Uma atividade muito procurada pelos turistas em Cancun e região é o nado com os golfinhos, onde você tem a oportunidade de ficar cara a cara e tirar fotos com esses bichões inteligentes e amigáveis. Muitas empresas oferecem este tipo de serviço, seja em estruturas próprias ou dentro de parques temáticos como atrações pagas à parte. Neste post eu mostro como foi a minha experiência de entrar na água com os golfinhos do Dolphin Discovery Isla Mujeres, onde participei de uma atividade divertida, mas que me deixou decepcionado pela forma com que foi conduzida e pelo custo das fotos.

Dolphin Discovery Isla Mujeres - Cancun, México

Área do nado com golfinhos no Dolphin Discovery Isla Mujeres

 

Veja também:
Roteiro de 7 dias em Cancun e Playa del Carmen
Onde ficar em Cancun e Playa del Carmen: dicas de hoteis
Cancun: Um dia no parque ecológico Xcaret
Um dia em Cozumel: mergulho com snorkel e o Parque Punta Sur

 

 

O Dolphin Discovery é uma das maiores empresas do Caribe que oferecem atividades relacionadas aos golfinhos. Possui unidades não só no México, mas também em Punta Cana, St. Marteen, Ilhas Britânicas Virgens e Ilhas Cayman. Na região de Cancun e da Riviera Maya são oito unidades, incluindo uma na cidade de Cancun, outra em Playa del Carmen e também uma na ilha de Cozumel.

Entre tantas possibilidades, optei por fazer meu nado com os golfinhos no Dolphin Discovery de Isla Mujeres, uma pequena ilha localizada a apenas 20 minutos de Cancun. Pelo que eu havia pesquisado, esta unidade é uma das mais bem estruturadas da empresa e o tempo da visita se encaixou perfeitamente no roteiro de um dia que eu havia planejado para visitar a ilha.

Para chegar em Isla Mujeres pegamos um ferry da empresa Ultramar em Cancun, no Puerto Juaréz, e para circular na ilha e chegar ao Dolphin Discovery alugamos um carrinho de golfe. Veja os detalhes no post “Cancun: Um passeio em Isla Mujeres“.

Dolphin Discovery Isla Mujeres - Cancun, México

Entrada do Dolphin Discovery Isla Mujeres

Dolphin Discovery Isla Mujeres - Cancun, México

Escultura com golfinho e fonte de água

 

Nossa opção foi de visitar a ilha por conta própria e deixar para comprar o nado com os golfinhos na hora, sem reserva prévia, com o risco de não haver mais vagas. Por sorte conseguimos pegar as últimas vagas de uma das atividades que estava prestes a começar.

Quem compra o ingresso para esta unidade do Dolphin Discovery de forma antecipada, seja pela internet, pelo telefone ou através de agências locais, tem a oportunidade de ir a Isla Mujeres com o ferry disponibilizado pela própria empresa dos golfinhos. O barco parte de Cancun na “Marina Aquatours” (Boulevard Kukulcán km 6,5) e vai direto para o Dolphin Discovery da ilha, atracando no grande píer que faz parte do complexo. O transporte ida e volta já está incluído no ingresso, mas é preciso pagar uma taxa portuária (dock fee) no valor de 8 dólares por pessoa.

Não utilizei o serviço de ferry disponibilizado pelo Dolphin Discovery de Isla Mujeres, por isso não posso dar mais detalhes de como ele funciona. Apesar da comodidade, penso que ele pode ser ruim caso você queira explorar a ilha por um dia inteiro e visitar outras atrações além dos golfinhos.

Dolphin Discovery Isla Mujeres - Cancun, México

Barco que transporta os visitantes entre Cancun e Isla Mujeres

 

O Dolphin Discovery de Isla Mujeres possui uma grande estrutura e mesmo que você não queira entrar na água com os golfinhos, consegue entrar no complexo para vê-los dos mirantes com vista par ao mar. No local ainda é possível encontrar outros animais aquáticos, como leões marinhos.

