O Aeroporto de Lisboa, também conhecido como Aeroporto da Portela, é o maior aeroporto de Portugal e a principal base de operações da companhia aérea TAP.  O terminal é a porta de entrada da Europa para muitos brasileiros, seja para os que tem a capital portuguesa como destino final ou para os que passam por lá rumo a outras cidades do continente europeu. Veja neste post algumas dicas do aeroporto, incluindo informações sobre embarque, desembarque, conexão e também os meios de transporte disponíveis para se deslocar do terminal a qualquer ponto da cidade.

Avião da TAP no Aeroporto de Lisboa
Aeroporto de Lisboa

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre Lisboa
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas da cidade

Veja também:
Onde ficar em Lisboa: dicas de hotéis e melhores bairros
Aluguel de carro em Lisboa
Lisboa: Uma tarde nas atrações do bairro Belém
Lisboa: Um passeio em Sintra e o Palácio da Pena
Transporte Público em Lisboa: metrô, bondes, elevadores e trens

Os voos do Brasil para Lisboa são feitos apenas pela companhia aérea TAP. Ela oferece voos diretos ligando o aeroporto da capital portuguesa a doze cidades brasileiras: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Guarulhos-São Paulo e Salvador.

O aeroporto possui dois terminais, sendo o terminal 1 destinado a grande maioria das companhias aéreas, incluindo a TAP, e o terminal 2 voltado para os voos fretados e empresas de baixo-custo, como EasyJet e Ryanair. O terminal 1 foi reformado e ampliado recentemente, ganhando corredores amplos, salas de embarque espaçosas e muitas opções de compras e serviços.

Aviões da TAP no Aeroporto de Lisboa
Aviões da TAP no Aeroporto de Lisboa

Na minha viagem mais recente para a Europa, viajei com a TAP para Lisboa, onde fiquei quatro dias, e depois fui a Paris e retornei ao Brasil também com a mesma companhia. Passei pelo aeroporto da capital portuguesa três vezes, por isso consegui tirar várias fotos pra poder mostrar aqui no blog.

Neste post vou falar sobre os procedimentos seguindo a ordem da minha passagem pelo aeroporto, começando pelo desembarque, depois falando sobre o transporte para a cidade, o embarque e por fim falando sobre como é a conexão no terminal.

Para saber como é o voo da TAP, recomendo a leitura do post “Como é voar na TAP para Lisboa e Paris“.

Aeroporto de Lisboa
Corredor do desembarque

Você já reservou seu hotel em Lisboa?
Clique aqui para ver as principais opções e os melhores bairros

Desembarque

Ao chegar no aeroporto de Lisboa, saindo do avião há um longo corredor até chegar aos guichês de controle de passaporte, onde todos os passageiros devem passar obrigatoriamente. Em seguida, quem está em conexão dirige-se diretamente para as salas de embarque. Já quem tem Lisboa como destino final, segue para o setor de retirada de bagagens, onde há várias esteiras como esta da imagem abaixo. No meio do caminho há uma loja de duty free, mas quando passei por lá nem cheguei a entrar para ver os preços.

Esteiras de bagagem no Aeroporto de Lisboa
Esteiras de bagagem

Na saída do setor de retirada de bagagens, uma rampa dá acesso ao saguão de desembarque do aeroporto, onde encontram-se muitas pessoas aguardando a chegada de passageiros. Neste local há diversas lojas, lanchonetes e serviços como caixas eletrônicos, casas de câmbio, aluguel de veículos e informações turísticas, além do acesso a táxis e outros meios de transporte.

Você pode chegar em Lisboa e já ter sinal de internet 4G no seu celular para utilizar durante a sua viagem. Clique aqui para ver uma sugestão de chip internacional e saiba como comprar o seu.

É bom lembrar que você precisa de um seguro viagem obrigatório para visitar a Europa. Em parceria com a SegurosPromo, o blog oferece um desconto na compra do seu seguro de viagem. Ganhe 5% de desconto na sua compra inserindo o código promocional MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento. Você pode pagar o seguro em até 12x no cartão ou então ganhar mais 5% de desconto n boleto.

Saída do desembarque no Aeroporto de Lisboa
Saída do desembarque

Transporte do Aeroporto de Lisboa ao centro

O terminal fica a cerca de 10 km da região central de Lisboa e há vários meios de transporte disponíveis para se deslocar do terminal ao hotel, como metrô, ônibus, táxi ou ainda serviços de transfer compartilhado ou particular. Como o terminal fica bem próximo do centro da cidade, o deslocamento até o hotel não costuma ser demorado.

