Uma atração histórica interessante para se visitar nos arredores de Lisboa é o Palácio Nacional de Queluz, que por muitos anos serviu como residência oficial da Família Real Portuguesa. O edifício histórico ainda preserva muito de seus traços originais, com objetos antigos, decoração rica em detalhes e um grande jardim muito bem cuidado. Neste post apresento algumas fotos dos ambientes e mostro como foi a minha visita ao palácio.
Este artigo faz parte de uma série de posts sobre Lisboa
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas da cidade
Veja também:
Onde ficar em Lisboa: dicas de hotéis e melhores bairros
Aluguel de carro em Lisboa
Lisboa: Uma tarde nas atrações do bairro Belém
Lisboa: Um passeio em Sintra e o Palácio da Pena
Transporte Público em Lisboa: metrô, bondes, elevadores e trens
Como chegar no Palácio Nacional de Queluz
O Palácio Nacional de Queluz, também conhecido por Palácio Real de Queluz, está localizado na freguesia de Queluz, que faz parte do município de Sintra, na região metropolitana de Lisboa, a apenas 13 quilômetros do centro histórico da capital portuguesa.
Minha visita ao palácio aconteceu com um guia privado de uma agencia de Lisboa e fez parte de um tour de um dia inteiro em que visitamos várias atrações da região de Sintra. Saímos do hotel por volta das nove da manhã e em menos de vinte minutos já estávamos entrando neste palácio. Veja os detalhes desta agência com a qual eu fiz este passeio no post “Dica de guia privado para fazer passeios em Lisboa“.
Quem opta por visitar o Palácio por conta própria não vai ter dificuldades, é fácil e barato chegar até ele. A forma mais prática é pegando um trem (comboio) da linha de Sintra. Ele parte de duas estações em Lisboa: a Estação do Oriente, próxima ao Parque das Nações, e a Estação do Rossio, que fica na região central da cidade e está localizada entre a Praça dos Restauradores e a Praça do Rossio. Deve-se saltar do trem na Estação Queluz-Belas e depois caminhar cerca de 1 km para chegar ao Palácio. A viagem de trem mais a caminhada até o Palácio leva em torno de 30 a 40 minutos e a passagem custa 1,55 euro.
Já quem está de carro alugado também não vai ter dificuldades. Basta sair da região central de Lisboa e pegar a estrada IC19, que segue no sentido Sintra, e depois pegar a saída Queluz-Palácio acompanhando as placas que indicam o acesso ao palácio. O trajeto tem cerca de 13 quilômetros e dura em torno de 20 minutos em condições normais de trânsito.
Se você pensa em alugar um carro na cidade, recomendo o portal RentCars, que garante o melhor preço na sua locação, faz a cobrança em reais e sem taxa de IOF, permite parcelar em até 12x no cartão e dá 5% de desconto no boleto. É interessante você ter um chip com internet no seu celular para utilizar os aplicativos de navegação. Clique aqui para ver uma sugestão de chip internacional para a sua viagem.
OFERTA DE AGOSTO!
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Você já adquiriu um seguro viagem obrigatório para visitar a Europa?
Ganhe até 20% de desconto com o cupom promocional: PAIS
Insira o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento.
Pague em até 12x no cartão. Clique aqui para pesquisar os planos.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Horários e Ingressos
O palácio fica aberto para visitação das 9h00 às 17h30, com última entrada às 17h00. O ingresso combinado Palácio + Jardins custa 10 euros para adultos (18 a 64 anos) e 8,5 euros para jovens (de 6 a 17 anos) e idosos (acima de 65 anos). Também é possível visitar apenas os jardins, pagando uma tarifa reduzida, mas o ideal mesmo é comprar o ingresso combinado, pois o interior do palácio é muito interessante. (valores revisados em maio de 2019)
É possível obter desconto na compra do ingresso ao combiná-lo com a entrada de outras atrações da região de Sintra, como, por exemplo, o Palácio da Pena ou o Castelo dos Mouros. A compra pode ser feita tanto na bilheteria dos palácios quanto de forma antecipada on-line pelo site Parques de Sintra.
Portadores do Lisboa Card tem 15% de desconto na entrada do Palácio Nacional de Queluz. Este cartão de benefícios também já inclui acesso liberado ao trem que segue para Queluz, tornando o passeio mais econômico. Para saber mais sobre o cartão, veja as informações do post “Lisboa Card vale a pena? Como usar o cartão de descontos“.
Palácio Nacional de Queluz
A nossa visita ao palácio durou cerca de quarenta minutos e ficou restrita ao interior do palácio, pois como estava chovendo optamos por não passear pelos jardins. O guia nos aguardou no lado de fora e nos deu liberdade de tempo para observamos tudo sem pressa.
O Palácio Nacional de Queluz teve sua construção iniciada em 1747 e inicialmente era pra ser uma residência de verão da Família Real Portuguesa, mas acabou-se tornando a residência permanente de 1794 até 1807, quando a família partiu rumo ao Brasil fugindo das invasões francesas a Portugal.
A ostentação e a riqueza de detalhes do palácio já impressiona desde o primeiro ambiente, a Sala do Trono, um grande salão que era destinado às audiências oficiais e também para grandes festas e recepções da Família Real Portuguesa. Hoje em dia ela ainda é utilizada para concertos e também para sediar banquetes oferecidos pela Presidência da República e outras entidades públicas e privadas.
Em seguida surge outro grande salão, a Sala da Música, que serviu muitas vezes como casa de ópera e palco de apresentações musicais. É a sala mais antiga do palácio e foi concluída em 1759. No século XVIII, este salão foi escolhido por D. Carlos Joaquina, então Princesa do Brasil, como sua sala de audiências e beija-mão.