Dolphin Discovery Isla Mujeres - Cancun, México

Golfinhos recebendo comida

Dolphin Discovery Isla Mujeres - Cancun, México

Leão marinho

 

No mar em frente ao complexo há um grande pier onde atracam as embarcações e que também serve para delimitar as áreas onde ocorrem as atividades de nado com os golfinhos. Há três tipos de atividades no Dolphin Discovery de Isla Mujeres e elas se diferem quanto ao preço, o tempo na água, os tipos de contato realizados com os bichos e os outros serviços incluídos.

Eu fiz o “Encontro com os Golfinhos” (Dolphin Encouter), que é o passeio mais barato e o único que ainda tinha vaga. Ele inclui um beijo no rosto, um selinho na boca e um “aperto de mãos” com o golfinho, além de alguns contatos com a mão durante os 40 minutos na água. Eu paguei 89 dólares por este passeio, mas vi no site da empresa que já está custando 109 dólares para adultos. As fotos da atividade não estão incluídas neste valor e devem ser pagas à parte, conforme o relato que eu apresento mais adiante neste post.

As outras duas atividades são: Dolphin Swim Adventure, que inclui mais tempo na água e outros tipos de contato com o golfinho, ao custo de 139 dólares sem fotos ou 169 dólares com fotos; e Dolphin Royal Swim VIP, que custa 169 dólares e inclui ainda mais tempo na água e mais tipos de contato, além de serviços VIPs, mas não inclui as fotos. Todos os tipos de atividades podem ser encontrados com mais detalhes no site oficial do Dolphin Discovery.

Dolphin Discovery Isla Mujeres - Cancun, México

Área do nado com golfinhos

 

Ao comprar uma atividade, o visitante recebe uma pulseirinha da categoria escolhida. No horário combinado, os monitores do Dolphin reúnem os visitantes em diferentes pontos de encontro identificados com placas, de acordo com a categoria de nado escolhida.

Dolphin Discovery Isla Mujeres - Cancun, México

Ponto de encontro de das categorias de visita

 

O meu grupo do Dolphin Encounter tinha cerca de 40 pessoas e ele foi dividido em três pequenos grupos, cada um com seu próprio instrutor. Cada grupo se dirigiu a um espaço diferente junto ao mar, em pequenas áreas delimitadas pelos decks de madeira, que podem ser visualizadas na imagem abaixo.

Todos os integrantes do grupo entram na água com coletes salva-vidas e ficam enfileirados num dos cantos do espaço. Dois golfinhos entram no local e, sob o comando da instrutora, fazem um pequeno show, com barulhos, pulos e passando bem perto dos visitantes, permitindo o primeiro contato com um toque rápido nos bichos.

Depois começa a sessão de fotos, que é uma verdadeira linha de produção. Um golfinho, muito bem instruído, fica parado na frente de cada um dos visitantes e faz três posições diferentes para fotos. É nessa hora que acontecem os beijos e o aperto de mãos com o bicho, de forma bem rápida, não dura nem um minuto. Quando passa a sua vez, só resta ficar olhando o golfinho fazer as mesmas poses com todas as outras pessoas do grupo. No final ainda há um outro contato coletivo com os bichos e para se despedir eles jogam água na cara de todo mundo.

Dolphin Discovery Isla Mujeres - Cancun, México

Área do nado com golfinhos

 

Esta foto a seguir eu tirei no parque Xel-Há, mas estou colocando ela aqui no post do Dolphin Discovery apenas para mostrar como é a atividade dos golfinhos, onde todos os visitantes ficam enfileirados num canto e o bicho vai na frente de u0m por um fazendo poses para que o fotógrafo da atração possa tirar as fotos.

Atividade com golfinhos no Parque Xel-Há - Cancun, México

Atividade com golfinhos no Parque Xel-Há

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

 

Uma vez terminada a atividade na água, todos os visitantes são levados a uma sala para escolher as fotos do nado com os golfinhos. Foi nesta parte que eu fiquei completamente decepcionado com o Dolphin Discovery.