Na minha viagem eu optei por ir do aeroporto para o meu hotel com um transfer privado, pois eu estava com minha mãe e estávamos com duas malas grandes. O serviço foi realizado com a agência Walkborder, sobre a qual dou mais detalhes no post “Dica de guia privado para fazer passeios em Lisboa“. No horário combinado o motorista já estava nos aguardando em meio à multidão na saída do desembarque, segurando uma placa com o meu nome. O transporte foi feito num veículo grande e confortável, de forma exclusiva. Ao longo do caminho o motorista Joaquim foi falando sobre a cidade e nos deu várias dicas legais.

Outras opções de transfer oferecidos pelos parceiros do blog:
Transfer em Lisboa (ida, volta ou ida e volta)
Traslado Compartilhado entre o Aeroporto e a Cidade
Translado particular de Ida ou Volta (opção 1)
Traslado Particular de Ida ou Volta (opção 2)

Aeroporto de Lisboa
Carro do transfer particular

Para quem não faz questão do conforto e está em busca de economia, uma boa opção é o metrô de Lisboa, que possui uma estação no aeroporto, com acesso pela área externa do terminal, num caminho bem sinalizado até um portal de entrada vermelho que pode ser visto na imagem abaixo.

A estação “Aeroporto” pertence à linha vermelha, uma linha que se conecta às outras três linhas do metrô de Lisboa, permitindo alcançar qualquer estação do sistema com facilidade. Além disso, esta linha também passa pela estação “Oriente”, de onde partem trens para várias outras cidades de Portugal.

A tarifa de um bilhete único do metrô custa apenas 1,50 euro e no primeiro uso é preciso adquirir antes um cartão que tem o custo de 0,50 euro para carregá-lo com o valor desejado. Veja mais informações sobre o metrô no post “Transporte Público em Lisboa: metrô, bondes, elevadores e trens“.

Aeroporto de Lisboa - Portugal
Acesso ao metrô no Aeroporto de Lisboa

Pelo terminal também passam várias linhas de ônibus, lá chamados de “autocarros”. Apesar do preço baixo, com tarifas semelhantes às do metrô, os ônibus urbanos possuem uma restrição quanto ao tamanho da bagagem para entrar no ônibus, sendo permitidas apenas aquelas malinhas de mão.

O serviço de ônibus mais apropriado para viajantes com grandes malas é o Aerobus, que dependendo do destino pode ser uma opção bem mais prática que o metrô, apesar de custar bem pouco a mais. Ele possui duas linhas que passam por alguns dos principais pontos da cidade, com paradas próximas a muitos hotéis. Os preços e as rotas do Aerobus podem ser vistos neste link. Para garantir de forma antecipada o seu ticket do Aerobus, clique aqui.

Caso você pretenda alugar um carro na sua viagem a Portugal, você pode retirá-lo no aeroporto de Lisboa, onde há várias locadoras. Para pesquisar os preços e fazer a sua locação, recomendo o portal RentCars, que garante o melhor preço na sua locação, faz a cobrança em reais e sem taxa de IOF, permite parcelar em até 12x no cartão e dá 5% de desconto no boleto.

Aeroporto de Lisboa
Ponto de ônibus do Aerobus

Tenha internet 4G em seu celular na Europa com o chip da Easysim4u.
Use o cupom MEUSROTEIROS10 e ganhe 10% de desconto.
Veja mais detalhes do serviço 
nest post do blog.

Embarque

Ao chegar no aeroporto para ir embora de Lisboa, é importante verificar o painel de voos para saber qual o número dos balcões de check-in que estão sendo utilizados pela companhia aérea do voo.

Tela de voos no Aeroporto de Lisboa - Portugal
Tela de voos

Os passageiros da TAP precisam primeiro fazer o check-in nos terminais de auto atendimento, inserindo as informações da reserva para imprimir os cartões de embarque e a etiqueta para colar na bagagem despachada.

Máquinas de check-in automático no Aeroporto de Lisboa
Máquinas de check-in automático

Com a mala já etiquetada, é necessário dirigir-se aos balcões de check-in da companhia apenas para despachar a bagagem e conferir os documentos da viagem.

Balcões de check-in da TAP no Aeroporto de Lisboa
Balcões de check-in da TAP

Antes de entrar no setor de embarque, é preciso passar pelos procedimentos de segurança e em seguida pelo controle de passaportes. Como nestes ambientes não é permitido fotografar, não consigo exibi-los aqui no blog.

A entrada do setor de embarque do Aeroporto de Lisboa possui um espaço bem amplo rodeado de lojas duty free, salas vip e outros serviços para os viajantes. Não entrei em nenhuma loja, por isso não sei dizer se vale a pena fazer compras no aeroporto.

Área de embarque do Aeroporto de Lisboa - Portugal
Área de embarque

As salas de embarque são bem espaçosas, mas achei que poderiam ter mais bancos para sentar. No dia do meu embarque para Paris, foi tudo bem tranquilo, mas quando peguei o voo para São Paulo, foi a maior bagunça devido à grande quantidade de passageiros no voo.

