A Turquia é repleta de bazares, grandes mercados que há séculos vendem diversos tipos de mercadorias. O ato de vender e negociar é uma tradição para os turcos, por isso estes locais são muito procurados para quem deseja fazer compras no país. Dois dos principais bazares estão localizados em Istambul e atraem centenas de milhares de turistas todos os dias. Veja neste post muitas fotos e informações sobre o Grande Bazar e o Bazar de Especiarias.

Grande Bazar - Istambul, Turquia
Grande Bazar – Istambul

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre a Turquia
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas de Istambul e Capadócia

Veja também:
Roteiro de 4 dias em Istambul
Onde ficar em Istambul: dicas de hotéis
Roteiro de 3 dias na Capadócia – Turquia
Voo de balão na Capadócia: um passeio imperdível na Turquia
O que ver na Capadócia: principais atrações turísticas

Grande Bazar

O Grande Bazar (Em turco: Kapalıçarşı. Em inglês: Grand Bazaar) é um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo, com mais de 60 ruas e cerca de 5 mil lojas, atraindo milhares de visitantes todos os dias. O complexo abriga não só lojas de comércio, mas também casas de câmbio, duas mesquitas, fontes de água, delegacia, cafés e restaurantes, entre outros tipos de estabelecimentos.

As lojas do bazar vendem de tudo que você pode imaginar. Predominam as cerâmicas, tapetes, especiarias, jóias, roupas típicas e tecidos, mas você também vai encontrar lojas de souvenir, artigos de decoração, perfumes, acessórios, roupas e calçados (incluindo falsificações das marcas mais populares no mundo) e muito mais. Alguns tipos de produtos possuem seções específicas, como um corredor especializado em roupas de couro, outro só com tapetes e uma área apenas com lojas que vendem jóias de ouro.

Corredor do Grande Bazar - Istambul, Turquia
Corredor do Grande Bazar
Corredor do Grande Bazar - Istambul, Turquia
Corredor do Grande Bazar

OFERTA DE AGOSTO!
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Você já adquiriu um seguro viagem para sua viagem internacional?
Ganhe até 20% de desconto com o cupom promocional: PAIS
Insira o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento.
Pague em até 12x no cartão. Clique aqui para pesquisar os planos.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)

Quem gosta de fazer compras vai enlouquecer dentro do Grande Bazar, pois a oferta de produtos é imensa. Os preços são atrativos, mas é fundamental que você exerça a arte de pechinchar, pois o valor exibido na etiqueta nunca é o preço final do produto e se você tiver boa lábia vai conseguir ótimos descontos. Não tenha vergonha de pedir desconto e pechinchar, afinal os turcos fazer isto há milahres anos e o ato de negociar faz parte da tradição deles. Se a comunicação estiver difícil, use a calculadora ou o celular para mostrar os números do preço.

A abordagem dos vendedores pode incomodar algumas pessoas, mas é preciso ser tolerante. Eles tentam fazer de tudo para deixar os clientes bem à vontade. Muitos vendedores sabem se virar bem no inglês básico e alguns deles até arriscam palavras em português para chamar atenção dos consumidores brasileiros. Aliás, os turcos adoram os brasileiros e ficam muito animados com a nossa presença nas lojas.

Objetos no Grande Bazar - Istambul, Turquia
Objetos no Grande Bazar
Pratos no Grande Bazar - Istambul, Turquia
Pratos
Luminárias no Grande Bazar - Istambul, Turquia
Luminárias
Luminárias no Grande Bazar - Istambul, Turquia
Luminárias
Tecidos no Grande Bazar - Istambul, Turquia
Tecidos
Tapetes no Grande Bazar - Istambul, Turquia
Tapetes
Pashminas no Grande Bazar - Istambul, Turquia
Pashminas
Jóias no Grande Bazar - Istambul, Turquia
Jóias
Jóias no Grande Bazar - Istambul, Turquia
Ouro

É tanta informação que é possível ficar horas e horas circulando pelos corredores do Grande Bazar e admirando não só as lojas e os produtos, mas também a arquitetura do lugar. O teto é uma das coisas que mais chamam atenção, cheio de detalhes que muitas vezes passam despercebidos.