Cada dupla ou casal de visitantes que participa da atividade vai para um computador onde as fotos do nado já estão disponibilizadas numa tela para serem selecionadas para a compra. Até este momento você não faz ideia do custo das fotos, pois em nenhum momento ela é mencionada, nem mesmo durante a compra do ingresso. O responsável pelas fotos aborda os clientes de uma maneira bem grotesca, fazendo a maior pressão para que você leve todas as fotos e explicando tudo de uma maneira bem confusa.

O preço das fotos é um verdadeiro assalto!  O custo de um CD com todas as fotos, na época da minha visita (abril de 2015), estava saindo por 107 dólares, mais caro que o próprio nado com os golfinhos. Se você não quiser levar todas, tem a opção de escolher apenas três fotos ao custo de 53 dólares ou ainda optar por levar apenas uma única foto ao custo absurdo de 30 dólares. As fotos são gravadas num CD, que vem recheado de propagandas do Dolphin Discovery entre os arquivos de mídia.

Eu queria ter feito a atividade que já incluía as fotos no valor do ingresso, mas quando cheguei lá ela já estava esgotada, por isso tive que fazer esta que não incluía as fotos. Achei um absurdo ter que pagar 107 dólares por um CD com fotos, por isso acabei comprando apenas três fotos, só para ter de recordação, contra a minha vontade, pois fiquei tão decepcionado com os preços e pela forma com que a coisa foi conduzida que fiquei com vontade de não levar nenhuma pra casa. Esta foto a seguir foi uma delas e eu cortei a parte em que apareço para mostrar apenas o golfinho.

Minha foto com o golfinho (editada de propósito)

O golfinho fazendo pose numa das minhas fotos

 

Independente da categoria de atividade escolhida, todos os ingressos do Dolphin Discovery Isla Mujeres dão direito ao uso dos serviços do beach club que faz parte do complexo, com vestiários, chuveiros, armários, cadeiras de sol e até uma piscina de frente para o mar. Os ingressos VIPs possuem um lounge exclusivo e uma piscina diferenciada e panorâmica.

Dolphin Discovery Isla Mujeres - Cancun, México

Cadeiras de praia para uso dos visitantes

Dolphin Discovery Isla Mujeres - Cancun, México

Piscina para dos visitantes

 

Todos os ingressos também dão direito a um almoço no restaurante do Dolphin Discovery, que possui um buffet livre com comidas variadas e bebidas incluídas. Eu achei o serviço de alimentação bem fraco, não comi quase nada. Quem opta pelo ingresso VIP tem acesso a um restaurante mais exclusivo e com buffet diferenciado.

Dolphin Discovery Isla Mujeres - Cancun, México

Restaurante

 

Veja neste mapa a localização do Dolphin Discovery em Isla Mujeres.

 

 

Se você está pensando em fazer um nado com golfinhos na sua viagem a Cancun, pesquise bem as opções não só do Dolphin Discovery como também dos outros parques que oferecem esta atividade. Procure comprar alguma que já inclua as fotos, mesmo que custe um pouco mais caro, para não ter a surpresa desagradável que eu tive ao saber do preço das fotos pagas à parte.

Para finalizar este post, confira o vídeo que eu fiz durante o meu passeio em Isla Mujeres. Ele inclui cenas do ferry que peguei para chegar na ilha e também das atrações que eu visitei, incluindo imagens do Dolphin Discovery.

 

 

Você já fez o nado com golfinhos no Dolphin Discovery ou em algum outro local?
Como foi a sua experiência? Deixe um comentário no final deste post!

 

 

Posts Relacionados:
Roteiro de 7 dias em Cancun e Playa del Carmen
Sea Trek, um mergulho diferente na Ilha de Cozumel
Cancun: A visita ao parque natural Xel-Há
Cancun: As ruínas do sítio arqueológico de Tulum
Cancun: A visita ao Cenote Ik-Kil
Akumal, a praia das tartarugas na Riviera Maya
Como é alugar um carro em Cancun e Playa del Carmen

 

Índice de posts com todas as dicas de Cancun e Playa del Carmen

 

Faça parte da comunidade “Meus Roteiros de Viagem”
Acompanhe o blog nas redes sociais FacebookTwitter e Google+
Siga o perfil @meusroteirosdeviagem no Instagram
e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...