O Aeroporto de Lisboa, também conhecido como Aeroporto da Portela, é o maior aeroporto de Portugal e a principal base de operações da companhia aérea TAP.  O terminal é a porta de entrada da Europa para muitos brasileiros, seja para os que tem a capital portuguesa como destino final ou para os que passam por lá rumo a outras cidades do continente europeu. Veja neste post algumas dicas do aeroporto, incluindo informações sobre embarque, desembarque, conexão e também os meios de transporte disponíveis para se deslocar do terminal a qualquer ponto da cidade.

Avião da TAP no Aeroporto de Lisboa

Aeroporto de Lisboa

 

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre Lisboa
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas da cidade

 

Os voos do Brasil para Lisboa são feitos apenas pela companhia aérea TAP. Ela oferece voos diretos ligando o aeroporto da capital portuguesa a doze cidades brasileiras: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Guarulhos-São Paulo e Salvador.

O aeroporto possui dois terminais, sendo o terminal 1 destinado a grande maioria das companhias aéreas, incluindo a TAP, e o terminal 2 voltado para os voos fretados e empresas de baixo-custo, como EasyJet e Ryanair. O terminal 1 foi reformado e ampliado recentemente, ganhando corredores amplos, salas de embarque espaçosas e muitas opções de compras e serviços.

Aviões da TAP no Aeroporto de Lisboa

Aviões da TAP no Aeroporto de Lisboa

 

Na minha viagem mais recente para a Europa, viajei com a TAP para Lisboa, onde fiquei quatro dias, e depois fui a Paris e retornei ao Brasil também com a mesma companhia. Passei pelo aeroporto da capital portuguesa três vezes, por isso consegui tirar várias fotos pra poder mostrar aqui no blog.

Neste post vou falar sobre os procedimentos seguindo a ordem da minha passagem pelo aeroporto, começando pelo desembarque, depois falando sobre o transporte para a cidade, o embarque e por fim falando sobre como é a conexão no terminal.

Para saber como é o voo da TAP, recomendo a leitura do post “Como é voar na TAP para Lisboa e Paris“.

Aeroporto de Lisboa

Corredor do desembarque

 

DESEMBARQUE

Ao chegar no aeroporto de Lisboa, saindo do avião há um longo corredor até chegar aos guichês de controle de passaporte, onde todos os passageiros devem passar obrigatoriamente. Em seguida, quem está em conexão dirige-se diretamente para as salas de embarque. Já quem tem Lisboa como destino final, segue para o setor de retirada de bagagens, onde há várias esteiras como esta da imagem abaixo. No meio do caminho há uma loja de duty free, mas quando passei por lá nem cheguei a entrar para ver os preços.

Esteiras de bagagem no Aeroporto de Lisboa

Esteiras de bagagem

 

Na saída do setor de retirada de bagagens, uma rampa dá acesso ao saguão de desembarque do aeroporto, onde encontram-se muitas pessoas aguardando a chegada de passageiros. Neste local há diversas lojas, lanchonetes e serviços como caixas eletrônicos, casas de câmbio, aluguel de veículos e informações turísticas, além do acesso a táxis e outros meios de transporte.

Saída do desembarque no Aeroporto de Lisboa

Saída do desembarque

 

TRANSPORTE PARA A CIDADE

O terminal fica a cerca de 10 km da região central de Lisboa e há vários meios de transporte disponíveis para se deslocar do terminal ao hotel, como metrô, ônibus, táxi ou ainda serviços de transfer compartilhado ou particular. Como o terminal fica bem próximo do centro da cidade, o deslocamento até o hotel não costuma ser demorado.

Na minha viagem eu optei por ir do aeroporto para o meu hotel com um transfer privado, pois eu estava com minha mãe e estávamos com duas malas grandes. O serviço foi realizado com a agência Walkborder, sobre a qual dou mais detalhes no post “Dica de guia privado para fazer passeios em Lisboa“. No horário combinado o motorista já estava nos aguardando em meio à multidão na saída do desembarque, segurando uma placa com o meu nome. O transporte foi feito num veículo grande e confortável, de forma exclusiva. Ao longo do caminho o motorista Joaquim foi falando sobre a cidade e nos deu várias dicas legais.

Aeroporto de Lisboa

Carro do transfer particular

 

Para quem não faz questão do conforto e está em busca de economia, uma boa opção é o metrô de Lisboa, que possui uma estação no aeroporto, com acesso pela área externa do terminal, num caminho bem sinalizado até um portal de entrada vermelho que pode ser visto na imagem abaixo.

A estação “Aeroporto” pertence à linha vermelha, uma linha que se conecta às outras três linhas do metrô de Lisboa, permitindo alcançar qualquer estação do sistema com facilidade. Além disso, esta linha também passa pela estação “Oriente”, de onde partem trens para várias outras cidades de Portugal.

A tarifa de um bilhete único do metrô custa apenas 1,40 euro e no primeiro uso é preciso adquirir antes um cartão que tem o custo de 0,50 euro para carregá-lo com o valor desejado. Veja mais informações sobre o metrô no post “Transporte Público em Lisboa: metrô, bondes, elevadores e trens“.