Corredor do Grande Bazar - Istambul, Turquia
Corredor do Grande Bazar
Teto do Grande Bazar - Istambul, Turquia
Teto do Grande Bazar

Tenha internet 4G em seu celular em mais de 165 países com o chip internacional da Easysim4u.
Use o cupom MEUSROTEIROS10 e ganhe 10% de desconto.

Veja mais detalhes do serviço nest post do blog.

O Grande Bazar é um ótimo lugar para trocar dinheiro. Foi lá que encontrei as melhores cotações para trocar euros e dólares por liras turcas em casas de câmbio. Leia mais no post “Casas de Câmbio em Istambul e a moeda Lira Turca“.

Um dos corredores bazar possui alguns restaurantes e cafés. Durante uma pausa para descanso resolvi experimentar o famoso café turco, um café diferente de qualquer outro que eu já tinha tomado até então. É um café bem concentrado e muito forte. Eu particularmente não gostei nem um pouco, parecia café com areia. Nem o açúcar ajudou a melhorar o sabor. Mas gosto é gosto e você só vai realmente saber como é o café turco se provar um.

Café Turco no Grande Bazar - Istambul, Turquia
Café turco

Outra bebida muito presente nos corredores do Grande Bazar é o chá. Certamente você vai ver vários turcos carregando bandejas com copinhos de chá ou então vendedores bebendo um chá em frente às suas lojas e oferecendo-os aos clientes. Os turcos adoram beber chá e gostam de oferecer a bebida aos visitantes como um gesto de simpatia. Mas também existe o famoso truque do chá quente, quando um vendedor serve ao cliente uma taça bem quente de chá para que ele demore bastante a toma-lo, para que ele fique o maior tempo possível dentro da loja enquanto a bebida não termina.

Chá turco - Istambul, Turquia
Chá

O bazar foi construído em 1461 como um pequeno armazém e com o passar dos anos seu tamanho foi aumentando até chegar na dimensão atual. Sofreu diversos danos com incêndios e terremotos, sendo reconstruído novamente. É difícil determinar quais são os limites reais do bazar, pois todo seu entorno é tomado por lojas e não dá para saber se essas lojas pertencem ao Grande Bazar ou se fazem parte do comércio de rua de Istambul.

O Grande Bazar possui quatro portões de entrada principais. Para quem vai até ele utilizando o tram (metrô de superfície), a estação mais próxima é a Beyazit, que está a apenas duas estações do centro histórico de Sultanahmet. (Leia mais sobre o tram no post “Transporte Público em Istambul e o cartão Istanbulkart). Quem preferir ir a pé, vai fazer uma caminhada de aproximadamente 15 minutos partindo da área em que se encontra a Basílica de Santa Sofia e a Mesquita Azul.

O horário de funcionamento é de segunda à sábado, das 9:00h às 19:00h. Aos domingos o bazar não abre.

Área externa do Grande Bazar - Istambul, Turquia
Área externa do Grande Bazar

Você já reservou seu hotel na Turquia?
Clique aqui para ver algumas sugestões em Istambul
ou neste outro link para ver as opções da Capadócia

Bazar de Especiarias

Outro bazar muito famoso em Istambul é o Bazar de Especiarias, também conhecido como Mercado Egípcio (Em turco: Mısır Çarşıs. Em inglês: Egyptian (Spice) Bazaar). Localizado próximo à Ponte de Gálata e em frente à Mesquita Nova, este bazar é muito pequeno se comparado ao Grande Bazar, já que ele possui apenas dois corredores e cerca de 100 lojas. Apesar disso, merece ser visitado pois é um dos locais mais interessantes de Istambul.

O bazar também funciona de segunda à sábado das 8h ás 19h e fica fechado aos domingos. A estação do tram mais próxima é a  Eminönü, que está a três paradas da estação Sultanahmet.

Bazar de Especiarias - Istambul, Turquia
Bazar de Especiarias de Istambul

As lojas deste bazar vendem temperos, condimentos e especiarias, além de sementes, castanhas, frutas secas, roupas, acessórios, souvenirs, entre outros produtos. É um festival de cores, sabores e aromas que dominam o ambiente e tornam a visita um passeio muito agradável.