Sala de embarque no Aeroporto de Lisboa - Portugal
Sala de embarque

Junto aos portões de embarque também há diversas lojas, quiosques e opções de alimentação.

Área de embarque do Aeroporto de Lisboa
Área de embarque do Aeroporto de Lisboa

OFERTA DE AGOSTO!
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Você já adquiriu um seguro viagem obrigatório para visitar a Europa?
Ganhe
até 20% de desconto com o cupom promocional: PAIS
Insira o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento.
Pague em até 12x no cartão. Clique aqui para pesquisar os planos.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)

Conexão no Aeroporto de Lisboa

Se você vai passar pelo Aeroporto de Lisboa apenas em conexão rumo a algum outro destino, seus procedimentos serão basicamente: sair do avião, passar pelo controle de passaportes e dirigir-se às salas de embarque para aguardar o próximo voo, sem a necessidade de pegar as malas caso o seu segundo voo faça parte da mesma reserva do primeiro voo.

Em caso de voos que chegam atrasados e as conexões ficam muito apertadas, a companhia TAP dá uma assistência extra aos seus passageiros que estão em cima da hora, priorizando a passagem pelos procedimentos obrigatórios. Caso você perca o voo por atraso da companhia, ela tem a obrigação de realocá-lo no próximo voo disponível rumo ao destino final.

Para quem vai fazer uma conexão longa neste aeroporto, existe a possibilidade de sair do aeroporto para conhecer algum local da cidade de Lisboa, mas isto só é aconselhável caso sua conexão seja de pelo menos cinco horas ou mais, para dar tempo de fazer tudo com calma, sem o risco de perder o voo. Para sair do terminal, basta utilizar alguma das opções de transporte mencionadas anteriormente aqui no post. Em breve irei escrever aqui no blog um post com algumas sugestões do que fazer em Lisboa durante uma conexão longa.

Avião da TAP no Aeroporto de Lisboa
Avião da TAP no aeroporto de Lisboa

Hospedagem na região do Aeroporto

Se você precisa ficar hospedado próximo ao Aeroporto de Lisboa, os hotéis mais próximos ao terminal são o TRYP Lisboa Aeroporto, o Star Inn Lisbon Airport, o Holiday Inn Express Airport, o Radisson Blue Lisbon e os econômicos Lisbon Airport Hostel, Lisboa Hostel Terminal 3 e o Lisbon Hostel Terminal 4.

Para mais dicas de hotéis na cidade, visite o post “Onde ficar em Lisboa: dicas de hotéis e melhores bairros“.

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e
ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)

Conheça todos os posts da região de Lisboa publicados no blog:

Hospedagem
– Onde ficar em Lisboa: dicas de hotéis e melhores bairros
Hotel Porto Bay Liberdade

Atrações, Passeios e Alimentação
– Atrações do Bairro Belém
– Passeio no Parque das Nações
A Fábrica dos Pastéis de Belém
Dicas de Restaurantes em Lisboa

Transporte e Serviços
Transporte Público: metrô, bondes, elevadores e trens
– Lisboa Card vale a pena? Como usar o cartão de descontos
O Aeroporto de Lisboa e como ir ao centro da cidade
– Como é voar na TAP para Lisboa e Paris
Dica de guia privado para fazer passeios em Lisboa

Sintra / Queluz / Cascais
Passeio em Sintra e o Palácio da Pena
Visita ao Cabo da Roca e a orla de Cascais
O Palácio Nacional de Queluz

Fátima
– Visita ao Santuário de Fátima

Serviços oferecidos pelos parceiros do blog
Transfer de Aeroporto: Opção 1 | Opção 2 | Opção 3
Ingressos e passeios em Lisboa: Opção 1 | Opção 2

Veja também dicas de outros destinos europeus aqui no blog:
Roma | Budapeste | Berlim | Praga | Londres | Paris

Em breve: Atenas, Santorini, Mykonos e Zakynthos
Assine o blog pelo formulário no final deste post e receba os novos posts no seu e-mail em primeira mão.

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Lisboa no Booking.com, site parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hotéis na região.

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular na Europa com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog e também neste outro post.

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro em Portugal, faça sua cotação e reserva pela RentCars.com.
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem taxa IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.

+ SEGURO VIAGEM OBRIGATÓRIO
Você sabia que para visitar a Europa o seguro viagem é obrigatório?
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo o seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.

OFERTA DE AGOSTO – Cupom promocional: PAIS
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5

+ INGRESSOS E PASSEIOS
Compre de forma antecipada ingressos, city tour, transfer e passeios guiados para explorar Lisboa e cidades próximas.
Clique aqui para ver algumas opções e também neste outro link para ver mais ofertas de tours e atrações.

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.

Assine o blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar o blog e receba novos posts e promoções em primeira mão!