Na continuação do passeio, sucedem-se diversos ambientes menores do Palácio Nacional de Queluz, alguns com funções administrativas e outros que serviam de cômodos residenciais, todos eles sempre muito bem decorados e com detalhes notáveis do chão ao teto.
Uma das salas guarda uma coleção de porcelanas, pratas e utensílios domésticos utilizados pela Família Real Portuguesa, incluindo alguns objetos com um monograma estampado com as letras CJPB, que significa Carlota Joaquina Princesa do Brasil.
Você já reservou seu hotel em Lisboa?
Clique aqui para ver as principais opções e os melhores bairros
O percurso pelos aposentos do palácio é todo demarcado com cordas para evitar o contato dos visitantes com os objetos históricos. Em cada ambiente há uma figura com a legenda de cada objeto, sendo que em alguns locais a identificação dos elementos do cenário se dá por um tablet interativo. Existe também a opção de ouvir todas as explicações do palácio com o auxílio de um áudio-guia, com custos adicionais.
Na parte final da visita outro grande salão chama muito a atenção, a Sala dos Embaixadores, que era utilizada pelo Príncipe Regente para o seu Beija-Mão e também para audiências do corpo diplomático e ministros estrangeiros.
Após percorrer todo o percurso interno do palácio, a visita segue na área externa, onde há um grande e belo jardim. Infelizmente no dia da minha visita estava chovendo e eu não consegui visitar o jardim, pois como era a primeira atração do dia, preferimos não ficar molhados logo cedo.
Para quem gosta de história e quer saber detalhes mais profundos do Palácio Nacional de Queluz, recomendo acessar o site do Parques de Sintra, onde é possível fazer uma visita virtual ao palácio, com dezenas de fotos e informações sobre seus ambientes, tanto os aposentos internos quanto o jardim e outros elementos da área externa. Foi neste site que eu peguei algumas informações para escrever este post e de onde copiei esta última foto para poder mostrar como é a fachada principal do palácio vista do jardim, uma cena que eu não consegui registrar por causa da chuva.
Neste dia, após a visita ao Palácio Nacional de Queluz, o nosso tour com o guia continuou com a visita a outros pontos turísticos da região de Sintra, como o Palácio da Pena, cujo relato da visita pode ser lido neste link, e o Cabo da Roca, que é o assunto deste outro post.
PASSEIOS GUIADOS PARA FAZER EM LISBOA E REGIÃO
– Free Tour em Lisboa
– Tour Completo por Belém e Lisboa
– Passeio de Elétrico No. 28 & Excursão a pé
– Excursão a Sintra e Cascais + Palácio da Pena
– Excursão a Fátima e Óbidos
– Excursão de 1 Dia a Sintra, Cabo da Roca e Cascais
– Tour Sintra, Palácio da Pena, Cabo da Roca e Cascais
– Tour em Grupo a Fátima, Óbidos, Batalha e Nazaré
Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)
Conheça todos os posts da região de Lisboa publicados no blog:
Hospedagem
– Onde ficar em Lisboa: dicas de hotéis e melhores bairros
– Hotel Porto Bay Liberdade
Atrações, Passeios e Alimentação
– Atrações do Bairro Belém
– Passeio no Parque das Nações
– A Fábrica dos Pastéis de Belém
– Dicas de Restaurantes em Lisboa
Transporte e Serviços
– Transporte Público: metrô, bondes, elevadores e trens
– Lisboa Card vale a pena? Como usar o cartão de descontos
– O Aeroporto de Lisboa e como ir ao centro da cidade
– Como é voar na TAP para Lisboa e Paris
– Dica de guia privado para fazer passeios em Lisboa
Sintra / Queluz / Cascais
– Passeio em Sintra e o Palácio da Pena
– Visita ao Cabo da Roca e a orla de Cascais
– O Palácio Nacional de Queluz
Fátima
– Visita ao Santuário de Fátima
Serviços oferecidos pelos parceiros do blog
Transfer de Aeroporto: Opção 1 | Opção 2 | Opção 3
Ingressos e passeios em Lisboa: Opção 1 | Opção 2
Veja também dicas de outros destinos europeus aqui no blog:
Roma | Budapeste | Berlim | Praga | Londres | Paris
Em breve: Atenas, Santorini, Mykonos e Zakynthos
Assine o blog pelo formulário no final deste post e receba os novos posts no seu e-mail em primeira mão.
⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐
+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.
+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro em Portugal, faça sua cotação e reserva pela RentCars.com.
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem taxa IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.
+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Lisboa no Booking.com, site parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hotéis na região.
+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular na Europa com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog e também neste outro post.
+ INGRESSOS E PASSEIOS
Compre de forma antecipada ingressos, city tour, transfer e passeios guiados para explorar Lisboa e cidades próximas.
Clique aqui para ver algumas opções e também neste outro link para ver mais ofertas de tours e atrações.
+ SEGURO VIAGEM OBRIGATÓRIO
Você sabia que para visitar a Europa o seguro viagem é obrigatório?
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo o seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
OFERTA DE AGOSTO – Cupom promocional: PAIS
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5
⇒ REDES SOCIAIS ⇐
+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem
+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.
[…] Ler mais : https://www.meusroteirosdeviagem.com/2015/11/palacio-nacional-queluz-lisboa.html […]
Obrigado, Ana. Abs!
Oi, Diego. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Oi Natalie, muito obrigado por ter selecionado o meu post. Um abraço!