Temperos no Bazar de Especiarias - Istambul, Turquia
Temperos
Especiarias no Bazar de Especiarias - Istambul, Turquia
Especiarias
Especiarias no Bazar de Especiarias - Istambul, Turquia
Especiarias
Delícias Turcas no Bazar de Especiarias - Istambul, Turquia
Delícias Turcas
Doces Turcos no Bazar de Especiarias - Istambul, Turquia
Doces Turcos
Loja do Bazar de Especiarias - Istambul, Turquia
Loja do Bazar de Especiarias
Temperos no Bazar de Especiarias - Istambul, Turquia
Temperos
Roupas de Odalisca no Bazar de Especiarias - Istambul, Turquia
Roupas de Odalisca
Sabonetes no Bazar de Especiarias - Istambul, Turquia
Sabonetes

Quem visita o Bazar de Especiarias pode aproveitar para visitar a Mesquita Nova, uma das dezenas de mesquitas de Istambul. Ela não é das maiores, mas é muito bonita. Foi nesta mesquita que eu pude observar e entender porque todas as mesquitas possuem uma área com várias torneiras onde os muçulmanos se lavam. Na verdade eles estão praticando a ablução, um rito de purificação que consiste em higienizar determinadas partes do corpo antes das orações.

Mesquita Nova - Istambul, Turquia
Mesquita Nova
Mesquita Nova - Istambul, Turquia
Mesquita Nova
Mesquita Nova - Istambul, Turquia

E bem em frente ao bazar e à mesquita está a Ponte de Gálata, uma das pontes que atravessam o Corno de Ouro, fazendo a ligação  entre os distritos de Eminönü e Beyoglu. Neste dia o tempo estava bem fechado e até choveu em alguns momentos, mas em compensação quando saímos do bazar pudemos presenciar este fenômeno, que deixou a paisagem ainda mais interessante.

Ponte de Gálata - Istambul, Turquia
Ponte de Gálata

PASSEIOS, INGRESSOS E ATRAÇÕES PARA RESERVAR EM ISTAMBUL:
Transfer de/para o Aeroporto de Istambul
Cruzeiro pelo Bósforo + Mesquita Azul + Santa Sofia
Ônibus turístico de Istambul
Espetáculo dos Dervixes Rodopiantes
Cruzeiro pelo Bósforo com Jantar e Entretenimento
Santa Sofia: Excursão Guiada com Ingresso Sem Fila
Istambul: Cruzeiro Privado à Noite no Estreito de Bósforo

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e
ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)

Conheça todos os posts de Istambul e Capadócia publicados no blog:

Roteiros:
4 dias em Istambul | 3 dias na Capadócia

Hospedagem:
Onde ficar em Istambul | Onde ficar na Capadócia
Aston Residence (Istambul)
Ottoman Cave Suites (Capadócia)

Istambul – Dicas:
Dicas de compras | Dicas de restaurantes
Transporte Público | Casas de Câmbio

Istambul – Passeios:
Basílica de Santa Sofia e a Mesquita Azul
Centro histórico Sultanahmet
Grande Bazar e o Bazar de Especiarias
Palácio Dolmabahce e o distrito de Beyoglu
Passeio de barco pelo Estreito de Bósforo

Capadócia – Dicas e Passeios:
O que ver na Capadócia: principais atrações turísticas
Voo de balão na Capadócia | Como chegar na Capadócia
Dicas de Restaurantes | Dica de guia que fala português

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular nas suas viagens ao exterior com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço neste post do blog e também neste outro post.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Istambul e Capadócia no Booking, parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hospedagem em Istambul e neste outro post as opções da Capadócia.

+ INGRESSOS E PASSEIOS
Compre de forma antecipada ingressos, city tour, transfer de aeroporto e passeios guiados para explorar Istambul.
Clique aqui para ver algumas opções e também neste outro link para ver mais ofertas de tours e atrações.

+ SEGURO VIAGEM
Viaje ao exterior de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.

OFERTA DE AGOSTO – Cupom promocional: PAIS
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro na Turquia, faça sua cotação e reserva no portal RentCars.com,
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem taxa IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.

Assine o blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar o blog e receba novos posts e promoções em primeira mão!