leões esculpidos, e na escadaria principal há três belos afrescos no teto.

As jóias do coroa – a coroa de São Estevão e o Cetro real – são mantidas no parlamento, devidamente vigiadas por membros da guarda real. Elas são mantidas no salão central, considerado o coração do edifício. Este salão é atualmente utilizado para cerimônias oficiais e um dos principais destaques deste salão é sua grandiosa cúpula. Ela é sustentada por 16 pilares, sendo que em cada pilar há a estátua e um brasão de armas homenageando 16 antigos reis da Hungria. Sua altura é de 96 metros, homenageando o ano de fundação da Hungria (896), e é a mesma altura do domo encontrado na Basília de São Estevão.

Escadaria principal
A cúpula do Parlamento

Conhecer o interior do parlamento húngaro é um passeio muito interessante e imperdível! As visitas duram em torno de uma hora e meia e não podem ser realizadas de maneira individual, apenas em grupos guiados organizados pelo próprio parlamento. Elas ocorrem todos os dias, inclusive sábados e domingos, exceto feriados públicos. Os tours são divididos por idioma e por horário. Os ingressos precisam ser comprados com antecedência, geralmente de manhã cedo, pois só podem ser utilizados no mesmo dia da compra. Eles se esgotam muito rápido, já que o número é limitado e a procura é muito grande. As visitas não acontecem em dias de sessão parlamentar ou dias com visitas oficiais. Os idiomas e seus respectivos horários são:

Inglês – Todos os dias: 10h, 12h e 14h.
Alemão – Segunda a sábado: 11h e 15h. Domingo: 11h.
Francês – Todos os dias: 14h.
Russo – Segunda a sábado: 15h. Domingo: 12:30h.
Hebraico – Todos os dias: 10:30h e 1:30h.
Italiano – Segunda a sábado: 11:30h e 16h. Domingo: 11:30h.
Espanhol – Segunda a sábado: 11:30h e 16h. Domingo: 11:30h.

O tour em inglês é o mais procurado e os ingressos terminam rápido. Apesar de falarmos inglês, optamos por realizar o tour em espanhol pela questão do horário. A guia que nos acompanhou era húngara e funcionária do parlamento. Ela era extremamente simpática e seu espanhol muito fluente e fácil de compreender. Conosco haviam, além de espanhóis, vários portugueses e nenhum brasileiro. Ao longo do percurso visitamos os principais salões do edifício onde diversas histórias interessantes foram contadas e ainda presenciamos uma troca de guarda perante as jóias da coroa.

Os guardas e as jóias da coroa

A bilheteria fica no portão X, localizado junto à praça Kossuth Lajos.  Ela abre abre às 8h, quando uma longa fila já está formada. Por dois dias seguidos tentamos adquirir nossos ingressos para a visita, mas fomos tarde e os ingressos já estavam esgotados. No terceiro dia, as 8h em ponto já estávamos uma longa fila, debaixo de sol forte. O ingresso para cidadãos não-europeus custa 6700 huf (ago/19).

Compre com os parceiros do blog duas opções de visita ao Parlamento:
Excursão Parlamento 1 Hora
Visita guiada por Budapeste + Parlamento

Preste atenção se o idioma e o horário solicitados foram impressos corretamente no seu ingresso. Quando compramos, apesar de termos solicitado o tour em espanhol, nos foi entregue um ingresso para o tour em alemão. Só descobrimos isso na hora de entrar no parlamento. Por sorte, a guia foi muito simpática e nos deixou entrar mesmo assim.

Basílica de São Estevão

Outra atração imperdível da cidade, localizada a poucas quadras do parlamento (1km), é a riquíssima Basílica de São Estevão (Szent Istvan Bazilika), uma das atrações mais fotografadas de Budapeste. Com capacidade para mais de 8 mil pessoas, é a maior e mais importante igreja da Hungria. Seu nome é homenagem ao primeiro rei húngaro, fundador do estado húngaro, que tornou-se santo após sua morte. Sua cúpula atual possui 96m, a mesma altura da cúpula do parlamento, e foi construída após a cúpula original ter cedido devido a sua má construção. Ela é decorada com mosaicos e possui uma plataforma de observação, acessada por elevador e escadas.

Na sua entrada principal há uma inscrição em latim: “EGO SUM VIA VERITAS ET VITA”, que em português significa “”Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Acima da inscrição estão várias estátuas de santos húngaro em homenagem à Virgem Maria e ao menino Jesus. Uma grande estátua de mármore em tamanho natural de São Estevão domina o principal altar da basílica. Em ambos os lados, pinturas do século XIX retratam cenas da vida do santo-rei.

A basílica é repleta de objetos preciosos, muitos deles de prata e ouro. Uma réplica da santa coroa húngara, cuja versão original encontra-se no parlamento, é a peça central de uma pequena coleção de jóias religiosa. Presentes dados para os reis da Hungria também estão em exposição, assim como o antebraço mumificado de São Estevão, que é exibido na Capela Mão Direita Sagrada, perto do altar.

É possível conhecer de graça o interior da basílica, mas para entrar em determinados setores, como a torre e os tesouros da igreja, é necessário pagar. Há também a opção de uma visita guiada, que ocorre de segunda à sexta, das 10h às 15h. Um ingresso deste tour custa 1600 huf para o passeio completo ou 1200 huf para a visita sem acesso à cúpula.

Opções de ingressos antecipados para visitar a Basílica:
Excursão à Basílica de Santo Estêvão com acesso à Torre
Concerto na Basílica de São Estevão

A cúpula da Basílica

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e
ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)

Conheça todos os posts com dicas de Budapeste publicados no blog:

Roteiro de 3 dias em Budapeste

Dicas:
Impressões e dicas gerais de Budapeste
Restaurantes e Compras | Hotel Parlament
Aeroporto de Budapeste e Transfer para o Hotel

Passeios e Atrações:
O Parlamento Húngaro e a Basílica de São Estevão
O Palácio Real, A Igreja Mathias e a região do Castelo de Buda
A Região Central e atrações do lado Peste
As Pontes, As Termas e a Ilha Margarita

Outras dicas do Leste Europeu:
Roteiro de 5 dias em Berlim
Roteiro de 3 dias em Praga
Roteiro de 2 dias em Viena, no blog Preciso Viajar

Veja também dicas de outros destinos europeus aqui no blog:
Lisboa | Roma | Londres | Paris

Em breve: Atenas, Santorini, Mykonos e Zakynthos
Assine o blog pelo formulário no final deste post e receba os novos posts no seu e-mail em primeira mão.

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Budapeste no Booking.com, site parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog uma sugestão de hotel na cidade.

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular na Europa com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog e também neste outro post.

+ INGRESSOS E PASSEIOS
Compre de forma antecipada ingressos, city tour, transfer e passeios guiados para explorar Budapeste.
Clique aqui para ver algumas opções e também neste outro link para ver mais ofertas de tours e atrações.

+ SEGURO VIAGEM OBRIGATÓRIO
Você sabia que para visitar a Europa o seguro viagem é obrigatório?
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo o seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.

OFERTA DE AGOSTO – Cupom promocional: PAIS
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você está pensando em alugar um carro na Europa, faça sua cotação e reserva pela RentCars.com.
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.

Assine o blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar o blog e receba novos posts e promoções em primeira mão!