Aeroporto de Lisboa - Portugal

Acesso ao metrô no Aeroporto de Lisboa

 

Pelo terminal também passam várias linhas de ônibus, lá chamados de “autocarros”. Apesar do preço baixo, com tarifas semelhantes às do metrô, os ônibus urbanos possuem uma restrição quanto ao tamanho da bagagem para entrar no ônibus, sendo permitidas apenas aquelas malinhas de mão.

O serviço de ônibus mais apropriado para viajantes com grandes malas é o Aerobus, que dependendo do destino pode ser uma opção bem mais prática que o metrô, apesar de custar bem pouco a mais. Ele possui duas linhas que passam por alguns dos principais pontos da cidade, com paradas próximas a muitos hotéis. Os preços e as rotas do Aerobus podem ser vistos neste link.

Aeroporto de Lisboa

Ponto de ônibus do Aerobus

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

EMBARQUE

Ao chegar no aeroporto para ir embora de Lisboa, é importante verificar o painel de voos para saber qual o número dos balcões de check-in que estão sendo utilizados pela companhia aérea do voo.

Tela de voos no Aeroporto de Lisboa - Portugal

Tela de voos

 

Os passageiros da TAP precisam primeiro fazer o check-in nos terminais de auto atendimento, inserindo as informações da reserva para imprimir os cartões de embarque e a etiqueta para colar na bagagem despachada.

Máquinas de check-in automático no Aeroporto de Lisboa

Máquinas de check-in automático

 

Com a mala já etiquetada, é necessário dirigir-se aos balcões de check-in da companhia apenas para despachar a bagagem e conferir os documentos da viagem.

Balcões de check-in da TAP no Aeroporto de Lisboa

Balcões de check-in da TAP

 

Antes de entrar no setor de embarque, é preciso passar pelos procedimentos de segurança e em seguida pelo controle de passaportes. Como nestes ambientes não é permitido fotografar, não consigo exibi-los aqui no blog.

A entrada do setor de embarque do Aeroporto de Lisboa possui um espaço bem amplo rodeado de lojas duty free, salas vip e outros serviços para os viajantes. Não entrei em nenhuma loja, por isso não sei dizer se vale a pena fazer compras no aeroporto.

Área de embarque do Aeroporto de Lisboa - Portugal

Área de embarque

 

As salas de embarque são bem espaçosas, mas achei que poderiam ter mais bancos para sentar. No dia do meu embarque para Paris, foi tudo bem tranquilo, mas quando peguei o voo para São Paulo, foi a maior bagunça devido à grande quantidade de passageiros no voo.

Sala de embarque no Aeroporto de Lisboa - Portugal

Sala de embarque

 

Junto aos portões de embarque também há diversas lojas, quiosques e opções de alimentação.

Área de embarque do Aeroporto de Lisboa

Área de embarque do Aeroporto de Lisboa

 

CONEXÃO EM LISBOA

Se você vai passar pelo Aeroporto de Lisboa apenas em conexão rumo a algum outro destino, seus procedimentos serão basicamente: sair do avião, passar pelo controle de passaportes e dirigir-se às salas de embarque para aguardar o próximo voo, sem a necessidade de pegar as malas caso o seu segundo voo faça parte da mesma reserva do primeiro voo.

Em caso de voos que chegam atrasados e as conexões ficam muito apertadas, a companhia TAP dá uma assistência extra aos seus passageiros que estão em cima da hora, priorizando a passagem pelos procedimentos obrigatórios. Caso você perca o voo por atraso da companhia, ela tem a obrigação de realocá-lo no próximo voo disponível rumo ao destino final.

Para quem vai fazer uma conexão longa neste aeroporto, existe a possibilidade de sair do aeroporto para conhecer algum local da cidade de Lisboa, mas isto só é aconselhável caso sua conexão seja de pelo menos cinco horas ou mais, para dar tempo de fazer tudo com calma, sem o risco de perder o voo. Para sair do terminal, basta utilizar alguma das opções de transporte mencionadas anteriormente aqui no post. Em breve irei escrever aqui no blog um post com algumas sugestões do que fazer em Lisboa durante uma conexão longa.

Avião da TAP no Aeroporto de Lisboa

Avião da TAP no aeroporto de Lisboa

 

Você já passou pelo Aeroporto de Lisboa? Como foi a sua experiência?
Deixe um comentário no final deste post!

 

Posts Relacionados:
Como é voar na TAP para Lisboa e Paris
Dica de hotel boutique em Lisboa: Porto Bay Liberdade
Dica de guia privado para fazer passeios em Lisboa
Lisboa: Um passeio em Sintra e o Palácio da Pena
Lisboa: A visita ao Palácio Nacional de Queluz
A visita ao Santuário de Fátima, em Portugal

 

Índice de posts com todas as dicas de Lisboa

Faça parte da comunidade “Meus Roteiros de Viagem”
Acompanhe o blog nas redes sociais FacebookTwitter e Google+
Siga o perfil @meusroteirosdeviagem no Instagram
e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...